Índice:
- 10 tratamentos ayurvédicos para furúnculos
- 1. Óleo de rícino
- Como usar óleo de rícino para tratar furúnculos
- 2. Cúrcuma
- Como usar cúrcuma para tratar furúnculos
- 3. Óleo da árvore do chá
- Como usar o óleo da árvore do chá para tratar furúnculos
- 4. Neem
- Como usar o Neem para tratar furúnculos
- 5. Alho
- Como usar o alho para tratar furúnculos
- 6. Cebola
- Como usar cebola para tratar furúnculos
- 7. Aloe Vera
- Como Usar Aloe Vera Para Tratar Furúnculos
- 8. Manjistha (Rubia cordifolia)
- Como usar manjistha para tratar furúnculos
- 9. Folha de Betel
- Como usar a folha de bétele para tratar furúnculos
- 10. Cominho preto (Nigella sativa)
- Como usar cominho preto para tratar furúnculos
- Referências
Furúnculos podem ser extremamente irritantes. O furúnculo é um tipo de infecção de pele que geralmente começa como uma pequena protuberância vermelha no folículo piloso ou nas glândulas sebáceas. E em nenhum momento, ele se transforma em uma protuberância grande, dolorida e cheia de pus. Se você não controlar os furúnculos a tempo, a infecção piora. Felizmente, eles podem ser facilmente tratados em casa com remédios ayurvédicos. Role para baixo e verifique a lista de tratamentos ayurvédicos para furúnculos.
10 tratamentos ayurvédicos para furúnculos
- Óleo de castor
- Açafrão
- Óleo da árvore do chá
- Neem
- Alho
- Cebola
- Babosa
- Manjistha (Rubia cordifolia)
- Folha de Betel
- Cominho Preto (Nigella sativa)
1. Óleo de rícino
Shutterstock
O óleo de rícino é bom para o cabelo e a pele. O óleo de rícino contém ácido ricinoléico, um potente agente antiinflamatório que ajuda a controlar a inflamação (causada por furúnculos e outras infecções da pele). O óleo de rícino também tem propriedades antibacterianas que ajudam a inibir o crescimento de bactérias (incluindo Staphylococcus aureus que causa acne e furúnculos) (1).
Como usar óleo de rícino para tratar furúnculos
Despeje algumas gotas de óleo de rícino em um cotonete e passe suavemente na fervura. Não pressione nem esfregue com muita força. Deixe ficar um pouco e depois remova o cotonete. Não lavar. Faça isso três vezes por dia. Siga a rotina até que a fervura desapareça.
Voltar para TOC
2. Cúrcuma
Shutterstock
Este é um dos tratamentos ayurvédicos mais amplamente aceitos para qualquer infecção de pele. A cúrcuma tem propriedades antiinflamatórias e antibacterianas (2). Ele ajuda a se livrar do furúnculo doloroso rapidamente. A cúrcuma pode ser aplicada na pele e tomada por via oral para tratar uma variedade de condições. No entanto, para tratar furúnculos, a aplicação tópica funciona melhor.
Como usar cúrcuma para tratar furúnculos
Pegue uma colher de chá de açafrão em pó e misture com água morna. Você pode usar bulbos de açafrão cru em vez do pó. Aplique a pasta sobre a fervura e deixe agir. Siga este tratamento duas vezes ao dia até que a fervura desapareça.
Voltar para TOC
3. Óleo da árvore do chá
Shutterstock
Este óleo é uma bênção para peles problemáticas. É usado na maioria dos medicamentos ayurvédicos preparados para tratar acne, espinhas, furúnculos e problemas de pele semelhantes. O óleo da árvore do chá tem propriedades anti-sépticas e antibacterianas que ajudam a reduzir a infecção bacteriana e a curar furúnculos dolorosos (3).
Como usar o óleo da árvore do chá para tratar furúnculos
Misture sete gotas de óleo da árvore do chá em meia xícara de hamamélis. Use-o como um toner e aplique na área afetada. Use três vezes ao dia até que a fervura desapareça. Você pode continuar usando este toner para manter sua pele saudável e evitar qualquer infecção ou irritação cutânea.
Voltar para TOC
4. Neem
Shutterstock
Esta planta medicinal é comumente encontrada no quintal de todas as casas indianas. É altamente considerado por suas propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais. Neem é amplamente utilizado no tratamento de infecções de pele, como acne e furúnculos. Inibe a atividade bacteriana, reduz a inflamação e facilita a cicatrização (4).
Como usar o Neem para tratar furúnculos
Você pode usar Neem de qualquer forma. Use uma pasta de folhas de nim ou óleo de nim em seus furúnculos. Se você estiver usando óleo de nim, despeje algumas gotas do óleo em um cotonete e aplique diretamente à fervura. Faça isso pelo menos 4-5 vezes ao dia até que a fervura desapareça.
Voltar para TOC
5. Alho
Shutterstock
O alho ou lasuna é muito elogiado nos textos ayurvédicos por suas propriedades medicinais. Os antigos textos ayurvédicos consideram o alho um poderoso rasayana. Um estudo também descobriu que o alho pode inibir o crescimento de Staphylococcus aureus (a bactéria que causa acne e furúnculos). E isso porque o alho contém alicina, um composto que lhe confere propriedades antioxidantes e antibacterianas (5).
Como usar o alho para tratar furúnculos
Pegue um ou dois dentes de alho, esmague-os e aplique a pasta na fervura. Deixe agir por pelo menos 15 minutos e depois lave com água (não use limpador). Siga esta rotina até se livrar da fervura. Você também pode cortar um dente de alho e esfregar o suco diretamente na
fervura.
Voltar para TOC
6. Cebola
Shutterstock
Muitos textos ayurvédicos sugerem o uso da cebola por seus valores medicinais e propriedades rejuvenescedoras. Os tratamentos à base de cebola são amplamente preferidos no Ayurveda (embora os textos ayurvédicos recomendem evitar o consumo excessivo de cebola). Segundo estudo, a cebola tem propriedades antibacterianas e pode inibir várias cepas de bactérias, incluindo Staphylococcus aureus (6).
Como usar cebola para tratar furúnculos
Pegue uma colher de chá de pasta de cebola e misture com meia colher de chá de mel. Bata bem e aplique uma camada espessa da mistura sobre a fervura. Deixe por 15-20 minutos e depois lave. Evite aplicar a máscara de cebola imediatamente, pois seus olhos podem arder.
Voltar para TOC
7. Aloe Vera
Shutterstock
Esta erva tem sido usada desde idades para tratar muitos problemas de pele. Aloe vera tem propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e antibacterianas e pode curar feridas e infecções (7). Qualquer pessoa pode usar, pois não irrita a pele.
Como Usar Aloe Vera Para Tratar Furúnculos
Para o tratamento local da fervura, aplique a pasta de aloe vera e deixe durante a noite. Você pode retirar o gel de uma folha de aloe vera ou comprar gel de aloe vera no mercado e usá-lo.
Voltar para TOC
8. Manjistha (Rubia cordifolia)
Shutterstock
Esta erva perene pertencente à família do café é uma erva multitarefa. É usado em diferentes misturas ayurvédicas destinadas a várias condições de pele e saúde. Principalmente, é conhecido por suas propriedades purificadoras do sangue e é amplamente consumido junto com os extratos de nim. Foi avaliado quanto ao seu efeito antimicrobiano e foi considerado ativo contra várias cepas de bactérias (8).
Como usar manjistha para tratar furúnculos
Você pode comprar pó ou xarope de Manjistha e beber com água ou leite. Purifica o sangue e ajuda na desintoxicação. Você pode ver efeitos notáveis em sua pele com o uso regular. Você também pode misturar o pó com pasta de cúrcuma e um pouco de água e aplicar direto na fervura. Use-o duas vezes ao dia até que a fervura cicatrize.
Voltar para TOC
9. Folha de Betel
Shutterstock
Também conhecida como paan, esta folha é popular como um desodorizante bucal após as refeições (principalmente devido às suas propriedades que estimulam a digestão). Um estudo descobriu que os extratos da folha de betel podem ser usados como agentes antibacterianos e são bastante eficazes na inibição do crescimento de várias cepas de bactérias (9).
Como usar a folha de bétele para tratar furúnculos
Pegue uma folha de betel e faça uma pasta. Adicione uma pitada de açafrão e misture bem. Adicione água, se necessário. Aplique a pasta à fervura e deixe secar. Lave-o. Siga este tratamento duas vezes ao dia até que a fervura seja curada.
Voltar para TOC
10. Cominho preto (Nigella sativa)
Shutterstock
Você não pode perder a presença de Kalonji (como é comumente conhecido como) nas cozinhas indianas, pois é usado na maioria das preparações alimentares. Essas pequenas sementes pretas têm sido usadas para curar várias doenças há séculos. Possuem propriedades antiinflamatórias e antimicrobianas que podem auxiliar no tratamento de furúnculos, cicatrizando a infecção (10), (11).
Como usar cominho preto para tratar furúnculos
Misture duas a três gotas de óleo de semente de cominho preto com meia colher de chá de óleo de jojoba. Aplique a mistura à fervura e deixe-a durante a noite. Siga este tratamento até que a fervura desapareça.
Um furúnculo geralmente parece uma espinha que ficou muito ruim. Embora a maioria dos furúnculos desapareça por conta própria, você não deve esquecer que eles são infecciosos. E a infecção pode se espalhar pelo toque. Portanto, é importante lidar com a condição o mais cedo possível. Esses tratamentos ayurvédicos são simples e eficazes e podem ser seguidos em casa. Experimente essas armas poderosas, mas totalmente naturais, para se livrar dos furúnculos horríveis. E não se esqueça de compartilhar sua experiência na seção de comentários abaixo.
Voltar para TOC
Referências
- “Caracterização e avaliação..”, Medicina Alternativa e Complementar BMC, NCBI
- “A Review of Antibacterial..”, Biomed Research International, NCBI
- “Melaleuca alternifolia..”, Clinical Microbiology Reviews, NCBI
- “Antibacterial activity of..”, International Journal of Nanomedicine, NCBI
- “Antibacterial effect of garlic..”, Jundishapur Journal of Microbiology, NCBI
- “Antibacterial Effect of Onion”, Scholars Journal of Applied Medical Sciences, ResearchGate
- “Aloe vera: Potential candidate..”, Pharmacognosy Review, NCBI
- “Antimicrobial activity of..”, Research Journal of Medicinal Plants, ResearchGate
- “Antibacterial Property of..”, International Journal of Pharma Sciences and Research
- “A Review on Therapeutic..”, Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine, NCBI
- “Dermatological Effects of Nigella sativa”, Journal of Dermatology and Dermatologic Surgery, ScienceDirect