Índice:
- Índice
- Ayurveda e psoríase: como o Ayurveda explica a psoríase
- Causas da psoríase
- Como o Ayurveda ajuda a controlar a psoríase
- 1. Cúrcuma
- 2. Andira araroba
- 3. Oregon Grape
- 4. Azeite
- 5. Cayenne (Capsicum annum)
- 6. Aloe Vera
- 1. Meditação
- 2. Mudanças em sua dieta
- 3. Siga um cronograma regular de banho e hidratação
- Coisas a considerar antes de mudar para o Ayurveda
- Referências
A psoríase pode deixar qualquer um louco! É coceira e irritante. Isso deixa sua pele escamosa e irregular. A psoríase é uma doença da pele em que fica difícil evitar a vontade de coçar. No momento em que você começa a se coçar, os sintomas pioram. Essa doença auto-imune é incurável, mas existem maneiras de controlá-la e melhorar os sintomas. O Ayurveda oferece uma maneira única de controlar os sintomas da psoríase. Esta antiga ciência da cura se concentra em uma abordagem holística para melhorar sua condição. Como isso pode ajudar? Leia mais para descobrir.
Índice
- Ayurveda e psoríase: como o Ayurveda explica a psoríase
- Causas da psoríase
- Como o Ayurveda ajuda a controlar a psoríase
- Coisas a considerar antes de mudar para o Ayurveda
Ayurveda e psoríase: como o Ayurveda explica a psoríase
Shutterstock
A psoríase é uma doença auto-imune que causa um rápido aumento das células da pele. Essas células extras da pele causam inflamação, manchas vermelhas e escamas. Essas manchas são dolorosas e coçam e podem até sangrar.
De acordo com um relatório de caso publicado no International Journal of Green Pharmacy , o Ayurveda descreve a psoríase como Kushtharoga . O Ayurveda o descreve como um distúrbio crônico, que é krucchasadhya (que significa intratável) e asadhya (que significa incurável).
De acordo com os textos ayurvédicos, a maioria das doenças é causada pelo desequilíbrio dos tridoshas - Vata, Pitta e Kapha . De acordo com os princípios ayurvédicos, uma das principais causas da psoríase é o desequilíbrio de Vata e Kapha. Devido ao desequilíbrio em seus doshas , as toxinas se acumulam em seu sistema, o que causa inflamação (1).
Os pesquisadores ainda não descobriram as verdadeiras causas da psoríase. No entanto, eles descobriram dois fatores principais que podem ser responsáveis por essa condição de pele.
Voltar para TOC
Causas da psoríase
Shutterstock
- O Sistema Imunológico
Como sabemos, a psoríase é uma doença auto-imune. Uma condição auto-imune é aquela em que o sistema imunológico ataca por engano as células saudáveis do corpo. Na psoríase, os glóbulos brancos do corpo atacam as células da pele. Os glóbulos brancos são como as sentinelas do seu corpo que lutam e protegem o seu corpo contra infecções e bactérias. No entanto, quando eles atacam por engano as células saudáveis do corpo, o corpo começa a produzir novas células. No processo, há um excesso de células, que acabam se acumulando na superfície. O ataque das células brancas do sangue também torna a pele vermelha.
- Genes
Seus genes são outra possível causa da psoríase. Os genes podem ajudá-lo a entender por que seu corpo se comporta de determinada maneira. Da sua altura à cor da sua pele - seus genes decidem tudo.
De acordo com a National Psoriasis Foundation, os pesquisadores são da opinião que existem vários genes responsáveis pela psoríase. Até agora, eles identificaram 25 variantes genéticas que tornam uma pessoa suscetível à psoríase. Os pesquisadores acreditam que 10% da população em geral herda um ou mais genes que causam psoríase. No entanto, apenas 2% -3% da população desenvolve psoríase (2).
Viver com psoríase é doloroso, mas você pode controlar os sintomas com opções de tratamento natural e ayurvédico.
Voltar para TOC
Como o Ayurveda ajuda a controlar a psoríase
Shutterstock
Existem vários remédios ayurvédicos e naturais que podem ajudar a controlar e controlar os sintomas da psoríase.
1. Cúrcuma
A cúrcuma é amplamente utilizada em medicamentos ayurvédicos. Era reverenciado pelos antigos curandeiros por seus benefícios antiinflamatórios. Em um estudo, os pesquisadores observaram o efeito do gel de açafrão em 40 pessoas que tinham níveis leves a moderados de psoríase. Os sujeitos usaram o gel por nove semanas. Os pesquisadores encontraram níveis moderados a aceitáveis de melhorias em alguns pacientes e melhora significativa naqueles que tinham lesões psoriáticas graves (3).
2. Andira araroba
Este pó (derivado de leguminosas) ajuda a aliviar o desconforto causado pela psoríase. É misturado com suco de limão e vinagre para formar uma pasta fina que é aplicada nas lesões psoriáticas. Inicialmente, pode causar irritação e uma sensação de desconforto. Mas com o passar do tempo, a pele vai assumindo sua cor natural (4).
3. Oregon Grape
Este é outro antimicrobiano poderoso que ajuda a controlar a psoríase leve a moderada. Um estudo com 39 pacientes descobriu que após 12 semanas de tratamento, 63% dos pacientes apresentaram melhora (5).
4. Azeite
O azeite de oliva é uma excelente opção de tratamento para a psoríase em placas leve. Quando massageado diretamente na área afetada, ajuda na redução da secura e irritação e auxilia na cicatrização. Possui propriedades hidratantes que ajudam a construir a resistência natural do seu corpo à psoríase. A melhor maneira é esfregar azeite de oliva na área afetada e deixá-lo ligado durante a noite (4).
5. Cayenne (Capsicum annum)
Este é outro método eficaz de tratamento da psoríase. Cayenne contém capsaicina que diminui os neurotransmissores dos nervos sensoriais e alivia a irritação da pele e comichão causados pela psoríase (4). Vários ensaios clínicos também descobriram que estava entre as melhores opções de tratamento para doenças inflamatórias da pele, como psoríase e dermatite atópica (6).
6. Aloe Vera
Aloe vera (ou Ghritakumari) é extremamente benéfico para a pele. Em um ensaio clínico, os pesquisadores descobriram que as lesões psoriáticas dos pacientes cicatrizaram após quatro semanas de tratamento. O creme de aloe vera usado no ensaio curou 25 de 30 pacientes, em comparação com o placebo que curou apenas 2 de 30 pacientes (4).
O Ayurveda não trata apenas de medicamentos tópicos. Envolve uma mudança completa em seu estilo de vida geral. Além de usar os medicamentos ayurvédicos, considere incluir o seguinte em sua rotina:
1. Meditação
Ayurveda tem tudo a ver com o equilíbrio entre seus doshas , seu ambiente e a prakriti (constituição) de seu corpo. A meditação é uma das maneiras de equilibrar esses três elementos. A meditação ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade e proporciona uma sensação de calma.
2. Mudanças em sua dieta
O Ayurveda recomenda evitar alimentos muito extremos. Por exemplo, evite alimentos extremamente picantes, salgados ou azedos. Além disso, evite alimentos muito ácidos. Evite consumir carboidratos excessivos e bebidas açucaradas.
3. Siga um cronograma regular de banho e hidratação
Tomar banhos regulares e manter o corpo hidratado ajudam a manter as lesões limpas e a evitar irritações. O banho e a hidratação acalmam as lesões, acalmam a pele e aliviam a coceira e qualquer outro desconforto associado à psoríase.
Você deve ter visto muitas pessoas recorrendo aos métodos de tratamento ayurvédico hoje em dia. Mas é totalmente seguro? Existe algum risco envolvido em seguir as práticas ayurvédicas?
Voltar para TOC
Coisas a considerar antes de mudar para o Ayurveda
Shutterstock
As plantas medicinais são parte integrante da cura. Embora as pessoas estejam usando remédios alternativos para muitas doenças, poucos dermatologistas recomendariam que as pessoas seguissem a medicina alternativa ou o Ayurveda. Seria falso afirmar que os medicamentos ayurvédicos são totalmente seguros. Mesmo os medicamentos ayurvédicos deixam de apresentar resultados ou produzem efeitos adversos quando usados sem quaisquer precauções ou devido a uma falha no processo de fabricação.
Portanto, não use produtos ayurvédicos e ervas como substitutos do tratamento médico adequado. Se você pensa em tentar o Ayurveda, experimente-o junto com o plano de tratamento prescrito. Converse com seu médico, consulte um médico Ayurveda qualificado e, em seguida, prossiga com o tratamento.
Embora deva consultar seu médico antes de tomar medicamentos ayurvédicos, você sempre pode seguir as mudanças de estilo de vida sugeridas pela Ayurveda. Meditação, exercícios, ioga, dieta saudável - todas essas mudanças são tão importantes quanto cuidar de sua condição médica.
Voltar para TOC
Seu corpo é sua casa - é onde você mora, e cabe a você cuidar dele. Espero que este artigo tenha esclarecido como o Ayurveda pode ajudá-lo a controlar os sintomas da psoríase. Você tem mais dúvidas? Poste-os logo abaixo e entraremos em contato com você.
Referências
- “Ayurvedic Management of…” International Journal of Green Pharmacy.
- Fundação Nacional de Psoríase “Genes and Psoriasis”.
- “Topical Turmeric Microemulgel…” Iranian Journal of Pharmaceutical Research, US National Library of Medicine.
- “Fight Psoriasis naturalmente através de Ayurveda” Indo American Journal of Pharmaceutical Research, ResearchGate
- “Um relatório sobre três ensaios clínicos recentes…” American Journal Of Therapeutics, US National Library of Medicine.
- “Botanicals in dermatology…” American Journal Of Clinical Dermatology, US National Library of Medicine.