Índice:
- Plano de dieta para pele brilhante
- Takeaways deste gráfico de dieta
- 15 alimentos para pele com brilho natural
- 1. Água
- 2. Vegetais com folhas verdes escuras
- 3. Cúrcuma
- 4. Abacate
- 5. Aloe Vera
- 6. Frutas
- 7. Cenoura
- 8. Peixe e óleo de peixe
- 9. Gorduras saudáveis
- 10. Chá Verde / Chá Matcha
- 11. Brócolis
- 12. Iogurte
- 13. Cabaça de garrafa
- 14. Bitter Melon
- 15. Vinho Tinto
- Alimentos a evitar
- Conclusão
- 27 fontes
Poluição, sol, estresse, hormônios e alimentos não saudáveis podem tornar sua pele opaca e propensa a acne e pigmentação. E você acaba gastando muito dinheiro em produtos para a pele e maquiagem sem nenhum resultado sustentável. É exatamente por isso que você precisa seguir uma dieta que não agride a pele e consumir frutas, vegetais e gorduras saudáveis (1). Neste artigo, apresentamos o melhor plano de dieta para pele brilhante e uma lista de alimentos que você deve comer e evitar. Incorpore-o ao seu estilo de vida para obter um brilho saudável e natural que superará os truques inteligentes de qualquer maquiador.
Plano de dieta para pele brilhante
REFEIÇÕES | O QUE COMER |
---|---|
De manhã cedo
(6:00 da Manhã) |
1 xícara de água morna + suco de meio limão + 4 amêndoas embebidas durante a noite
Ou 1 xícara de água + suco de aloe vera + 4 amêndoas embebidas durante a noite |
Café da manhã
(6: 45-7: 00 am) |
1 pão de trigo + 1 xícara de queijo ricota / ovo cozido + 1 xícara de mamão / romã / quaisquer frutas da estação
Ou 1 xícara de aveia em flocos com leite e frutas frescas + 1 xícara de chá verde |
Meio da manhã
(9h30-10h00) |
1 pepino / cenoura, fatiado com iogurte / homus
Ou 1 xícara de suco de frutas / vegetais recém-espremido (sem coar) / água de coco |
Almoço
(12:30 - 13:00) |
Envolvimentos de alface com vegetais e frango / cogumelo / tofu + 1 xícara de leitelho
Ou Vegetais escaldados + peixe grelhado / frango / sopa de lentilha + 1 xícara pequena de arroz integral / quinua |
Lanche
(15:30 - 16:00) |
1 xícara de chá verde + 2-3 nozes
Ou 1 xícara de suco de frutas / vegetais recém-espremido (sem coar) |
Jantar
(19h00 - 19h30) |
Ensopado de vegetais / frango + 1 pão integral plano + 1 xícara de raita Ou Caril de vegetais mistos + 2 pães de trigo integral + 1 xícara de raita |
Hora de dormir
(22:00) |
1 xícara de leite quente / água + uma pitada de açafrão |
Takeaways deste gráfico de dieta
Você não precisa seguir este gráfico de dieta. Você pode consumir alimentos saudáveis que ajudarão a reparar e rejuvenescer sua pele. E, para isso, é preciso entender o que incluir na dieta e o que evitar. A seguir estão algumas dicas que o ajudarão a fazer isso:
- Beber água com o estômago vazio é uma obrigação. Você pode consumir suco de aloe vera, açafrão em pó ou suco de limão.
- Sempre tome café da manhã antes de sair.
- Inclua boas quantidades de frutas, vegetais e proteínas em todas as refeições.
- Atenha-se a lanches saudáveis consumindo suco de frutas recém-espremido, iogurte, leitelho ou água de coco.
- Consumir alimentos que são bons para o intestino e o fígado.
- Evite alimentos aos quais você possa ser alérgico, como laticínios, frutos do mar e glúten.
- Seja criativo temperando sua comida com especiarias e ervas.
- Continue hidratando-se incluindo água, leitelho, água de coco e sucos de frutas e vegetais em sua dieta diária. A água é um desintoxicante natural, por isso tente beber um mínimo de 2,5 litros de água por dia (a quantidade pode variar com base no peso corporal).
Agora, vamos dar uma olhada na lista de alimentos que você deve consumir e como eles ajudam a melhorar a saúde da sua pele.
15 alimentos para pele com brilho natural
1. Água
Beber muita água ao longo do dia manterá seu sistema hidratado internamente, o que, por sua vez, se reflete diretamente em sua pele (2). A água não apenas elimina as toxinas prejudiciais do seu sistema, mas também mantém as rugas sob controle e proporciona uma pele naturalmente brilhante. Tenha uma garrafa de água à mão e beba sempre que desejar seu refrigerante favorito.
2. Vegetais com folhas verdes escuras
Quando se trata de saúde da pele, as folhas verdes escuras ocupam o banco da frente. Eles são carregados com antioxidantes e vitaminas e nutrientes essenciais (3). Vegetais com folhas verdes escuras, como espinafre, acelga, folhas de rabanete, folhas de mostarda, alface, coentro, salsa, brócolis e rúcula ajudam a livrar a pele do embotamento e aumentar seu brilho. Você pode adicioná-los a saladas, sopas, sanduíches, wraps, daal, etc.
3. Cúrcuma
A curcumina é o principal fitonutriente responsável pelas propriedades antibacterianas, antivirais, antiinflamatórias e antifúngicas da cúrcuma. Cúrcuma tomada por via oral ou usada para aplicação tópica tem benefícios gerais para a pele, embora mais pesquisas sejam necessárias para provar o mesmo (4). Você pode consumir açafrão-da-índia crua, lavada e descascada, logo de manhã, ou ao deitar-se com um copo de leite. Você também pode adicionar açafrão fresco a caril, molho para salada, sucos, etc.
4. Abacate
O abacate é o superalimento perfeito para a pele. É rico em vitamina E e gorduras saudáveis (5). Um estudo transversal feito com mulheres japonesas revelou que as gorduras saudáveis - especialmente as saturadas e as monoinsaturadas - melhoram a elasticidade da pele (6). Isso significa que o abacate pode ajudar a diminuir os danos à pele, reter a umidade e prevenir o enrugamento prematuro e o embotamento. Uma maneira fácil de incluí-los em sua dieta é adicioná-los à sua tigela de café da manhã, sanduíches, saladas, molhos etc.
5. Aloe Vera
Aloe vera é o remédio caseiro mais popular para todos os problemas de pele. Contém os hormônios auxina e giberelina com propriedades antiinflamatórias (7). Portanto, quando você aplica aloe vera topicamente ou consome seu extrato na forma de suco ou suplementos, ajuda a reduzir qualquer tipo de inflamação. Um estudo feito em ratos descobriu que também pode aumentar a síntese de colágeno e curar feridas dérmicas (8). No entanto, nunca consumir gel de aloe vera diretamente de uma planta.
6. Frutas
As frutas são carregadas com vitaminas, minerais e açúcar de frutas. Esses doces mantêm suas dores de fome sob controle, impedindo-o de consumir junk food açucarado que aumenta a inflamação em seu corpo. Assim, ao consumir frutas, você conseguirá manter a saúde da sua pele e obter o brilho que sempre desejou. Aqui estão algumas frutas que recomendamos:
- As mangas são ricas em antioxidantes e beta-caroteno (um precursor da vitamina A), que é sintetizado na pele. A ingestão oral de beta-caroteno ajuda a reduzir a vermelhidão induzida por UV em humanos (9). Ele também previne o envelhecimento prematuro, retém a elasticidade da pele e facilita o crescimento de novas células da pele, embora não haja evidências científicas suficientes para apoiar essas afirmações.
- A banana é rica em vitaminas A, B e E e previne o enrugamento prematuro da pele. Possui propriedades hidratantes e antioxidantes (10).
- O mamão tem propriedades antibacterianas (11). Assim, pode ajudar a eliminar as células mortas da pele e a limpar as impurezas da pele.
- Laranjas e kiwis são ricos em vitamina C (12), (13). A vitamina C retarda o aparecimento de rugas e aumenta a síntese de colágeno (14). O kiwi também é um poderoso antioxidante (15). Outras frutas ricas em vitamina C são goiabas, toranjas e morangos. A vitamina C também protege a pele dos danos do sol e promove a renovação celular, preservando a juventude e a beleza da pele (14).
- Evidências anedóticas sugerem que um copo de água morna com mel e suco de limão pode iluminar o tom de sua pele e mantê-la limpa.
- A Apple ajuda a manter uma aparência tonificada e faz sua pele parecer mais jovem, embora não haja nenhuma evidência científica para provar o mesmo.
- As bagas têm propriedades antioxidantes potentes (16). Evidências anedóticas sugerem que consumi-los pode ajudá-lo a se livrar de manchas e marcas escuras rapidamente.
7. Cenoura
As cenouras contêm altos níveis de beta-caroteno, vitamina A e antioxidantes. Eles tornam a pele saudável por dentro, eliminando as toxinas. Eles também têm um efeito fotoprotetor. Eles protegem a pele dos danos causados pelo sol e previnem o envelhecimento prematuro e as rugas (17). Batata-doce e inhame são outras opções que apresentam resultados semelhantes.
8. Peixe e óleo de peixe
O peixe e o óleo de peixe são ricos em ácidos graxos ômega-3. Eles fornecem à pele uma dose saudável de óleos naturais (gorduras boas) para reduzir a inflamação, acne e vermelhidão (18). Consumir peixes gordurosos como atum, salmão e carpa ou tomar suplementos de óleo de peixe para manter a pele saudável e macia. Consumir peixe grelhado ou assado. Não descarte a pele.
9. Gorduras saudáveis
As gorduras saudáveis são ótimas para a sua pele. As principais fontes de gorduras saudáveis (ácidos graxos ômega-6) são nozes (amêndoa, noz, macadâmia, etc.), sementes (linhaça, semente de girassol, semente de chia, etc.), óleos saudáveis (azeite de oliva, óleo de farelo de arroz, etc.) e peixe e óleo de peixe, de que já falamos. Nozes, sementes e óleos são ótimas opções para veganos e vegetarianos para nutrir sua pele, melhorar sua estrutura e curar feridas (19). Inclua-os em sua dieta em quantidades adequadas para obter uma pele perfeita.
10. Chá Verde / Chá Matcha
O chá verde é uma fonte natural de antioxidantes. É carregado com um fitonutriente potente - galato de epigalocatequina (EGCG). A porcentagem de EGCG é mais alta no chá matcha e no chá verde. Esses antioxidantes do chá ajudam a eliminar os radicais livres prejudiciais, protegendo assim a pele do envelhecimento prematuro, manchas escuras e vermelhidão (20). Os polifenóis do chá verde também previnem a acne vulgar e a síntese de lipídios pelas glândulas sebáceas, deixando a pele saudável e sem manchas (21).
11. Brócolis
O brócolis é uma fonte rica em antioxidantes (22). Os antioxidantes desempenham um papel importante quando se trata de melhorar a saúde da pele. Os radicais livres de oxigênio atacam as células e interrompem o funcionamento normal das células e órgãos. Isso, por sua vez, pode causar desequilíbrio hormonal, imunidade fraca, problemas intestinais, etc. Então, você precisa de uma boa dose de antioxidantes dos alimentos, especificamente brócolis, pois dá resultados mais rápidos em comparação com outros vegetais crucíferos.
12. Iogurte
Iogurte e leitelho contêm probióticos que ajudam na digestão, absorção e excreção (23). Quando sua digestão é suave e você não tem problemas intestinais, sua pele fica menos sujeita a erupções, ressecamento e infecções. Consumir iogurte todos os dias após o almoço, jantar e em shakes e smoothies.
13. Cabaça de garrafa
Hidrata e protege a pele, conferindo-lhe um brilho natural. Os fitonutrientes presentes na abóbora possuem propriedades antiinflamatórias e antioxidantes (24). Portanto, pode ajudar a se livrar das cicatrizes naturalmente. O suco de cabaça também melhora a digestão e reduz a constipação (25). Assim, pode dar à sua pele um brilho natural. Consumir suco de cabaça pela manhã com outros itens de café da manhã. Você também pode fazer sopa de cabaça de garrafa ou adicioná-la a ensopados e daals.
14. Bitter Melon
Tem um gosto amargo, mas é um remédio natural incrível para problemas de pele como vermelhidão, alergias, cicatrizes e bronzeamento. Um estudo realizado em ratos com lesão hepática descobriu que, além de ser uma boa fonte de antioxidantes e ter propriedades antiinflamatórias, o melão amargo também mantém seu fígado e intestinos saudáveis (26). Consumir melão amargo fervido ou adicionar aos ensopados. Não frite ou deixe de molho em água por muito tempo, pois isso reduz seu valor nutritivo.
15. Vinho Tinto
O vinho tinto nada mais é do que suco de uva vermelha fermentado. Tem a capacidade de reter o brilho original da pele e prevenir o envelhecimento. Os polifenóis nele presentes protegem a pele da inflamação e dos danos causados pelo sol (27). No entanto, consuma em quantidades limitadas, pois o excesso de álcool causa desidratação, o que pode agravar seus problemas de pele.
Estes são os alimentos que você precisa consumir para manter sua pele saudável. Mas quais alimentos você precisa evitar? Aqui está a lista.
Alimentos a evitar
- Alimentos picantes
- Alimentos processados e lixo
- Alimentos com alto teor de sódio e açúcar
- Alimentos oleosos e anti-higiênicos
- Alimentos contendo altos níveis de estrogênio
- Alimentos que aumentam a temperatura corporal interna
- Alimentos cozidos demais ou parcialmente carbonizados (kebabs)
Conclusão
Uma pele saudável e brilhante é um sinal de boa saúde. E você deve consumir alimentos saudáveis e seguir um plano de dieta para obter uma pele brilhante. Jogue fora todos os hábitos alimentares ruins e comece a seguir um novo estilo de vida. Felicidades!
27 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Nutrition and Skin, Reviews in Endocrine and Metabolic Disorders, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27401878
- A água na dieta afeta a hidratação e a biomecânica da pele humana, Dermatologia clínica, cosmética e experimental, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4529263/
- Benefícios para a saúde de frutas e vegetais, avanços na nutrição, An International Review Journal, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3649719/
- Efeitos da cúrcuma (Curcuma longa) na saúde da pele: uma revisão sistemática das evidências clínicas, pesquisa em fitoterapia, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27213821
- Valor nutritivo de abacates, cru, todas as variedades comerciais, Departamento de Agricultura dos EUA.
fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/171705/nutrients
- Associação de gordura alimentar, vegetais e micronutrientes antioxidantes com o envelhecimento da pele em mulheres japonesas, The British Journal of Nutrition, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20085665
- Aloe Vera: A Short Review, Indian Journal of Dermatology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2763764/
- Influência da Aloe vera nas características do colágeno na cicatrização de feridas dérmicas em ratos, Bioquímica Molecular e Celular, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9562243/
- A suplementação com beta-caroteno ou uma quantidade semelhante de carotenóides mistos protege os humanos do eritema induzido por UV, The Journal of Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12514275/
- Atividade antioxidante e efeito protetor da casca de banana contra a hemólise oxidativa de eritrócitos humanos em diferentes estágios de amadurecimento, Bioquímica e Biotecnologia Aplicada, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21369778
- Efeitos antibacterianos da fruta Carica papaya em organismos feridos comuns, The West Indian Medical Journal, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15040064
- Valor Nutritivo de Laranjas, cru, umbigo, Departamento de Agricultura dos EUA.
fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/169917/nutrients
- Valor nutritivo do kiwi, verde, cru, Departamento de Agricultura dos EUA.
fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/327046/nutrients
- Os papéis da vitamina C na saúde da pele, nutrientes, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5579659/
- Kiwi protege contra danos oxidativos ao DNA em células humanas e in vitro, Nutrição e Câncer, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11588897
- Compostos bioativos e atividade antioxidante em diferentes tipos de frutas vermelhas, International Journal of Molecular Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26501271
- O papel dos fitonutrientes na saúde da pele, Nutrientes, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3257702/
- Ácidos graxos ômega-3: uma atualização que enfatiza o uso clínico, alta tecnologia da indústria agroalimentar, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3890980/
- Cura de feridas e ácidos graxos ômega-6: da inflamação ao reparo, Mediadores da inflamação, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5925018/
- Os polifenóis do chá verde fornecem fotoproteção, aumentam a microcirculação e modulam as propriedades da pele das mulheres, The Journal of Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21525260
- Chá verde e outros polifenóis do chá: efeitos na produção de sebo e acne vulgar, antioxidantes, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5384166/
- Benefícios potenciais para a saúde da visão geral químico-biológica do brócolis, Mini Reviews in Medicinal Chemistry, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19519500
- As culturas de iogurte devem ser consideradas probióticas? The British Journal of Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16022746
- Revisão fitoquímica e farmacológica de Lagenaria sicereria , Journal of Ayurveda and Integrative Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3117318/
- The Therapeutic Potential of Medicinal Foods, Advances in Pharmacological and Pharmaceutical Sciences, Hindawi.
www.hindawi.com/journals/aps/2014/354264/
- Efeito protetor do extrato de água de Momordica charantia contra lesão hepática em camundongos estressados e o mecanismo subjacente, Pesquisa de Alimentos e Nutrição, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5510204/
- Fotoproteção da pele por polifenóis naturais: mecanismos antiinflamatórios, antioxidantes e de reparo de DNA, Arquivos de Pesquisa Dermatográfica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19898857/