Índice:
- Índice
- Como a biotina é boa para você?
- Quais são os benefícios da biotina?
- 1. Melhora a saúde do cabelo, pele e unhas
- Você sabia?
- 2. A biotina é benéfica durante a gravidez
- 3. Melhora os sintomas da diabetes
- 4. Protege o coração
- 5. Ajuda na perda de peso
- 6. A biotina promove a função cerebral
- Você sabia?
- 7. Repara tecidos e músculos
- 8. A biotina pode aumentar a imunidade
- 9. Combate a inflamação
- Quais são os sintomas da deficiência de biotina?
- Como incorporar mais biotina em sua dieta
- Conclusão
- Referências
A biotina, ou vitamina B7, é um nutriente solúvel em água importante para metabolizar ácidos graxos, glicose e aminoácidos. Em particular, ajuda a melhorar a saúde do seu cabelo, pele e unhas. E há outras maneiras pelas quais a biotina pode tornar sua vida melhor. Continue lendo para saber mais sobre os benefícios da biotina.
Índice
- Como a biotina é boa para você?
- Quais são os benefícios da biotina?
- Quais são os sintomas da deficiência de biotina?
- Como incorporar mais biotina em sua dieta
Como a biotina é boa para você?
A biotina, junto com outras vitaminas B, é necessária para converter os alimentos que ingerimos em energia. É por isso que é essencial para um metabolismo saudável.
A biotina também melhora a sinalização nervosa e a atividade dos neurotransmissores. Ele melhora a função da memória e a saúde do cérebro. Também fortalece o coração, pois é conhecido por reduzir os níveis de colesterol ruim.
Existem várias outras maneiras pelas quais a biotina pode ser benéfica para você. Que é o que discutiremos neste post. Em detalhe.
Voltar para TOC
Quais são os benefícios da biotina?
1. Melhora a saúde do cabelo, pele e unhas
Shutterstock
A biotina é conhecida por melhorar a estrutura da queratina, a proteína importante presente no cabelo. Na verdade, em um estudo, as mulheres que receberam um suplemento contendo biotina tiveram um crescimento mais rápido do cabelo e uma diminuição da queda de cabelo (1).
A queratina também está presente na pele e nas unhas - um dos motivos pelos quais a biotina também traz benefícios nesse aspecto. A deficiência de vitamina B7 pode frequentemente se manifestar na forma de cabelo quebradiço e ralo ou pele seca e irritada. Estudos demonstraram que tomar biotina pode ajudar a tratar cabelos e unhas fracos (2). A biotina também é conhecida por proteger a pele contra acne, erupções cutâneas, secura, rachaduras e outras formas de infecções fúngicas (3).
Você sabia?
A biotina foi sintetizada pela primeira vez em 1943 por Leo Sternbach e Moses Wolf Goldberg.
2. A biotina é benéfica durante a gravidez
A biotina é um dos nutrientes essenciais durante a gravidez, pois apoia o crescimento embrionário. Houve alegações de que mulheres grávidas que tomam biotina adequada podem ter bebês mais saudáveis.
Mulheres grávidas têm maior probabilidade de apresentar deficiência de biotina (4). Tomar um suplemento pré-natal que é uma combinação de biotina e ácido fólico pode contribuir para o desenvolvimento fetal saudável. Mulheres grávidas também experimentam queda de cabelo após o parto - e de acordo com a American Pregnancy Association, usar xampus contendo biotina ou mesmo tomar suplementos de biotina por via oral pode ajudar a reduzir essa queda de cabelo.
3. Melhora os sintomas da diabetes
Algumas pesquisas iniciais mostram que tomar biotina junto com cromo pode melhorar os sintomas em pacientes com diabetes. Tomar biotina por via oral ou receber uma injeção de biotina pode reduzir a dor nos nervos em pacientes com diabetes (5).
A biotina também é conhecida por influenciar os níveis de açúcar no sangue e baixá-los, especialmente no caso de diabetes tipo 2. A deficiência de biotina também afetou negativamente o controle da insulina, aumentando assim a produção de glicose nos indivíduos. Estudos têm demonstrado que a administração de biotina pode melhorar o controle glicêmico (6).
4. Protege o coração
A biotina pode reduzir a espessura das artérias e pode diminuir a pressão arterial em indivíduos hipertensos. O mais interessante é que a biotina, junto com o cromo, pode reduzir os níveis de colesterol no sangue - reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares.
A vitamina B7 também pode desempenhar um papel na prevenção de doenças cardíacas, combatendo a inflamação, aterosclerose e derrame.
5. Ajuda na perda de peso
A obesidade (e até mesmo o excesso de peso) foi associada a níveis elevados de triglicerídeos. Estudos demonstraram que a combinação de biotina com cromo pode reduzir os níveis de triglicerídeos e isso pode ajudar na perda de peso.
Alguns estudos também mostraram que sua taxa metabólica de repouso aumenta e a quebra de gordura acontece muito mais rápido depois que você consome biotina. A biotina pode melhorar o metabolismo e também ajudar na perda de peso.
No entanto, a pesquisa é limitada a esse respeito. Consulte seu médico antes de usar biotina para essa finalidade.
6. A biotina promove a função cerebral
Shutterstock
A biotina é necessária para a formação da bainha de mielina, que é uma substância gordurosa que envolve os nervos e ajuda na comunicação entre eles. Na verdade, a deficiência de biotina tem sido associada a um atraso na produção da bainha de mielina (também chamada de mielinização) (7).
Danos na bainha de mielina podem levar a uma condição chamada esclerose múltipla. E devido ao seu papel na síntese de ácidos graxos, a biotina pode ajudar a prevenir ou até mesmo reverter a esclerose múltipla. A biotina também influencia a função da memória e defende contra o declínio cognitivo relacionado à idade. Pode prevenir problemas como Alzheimer e demência.
E como a biotina sintetiza hormônios relacionados à regulação do humor, o nutriente também pode aumentar a concentração e os níveis de energia.
Você sabia?
A biotina também é apelidada de 'Vitamina H', que vem das palavras alemãs Haar e Haut, que significa cabelo e pele.
7. Repara tecidos e músculos
A biotina é uma das vitaminas do complexo B que ajuda o corpo a metabolizar aminoácidos e proteínas. Isso ocorre porque o reparo muscular requer a síntese de proteínas e o processamento de aminoácidos.
A biotina também desempenha um papel no metabolismo da glicose. Ele fornece células e tecidos em crescimento com a energia necessária para realizar a síntese de proteínas. Ele até cura e ajuda a construir músculos - funciona para recuperar a força dos músculos e tecidos quando estão danificados.
A biotina também funciona bem para reduzir a inflamação que resulta em dores musculares ou nas articulações.
8. A biotina pode aumentar a imunidade
A biotina é essencial para a produção de glóbulos brancos, que, por sua vez, são necessários para um sistema imunológico robusto. Baixos níveis de biotina estão associados à diminuição da síntese de anticorpos e menor quantidade de células do baço e células T - todas as quais prejudicam o sistema imunológico (8).
9. Combate a inflamação
Pesquisas demonstraram que a deficiência de biotina pode aumentar a produção de citocinas pró-inflamatórias e isso pode agravar as condições inflamatórias (9).
Isso é sobre os benefícios da biotina. Mas o que acontece se você tiver deficiência de biotina?
Voltar para TOC
Quais são os sintomas da deficiência de biotina?
Embora a deficiência de biotina seja rara em países onde as pessoas geralmente consomem comida suficiente, ainda pode ser um problema. A biotina é solúvel em água. Ele viaja na corrente sanguínea e qualquer excesso dele é excretado. O que significa que o corpo não acumula biotina e é muito difícil consumi-la em grande quantidade.
Os sintomas da deficiência incluem:
- Cabelo quebradiço ou queda de cabelo
- Pele seca e irritada
- Fadiga crônica
- Problemas digestivos
- Mudanças de humor
- Danos nervosos
- Cólicas
- Dores musculares
- Deficiência cognitiva
Certos fatores que podem elevar o risco de deficiência de biotina são:
- Gravidez
- Uso excessivo de álcool
- Consumir muitas claras de ovo cru
- Fumar
- Uso prolongado de antibióticos ou certos medicamentos anticonvulsivantes
- Má absorção intestinal
Então, como você garante que terá biotina suficiente? Como você pode adicioná-lo à sua dieta?
Voltar para TOC
Como incorporar mais biotina em sua dieta
Algumas das melhores fontes de biotina incluem fígado, ovos, salmão, abacate, queijo, couve-flor, framboesas e pão integral.
- Você pode incluir ovos no seu café da manhã.
- Inclua algumas frutas ricas em biotina em seu almoço. Você também pode comer uma salada com queijo de cabra.
- Você pode incluir couve-flor em seu almoço.
E estas são as quantidades recomendadas de biotina que você precisa por dia:
Idade / Categoria | RDA |
---|---|
Até 6 meses | 5 mcg / dia |
7 - 12 meses | 6 mcg / dia |
1 - 3 anos | 8 mcg / dia |
4 - 8 anos | 12 mcg / dia |
9 - 13 anos | 20 mcg / dia |
14 - 18 anos | 25 mcg / dia |
19 anos e acima | 30 mcg / dia |
Mulheres grávidas | 30 mcg / dia |
Mulheres que amamentam | 35 mcg / dia |
Voltar para TOC
Conclusão
Embora a biotina esteja disponível na maioria dos alimentos que você consome, é um nutriente importante e merece sua atenção.
Conte-nos como esta postagem ajudou você. Basta deixar um comentário na caixa abaixo.
Referências
- “A 3 meses, randomizado, duplo-cego…”. Pesquisa e prática em dermatologia. Hindawi.
- “Biotina”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Biotina (via oral)”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Deficiência marginal de biotina…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Biotina”. MedlinePlus.
- “Pesquisa do efeito da biotina em…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Deficiência de biotinidase…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “A deficiência de biotina induz…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “O status da biotina afeta…”. Oxford Academic Journal.