Índice:
- Índice
- Controle de natalidade e acne: como funciona
- Tipos de controle de natalidade que funcionam melhor
- Ortho Tri-Cyclen
- YAZ
- Estrostrep
- Controle de natalidade ou antibióticos?
- Controle de natalidade para acne: é seguro? Há algum efeito colateral?
- Dicas Adicionais
- Referências
Sim. Você leu certo. Estou falando sobre o uso de controle de natalidade para melhorar a acne. Eu sei que vocês ainda não estão convencidos porque, para a maioria de vocês, as pílulas anticoncepcionais têm um propósito específico (bastante óbvio!). Porém, seus benefícios para o controle da acne são inegáveis. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre pílulas anticoncepcionais e tratamento de acne. Rolar para baixo!
Índice
- Controle de natalidade e acne: como funciona
- Tipos de controle de natalidade que funcionam melhor
- Controle de natalidade ou antibióticos?
- Controle de natalidade para acne: é seguro? Há algum efeito colateral?
- Dicas Adicionais
Controle de natalidade e acne: como funciona
Shutterstock
Para entender como o controle da natalidade funciona para a acne, você precisa entender seus hormônios e como eles influenciam a formação da acne. Sempre que há uma mudança em seus níveis hormonais, você começa a ter acne. A maioria das mulheres apresenta crises de acne quando os níveis hormonais mudam durante o ciclo menstrual. No entanto, para alguns, a acne pode ser um elemento permanente no rosto, mesmo após a menopausa.
Quando seus hormônios mudam, sua pele produz sebo em excesso. Esse excesso de sebo obstrui os poros, promovendo o crescimento de bactérias causadoras de acne. Os andrógenos (um grupo de hormônios) desencadeiam esse excesso de produção de sebo. As pílulas anticoncepcionais regulam a produção de hormônios. Tomar comprimidos que contenham progesterona e estrogênio (hormônios) ajuda a diminuir o nível de andrógenos em seu corpo. Isso reduz a produção de sebo e evita a formação de acne.
Agora, a questão é: que tipo de pílula anticoncepcional funciona melhor para acne? É uma pergunta difícil de responder - porque nem todas as pílulas anticoncepcionais funcionam com você. A pesquisa ainda está em andamento e, todos os dias, os especialistas vêm com novas recomendações. Vamos dar uma olhada em alguns.
Voltar para TOC
Tipos de controle de natalidade que funcionam melhor
Shutterstock
Até agora, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou apenas três pílulas anticoncepcionais que são eficazes no controle da acne (1). Esses são:
Também conhecida como Norgestimato, esta pílula anticoncepcional contém progesterona e hormônios estrogênicos. Embora seja usado principalmente para fins de controle de natalidade, os dermatologistas também prescrevem este medicamento para controlar a acne.
Um estudo foi realizado em 257 mulheres com níveis moderados de acne para descobrir a eficácia do Ortho Tri-Cyclen no controle da acne. Constatou que 93,7% das mulheres que tomaram a pílula para controle da acne obtiveram melhora significativa em sua condição (2).
Esta pílula anticoncepcional contém uma mistura de estrogênio e drospirenona, um tipo de progesterona sintética. Este medicamento é amplamente utilizado no controle da acne. Um estudo duplo-cego realizado em mulheres com idade entre 14 e 45 anos descobriu que a drospirenona foi muito eficaz no controle de lesões de acne (3).
No entanto, havia a preocupação de que a progestina sintética também pudesse aumentar as chances de coágulos sanguíneos. O uso a longo prazo deste medicamento também pode aumentar as chances de acidente vascular cerebral e outros problemas cardiovasculares associados (1).
Algumas marcas de pílulas anticoncepcionais que contêm drospirenona incluem Syeda, Ocella, Loryna, Gianvi, Beyaz, Yasmin e Zarah.
Esta pílula é uma combinação de noretindrona (uma forma de progesterona) e estrogênio. Você encontrará esta pílula com diferentes dosagens de estrogênio.
Para o tratamento da acne, os antibióticos são sempre a primeira escolha dos dermatologistas. De comprimidos e pomadas a cápsulas e géis, os antibióticos para o tratamento da acne estão disponíveis em quase todas as formas. Mas os antibióticos são uma opção melhor do que as pílulas anticoncepcionais? Vamos descobrir.
Voltar para TOC
Controle de natalidade ou antibióticos?
Shutterstock
Os antibióticos mais comuns usados no tratamento da acne incluem nomes como doxiciclina, tetraciclina, clindamicina e eritromicina. Você precisará de uma receita médica para obter esses medicamentos.
Os antibióticos ajudam principalmente a:
- Reduza os efeitos das bactérias na sua pele
- Facilita a irritação e inflamação da pele causadas pelas erupções de acne.
E é por isso que os antibióticos são comumente usados para tratar a acne. No entanto, os antibióticos apresentam vários riscos (4). Eles incluem:
- O uso prolongado de antibióticos causa resistência bacteriana (as bactérias desenvolvem resistência ao medicamento). Isso torna o tratamento da acne com antibióticos difícil a longo prazo.
- Também pode causar infecção no trato respiratório superior.
- Sua pele pode ficar seca e escamosa.
- Você também pode desenvolver dermatite de contato.
Um estudo comparou a eficácia de antibióticos e pílulas anticoncepcionais orais no tratamento da acne em 3 e 6 meses. Ele sugeriu que, embora os antibióticos tenham um desempenho melhor do que as pílulas anticoncepcionais orais por 3 meses, as pílulas anticoncepcionais deram resultados equivalentes aos antibióticos em 6 meses. O estudo concluiu que as pílulas anticoncepcionais são uma alternativa melhor do que os antibióticos a longo prazo (5). As pílulas anticoncepcionais são alternativas melhores para evitar todos os efeitos colaterais causados pelos antibióticos.
Embora as pílulas anticoncepcionais sejam consideradas seguras para o tratamento da acne, há vários efeitos colaterais que você precisa considerar antes de começar a usá-las.
Voltar para TOC
Controle de natalidade para acne: é seguro? Há algum efeito colateral?
Shutterstock
As pílulas anticoncepcionais que você compra hoje contêm baixas dosagens de progesterona e estrogênio. No entanto, existem vários riscos associados a essas pílulas. Eles podem causar:
- Náusea
- Vômito
- Cãibras e inchaço
- Fadiga
- Dor nos seios
- Depressão e problemas de humor
Eles também podem causar problemas cardiovasculares e hipertensão. Além disso, você precisa revisar seu histórico médico antes de começar a usar pílulas anticoncepcionais. Você deve evitar o uso de comprimidos se:
- você tem histórico de câncer (câncer de fígado, mama e útero)
- voce tem diabetes
- você tem doença hepática e enxaqueca
- você tem um distúrbio de coagulação do sangue
- você tem hipertensão
- você tem problemas cardiovasculares
- você tem coágulos de sangue em seus pulmões e pernas
- você fuma regularmente e tem mais de 35 anos de idade
- você é obeso mórbido
- você está grávida ou amamentando
Aqui estão algumas dicas adicionais para obter o máximo de benefícios do tratamento da acne.
Voltar para TOC
Dicas Adicionais
- Se você estiver tomando pílulas anticoncepcionais, siga o cronograma religiosamente. Isso garante sua segurança e benefícios máximos.
- Converse com seu médico sobre os efeitos colaterais e como mitigá-los. Faça uma lista dos efeitos colaterais que você está sentindo ou que acha que pode ter (como dor de cabeça, sensibilidade nos seios, etc.). Falar sobre os efeitos colaterais ajuda a entender o que esperar e como lidar com eles.
- Não se esqueça de informar o seu médico sobre os medicamentos que está tomando, pois alguns deles podem interferir na eficácia da pílula anticoncepcional.
- Evite tomar qualquer pílula anticoncepcional que contenha apenas progesterona (e não estrogênio e progesterona), pois eles podem piorar sua erupção.
Não confie apenas em pílulas anticoncepcionais para tratar sua acne. Essas pílulas funcionam melhor quando tomadas junto com tratamentos tópicos para acne. Você tem que ser paciente com os resultados, pois as pílulas anticoncepcionais levam meses antes de ver qualquer resultado real. Mas o resultado definitivamente vale a pena esperar.
Voltar para TOC
Tem mais dúvidas? Deixe-nos saber na seção de comentários.
Referências
1. “A Review of hormone-based..”, International Journal of Women's Dermatology, NCBI
2. “Effectiveness of norgestimate..”, Journal of the American Academy of Dermatology, NCBI
3. “Treatment of Acne Using..”, Obstetrícia e Ginecologia, NCBI
4. "Impact of Long-Term Antibiotic..", Current Dermatology Reports, Springer Link
5. "Meta-análise comparando eficácia..", Journal of the American Academy of Dermatology, AAD Journals