Índice:
- Namoro vs. Relação
- O que é namoro?
- O que é um relacionamento?
- Como um relacionamento é diferente do namoro?
- Quais são as diferentes fases de um relacionamento?
- 1. O estágio de atração e romance
- 2. O estágio de crise
- 3. O estágio de trabalho
- 4. O Estágio de Compromisso
- 5. O Real Love Stage
Se há uma coisa sobre namoro, é que às vezes pode ser muito difícil de compreender. Com as regras em constante mudança, as inúmeras tendências de namoro do milênio e os novos jargões de namoro, pode ser difícil saber onde você está. Mas também é impossível evitar a pergunta sempre tão inquietante que passa pela sua cabeça na maior parte do dia: "O que somos?" Pedir ao seu parceiro pode parecer uma tarefa assustadora, enquanto não perguntar pode criar uma paranóia inevitável. Não se preocupe! Neste artigo, vamos ajudá-lo a entender O que é relacionamento namoro x namoro para que você possa descobrir para onde está indo.
Namoro vs. Relação
O que é namoro?
Shutterstock
O que significa namoro? A definição tradicional de namoro é quando você inicia o processo casual de conhecer alguém individualmente ou em um grupo de pessoas. Você pode desenvolver um relacionamento romântico com a pessoa no futuro. Geralmente começa com amizade. Pode ser sobre você querer conhecer uma pessoa do mesmo sexo ou oposto, convidando-os para sair - seja fazendo planos para ver um filme juntos, dar um passeio ou simplesmente ir a um restaurante para jantar.
Observe que, neste ponto, você não está necessariamente comprometido com a pessoa, e isso é mutuamente claro entre vocês dois. Namorar tem mais a ver com conhecer uns aos outros, se divertir e aproveitar o tempo que passam juntos. A intimidade também pode ser incluída no namoro, pois embora envolva um certo nível de proximidade, não é exatamente sábio concluí-lo como um relacionamento completo.
O que é um relacionamento?
Shutterstock
Você pode chamar de relacionamento quando há um acordo mútuo entre você e seu parceiro. Você se torna exclusivo, e a ideia de um relacionamento casual não está mais circulando. Ocorre uma transição suave de apenas sair em encontros para se referir um ao outro como namorado e namorada. Isso pode até levar a pensar em se tornar parceiros para a vida toda.
Quando você está em um relacionamento, basicamente está em uma união romântica e comprometida com seu parceiro. Um relacionamento saudável é principalmente monogâmico.
Vamos discutir em detalhes sobre os identificadores que podem tornar mais claras as linhas confusas entre namoro e relacionamento.
Como um relacionamento é diferente do namoro?
- Vocês podem se divertir juntos
Shutterstock
Um sinal comum de que sua aventura de curto prazo está se transformando em um relacionamento completo é que seus planos não envolvem necessariamente planos reais. Entregar-se a hobbies individuais enquanto sentamos ao lado de cada um ou se divertir juntos (passar o tempo sem fazer nada) torna-se uma característica regular. Se sua cara-metade está ocupada assistindo a uma partida de futebol na TV, vocês podem fazer suas próprias coisas e ler um livro ou talvez lavar a roupa juntos. Isso significa que você se tornou confortável para fazer as tarefas menos glamorosas do dia-a-dia com eles e está derrubando suas barreiras.
- Você perde o interesse em todos os outros
Essa é uma daquelas coisas involuntárias que acontecem sem nem mesmo pensar. Se você está namorando muito, mas encontrou alguém realmente especial, você se verá em uma posição em que deixou todos os outros caírem sem pensar muito nisso. Se você está em um aplicativo de namoro e não está se sentindo obrigado a iniciar uma nova conversa com um novo cara / garota, você definitivamente foi mordido pelo bug do amor e entrou no território do relacionamento.
- Você não tem medo de ser 'você'
Shutterstock
Quando você está em um relacionamento, não tem medo de ser você mesmo perto dessa pessoa - seja paranóico quando há vincos na colcha ou enrolando seu cabelo em um coque bagunçado sem maquiagem. Isso é o oposto de namoro, onde você normalmente mantém seu comportamento bruto em segredo enquanto sai e apenas conhece alguém. Entregar-se a obsessões geeks ou revelar seus prazeres culposos, como assistir a reprises de Friends ou Desperate Housewives, só pode ser feito quando você está absolutamente confortável com a outra pessoa.
- É tudo mútuo
Uma diferença fundamental entre namoro e um relacionamento é ter ideias separadas sobre como você se posiciona em relação à outra pessoa. Nos relacionamentos, os dois indivíduos estão na mesma página com relação à pergunta: "O que somos?" No entanto, no namoro, a ideia de exclusividade ao estar com alguém pode ser diferente. Certas pessoas gostam de namorar exclusivamente, enquanto outras gostam de namorar várias pessoas ao mesmo tempo e não apenas estar vinculadas a um parceiro necessariamente.
- Você tende a ter expectativas
Shutterstock
É óbvio que o nível de expectativas é diferente no namoro e no relacionamento. Você se sente à vontade para pedir um favor ao seu parceiro? Você tem confiança de que eles estarão disponíveis para ajudá-lo na hora de necessidade? Você tem certas expectativas da outra pessoa? Se as respostas às perguntas acima forem sim, bem, você está em um modo de relacionamento. Quando vocês dois sabem que é casual, vocês não tendem a esperar um futuro ou mesmo as menores coisas um do outro.
- Há uma mudança de prioridades
Quando você estiver namorando alguém, perceberá que planejará tudo de acordo com seus horários e preferências. Ao contrário, quando você está em um relacionamento, você se certifica de que seus planos sejam feitos, tendo em mente os horários e o conforto de ambas as pessoas envolvidas. Você quase os trata como sua família, e eles vêm no topo de sua tabela de prioridades, mesmo antes do trabalho ou dos amigos.
- Você os apresenta aos seus amigos e familiares
Shutterstock
Este é o principal identificador de um relacionamento. Integrar sua pessoa especial em sua vida social atual e apresentá-la a seus amigos íntimos e familiares é uma ótima maneira de dizer que você leva a sério seu vínculo com essa pessoa. Quando seus amigos revelam incidentes embaraçosos sobre você e sua namorada não parece se incomodar com eles, mas se junta a eles e ri alto, você sabe que essa pessoa está interessada em conhecer quem você é de verdade.
- Uma promessa de compromisso
Isso é uma espécie de dado. O compromisso é o que separa o namoro casual de um relacionamento. Parceiros que levam seu relacionamento a sério tendem a esperar passar a vida juntos e estão dispostos a fazer sacrifícios para que isso aconteça. Por outro lado, durante o namoro, o compromisso que as pessoas podem ter é assistir a um filme juntas após o jantar.
Vamos agora entender como um relacionamento progride em diferentes estágios.
Quais são as diferentes fases de um relacionamento?
1. O estágio de atração e romance
Este é o estágio de alegria e euforia, onde sua pessoa favorita está sempre em sua mente. Você sente que está se apaixonando e nenhum obstáculo pode impedi-lo.
Desde o nervosismo nas datas iniciais e a luz em seus olhos quando você olha para eles até a eletricidade absoluta que você sente ao redor deles e o primeiro beijo - tudo parece perfeito. As oxitocinas liberadas no cérebro por causa desse estado de felicidade podem fazer com que você tenha um estado constante de euforia, insônia e até mesmo perda de apetite.
2. O estágio de crise
À medida que o período de lua de mel termina após alguns meses de namoro, a dopamina acaba acabando. É aqui que os problemas começam. É a fase complicada em que você começa a conhecer melhor a pessoa, tornando as coisas mais claras.
Depois de se sentirem confortáveis um com o outro, vocês começarão a notar as menores coisas, que podem até incomodá-lo. Seja esquecer a roupa na secadora, deixar a louça na pia da cozinha ou dizer algo desagradável na frente dos amigos dos outros, qualquer coisa pode se tornar assunto para discussões e gerar ansiedade no relacionamento.
Mas esta também é a fase em que o vínculo de vocês é posto à prova. Infelizmente, alguns casais passam por esse estágio e decidem se separar no final, caso sintam que seu parceiro atual não é adequado para eles no longo prazo. No entanto, outros superam e eliminam suas diferenças, adotando pequenos gracejos e hábitos irritantes.
3. O estágio de trabalho
Bem, parabéns por ter conquistado o palco da crise! As duas coisas que você ganha no estágio anterior são paciência e harmonia. Essa é a fase de aceitação e faz crescer o relacionamento, assim como cada indivíduo. Você começa a desenvolver uma rotina, com um fazendo o café pela manhã e o outro fazendo o desjejum, um lavando a louça e o outro levando o lixo para fora. Você se encontra em uma situação calma em que pode se imaginar com essa pessoa no longo prazo.
4. O Estágio de Compromisso
Depois de todo o trabalho árduo, tensão e ansiedade constante, aqui estão vocês, confessando seu amor um pelo outro. Você escolhe ficar junto, mesmo nos momentos mais difíceis. Você aceita que está apaixonado pela pessoa como um todo: o bom, o mau e o feio.
Agora vocês conhecem os objetivos, desejos e sonhos um do outro e constantemente pressionam seu parceiro para se tornar a melhor versão de si mesmo. No final das contas, você decide que deseja permanecer comprometido apenas com esse indivíduo. Normalmente é aqui que o casal decide dar o próximo passo no relacionamento, que pode ser morar junto, se casar ou ter filhos.
5. O Real Love Stage
É isso. Tudo o que você fez para chegar aqui finalmente parece valer a pena - a agitação, o sangue e as lágrimas finalmente trouxeram você até aqui. Você se tornou uma equipe, uma família, vindo de longe desde a primeira vez em que se conheceram como estranhos. É nesta fase que o casal se torna um, trabalhando de forma unânime em prol de um único objetivo ou projeto, como encontrar uma casa ou constituir família.
Embora não haja escassez de desafios aqui, você percebe que seu amor pode lutar contra qualquer obstáculo que surgir. Seus erros anteriores o tornaram mais sábio. Os ótimos momentos que você passou se tornaram memórias queridas, e os ruins fazem você perceber que tudo valeu a pena no final do dia.
Embora a diferença entre namoro e relacionamento seja significativa, é fundamental perceber que ambas as experiências o ajudam a entender o que você deseja a longo prazo. Quando você se entrega a um ou ambos, você se descobre como humano, como amante e como parceiro.
Essas são as diferenças de relacionamento entre namoro e relacionamento. Dependendo da sua perspectiva e vínculo, certas experiências podem ser ruins, mas outras podem se tornar memórias queridas. O que realmente devemos focar é em como aprender com cada instância e estar pronto para assumir uma posição com seu relacionamento quando necessário no futuro. Boa sorte!