Índice:
- Índice
- O café causa acne? O que a pesquisa diz?
- 1. Torna você resistente à insulina
- 2. Café aumenta seu desejo por doces
- 3. Leite e açúcar no café podem desencadear acne
- Como faço para me livrar da armadilha da cafeína?
- 1. Corte gradualmente
- 2. Mude para alguma outra bebida preferida
- 3. Água, água e mais água
- 4. E quanto ao chá verde?
- 5. Evite açúcar e pule os muffins
- Referências
O café é uma má notícia para a acne.
Todos os viciados em café por aí, não se ofendam se eu pedir para vocês ficarem longe de sua xícara de chá. Eu sei como é difícil. Sou uma pessoa obcecada por café e me torno um “expresso” toda vez que penso em desistir de minha xícara de café expresso. Mas então, a vida é fazer escolhas difíceis. Então, muito café é realmente ruim para sua acne? Role para baixo e descubra!
Índice
- O café causa acne? O que a pesquisa diz?
- Como faço para me livrar da armadilha da cafeína?
O café causa acne? O que a pesquisa diz?
Shutterstock
O café não causa acne (boas notícias!). Mas, aqui está a má notícia - pode piorar sua acne. Por quê? E como?
O café é um potpourri supercomplexo de centenas de compostos químicos (1). Todos esses produtos químicos têm uma tremenda capacidade de melhorar o humor. Café contém:
- Compostos fenólicos dietéticos
- Ácidos clorogênicos
- Quinides
- Trigonelina e, claro, cafeína (a culpada!)
A cafeína faz com que as glândulas adrenais tenham uma reação exagerada, o que aumenta a produção de cortisol, o hormônio do estresse, em seu sistema (2). O aumento dos níveis de estresse pode piorar a acne.
O estresse pode tornar as glândulas sebáceas já ativas hiperativas. E parece que os sebócitos (células produtoras de sebo) possuem receptores do hormônio do estresse (3). O óleo extra secretado pelos poros acaba obstruindo-os, prendendo toda a sujeira, impurezas e bactérias, causando um surto de acne (4).
Além disso, quando você é viciado em café e toma várias xícaras todos os dias, isso afeta seu sono. Se seu corpo não descansa o suficiente, ele fica estressado. Menos horas de sono significam mais estresse. Esta é outra maneira que o café pode causar estragos em sua acne existente.
Além de dobrar a resposta ao estresse do seu corpo, aqui estão algumas outras coisas que o café faz para piorar a sua acne:
1. Torna você resistente à insulina
Quando você bebe café, seu corpo não consegue processar os carboidratos com eficácia. Isso aumenta os níveis de açúcar no sangue em seu sistema e sua pele acaba secretando mais óleo. Além disso, as células da pele começam a se replicar, o que causa inflamação, vermelhidão e inchaço.
Um estudo descobriu que consumir café junto com uma refeição de baixo IG diminuiu a sensibilidade à insulina (5). Outro estudo descobriu que a resistência à insulina pode durar várias semanas após você consumir café (6). Nada de boas notícias!
2. Café aumenta seu desejo por doces
E você sempre se perguntou por que aquele pudim de caramelo pegajoso atraiu você como um ímã depois que você acabou de tomar uma xícara de café! Pois bem, a cafeína do café reduz a percepção do sabor doce, o que aumenta seu desejo por doces (7). Também foi descoberto que o consumo de açúcar pode desencadear fugas (8).
Mas espere. Isso não termina aqui.
A relação entre o que você come e seus surtos de acne é bastante complicada. Sua dieta afeta sua pele e sua saúde em geral (9).
3. Leite e açúcar no café podem desencadear acne
Você adora aquelas misturas com leite gigante da sua cafeteria favorita? Bem, pense novamente antes de pedir - porque o consumo de leite pode desencadear acne (10). Além disso, o leite também pode aumentar seus níveis de insulina, o que pode desencadear acne (11). O mesmo vale para o açúcar.
Então, isso significa que você tem que reduzir o consumo de café? Se você está exagerando, quero dizer, se você está literalmente sobrevivendo de café, então, sim!
Como mencionei no início, o café não causa acne. Mas, quando você bebe muito café, e isso também, com leite, creme, açúcar e donuts doces e pastéis, você está piorando sua acne. Você não precisa se livrar do café completamente. Mas você pode reduzir a ingestão de cafeína. Pelo menos tente. Você pode tentar as seguintes maneiras.
Voltar para TOC
Como faço para me livrar da armadilha da cafeína?
Shutterstock
1. Corte gradualmente
Um copo de cada vez. Se você bebe muito café, pode não conseguir reduzi-lo a zero em uma bela manhã. Se você costuma tomar 10 xícaras por dia, diminua o número para 5. E então restrinja a apenas 3 xícaras por dia. Continue devagar. No entanto, você ainda pode obter cafeína de outras fontes, como chocolates. Limite o consumo de chocolate também.
2. Mude para alguma outra bebida preferida
Aqui está um acordo - se você não consegue se livrar dele completamente, experimente o descafeinado (yay!). O café descafeinado contém cafeína, mas pode ajudá-lo a reduzir a ingestão de cafeína. Tente fazer isso até que você possa mudar completamente para alguma outra bebida (talvez água desintoxicante ou limonada!).
3. Água, água e mais água
Quer o clima seja quente ou frio, consuma muita água. Sempre que tiver vontade de fazer uma pausa para o café, tome um gole de água. Use a caneca de café para manter a água com sabor (experimente infusões de ervas) e continue bebendo. Quando você está hidratado, você se sente mais alerta e energizado.
4. E quanto ao chá verde?
Eu sei que o chá verde não chega nem remotamente perto do café, mas você pode tentar. Ele contém um terço da cafeína que o café contém. Experimente algum dia.
5. Evite açúcar e pule os muffins
Comece reduzindo o teor de açúcar em sua bebida. Pare de combinar seu café com muffins e donuts. Isso pode ajudar a controlar suas fugas.
Além disso, certifique-se de não tomar café à tarde e logo antes de ir para a cama. O efeito da cafeína pode perturbar o seu sono e fazer com que o seu acne apareça maluco.
Parar de tomar café não deixará sua pele impecável da noite para o dia, mas você começará a ver os resultados gradualmente. Claro, você também precisa tomar seu remédio para acne. Siga essas dicas por pelo menos um mês e compartilhe sua experiência e feedback na caixa abaixo.
Referências
- “The Effect of Time, Roasting Temperature…” Relatórios científicos, US National Library of Medicine.
- “Estimulação de cafeína da secreção de cortisol…” Medicina psicossomática, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Conexão Cérebro-Pele…” Alvos de Medicamentos para Inflamação e Alergia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Estudo do estresse psicológico…” Acta-dermato Venereologica, US National Library of Medicine.
- “O consumo de café com cafeína prejudica…” The American Journal of Clinical Nutrition, US National Library of Medicine.
- “Efeitos metabólicos e hormonais da cafeína…” Metabolismo, US National Library of Medicine.
- “A cafeína pode reduzir o doce percebido…” Journal of Food Science, Wiley Online Library.
- “Acne: prevalência e relação…” Jornal da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia, US National Library of Medicine.
- “A relação entre dieta e acne” Dermatoendocrinologia, US National Library of Medicine.
- “Consumo de leite e acne…” Dermatology Online Journal, US National Library of Medicine.
- “Alta ingestão de leite, mas não de carne…” European Journal of Clinical Nutrition, US National Library of Medicine.