Índice:
- Quão diferente é a toranja de outras frutas cítricas?
- Por que é popular? Devido à sua horda de aplicações!
- Quais são os benefícios para a saúde da toranja? Como isso pode lhe dar um corpo em forma?
- 1. Protege e rejuvenesce sua pele
- 2. Melhora a intolerância à glicose e diabetes
- 3. Aumenta a farmacocinética de vários medicamentos
- 4. Regula os níveis de colesterol no sangue
- 5. Ajuda na desintoxicação e manutenção do fígado
- 6. Aumenta a digestão e a excreção
- 7. Pode controlar a inflamação e a imunidade
- 4 maneiras divertidas de comer toranja
- Dicas para escolher a melhor toranja
- Quais são os riscos / efeitos adversos de comer toranja?
- Interfere com medicamentos administrados por via oral
- Fotossensibilidade
- Overdose de vitamina C
- Em suma…
- Referências
Sinônimo de vitamina C, as frutas cítricas estão no topo da lista. Grapefruit, um dos membros da família, é minha musa atualmente. A toranja oferece muitos benefícios para a saúde (e também alguns cuidados).
Alguns afirmam que é o 'fruto proibido', enquanto outros recomendam que você o ingira em todas as refeições. Comer ou não comer - vamos deixar você decidir por si mesmo depois de ler este extenso artigo. Prepare-se e role para baixo!
Quão diferente é a toranja de outras frutas cítricas?
Grapefruit ( Citrus X paradisi ) é um híbrido 'acidental' entre o pummelo e a laranja. Foi referido como o 'fruto proibido' por muitos botânicos e entusiastas.
Foi cultivado inicialmente na maior parte da Jamaica, Flórida e Califórnia. Posteriormente, plantações de toranja foram estabelecidas no México, Argentina, Chipre, Marrocos e algumas áreas da América do Sul (1).
A toranja é quase redonda, espessa, de cor limão-claro ou rosada com cascas rosadas. Possui um interior branco, esponjoso e amargo que parece amarelo-claro, quase esbranquiçado, rosa ou vermelho profundo (1).
Você pode encontrar variedades sem sementes e com sementes desta fruta. Ao contrário das sementes de toranja, as sementes de toranja são geralmente poliembrionárias. O número de frutas em um cacho varia muito; uma dúzia é incomum, mas houve até 20! Daí o nome 'uva' (1).
Por que é popular? Devido à sua horda de aplicações!
A toranja é consumida no café da manhã e no jantar - em saladas, aperitivos, sobremesas, geleias e geleias. O suco de toranja (fresco, resfriado, enlatado, desidratado ou em pó) é apreciado por muitos. Você também pode fazer vinho e vinagre com isso - mas é preciso muito cuidado (1).
A casca de toranja é uma fonte importante de pectina. É utilizado na forma de rebuçados para conservar outras frutas. O óleo da casca (processado, destilado) é comumente usado na aromatização de refrigerantes (1).
O óleo de semente de toranja é super amargo e escuro. É refinado para cheirar como azeite de oliva e pode ser usado da mesma forma.
Agora, vamos direto ao ponto.
A toranja contém macro e micronutrientes. Assim, comer em pequenas porções pode torná-lo apto como um violino.
Quer saber quais órgãos do seu corpo esta fruta afeta mais? Leia!
Quais são os benefícios para a saúde da toranja? Como isso pode lhe dar um corpo em forma?
1. Protege e rejuvenesce sua pele
Shutterstock
Há evidências que mostram o efeito cancerígeno do aumento da fotoexposição. Os raios UVA e UVB da luz solar podem causar imunossupressão, levando a danos no DNA - e, em última instância, câncer de pele (2).
Frutas cítricas, incluindo toranja, podem impedir que sua pele se torne fotossensível. A toranja contém ácidos fenólicos, flavonóides e polifenóis potentes que têm efeitos antioxidantes e antiinflamatórios na pele.
Eles eliminam os radicais livres, bloqueiam os compostos antiinflamatórios, retardam o desenvolvimento de queimaduras solares ou vermelhidão (eritema) na pele e melhoram a rigidez e a elasticidade da pele (2). No entanto, o consumo excessivo de toranja (e frutas cítricas) tem sido associado à fotossensibilidade e carcinogenicidade. Culpe os fitoquímicos (3), (4)!
Irônico, não é?
FYI (para sua informação)...
- A toranja não serve como suplemento para perder peso.
- Um estudo de 2018 feito na Universidade de Oxford, no Reino Unido, diz que não houve redução significativa de peso entre os grupos controle e teste (5).
- Há necessidade de maior clareza com base em pesquisas a esse respeito.
- Comer a toranja inteira é considerado mais saudável do que beber seu suco.
- As cultivares de toranja comumente cultivadas têm nomes interessantes. Estes incluem Duncan, Foster, Marsh, Oroblanco, Sweetie, Paradise Navel, Redblush, Star Ruby, Thomson, Triumph, Melogold, etc. (1).
2. Melhora a intolerância à glicose e diabetes
O suco de toranja pode melhorar a intolerância à glicose em ratos diabéticos, de acordo com pesquisas (6). Não tem impacto na produção ou secreção de insulina. Mas, este suco pode elevar a atividade da enzima glucoquinase - levando a um rápido metabolismo da glicose (6).
Alguns estudos afirmam que o suco de toranja pode reduzir o peso corporal em modelos de ratos diabéticos obesos / com sobrepeso. As evidências permanecem inconclusivas neste momento (7).
Curiosamente, o suco de toranja aumenta o acúmulo de metformina em pacientes diabéticos. Os níveis de metformina no fígado de um diabético foram mais elevados do que nos controles (8).
3. Aumenta a farmacocinética de vários medicamentos
Nosso fígado e parede intestinal contêm alguns sistemas enzimáticos especiais, como o sistema CYP (citocromo P 450). As enzimas desta família estão envolvidas na biotransformação de vários compostos endógenos e exógenos.
Muitos medicamentos que tomamos por via oral são decompostos pelo sistema CYP no fígado e enviados para a circulação (9). Mas, como são decompostos pelo sistema CYP, uma quantidade menor de medicamentos pode chegar à corrente sanguínea.
O suco de toranja pode inibir esse sistema CYP. Nesse caso, os medicamentos consumidos por via oral tendem a ser mais biodisponíveis na circulação. Há quase uma queda de 47% no nível da enzima CYP3A4 em 4 horas após a ingestão de suco de toranja (200-300 ml) (9), (10)!
Beber suco de toranja pode aumentar a concentração sérica de vários medicamentos administrados por via oral - antimicrobianos, quimioterápicos, anti-histamínicos, anticolesterolêmicos, cardiovasculares, anti-hipertensivos, etc.
Mas, novamente, este é um problema maior! Você saberá em breve…
4. Regula os níveis de colesterol no sangue
Essa fruta cítrica apresenta altos níveis de pectina, fibra solúvel conhecida por sua atividade anti-hiperlipidêmica. Naringina é outro fitoquímico importante presente na toranja. Além de dar à fruta seu sabor amargo característico, a naringina tem potentes propriedades hipolipemiantes e antioxidantes (11).
Diz-se que a naringina reduz o colesterol ao prevenir a atividade da enzima HMG-CoA redutase. Um estudo de 2016 mostrou que uma dose de 0,3 ml / kg de toranja pode aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) (11).
Essa atividade hipolipemiante é atribuída à atividade antioxidante dos fitoquímicos da toranja. Esses flavonóides e polifenóis impedem a oxidação do LDL (colesterol ruim), inibem a captação do LDL oxidado pelos macrófagos (células especializadas) e inibem a agregação do LDL oxidado (11).
Conseqüentemente, a toranja, como outras frutas cítricas, também possui propriedades anti-ateroscleróticas.
5. Ajuda na desintoxicação e manutenção do fígado
Shutterstock
Em vários estudos com ratos, o suco de toranja demonstrou efeitos estimuladores nas enzimas hepáticas. Essas enzimas mantêm o fígado protegido da inflamação causada pela peroxidação e acúmulo de lipídios (12).
O consumo crônico desse suco cítrico aumentou os níveis de enzimas antioxidantes, incluindo catalase (CAT), xantina oxidase (XOD), peroxidase (Px), peroxidase lipídica (LPx) e glutationa peroxidase (GSH-Px) (12).
O óleo de frutas cítricas foi relatado para melhorar a hepatotoxicidade, de acordo com outro estudo realizado em frango. Os óleos cítricos podem reduzir as lesões e inflamações do fígado induzidas por carcinógenos. Seus compostos bioquímicos também podem mitigar hiperplasia hepática e câncer (13).
6. Aumenta a digestão e a excreção
Uma xícara (230 g) da seção de toranja crua com suco e polpa contém cerca de 3,7 g de fibra alimentar (14). Essa fibra restaura o equilíbrio da microbiota intestinal - como outros alimentos prebióticos.
A toranja contém uma boa quantidade de fibras solúveis como a pectina e fibras insolúveis como a lignina, junto com vitamina C e potássio. Essas moléculas agem como laxantes e aumentam o peso da água nas fezes formadas. Dessa forma, as fezes passam facilmente pelo sistema excretor - evitando a constipação e o câncer de cólon (15).
Como as fibras são digeridas mais lentamente do que os carboidratos ou as gorduras, essas frutas proporcionam uma sensação de saciedade. Como evita que você coma sem pensar, a toranja pode estar associada ao controle de peso corporal.
7. Pode controlar a inflamação e a imunidade
Aumentar a ingestão de grapefruit junto com outras frutas cítricas pode reduzir a inflamação e doenças associadas, especialmente doenças cardiovasculares. Essas frutas são ricas em flavonóides, que exercem potentes efeitos antioxidantes e antiinflamatórios (16).
Além disso, em estudos com ratos, foi observado que o suco de toranja pode potencializar o efeito antiinflamatório de medicamentos como o diclofenaco, quando tomados em conjunto (17).
Vale ressaltar que 1 xícara (230 g) de grapefruit (com suco) contém cerca de 71,8 mg de vitamina C (14)! Essa vitamina ajuda o corpo a produzir anticorpos e células especializadas para aumentar o jogo da imunidade (18).
Rebente os mitos da gripe!
- Embora a vitamina C seja conhecida por aumentar sua imunidade, sua suplementação não impede necessariamente os episódios de resfriado comum.
- Tudo o que ela poderia fazer seria, talvez, reduzir a gravidade e a duração da infecção.
- O efeito máximo da vitamina C contra a gripe foi relatado quando sua suplementação (cerca de 8 g / dia) começou dentro de 24 horas do início dos sintomas. E esta terapia foi continuada por 5 dias.
- O que você precisa lembrar é - a vitamina C pode realmente ajudá-lo a lidar com o resfriado / gripe comum. Mas, há evidências inconclusivas para provar se ele pode 'prevenir' essa infecção (19).
Quer evite resfriados ou não, a toranja ainda faz parte da minha lista de compras. Se vou obter todos esses benefícios apenas comendo uma fruta, por que não?
Nutriente | Unidade | Quantidade (1 xícara de serviço com suco, 230g) |
Água | g | 202,54 |
Ferro | g | 97 |
Proteína | g | 1,77 |
Lípido total (gordura) | g | 0,14 |
Carboidrato, por diferença | g | 10,66 |
Fibra, dieta total | g | 1,6 |
Açúcares, total | g | 6,89 |
Minerais | ||
Cálcio | mg | 51 |
Magnésio | mg | 21 |
Fósforo | mg | 41 |
Potássio | mg | 310 |
Vitaminas | ||
Vitamina C | mg | 71,8 |
Tiamina | mg | 0,099 |
Riboflavina | mg | 0,071 |
Niacina | mg | 0,469 |
Ácido pantotênico | mg | 0,603 |
Vitamina B-6 | mg | 0,122 |
Folato | µg | 30 |
Colina | mg | 17,7 |
Vitamina A | IU | 2645 |
Outras | ||
Caroteno | µg | 1578 |
Criptoxantina | µg | 14 |
Licopeno | µg | 3264 |
Luteína + zeaxantina | µg | 12 |
Junto com as vitaminas C e A, potássio, cálcio, fósforo e folato, a toranja contém vários flavonóides em abundância.
Naringina, naringenina, hesperidina, didimina, neoesperidina, poncirina, apigenina, caempferol, isorhoifolina, miricetina, diosmina, luteolina, quercetina, rutina, neodiosimina, tangeritina, nobiletina e rhoifolin são alguns caracterizados (20).
ß-caroteno, licopeno, ζ-caroteno, fitoflueno, zeaxantina e β-criptoxantina são alguns carotenóides comumente encontrados nesta fruta cítrica (21). O ácido cítrico foi o ácido orgânico mais abundante, seguido pelo ácido quinínico (22).
Os monoterpenos e sesquiterpenos predominantes são limoneno, cariofileno, α-humuleno, humuleno (v1) e β-linalol (22). No entanto, esses fitoquímicos variam em ocorrência, concentração e biodisponibilidade entre os cultivares.
Uau! É um perfil explosivo, não é?
Agora, se eu perguntasse se você gostaria de comer toranja, tenho certeza de que aceitaria. Aqui estão algumas maneiras de desfrutar dessa fruta.
4 maneiras divertidas de comer toranja
- Snack super-refrescante: Você pode adicionar bananas fatiadas, fatias de toranja e algumas nozes ao iogurte desnatado. Esse é o seu lanche refrescante e farto em qualquer lugar!
- Molho para Salada: Misture alguns pedaços de grapefruit com partes iguais (ou menores) de azeite e vinagre. Este vai ser aquele molho de salada picante que você estava procurando o tempo todo!
Como alternativa, você pode jogar alguns pedaços de grapefruit descascados em sua salada para dar um toque especial ao seu entediante almoço.
- Picolé de toranja: Congele o suco de toranja 100% em uma forma de picolé. Aproveite em uma tarde ensolarada.
- Toranja: você pode saborear toranja fresca e suculenta durante todo o ano ou experimentar seus primos próximos como pummelos, kumquats, tangerinas, tangerinas e laranjas para uma nova dose de saúde e bem-estar.
Grapefruit soa como um assistente médico pessoal ideal, não é? Certifique-se de escolher alguns deles no mercado desta vez.
Enquanto você estiver nisso, mantenha os seguintes pontos em mente.
Dicas para escolher a melhor toranja
- Escolha as toranjas que têm pele lisa e brilhante.
- Uma toranja deve parecer pesada para seu tamanho quando você a colhe.
- Verifique se há manchas marrons ou moles / pastosas nas frutas.
- Você deve ser capaz de armazenar toranjas por uma semana em temperatura ambiente (18 ° C-25 ° C) (23).
Lembre-se de que você tem três tipos principais de toranja: branca / amarela, rosa e vermelha. Meia porção de uma toranja média fornece 100% do valor diário de vitamina C, 8% de fibra dietética, 35% de vitamina A e cerca de 5% de potássio, folato, cálcio, magnésio e complexo de vitamina B (24).
Portanto, comer uma xícara (ou metade) de gomos de toranja pode mantê-lo em forma e desintoxicado.
Mas, há certas apreensões que a comunidade médica citou sobre toranjas. Você deve saber mais sobre eles antes de levar uma caixa para casa.
Quais são os riscos / efeitos adversos de comer toranja?
O suco de toranja inibe a atividade do sistema enzimático intestinal do citocromo P450 3A4 (CYP3A4). Seus componentes, as furanocumarinas, podem ser responsáveis por esse bloqueio. Essa inibição leva a um nível sérico elevado de drogas administradas por via oral (25).
Por exemplo, quando o estrogênio foi administrado por via oral junto com a ingestão de toranja, houve um aumento nos níveis de estrogênio endógeno. O aumento dos níveis de estrogênio pode ser responsável pelo aparecimento do câncer de mama em mulheres (25).
Nem todas as drogas enfrentam esse problema. Apenas aqueles que são tomados por via oral, têm biodisponibilidade oral baixa a intermediária e são metabolizados pelo CYP450 3A4 (26).
Amiodarona, Verapamil, Atorvastatina, Sinvastatina, Tacrolimus, Colchicina, Etinilestradiol são alguns medicamentos que foram documentados como tendo efeitos adversos quando tomados com toranja (26).
Compostos chamados psoralenos tornam a pele sensível quando exposta à luz solar. Infelizmente, os psoralenos são abundantes em muitas frutas cítricas. Pesquisadores da Alpert Medical School da Brown University e do Rhode Island Hospital estudaram o efeito do consumo de suco de toranja em 10.000 homens e mulheres brancos (3).
Os psoralenos foram associados a um maior risco de melanoma maligno. Aqueles que consumiram frutas cítricas 1,6 ou mais vezes por dia tiveram risco 33% maior em comparação com aqueles que consumiram menos de 2 vezes por semana (3).
Isso ainda não está totalmente provado - pesquisas adicionais podem apenas explicar o mecanismo por trás dessa sensibilidade.
Comer muita toranja pode levar a uma overdose de vitamina C. Uma overdose de vitamina C pode causar sintomas como náuseas, diarréia, arrotos, cólicas abdominais e calcificação nos rins (pedras nos rins) (27).
Isso significa que você deve ficar longe de toranjas? Bem, na verdade não. O momento certo deve resolver o problema.
Em suma…
A toranja é um reservatório de vitamina C e potássio - os micronutrientes de que mais precisamos. Esta fruta cítrica pode proporcionar uma pele brilhante, uma barriga limpa, um fígado saudável e uma imunidade forte.
Mas mantenha as interações medicamentosas em mente. Não consuma toranja / sumo se o seu médico o aconselhar contra.
Você pode pedir um medicamento que não interfira nas furanocumarinas dos cítricos.
Leve para casa uma explosão de saúde e boa forma com toranja!
Referências
- “Grapefruit” NewCROP ™, Centro para Novas Culturas e Produtos Vegetais, Purdue University.
- “Efeitos fotoprotetores e antiidade da pele…” Food & Nutrition Research, US National Library of Medicine.
- “Comer muitos cítricos?…” Notícias de Brown, Brown University.
- “Consumo de cítricos e risco de carcinoma basocelular…” Carcinogênese, US National Library of Medicine.
- “Comer toranja ajuda a perder peso?” News Bites, Healthy & Nutrition Letter, Tufts University Friedman School of Nutrition Science and Policy.
- “O suco de toranja melhora a intolerância à glicose em…” European Journal of Nutrition, US National Library of Medicine.
- “Consumo de suco de toranja esclarecido…” PLoS One, US National Library of Medicine.
- “O suco de toranja melhora o controle glicêmico, mas…” Métodos e descobertas em Farmacologia Experimental e Clínica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Medicinal Importance of Grapefruit Juice and…” Nutritional Journal, US National Library of Medicine
- “Interações entre suco de toranja e…” American Journal of Cardiovascular Drugs, US National Library of Medicine.
- “Antihyperlipidemic effects of Citrus sinensis, Citrus…” Journal of Pharmacy and BioAllied Sciences, US National Library of Medicine.
- “A atividade das enzimas oxidativas do fígado após…” Patologia Experimental e Toxicológica, US National Library of Medicine.
- “Consumo de Plantas e Saúde do Fígado” Medicina Complementar e Alternativa Baseada em Evidências, US National Library of Medicine.
- “Relatório Completo (Todos os Nutrientes): 09112, Grapefruit…” Food Search, National Nutrient Database for Standard Reference Legacy Release, Serviço de Pesquisa Agrícola, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
- “Benefícios para a saúde de frutas e vegetais” Avanços na nutrição, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- “Reduz o consumo diário de grapefruit por 6 semanas…” The Journal of Nutrition, US National Library of Medicine.
- “O suco de toranja potencializa o antiinflamatório…” Pesquisa Farmacológica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
- Serviço de extensão NDSU “Nutrir seu sistema imunológico”.
- “Vitamina C na prevenção e no tratamento…” American Journal of Lifestyle Medicine.
- “Flavonóides em toranja e toranja comercial…” Florida State Horticultural Society.
- “Carotenoids in Grapefruit, Citrus paradisi” Brief Papers, Plant Physiology, Department of Food Technology, University of California.
- “Determinação de açúcares, ácidos orgânicos, componentes do aroma e…” Food Chemistry, US National Library of Medicine.
- Rede “Colheita do Mês” para uma Califórnia Saudável, Champions for Change, Departamento de Saúde Pública da Califórnia.
- “O consumo de grapefruit está associado a um alto teor de nutrientes…” Food And Nutrition Research, US National Library of Medicine.
- “The Effect of Grapefruit Intake on Endogenous…” HHS Public Access, Author Manuscript, Us National Library of Medicine.
- “Interações grapefruit-medicação: Forbidden…” Canadian Medical Association Journal, US National Library of Medicine.
- “Apêndice C: Tabela de Nutrientes - Função…” Nutrição e Alimentação Infantil, WIC Works Resource System.