Índice:
- Ácaro do rosto ou ácaro Demodex: o que é?
- Ácaros do rosto: causas, sintomas e complicações
- Diagnosticar e tratar ácaros faciais
- Tratamentos médicos para ácaros do rosto
- Remédios caseiros para ácaros do rosto
- 1. Óleo da árvore do chá
- 2. Álcool
- 3. Neem
- 5 fontes
Você acha que seu rosto está limpo? Você sabia que existem milhares de criaturas microscópicas de oito patas rastejando em sua pele agora?
Estes são chamados de ácaros faciais. Eles estão constantemente se banqueteando com a oleosidade da sua pele, copulando e produzindo descendentes. Esses parasitas se desenvolvem na pele humana. Mas eles causam danos? Se sim, o que você pode fazer a respeito?
Ácaro do rosto ou ácaro Demodex: o que é?
Shutterstock
Os ácaros da face ou ácaros Demodex são ectoparasitas obrigatórios (parasitas que vivem fora da pele do hospedeiro que não podem completar seu ciclo de vida sem um hospedeiro) encontrados na pele humana. A infestação por Demodex é prevalente em humanos.
Em qualquer adulto saudável, a infestação de Demodex é de 23 a 100%. Esses ácaros permanecem na pele sem apresentar nenhum sintoma. No entanto, um desequilíbrio no número desses ácaros pode causar certos problemas de pele (1).
Existem cerca de 65 espécies de Demodex, mas apenas duas delas são encontradas na pele humana. Esses são:
- Demodex folliculorum (D. folliculorum): São encontrados nos folículos capilares e na face. Eles se alimentam de células mortas da pele e sebo. Um excesso de D. folliculorum na pele pode aumentar as células da pele nos folículos capilares, fazendo com que a pele pareça áspera e escamosa.
- Demodex brevis (D. brevis): Ao contrário de D. folliculorum, D. brevis não se limita apenas à face. Esses ácaros são mais comumente encontrados no pescoço e no peito e têm uma distribuição mais ampla em seu corpo. Eles penetram mais profundamente nas glândulas sebáceas e nos dutos e se alimentam das células glandulares.
Esses ácaros foram identificados pela primeira vez em 1841-42. A infestação por D. folliuculorum é mais comum em humanos. Essas infestações aumentam com a idade.
A infestação de ácaros faciais é maior em indivíduos com idade entre 20 e 30 anos . Isso pode ser atribuído ao aumento da secreção de sebo. Em comparação com as mulheres (13%), a infestação de ácaros da face é muito maior nos homens (23%) (1).
Esses ácaros podem ser transferidos entre os hospedeiros por meio do contato físico (via nariz, cabelo, sobrancelhas, etc.). Eles são geralmente inofensivos e não causam quaisquer sintomas. No entanto, vários fatores externos e / ou internos (como defeitos hereditários nas células T e no sistema imunológico) podem causar colonização de ácaros da face, levando a certas doenças de pele.
Ácaros do rosto: causas, sintomas e complicações
Shutterstock
Você não pode se livrar dos ácaros do rosto. Eles estão sempre presentes em sua pele. No entanto, se aumentarem em número, podem causar várias complicações. Aqui estão os sintomas de ambos os tipos de ácaros faciais.
D. folliculorum
Se sua pele estiver infestada com D. folliculorum , ela ficará áspera e escamosa. D. folliculorum aumenta o número de células da pele nos folículos capilares. Outros sintomas desta infestação incluem:
- Vermelhidão da pele
- Comichão na pele
- Sensação de queimadura
- Eczema
- Textura áspera
- Sensibilidade da pele
Esses sintomas são comuns. Vários fatores podem aumentar o risco de infestação por D. folliculorum :
- Alopecia
- Sistema imunológico fraco
- Dermatite
- Infecções de pele
- Rosácea (perda de cílios)
Os pesquisadores ainda estão investigando a relação entre a infestação de D. folliculorum e várias outras doenças de pele. Alguns estudos podem estabelecer uma possível conexão entre D. folliculorum e rosácea. A condição da pele pode ser um fator de risco para infestação de Demodex nos cílios (2).
D. brevis
Se sua pele estiver infestada com D. brevis, ela pode ficar vermelha com manchas ásperas. Os sintomas mais comuns de infestação por D. brevis são:
- Sensação de queimação na pele
- Vermelhidão
- Rugosidade
- Coceira
- Erupções cutâneas
- Mudanças na cor da pele
- Escamação
Vários fatores podem agravar o risco de desenvolver infestação por D. brevis . Esses são:
- Rosácea
- Pele oleosa
- Eczema
- Acne
- Sistema imunológico fraco
- Perda de cabelo
Detectar ácaros no rosto ou Demodex não é muito fácil. A maioria de nós não sabe sobre esses parasitas até que eles desencadeiem os sintomas e fazemos um teste de pele.
Diagnosticar e tratar ácaros faciais
Shutterstock
A biópsia de pele pode ajudar a diagnosticar a presença de ácaros faciais ou Demodex. Os médicos realizam a adesão cianoacrílica junto com uma biópsia para descobrir a densidade dos ácaros da face na superfície da pele (1). Eles pegam uma amostra de sua pele e a examinam ao microscópio.
Esta biópsia é necessária se você estiver enfrentando complicações graves causadas por infestação grave de ácaros da face. Seu médico pode sugerir os seguintes medicamentos que podem ajudar a minimizar a infestação.
Tratamentos médicos para ácaros do rosto
Manter a pele limpa é o primeiro passo para minimizar a infestação de ácaros do rosto (enquanto eles se alimentam de seu sebo e células mortas). Também podem ser prescritos os seguintes medicamentos:
- Ácido salicílico
- Ivermectina
- Benzoato de benzila
- Crotamiton
- Permetrina
- Sulfeto de selênio
- Enxofre
- Metronidazol
O médico pode sugerir medicação tópica ou oral, dependendo da gravidade de sua infestação. Se uma condição subjacente desencadear a infestação (como rosácea e eczema), você precisará de um tratamento separado.
Se a infestação for leve, você pode tratá-la usando remédios caseiros simples.
Remédios caseiros para ácaros do rosto
1. Óleo da árvore do chá
Um estudo testou vários ingredientes no Demodex. O óleo da árvore do chá foi considerado o remédio mais potente para matar os ácaros do rosto, graças à presença de terpinen-4-ol (3).
Como usar
- Misture duas a três gotas de óleo da árvore do chá com qualquer óleo carreador e massageie o rosto.
- Deixe por 30 minutos e depois lave com água pura.
- Repita duas a três vezes por semana.
O mesmo estudo descobriu que os óleos de endro e cominho também ajudam a matar os ácaros do rosto. Você pode usar esses óleos em vez do óleo da árvore do chá.
2. Álcool
Um estudo descobriu que o álcool 100% pode matar os ácaros do rosto em apenas cerca de 43,9 minutos (4). No entanto, tenha cuidado ao usar álcool 100% em sua pele, pois pode causar irritação na pele e dermatite de contato. Consulte um médico antes de usar álcool na pele.
3. Neem
A pesquisa é limitada aqui. No entanto, descobriu-se que o nim poderia matar duas outras variantes do Demodex encontradas em cães (5). Você pode tentar e ver se funciona para você.
Como usar
- Ferva as folhas de nim em água por alguns minutos.
- Coe a água e guarde a decocção em um borrifador.
- Borrife no rosto de vez em quando.
- Você também pode massagear o rosto com óleo de nim (misturado com qualquer outro óleo).
Além desses remédios, cuidar da pele e mantê-la limpa minimiza a infestação. Siga estas etapas todos os dias:
- Ao lavar o rosto e tomar banho diariamente, lave também o cabelo e mantenha o couro cabeludo limpo.
- Use um limpador sem sabão e neutro para limpar o rosto. Concentre-se nos cílios e nas sobrancelhas.
- Esfolie a pele regularmente para remover as células mortas da pele e outras impurezas.
- Evite usar cremes, géis ou loções que tornem a pele oleosa.
Os ácaros do rosto têm vida curta, de apenas duas semanas. Eles não fazem cocô porque não têm ânus (felizmente). No entanto, eles explodem e morrem, espalhando todos os resíduos em sua pele.
Eles prosperam ao vivo nas partes mais oleosas da pele, geralmente aninhadas dentro dos poros. Quando você está dormindo, eles rastejam para acasalar e depois voltam para os poros para botar ovos.
Quando sua população está sob controle, esses ácaros ajudam a remover (ou comer) as células mortas da pele. Você só pode controlar seu crescimento excessivo.
Sabemos que tudo sobre eles parece terrível. No entanto, esses convidados microscópicos que permanecem em sua pele não são realmente uma ameaça potencial, a menos que qualquer razão subjacente desencadeie seu crescimento.
Você tem alguma outra pergunta sobre os ácaros do rosto? Deixe-nos saber deixando um comentário na caixa abaixo.
5 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- “Human Demodex Mite: The Versatile Mite of Dermatological Importance” Indian Journal of Dermatology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3884930/
- “Demodex e rosácea: existe uma relação?” Indian Journal of Ophthalmology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5778578/
- “Terpinen-4-ol é o ingrediente mais ativo do óleo da árvore do chá para matar os ácaros Demodex” ARVO Journals.
tvst.arvojournals.org/article.aspx?articleid=2110345
- “Matança in vitro e in vivo de Demodex ocular pelo óleo da árvore do chá” British Journal of Ophthalmology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1772908/
- “Caracterização morfológica de ácaros demodex e seu manejo terapêutico com folhas de nim na demodicose canina” Journal of Entomology and Zoology Studies.
www.entomoljournal.com/archives/2017/vol5issue5/PartI/5-4-135-212.pdf