Índice:
- O que é Vinyasa Flow Yoga?
- Poses de ioga de Vinyasa Flow
- 1. Uttanasana (curvatura para a frente em pé)
- Para saber mais sobre o asana e como praticá-lo, clique aqui: Uttanasana
- 2. Anjaneyasana (postura do crescente)
- Para saber mais sobre o asana e como praticá-lo, clique aqui: Anjaneyasana
- 3. Vasisthasana (postura da prancha lateral)
- Para saber mais sobre o asana e como praticá-lo, clique aqui: Vasisthasana
- 4. Chaturanga Dandasana (postura do bastão de quatro patas)
- Para saber mais sobre o asana e como praticá-lo, clique aqui: Chaturanga Dandasana
- 5. Malasana (postura de Garland)
- Para saber mais sobre o asana e como praticá-lo, clique aqui: Malasana
- 6. Balasana (pose de criança)
- Para saber mais sobre o asana e como praticá-lo, clique aqui: Balasana
- 7. Janu Sirsasana (postura da cabeça aos joelhos)
- Para saber mais sobre o asana e como praticá-lo, clique aqui: Janu Sirsasana
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Você está se sentindo rígido e preso? Se a sensação de movimento é tudo o que você deseja neste momento, experimente a ioga do fluxo.
Flow Yoga ou Vinyasa Flow Yoga é a resposta para todos os seus problemas de estilo de vida sedentário. A prática é única e possui elementos que se destacam particularmente entre outros.
Felizmente para você, tudo o que você precisa saber sobre Flow Yoga está bem aqui. Também adicionamos informações sobre as posturas de Vinyasa Flow Yoga que ajudarão você a entender melhor o conceito.
O que você está esperando? Comece a ler isso. Continue.
O que é Vinyasa Flow Yoga?
Vinyasa Yoga, também chamado de Flow Yoga por causa de seu estilo suave, é um sistema de ioga amplamente considerado como tendo sido construído pelo lendário professor de ioga da Índia, Tirumalai Krishnamacharya.
Vinyasa Flow Yoga é um estilo favorito de ioga que liga a respiração ao movimento. A palavra sânscrita 'vinyasa' significa conexão. No estilo Vinyasa, há uma ligação entre a respiração e o movimento e entre os asanas da ioga em uma sequência fluida.
Os praticantes de Vinyasa Yoga combinam o movimento para respirar e fluir de uma postura para outra em sequência. O método é suave e as cordas Vinyasa posam juntas em um fluxo, ao contrário dos asanas do Hatha Yoga que se concentram em uma postura e descansam.
Cada movimento em Vinyasa Yoga é sincronizado com a respiração. Respirar corretamente é de extrema importância neste estilo. Ele atua como uma medida e dá uma direção ao praticante para mover-se de uma postura para outra.
Vinyasa Yoga, em um sentido filosófico, reconhece a natureza temporária das coisas refletidas na maneira como mantemos uma postura por um tempo, a deixamos e passamos para outra. Vinyasa ganhou imensa popularidade e é amplamente praticado em todo o mundo.
Agora, vamos dar uma olhada em algumas de suas poses.
Poses de ioga de Vinyasa Flow
As posturas de Vinyasa a seguir se concentram na respiração e na energia interna e trabalham em partes específicas do corpo.
- Uttanasana (curvatura para a frente em pé)
- Anjaneyasana (postura do crescente)
- Vasisthasana (postura da prancha lateral)
- Chaturanga dandasana (postura do bastão de quatro patas)
- Malasana (postura de Garland)
- Balasana (pose de criança)
- Janu Sirsasana (postura da cabeça aos joelhos)
1. Uttanasana (curvatura para a frente em pé)
Imagem: iStock
Sobre a postura: uttanasana ou inclinação para frente em pé é um asana em que sua cabeça é colocada abaixo do coração, evocando muitos benefícios. O asana funciona melhor quando praticado pela manhã com o estômago vazio.
Benefícios: o asana proporciona um bom alongamento para os quadris e panturrilhas. Ele libera ansiedade e dor de cabeça. A postura massageia seus órgãos digestivos e ativa os rins. Também diminui os problemas menstruais e a asma.
Para saber mais sobre o asana e como praticá-lo, clique aqui: Uttanasana
Voltar para TOC
2. Anjaneyasana (postura do crescente)
Imagem: iStock
Sobre a pose: Anjaneya é outro nome do Senhor Hanuman, o grande ajudante do Senhor Rama no épico indiano Ramayana. A postura lembra a postura típica de Hanuman e, portanto, é chamada de Anjaneyasana. Pratique a postura com o estômago vazio pela manhã.
Benefícios: Anjaneyasana abre seus ombros e peito. Aumenta a concentração e o equilíbrio, fortalece os joelhos e alivia a ciática. Isso acalma sua mente e desenvolve a consciência central.
Para saber mais sobre o asana e como praticá-lo, clique aqui: Anjaneyasana
Voltar para TOC
3. Vasisthasana (postura da prancha lateral)
Imagem: iStock
Sobre a pose: Vasistha é um dos sete grandes videntes da Índia. Vasistha também significa riqueza. O asana tem esse nome porque torna a pessoa saudável, o que é uma combinação de grandeza e riqueza. Pratique o asana com o estômago vazio pela manhã.
Benefícios: Vasisthasana torna suas pernas e braços fortes. Estica os pulsos e fortalece os ombros. A postura também melhora a coordenação corporal e aumenta a força do núcleo.
Para saber mais sobre o asana e como praticá-lo, clique aqui: Vasisthasana
Voltar para TOC
4. Chaturanga Dandasana (postura do bastão de quatro patas)
Imagem: iStock
Sobre a postura: Chaturanga Dandasana ou a postura do bastão de quatro patas lembra uma prancha baixa. Aqui, o corpo é sustentado pelas pontas dos dedos dos pés e pelas palmas das mãos. Pratique o asana com o estômago vazio pela manhã ou à noite, após um intervalo de 4 a 6 horas desde sua última refeição.
Benefícios: Chaturanga Dandasana fortalece seus pulsos e os torna mais flexíveis. Ele constrói músculos em seus braços e ombros.
Para saber mais sobre o asana e como praticá-lo, clique aqui: Chaturanga Dandasana
Voltar para TOC
5. Malasana (postura de Garland)
Imagem: iStock
Sobre The Pose: Malasana ou Garland Pose é um agachamento simples. O asana é uma maneira natural de se sentar em muitas regiões dos países orientais. Isso chega rapidamente para aqueles que são fisicamente ativos. Pratique Malasana pela manhã com o estômago vazio.
Benefícios: Malasana proporciona um bom alongamento do sacro e da virilha. Aumenta a flexibilidade dos tornozelos e joelhos, fortalece o abdômen e melhora a mobilidade do quadril.
Para saber mais sobre o asana e como praticá-lo, clique aqui: Malasana
Voltar para TOC
6. Balasana (pose de criança)
Imagem: iStock
Sobre a postura: Balasana ou a postura da criança se assemelha à posição fetal. A palavra sânscrita 'bala' significa criança, e a postura é, portanto, chamada de Balasana. É uma postura relaxante e funciona melhor quando praticada de manhã ou à noite com o estômago vazio.
Benefícios: Balasana libera a tensão nos ombros e nas costas. Ele diminui a fadiga e mantém seus órgãos internos ativos. A postura também alonga a coluna e alivia a dor no pescoço.
Para saber mais sobre o asana e como praticá-lo, clique aqui: Balasana
Voltar para TOC
7. Janu Sirsasana (postura da cabeça aos joelhos)
Imagem: iStock
Sobre a postura: Janu Sirsasana ou a postura da cabeça aos joelhos é uma inclinação para a frente sentada que exige que você toque a cabeça em qualquer um dos joelhos. Pratique o asana pela manhã com o estômago vazio ou à noite após um intervalo de 4 a 6 horas desde sua última refeição.
Benefícios: Janu Sirsasana alivia a depressão leve e proporciona um bom alongamento para os tendões da coxa e estimula o fígado e os órgãos reprodutivos. Cura a insônia e a hipertensão.
Para saber mais sobre o asana e como praticá-lo, clique aqui: Janu Sirsasana
Voltar para TOC
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
O que devo vestir para praticar Vinyasa Yoga?
Use roupas largas e confortáveis para praticar Vinyasa Yoga.
Com que frequência eu pratico Vinyasa Yoga?
Pratique todos os dias, se possível.
Um estado de vida inativo não é algo em que você deva estar. Ele tira seu charme e sua faísca. Flua como o rio, não importa o quê. Lide com situações, experimente e aprenda com elas. Mas, nunca pare por aí. Ir em frente. A vida tem mais coisas. Vinyasa irá ajudá-lo a chegar lá, então comece.