Índice:
- Índice
- O que é óleo de gerânio? Como isso é benéfico?
- Quais são os benefícios do óleo de gerânio?
- 1. Ajuda a reduzir rugas
- 2. Trata acne e outras doenças de pele
- 3. Tonifica os músculos
- 4. Luta contra infecções
- 5. Acelera a cura
- 6. Ajuda a tratar Alzheimer e outras doenças mentais
- 7. Combate a inflamação
- 8. Melhora a saúde respiratória
- 9. Ajuda a desintoxicar
- 10. Pode regular a pressão arterial
- 11. Reduz a dor do nervo
- 12. O óleo de gerânio melhora a saúde do cabelo
- Quais são os efeitos colaterais do óleo de gerânio?
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- Referências
Comumente usado na aromaterapia, o óleo de gerânio tem sua história enraizada nos tempos dos antigos egípcios. O óleo é conhecido por promover uma pele bonita e radiante, além de combater a inflamação e a ansiedade. Há mais coisas do que podemos falar aqui. É por isso que você precisa continuar lendo.
Índice
- O que é óleo de gerânio? Como isso é benéfico?
- Quais são os benefícios do óleo de gerânio?
- Quais são os efeitos colaterais do óleo de gerânio?
O que é óleo de gerânio? Como isso é benéfico?
O óleo é derivado do arbusto de gerânio, que é uma planta perene nativa da África do Sul. O óleo essencial é um dos muitos derivados da planta e contém vários compostos benéficos.
Os principais usos do óleo estão na aromaterapia, onde é usado para tratar acne, ansiedade e insônia. Também pode melhorar o seu humor e aliviar a fadiga. E graças ao seu aroma, é bastante popular entre as mulheres.
Os principais componentes do óleo de gerânio incluem citronelol e geraniol, junto com nerol, formato de citronelil e linalol. E estes são os responsáveis pelos benefícios que este óleo oferece.
Voltar para TOC
Quais são os benefícios do óleo de gerânio?
1. Ajuda a reduzir rugas
Shutterstock
As propriedades adstringentes do óleo de gerânio podem ajudar a reduzir as rugas. O óleo induz contrações em várias áreas do corpo, o que pode enrijecer a pele, principalmente no rosto, reduzindo as rugas e até retardando o aparecimento delas. Você pode simplesmente adicionar duas gotas de óleo de gerânio à sua loção facial e aplicar duas vezes ao dia.
2. Trata acne e outras doenças de pele
O óleo de gerânio tem propriedades que equilibram os níveis de hidratação da pele e ajudam na renovação das células da pele, o que pode ajudar no tratamento da acne.
As propriedades antiinflamatórias do óleo de gerânio também ajudam a tratar eczema, dermatite e psoríase (1).
Adicionar algumas gotas de óleo ao xampu diário também pode ajudar a tratar eczema e psoríase. Uma ou duas gotas de óleo podem ajudar a curar o herpes labial. Você também pode usar o óleo para curar estrias.
3. Tonifica os músculos
As propriedades adstringentes do óleo de gerânio entram em jogo aqui. O óleo ajuda a apertar e contrair os músculos, evitando que eles caiam. Ele também pode tonificar sua seção abdominal. Basta misturar cinco gotas de óleo de gerânio com uma colher de sopa de óleo de jojoba e massagear com foco nos músculos.
4. Luta contra infecções
O óleo está repleto de propriedades antibacterianas e isso pode ajudar a combater infecções. Você pode usar isso para acelerar a cicatrização de feridas - já que o óleo impede o crescimento de bactérias na pele. Basta despejar duas gotas de óleo de gerânio na área afetada e cobrir com uma gaze. Repetir isso duas vezes ao dia pode oferecer resultados.
Estudos também mostram como o óleo de gerânio pode ser usado no combate a infecções e na manutenção da higiene e desinfecção em hospitais (2).
5. Acelera a cura
Além de suas propriedades antibacterianas, outra forma com que o óleo de gerânio acelera a cura é induzindo coágulos sanguíneos. O óleo contrai os vasos sanguíneos e interrompe o fluxo sanguíneo, acelerando a formação de coágulos sanguíneos. Isso cura feridas e impede a entrada de toxinas no corpo.
6. Ajuda a tratar Alzheimer e outras doenças mentais
O óleo de gerânio ativa as células microgliais que são conhecidas por combater a inflamação nas vias neurais e prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer e demência. O uso do óleo na aromaterapia é outra ótima maneira de tratar o Alzheimer e outras condições semelhantes (3).
O óleo, quando usado na aromaterapia, também pode auxiliar no tratamento do estresse crônico e da depressão.
7. Combate a inflamação
Shutterstock
Já sabemos que ele pode combater a inflamação e certas doenças associadas a ele. Mas é interessante notar que o óleo de gerânio também ajuda a aliviar a artrite e as doenças cardíacas - ao reduzir a inflamação no corpo, a taxa de recuperação dessas doenças aumenta.
Estudos também mostram como o óleo de gerânio pode ser um agente antiinflamatório melhor do que a maioria dos medicamentos (4).
8. Melhora a saúde respiratória
O gerânio contém certos compostos que possuem efeitos semelhantes aos antibióticos - por isso pode ser usado como um bom remédio para infecções nasais e de garganta. O óleo também reduz as dores, graças aos seus efeitos calmantes. Use óleo de gerânio duas vezes ao dia usando um difusor e você verá a diferença.
9. Ajuda a desintoxicar
O óleo de gerânio é um diurético natural e isso significa que pode promover a micção. Através da micção, pode-se liberar toxinas, excesso de açúcar e sódio e até metais pesados - desintoxicando o corpo e mantendo-o saudável.
10. Pode regular a pressão arterial
O óleo de gerânio, e mesmo os óleos essenciais em geral, atuam dilatando as artérias - e isso ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial. O óleo também atua como antioxidante e reduz o estresse oxidativo, que é outro fator que contribui para a hipertensão e doenças cardíacas.
Também ajuda a acalmar a mente, o que tem um impacto direto (e saudável) nos níveis de pressão arterial. Estudos também mostram como a inalação de óleos essenciais pode ter efeitos imediatos sobre os níveis de pressão arterial (5).
11. Reduz a dor do nervo
Quando aplicado na pele, este óleo pode combater dores nos nervos. Estudos mostram como ele pode reduzir a dor nos nervos que geralmente acompanha o herpes zoster (uma condição causada pelo vírus do herpes).
Você pode simplesmente fazer um óleo de massagem misturando três gotas de óleo de gerânio com uma colher de sopa de óleo de coco - massageie a mistura nas áreas afetadas.
12. O óleo de gerânio melhora a saúde do cabelo
As propriedades antibacterianas do óleo de gerânio podem prevenir infecções bacterianas do couro cabeludo e, em última análise, contribuir para a saúde do cabelo. Embora mais pesquisas sejam necessárias, certas fontes afirmam que o óleo de gerânio pode fortalecer os folículos capilares, aumentando a circulação no couro cabeludo.
Estas são as maneiras pelas quais o óleo de gerânio pode beneficiá-lo. Mas há outra coisa que você precisa ter em mente - a lista de efeitos colaterais.
Voltar para TOC
Quais são os efeitos colaterais do óleo de gerânio?
- Problemas durante a gravidez e amamentação
Embora ingerir óleo em quantidades normais possa ser seguro, não sabemos o que o excesso pode causar. Por isso, consulte o seu médico antes de tomar o óleo e, mesmo que o tome, faça-o apenas em quantidades normais.
- Irritação na pele
Algumas pessoas com pele sensível podem sentir irritação na pele. Portanto, recomendamos que você faça um teste de patch.
- Desidratação
Vimos que o gerânio é um diurético natural - ajuda a eliminar o excesso de água. Mas se você já está tomando óleo de gerânio, não o combine com nenhum outro diurético natural. Caso contrário, pode causar desidratação.
Voltar para TOC
Conclusão
A aromaterapia é uma forma pela qual o óleo de gerânio pode beneficiá-lo. E você viu outras maneiras de tornar sua vida melhor. Então, por que você não começa a usá-lo imediatamente?
E conte-nos como esse post ajudou você. Basta deixar um comentário na caixa abaixo.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Onde posso comprar óleo de gerânio?
Você pode obter o óleo no supermercado mais próximo. Ou você também pode adquiri-lo online na Amazon ou Walmart.
Posso usar óleo de gerânio diretamente na pele?
Sim, mas primeiro faça um teste de patch. Algumas pessoas tendem a desenvolver uma reação ao óleo.
Que outro óleo se mistura bem com o óleo de gerânio?
Você pode misturar óleo de coco com óleo de gerânio para obter benefícios adicionais.
Referências
1. “Óleo essencial de gerânio rosa como…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
2. “As atividades biológicas da canela, do gerânio…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
3. “Efeito da aromaterapia nos pacientes…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
4. “Óleo essencial de gerânio rosa como fonte…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.
5. “Inalação de óleo essencial no sangue…”. Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.