Índice:
- Como o chá verde te ajuda a perder peso
- 1. O chá verde tem poucas calorias
- 2. O chá verde contém catequinas benéficas
- 3. O chá verde contém cafeína que queima gordura
- 4. O chá verde aumenta o metabolismo da gordura
- 5. O chá verde suprime o apetite
- 6. O chá verde ajuda a perder gordura da barriga
- 7. O chá verde regula os genes da obesidade
- 8. O chá verde melhora o desempenho nos exercícios
- 9. A cafeína do chá verde ajuda a manter a perda de peso
- Dieta para perda de peso com chá verde por 7 dias
- Que tipo de chá verde é melhor para perda de peso?
- Posso beber chá verde gelado para perder peso?
- Boas marcas a considerar
- Quanto chá verde para beber por dia?
- Qual é a melhor hora para beber chá verde?
- Suplementos para perda de peso de chá verde são bons para perda de peso?
- Posso beber chá verde após o parto ou durante a amamentação?
- Concluir…
- 43 fontes
O chá verde é o melhor para perda de peso. Beber diariamente tem muitos benefícios comprovados para a saúde (1), (2), (3), (4), (5), (6). Mas como o chá verde funciona para a perda de peso? Quantas xícaras de chá verde você deve beber por dia para perder peso? Este post responde a todas as suas perguntas. Continue lendo!
Como o chá verde te ajuda a perder peso
1. O chá verde tem poucas calorias
Uma caneca de chá verde (8 fl oz) contém apenas 2 calorias e 0,47 g de carboidratos (7). É uma bebida natural que leva apenas 5-7 minutos para ser preparada. Tem um sabor refrescante e rejuvenescedor quando preparado da maneira certa.
Conclusão - Uma caneca de chá verde contém apenas 2 calorias, o que a torna uma bebida ideal para perder peso.
2. O chá verde contém catequinas benéficas
O chá verde contém polifenóis conhecidos como catequinas. Existem quatro tipos de catequinas encontradas no chá verde - epicatequina (EC), epicatequina-3 galato (ECG), epigalocatequina (EGC) e epigalocatequina-3 galato (EGCG) (8).
Normalmente, o chá verde fermentado por 3-5 minutos contém cerca de 51,5 a 84,3 mg / g de catequinas (9). O galato de epigalocatequina (EGCG) representa 50% -80% do total de catequinas no chá verde (10).
EGCG no chá verde tem propriedades antimicrobianas, antiinflamatórias, anti-obesidade, anti-câncer e antioxidantes (8). Um estudo japonês descobriu que a ingestão de 690 mg de catequina por 12 semanas reduziu o IMC, a gordura corporal e a circunferência da cintura (11).
As catequinas ajudam a diminuir a gordura abdominal, o colesterol total, o açúcar no sangue e os níveis de insulina no sangue (12). Os cientistas acreditam que o chá verde EGCG suprime os genes que estimulam a síntese de gordura e induzem a lipólise (quebra de gordura) (13).
Conclusão - Galato de epigalocatequina (EGCG) é o antioxidante mais potente encontrado no chá verde. Ajuda a diminuir a inflamação, o IMC, o açúcar no sangue, a pressão alta e o colesterol.
3. O chá verde contém cafeína que queima gordura
Junto com as catequinas, o chá verde contém cafeína que queima gordura. A cafeína influencia o equilíbrio energético aumentando o gasto energético (calorias queimadas) e diminuindo a ingestão energética (consumo alimentar) (14). Aumenta a termogênese e a oxidação de gordura (15), (16).
Um estudo confirma que dobrar a ingestão de cafeína ajuda a aumentar a redução de peso em 22%, o IMC em 17% e a massa gorda em 28% (17). A ingestão de cafeína antes do exercício também ajuda a aumentar a perda de gordura do corpo (18).
Conclusão - A cafeína no chá verde ajuda a aumentar o gasto de energia, reduz o IMC, a massa gorda e estimula mais a perda de gordura por meio de exercícios.
4. O chá verde aumenta o metabolismo da gordura
O chá verde pode ajudar a aumentar o metabolismo. As catequinas do chá verde são antioxidantes. Os antioxidantes ajudam a eliminar as toxinas do corpo. Isso, por sua vez, ajuda a reduzir o estresse oxidativo e o risco de síndrome metabólica (19), (20).
Beber chá verde forte ajudou a melhorar o metabolismo da gordura em 12% (21). Um estudo de 12 semanas mostrou que o consumo de chá verde pode ajudar na oxidação de gordura, mesmo em uma dieta rica em carboidratos (22). O chá verde atua induzindo termogênese, oxidação e excreção de gordura e inibindo a absorção de gordura (23).
A cafeína do chá verde também ajuda a aumentar o gasto de energia e a oxidação de gordura (14), (15), (16). Pesquisadores australianos descobriram que tomar extrato de chá verde (GTE) ajudou a aumentar a oxidação de gordura em repouso e na condição pós-exercício (24).
Na verdade, beber chá verde matcha antes dos exercícios ajuda a perder peso, melhorando o metabolismo da gordura (25).
Conclusão - As catequinas e a cafeína do chá verde aumentam o metabolismo e a termogênese da gordura e reduzem a absorção de gordura. O chá verde pode ajudar a aumentar a taxa metabólica de repouso e melhorar a perda de peso.
5. O chá verde suprime o apetite
Além de aumentar a oxidação de gordura e reduzir a absorção de gordura, as catequinas do chá verde e a cafeína também suprimem o apetite (26). Cientistas suecos descobriram que consumir chá verde pode ajudar a aumentar os níveis de saciedade (27). Os cientistas descobriram que as bebidas contendo catequinas do chá verde, cafeína e fibra alimentar ajudaram a suprimir o apetite (28).
A cafeína e as catequinas do chá verde, entretanto, não desempenham um papel significativo na regulação positiva da leptina e da adiponectina, os hormônios que suprimem o apetite (29).
Conclusão - O chá verde pode ajudar a suprimir o apetite e aumentar os níveis de saciedade.
6. O chá verde ajuda a perder gordura da barriga
Shutterstock
A gordura da barriga ou abdominal é um problema comum atualmente. Além disso, a gordura abdominal está ligada ao diabetes, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer (30). Estudos de pesquisa confirmaram que as catequinas do chá verde ajudam a reduzir a gordura abdominal (31), (32).
O chá verde também ajuda a reduzir a circunferência da cintura em idosos com síndrome metabólica (33). O consumo regular de chá verde também mostrou mais redução na gordura visceral do que o peso corporal total em outro estudo (34).
O extrato de chá verde é rico em catequinas. Tomar o extrato de chá verde ajuda a reduzir a gordura abdominal, o peso corporal geral, o colesterol LDL e a hipertensão (35).
Conclusão - O consumo regular de chá verde ajuda a reduzir a gordura da barriga e melhora a proporção cintura-quadril.
7. O chá verde regula os genes da obesidade
Curiosamente, os cientistas descobriram que o chá verde pode regular os genes relacionados à obesidade (35). Os pesquisadores também descobriram que o extrato de chá verde induziu o escurecimento do tecido adiposo branco. Isso, por sua vez, ajudou a reduzir a obesidade (36).
O extrato de chá verde também inibe a expressão de proteínas envolvidas na inflamação, melhorando a função de barreira intestinal (37). Em outro estudo, o chá verde EGCG diminuiu a expressão de genes que causam deposição de gordura (38).
No entanto, você deve ter em mente que a maioria desses estudos é realizada em modelos animais. Mais pesquisas em seres humanos são necessárias para saber o mecanismo molecular exato das propriedades de perda de peso do chá verde.
Conclusão - O chá verde EGCG e o extrato de chá verde podem inibir os genes adipogênicos e inflamatórios e diminuir o peso corporal.
8. O chá verde melhora o desempenho nos exercícios
Praticar exercícios regularmente é muito importante para uma perda de peso saudável e sustentável. Muitas pessoas são incapazes de treinar por um longo período porque lhes faltam força e resistência. Tomar uma xícara de chá verde antes do treino pode resolver isso.
O extrato de chá verde (GTE) ajuda a melhorar a capacidade de resistência muscular (39). A suplementação de 500 mg / dar de extrato de chá verde por 15 dias mostrou melhor desempenho nos exercícios e recuperação muscular (40).
Um estudo mostrou que as catequinas do chá verde (GTC) melhoraram o desempenho esportivo e aumentaram a oxidação de gordura em 17% e o gasto energético total (41).
Conclusão - O chá verde ou extrato de chá verde pode ajudar a melhorar o desempenho nos exercícios, aumentar a oxidação de gordura e melhorar a taxa de recuperação muscular.
9. A cafeína do chá verde ajuda a manter a perda de peso
Perder peso é uma coisa; mantê-lo é outra. Manter a perda de peso é mais difícil do que perder peso. Mas alguns estudos provam que o chá verde também pode ajudar a manter a perda de peso.
O consumo da mistura de chá verde com cafeína por 3 meses ajudou a melhorar a manutenção da perda de peso por meio da oxidação de gordura e aumento da termogênese em dois estudos (42), (16). É necessária mais pesquisa sobre isso, mas os dados parecem promissores.
Conclusão - Continuar a beber chá verde após a perda de peso impede o ganho de peso.
Estas são as 9 maneiras pelas quais o chá verde ajuda na perda de peso. Agora a questão é: como incorporar o chá verde em sua dieta? Confira o infográfico a seguir. Faça uma captura de tela e use-a por 7 dias. Você verá resultados garantidos se aderir ao plano.
Dieta para perda de peso com chá verde por 7 dias
Isso nos leva à próxima pergunta. Qual chá verde é o melhor para perder peso? Vamos descobrir abaixo.
Que tipo de chá verde é melhor para perda de peso?
Os melhores tipos de chá verde para perda de peso são o chá oolong, o chá matcha e o chá verde de folhas soltas. O chá preto é mais oxidado e, portanto, não contém muitas catequinas. Chás verdes com sabor são bons, mas podem conter conservantes. Você pode tentar as seguintes combinações para tornar seu chá verde saboroso:
- Chá verde e limão
- Chá verde e canela
- Chá verde e hortelã
- Chá verde e mel ou xarope de bordo
Nota: Não adicione açúcar refinado ao chá verde se estiver tentando perder peso. Você pode adicionar uma colher de chá de mel orgânico.
Posso beber chá verde gelado para perder peso?
Não há estudos até agora que afirmam que o chá verde gelado pode ajudar você a perder peso. Portanto, é melhor ir para o chá verde normal de uma marca confiável. Se você não tiver certeza de qual marca de chá verde comprar, verifique a próxima seção.
Boas marcas a considerar
Quando se trata de um bom chá verde, é melhor procurar a melhor e confiável marca de chá. Aqui estão algumas marcas que você pode experimentar:
Chás de ervas Lipton, Waghbakri, Green Label, Tulsi, Tetley, Taj, Tazo, Bigelow, Stash e Himalaya. Aqui estão mais alguns chás de emagrecimento que você pode conferir antes de comprar.
Se sua xícara de chá verde tem gosto de grama, verifique este guia gratuito sobre como preparar o chá verde corretamente.
Você deve estar ciente de que nada em excesso é saudável para você. Beber muitas xícaras de chá verde pode causar efeitos colaterais. É por isso que é melhor saber a dosagem ideal de chá verde para perder peso. Saiba mais sobre isso abaixo.
Quanto chá verde para beber por dia?
É melhor limitar o consumo de chá verde a 2-3 xícaras por dia. Além disso, não exceda a ingestão de cafeína de 200 - 300 mg / ml. Consuma chá verde descafeinado, mas mantenha o padrão de 2-3 xícaras de chá verde por dia.
Dica: para saber a quantidade de cafeína de chá verde ou EGCG que você está consumindo por xícara, verifique o rótulo nutricional.
Qual é a melhor hora para beber chá verde?
A melhor hora para beber chá verde é logo ao acordar e antes das refeições.
Comprimidos de perda de peso de chá verde também são bastante populares nos dias de hoje. Você deve levá-los? Qual é o problema? Descubra na seção abaixo.
Suplementos para perda de peso de chá verde são bons para perda de peso?
Os suplementos de extrato de chá verde têm 10% mais catequinas, galato de epigalocatequina (EGCG). Portanto, tomar suplementos de chá verde pode apresentar resultados de perda de peso mais rápidos.
No entanto, tomá-los sem consultar um médico ou tomar muitos deles pode causar efeitos colaterais. Essa alta concentração de EGCG através das pílulas de chá verde causa toxicidade mitocondrial, levando à hepatotoxicidade (43).
Que tal tomar chá verde após o parto para perder peso? Encontre a resposta abaixo.
Posso beber chá verde após o parto ou durante a amamentação?
Consulte primeiro o seu ginecologista. No entanto, sugerimos que evite seguir qualquer dieta logo após o parto ou amamentação.
Concluir…
O chá verde é ótimo para perda de peso e manutenção da perda de peso. Beber 2 a 3 xícaras de chá verde é seguro e traz muitos benefícios à saúde. Evite consumir muitas xícaras de chá verde para evitar seus efeitos colaterais. Além disso, converse com seu médico se decidir tomar suplementos ou comprimidos de chá verde. Espero que esta postagem ajude você a ter uma maneira de viver melhor e mais saudável.
Tem perguntas? Poste-os na caixa abaixo, e entraremos em contato com você.
43 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Catequinas do chá verde: papel defensivo em doenças cardiovasculares, Chinese Journal of Natural Medicines, ScienceDirect.
www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1875536413600515
- Catequinas do chá verde e pressão arterial: uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados, European Journal of Nutrition, SpringerLink.
link.springer.com/article/10.1007/s00394-014-0720-1
- Catequinas do chá verde e seus metabólitos na pele humana antes e depois da exposição à radiação ultravioleta, The Journal of Nutritional Biochemistry, ScienceDirect.
- Resumo CT111: Suplementação com extrato de chá verde, metabolismo do estrogênio e risco de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa com alto risco de câncer de mama, American Association for Cancer Research.
- As possibilidades antimicrobianas do chá verde, Frontiers in Microbiology.
www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmicb.2014.00434/full
- Benefícios potenciais do polifenol EGCG do chá verde na prevenção e tratamento da inflamação vascular na artrite reumatóide, Ciências da Vida, ScienceDirect.
www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0024320513003937?np=y
- Bebidas, chá, verde, fermentado, regular, FoodData Central, Departamento de Agricultura dos EUA.
fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/171917/nutrients
- Catequinas do chá verde: seu uso no tratamento e prevenção de doenças infecciosas, Biomed Research International, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6076941/
- Conteúdo total de fenol, catequina e cafeína em chás comumente consumidos no Reino Unido, Journal of Agricultural and Food Chemistry.
pubs.acs.org/doi/full/10.1021/jf010153l?src=recsys
- Polifenóis na Prevenção e Tratamento de Doenças Vasculares e Cardíacas e Câncer, Polifenóis na Saúde e Doenças Humanas, ScienceDirect.
www.sciencedirect.com/topics/biochemistry-genetics-and-molecular-biology/tea
- A ingestão de um chá rico em catequinas leva à redução da gordura corporal e do LDL modificado com malondialdeído nos homens. The American Journal of Clinical Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15640470
- Efeitos anti-obesidade das catequinas do chá em humanos, Journal of Oleo Science.
www.jstage.jst.go.jp/article/jos/50/7/50_7_599/_article
- Efeitos benéficos do chá e do chá verde Catechin Epigallocatechin-3-gallate na obesidade, moléculas, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6274011/
- O efeito da cafeína no balanço energético. Journal of Basic and Clinical Physiology and Pharmacology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27824614
- Perda e manutenção do peso corporal em relação à ingestão habitual de cafeína e suplementação com chá verde. Obesity Research, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16076989
- Catequinas do chá verde, cafeína e regulação do peso corporal. Physiology & Behavior, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20156466
- Os efeitos da ingestão de cafeína na perda de peso: uma revisão sistemática e meta-análise dos-resposta de ensaios clínicos randomizados. Revisões críticas em ciência de alimentos e nutrição, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30335479
- Os efeitos da cafeína e dos exercícios sobre o peso corporal, o peso da gordura e o tamanho das células de gordura. Medicina e Ciência em Esportes e Exercício, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7132651
- O papel potencial dos antioxidantes na síndrome metabólica. Current Pharmaceutical Design, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26648468
- Quão eficazes são os suplementos antioxidantes na obesidade e no diabetes? Princípios e Prática Médica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5588240/
- O chá de Oolong aumenta a taxa metabólica e a oxidação de gordura em homens, The Journal of Nutrition, Oxford Academic.
academic.oup.com/jn/article/131/11/2848/4686734
- Eficácia do chá verde na redução de peso em tailandeses obesos: um ensaio clínico randomizado e controlado. Physiology & Behavior, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18006026
- Os efeitos anti-obesidade do chá verde na intervenção humana e estudos moleculares básicos. European Journal of Clinical Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25074392
- Chá verde, exercício de corrida intermitente e oxidação de gordura, nutrientes, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4517022/
- As bebidas de chá verde Matcha aumentam a oxidação de gordura durante caminhadas rápidas em mulheres. Jornal Internacional de Nutrição Esportiva e Metabolismo do Exercício, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29345213
- Efeitos antiobesidade das catequinas do chá verde: uma revisão mecanicista. The Journal of Nutritional Biochemistry, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21115335
- O chá verde afeta a glicose pós-prandial, insulina e saciedade em indivíduos saudáveis: um ensaio clínico randomizado. Nutrition Journal, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21118565
- As bebidas que contêm fibras solúveis, cafeína e catequinas do chá verde suprimem a fome e reduzem o consumo de energia na refeição seguinte. Appetite, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22922604
- O consumo de café e chá verde está relacionado aos níveis séricos de adiponectina e leptina? International Journal of Preventive Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6298130/
- A importância clínica da adiposidade visceral: uma revisão crítica dos métodos de análise do tecido adiposo visceral, The British Journal of Radiology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3473928/
- Efeitos do chá verde enriquecido com catequina na composição corporal. Obesidade, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19680234
- O consumo de catequina do chá verde aumenta a perda de gordura abdominal induzida por exercícios em adultos com sobrepeso e obesos. The Journal of Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19074207
- Efeito do consumo de chá verde (Camellia sinensis) nos componentes da síndrome metabólica em idosos, The Journal of Nutrition, Health & Aging, SpringerLink.
link.springer.com/article/10.1007/s12603-012-0081-5
- Efeitos do consumo crônico de chá verde no peso e distribuição da gordura corporal de ratos Wistar avaliados por tomografia computadorizada. Acta cirúrgica brasileira, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28591363
- Um extrato de chá verde rico em catequinas reduz a gordura corporal e os riscos cardiovasculares em humanos. Obesidade, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17557985
- O extrato de chá verde induz genes relacionados ao escurecimento do tecido adiposo branco e limita o ganho de peso em ratos alimentados com dieta de alta energia. Food & Nutrition Research, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28804438
- O extrato de chá verde previne a obesidade em camundongos machos ao aliviar a disbiose intestinal em associação com a função de barreira intestinal melhorada que limita a translocação de endotoxinas e a inflamação adiposa. The Journal of Nutritional Biochemistry, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30856467
- O chá verde (-) - epigalocatequina-3-galato reduz o peso corporal com a regulação da expressão de múltiplos genes no tecido adiposo de camundongos obesos induzidos por dieta. Annals of Nutrition & Metabolism, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19390166
- O extrato de chá verde melhora a capacidade de resistência e aumenta a oxidação de lipídios musculares em ratos. American Journal of Physiology. Fisiologia regulatória, integrativa e comparativa, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15563575
- O extrato de chá verde preserva a ativação neuromuscular e os marcadores de danos musculares em atletas sob fadiga cumulativa, Frontiers in Physiology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6107802/
- Chá verde catequinas e desempenho esportivo, antioxidantes em nutrição esportiva, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK299060/
- A catequina do chá verde associada à suplementação de cafeína em uma dieta rica em proteínas não tem efeito adicional na manutenção do peso corporal após a perda de peso. The American Journal of Cinical Nutrition, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19176733
- GREEN TEA, National Institutes of Health.
livertox.nih.gov/GreenTea.htm