Índice:
- O que é design de moda?
- Aprenda como se tornar um estilista
- 1. Habilidades de costura
- 2. Projetando
- 3. Decidindo um nicho
- 4. Análise da necessidade do cliente ao identificar lacunas na indústria
- 5. Merchandising de moda
- 6. Análise e estratégia de mercado
- 7. Compreendendo o público-alvo
- Educação de Moda
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Bem, você sabe o que dizem - Roma não foi construída em um dia. Não é possivel. Assim como se tornar um designer de moda, ou por falar nisso, qualquer coisa que você escolher na vida (em um dia, quero dizer). E, com as carreiras, você precisa estar disposto a fazer um esforço extra para levar sua paixão inata pelo ofício a um outro nível. Mas, já tendo o olhar para os detalhes e o interesse em brincar com cores, tecidos, texturas, etc. torna-o duplamente divertido e o processo muito mais fácil.
O design de moda é uma forma de arte, então ter uma ideia criativa é uma coisa, mas no minuto em que você fala sobre se tornar um designer de moda, há um monte de elementos que entram em cena. Como entender o merchandising de moda, decidir um nicho, analisar mercados, escolher um grupo-alvo, etc. Então, da próxima vez que você for inspirado por um concorrente do Project Runway, entenda que há muito mais no que se refere ao design de moda do que isso atende a olho.
O que é design de moda?
Imagem: Shutterstock
Vamos apenas olhar para a grande questão e entender o que realmente é design de moda. Simplificando, design de moda é tudo em que você pode pensar quando fala sobre roupas e acessórios. Trata da aplicação da forma de arte na criação de designs que esteticamente influenciam as condições sociais, geográficas, econômicas e culturais. Além disso, design de moda e cursos relacionados fornecem orientação, estrutura e compreensão de todos os elementos essenciais envolvidos antes de você chegar lá. Alguns cursos lidam mais com determinados atributos do que os demais, dependendo do nicho e, eventualmente, da especialização. Então, em algum ponto da linha, você também precisa começar a pensar sobre a qual parte do espectro deseja se manter.
Aprenda como se tornar um estilista
Imagem: Shutterstock
Enquanto a educação formal em design de moda tem uma abordagem estruturada, a abordagem direta ou informal dependerá inteiramente de você e do esforço, tempo, energia, etc. que você decidir colocar para realizar seu sonho.
Aqui está o que você deve estar preparado para lidar:
1. Habilidades de costura
Imagem: Shutterstock
A base para fazer uma vestimenta é a costura. Portanto, como aspirante a designer de moda, você deve aprimorar suas habilidades de costura. As técnicas de compreensão facilitam o seu esboço. Você também vai lidar com a natureza dos diferentes tecidos e trabalhar com cada um deles. Os projetos dependem inadvertidamente de vários desses fatores. Se você observar cuidadosamente o trabalho de alguns designers, verá um ponto, estilo ou técnica de assinatura em que eles baseiam seu trabalho. Isso vem com experiência, experimentos, pesquisas e domínio sobre o assunto. Como um iniciante, gaste muito tempo aprimorando essa habilidade, e isso irá percorrer um longo caminho à medida que você progride.
2. Projetando
Imagem: Shutterstock
Desenhar roupas e criar sua coleção com sucesso significa reunir muitos elementos importantes.
- Desenhar é, claro, a primeira grande coisa neste processo, e o esqueleto para construir a roupa. Desenhe um esboço inicial, que é uma ótima maneira de começar. Além disso, porque escrever é diferente de visualizá-lo! É a única maneira de improvisar, então esteja preparado para esboçar e fazer muitos esboços.
- Escolher o tecido e o que você quer fazer dele é o próximo grande passo. Você pode ser, no entanto, criativo e futurista com padrões e estampas, mas sem as cores certas e mesmo os tons, tudo pode ficar sem graça. Cada cor vem em um milhão de tons, e acertar aquele prego na cabeça com o tom exato é uma arte em si. Um olho para os detalhes é o que você precisa. É por isso que quando você observa qualquer coleção significativa, você vê que o designer pega um tema e brinca extensivamente com cada cor e padrão. É um ato de equilíbrio.
- Detalhes técnicos, que a maioria de nós, leigos, não consegue ver. É nada menos que ciência porque você leva seu esboço para o próximo nível e faz dele o projeto de cada peça de roupa. De que outra forma você acha que tantos tipos de corpos se enquadram em uma categoria de tamanho? As grandes empresas têm uma comitiva que trabalha em uma infinidade de aspectos para cada coleção enquanto decide os tamanhos, personalizando cada padrão e fazendo com que cada parte do quebra-cabeça se encaixe.
3. Decidindo um nicho
Imagem: Shutterstock
Como iniciantes, todos os entusiastas da moda querem fazer alta costura e acham que fazer roupas caras será um grande avanço. No entanto, isso não é verdade e é exatamente o oposto. Além disso, há muito mais do que alta costura, os mercados se abriram de várias maneiras e, se você for realmente bom, poderá abrir uma dimensão totalmente nova. Com base em onde está o seu interesse, comece lentamente a pensar em um nicho à medida que avança com seu curso / estágio / carreira de design de moda. Aqui estão suas escolhas:
- Alta costura - Sob medida ou alta costura começou na época em que cada peça de roupa ou vestido era feito para um determinado cliente. Grande atenção aos detalhes é dada aos tecidos, cores, técnica e ajuste em relação ao preço. Apenas membros da elite da sociedade tinham acesso a estilistas que faziam vestidos de alta costura. No entanto, os tempos mudaram e o pool de talentos aumentou. A alta costura está mais acessível agora - de passarelas a lojas próprias e tapetes vermelhos - elas estão por toda parte. Embora seja um sonho de todo designer de moda chegar lá algum dia, não é um grande primeiro passo. Porém, com perseverança, você chegará lá de qualquer maneira.
- Produção em massa - É o oposto da alta costura. Essas roupas estão disponíveis a granel e para todos, além de serem econômicas também. Grandes marcas com sua equipe de designers escolhem um modelo, tipo ou padrão específico que está em alta naquela estação e fazem os looks à máquina. Um modelo de negócio que é considerado mais lucrativo porque há um maior número de oportunidades que cobrem o custo de produção relativamente baixo.
- Pronto para vestir (Pret-a-Porter) - A próxima grande novidade na indústria da moda é o pronto-para-vestir, que é uma variante intermediária dos dois. Assim, os estilistas que apresentam seus trabalhos em exposições, passarelas e tapetes vermelhos também fazem peças semelhantes de alta qualidade, mas em menor quantidade. Essas roupas são exclusivas, mas prontas para vestir.
4. Análise da necessidade do cliente ao identificar lacunas na indústria
Imagem: Shutterstock
Você não pode manter sua perna em mais de um barco, então escolha primeiro um setor e depois faça muitas pesquisas sobre ele. O setor pode incluir roupas masculinas, femininas, infantis, esportivas, noivas, atletismo ou uma combinação de duas ou mais. Os cursos de design de moda também ensinam técnicas de pesquisa que ajudam a analisar o setor escolhido. Você precisa cavar mais fundo para entender as necessidades do seu nicho e ver se há uma abertura para você entrar. Se houver uma lacuna, identifique oportunidades de como e onde você pode lançar sua coleção. Esta pré-produção precisa de muito brainstorming e, se feita corretamente, é metade da batalha ganha.
5. Merchandising de moda
Imagem: Shutterstock
Outro aspecto interessante e importante para se tornar um designer de moda de sucesso é entender as técnicas de precificação com base no custo de produção e nas despesas gerais envolvidas. O merchandising de moda é um assunto em si que ensina o comportamento do consumidor, os preços e a economia de administrar um negócio lucrativo da moda. Paixão é uma coisa, mas administrar uma empresa é um jogo totalmente novo, e não o gosto de todos.
6. Análise e estratégia de mercado
Imagem: Shutterstock
Quer você opte por se dedicar ao design de moda após o curso ou pelo caminho alternativo, você precisa entender os outros periféricos necessários que precisam ser aprimorados, além do próprio ofício. Embora desenhar vestidos seja um pouco, entender as condições do mercado e ter uma estratégia para lançá-los são igualmente importantes. Conhecer o pulso do seu mercado e dos clientes é o que leva sua empresa ao próximo nível.
7. Compreendendo o público-alvo
Imagem: Shutterstock
Compreenda os dados demográficos e o público-alvo. Na verdade, isso é algo que você precisa saber antes mesmo de criar sua coleção. Coloque-se no lugar de seu público-alvo - pense no que você esperaria de uma marca. Esse é um ótimo ponto de partida e torna o processo menos tedioso. Trabalhar em conjunto com os fatores subjacentes é o que o diferencia. Parte disso você aprende na teoria, enquanto o resto você aprende com a experiência.
Educação de Moda
Imagem: Shutterstock
A educação em moda é uma lista exaustiva e depende de onde e como você pretende fazer isso. Você poderia fazer uma pós-graduação completa de três ou quatro anos em design de moda e, em seguida, fazer uma especialização em seu mestrado. Algumas faculdades oferecem especializações desde a graduação, enquanto outras não. Faculdades na Índia e no exterior também oferecem especializações em design de moda em MBA. Você pode escolher seu nicho aqui - qualquer coisa, desde merchandising de moda, gerenciamento de varejo, gerenciamento de vestuário, estilo de vida e design de acessórios, etc. Existem também opções como diploma e certificações que você pode fazer em moda. Depende de onde está seu interesse e como você planeja levá-lo adiante. Seja o que for, a educação da moda o impulsiona na direção certa.
Agora que você sabe como se tornar um estilista, o que está esperando? É hora de ir em frente e perseguir seus sonhos.
Enquanto houver paixão no domínio escolhido, não há como pará-lo. Não há maneira certa ou errada de fazer as coisas, desde que você trabalhe para isso. Espero que este artigo tenha sido uma dica para seguir em frente. Boa sorte com tudo!
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quais são os diferentes tipos de designers de moda?
Os designers de moda podem se concentrar em qualquer uma dessas categorias principais - vestuário, sapatos e acessórios. No entanto, existem muitas subcategorias em cada um deles.
Quem são alguns dos principais estilistas da Índia?
Alguns grandes nomes da indústria da moda são Sabyasachi Mukherjee, Manish Malhotra, Anita Dongre e muitos mais. Aqui está uma lista dos 30 melhores designers e suas histórias.