Índice:
- Índice
- O que é um peeling químico?
- Quais são os tipos de peelings químicos?
- Quais são os benefícios do peeling químico?
- Peelings químicos: os ingredientes a procurar
- Existem efeitos colaterais de peelings químicos?
- Como fazer peeling químico em casa
- Etapa 1: limpe seu rosto
- Etapa 2: Proteja as peças sensíveis
- Etapa 3: Apple, a solução de peeling químico
- Etapa 4: deixe ligado pelo tempo recomendado pelo fabricante
Quer se livrar de sua pele sem brilho? Ou fazer com que as manchas da idade e as sardas desapareçam? Quer melhorar a textura da sua pele? Esteja você buscando uma solução para apenas um desses problemas ou para todos eles, o tratamento com peeling químico é a resposta.
É saudado por especialistas como uma das soluções mais eficazes para o cuidado da pele. E o melhor é que você pode fazer em casa! Este artigo discute tudo o que você precisa saber sobre o peeling químico em casa. Vamos começar!
Índice
- O que é um peeling químico?
- Quais são os tipos de peelings químicos?
- Quais são os benefícios do peeling químico?
- Peelings químicos: os ingredientes a procurar
- Existem efeitos colaterais de peelings químicos?
- Como fazer peeling químico em casa
- Como cuidar da pele após o peeling químico
O que é um peeling químico?
Shutterstock
Um peeling químico é um tratamento em que uma solução química é usada para esfoliar a pele. Um produto químico é aplicado na pele, o que causa a morte do tecido (de maneira controlada), resultando na descamação da camada superior da pele. Depois que a camada é removida, uma nova camada de pele é regenerada, que é mais lisa, menos enrugada e melhor do que a velha. A nova pele geralmente é bastante sensível, mas cicatriza completamente em poucos dias.
Dependendo da profundidade da ferida criada, os peelings químicos são amplamente classificados em três tipos.
Voltar para TOC
Quais são os tipos de peelings químicos?
Shutterstock
Os peelings químicos são categorizados como:
- Peelings Superficiais
Este tipo de peeling químico não penetra na pele além da epiderme (a camada superior). É extremamente suave e esfolia suavemente apenas a camada externa da pele. Se você tem uma descoloração leve da pele ou deseja melhorar a textura da pele áspera, este é adequado para você. Normalmente, um alfa-hidroxiácido, ácido salicílico (baixa concentração) ou qualquer outro ácido suave é usado neste tipo de peeling químico.
- Peelings médios
Os produtos químicos deste peeling cruzam a epiderme e alcançam o nível mais alto da derme (a camada intermediária da pele). Os peelings médios são geralmente usados para tratar condições como manchas senis, rugas, linhas finas e níveis moderados de descoloração. Este peeling também ajuda a suavizar a pele áspera e a tratar qualquer tumor pré-canceroso da pele. O ácido glicólico (alta porcentagem), o ácido tricloroacético e os peelings de Jessner se enquadram nessa categoria.
- Peelings Profundos
Como o nome sugere, os peelings profundos penetram na derme e atingem a camada mais profunda da pele. Eles são usados no tratamento de cicatrizes superficiais, sardas, manchas senis, rugas profundas, descolorações da pele e linhas moderadas. Peelings de fenol e ácido tricloroacético (alta porcentagem) são usados para peelings profundos. O procedimento pode ser realizado no máximo uma vez por ano e deve ser realizado por um profissional.
Quando feitos corretamente, os peelings químicos podem transformar drasticamente sua pele e dar-lhe uma aparência jovem. Aqui estão alguns benefícios do peeling químico.
Voltar para TOC
Quais são os benefícios do peeling químico?
Shutterstock
Além de melhorar a textura da pele, os peelings químicos podem fazer muito por ela.
- Torna a sua pele seca mais lisa
- Reduz a pigmentação
- Elimina manchas
- Reduz acne
- Reduz os sinais de danos leves do sol
- Pele de aparência mais jovem
- Elimina manchas leves
Além disso, tem menos tempo de recuperação.
- Linhas finas tornam-se menos perceptíveis
- Elimina cicatrizes e marcas de nascença
- Reduz a pigmentação
- Remove cicatrizes de acne antigas
- Reduz a pele seca
- Reduz os sinais de danos causados pelo sol e manchas
- Pele fresca e com aparência mais jovem
- Remove crescimentos pré-cancerosos
- Reduz cicatrizes profundas de acne
- Elimina acne
- Elimina rugas profundas
- Reduz manchas de idade
- Pele mais lisa e com aparência mais jovem
- Resultados de longo prazo
Acima de tudo, o peeling químico profundo é um tratamento único que tem um efeito duradouro na pele.
Os peelings químicos que as pessoas aplicam em casa geralmente são peelings superficiais. Se você está fazendo um peeling médio em casa, é preciso ter muito cuidado. É melhor não arriscar se for a primeira vez que faz um peeling químico em casa. Ao escolher um peeling químico, a lista de ingredientes pode ser exaustiva e confusa. Se você é um iniciante, aqui está um guia rápido dos ingredientes que você pode optar.
Voltar para TOC
Peelings químicos: os ingredientes a procurar
Shutterstock
Aqui estão os ingredientes que você deve procurar ao comprar peelings químicos.
- Peelings Enzimáticos
Estes são incrivelmente suaves, pois contêm uma mistura de enzimas de frutas. Eles esfoliam suavemente a camada superior da pele e refinam os poros da pele. Os peelings enzimáticos são ótimos para quem tem pele sensível e intolerante aos ácidos.
- Ácido lático
Os peelings de ácido láctico geralmente contêm alfa-hidroxiácidos (AHA) e são extremamente suaves. Eles são adequados para iniciantes e ajudam a suavizar a pele e a tratar pequenas rugas, linhas finas e descoloração leve (1). Eles também são extremamente hidratantes.
- Ácido mandélico
O ácido mandélico tem benefícios anti-envelhecimento e é muito eficaz na remoção de células mortas da pele. Ajuda a melhorar a textura da pele e a reduzir as rugas e linhas de expressão. Também auxilia na redução da hiperpigmentação (2). Funciona bem quando combinado com ácido salicílico.
- Ácido salicílico
O ácido salicílico é amplamente utilizado no tratamento da acne. Quando usado em soluções de peeling, o ácido salicílico é absorvido pelos poros da pele e os desobstrui. Ao contrário do AHA e do ácido glicólico, esse ácido não tornará sua pele sensível aos raios solares (3). O ácido salicílico ajuda no tratamento do melasma, sardas, hiperpigmentação e danos causados pelo sol.
- Ácido glicólico
Comparado com todos os ingredientes mencionados acima, o ácido glicólico é um pouco mais potente. É um peeling superficial e médio, dependendo da porcentagem de ácido utilizada. Além de refinar a textura da pele, também reduz o aparecimento de rugas e cicatrizes e clareia o tom da pele (4).
- Casca de Jessner
Ao pesquisar produtos de peeling químico, você certamente encontrará esse nome. A casca de Jessner é principalmente uma combinação de três ingredientes: ácido lático, ácido salicílico e resorcinol. É bastante eficaz no tratamento de hiperpigmentação e acne. É adequado para peles oleosas. No entanto, se você tem pele seca, este peeling pode torná-la mais seca. Não se esqueça de fazer um acompanhamento com um hidratante após usar este peeling.
- Ácido tricloroacético ou cascas de TCA
Este também é um peeling ou ingrediente de força média, mas é mais forte do que todos os ingredientes mencionados acima. Funciona bem no tratamento de hiperpigmentação, danos causados pelo sol, rugas, cicatrizes de acne e estrias (5).
Existem, é claro, riscos envolvidos em se submeter a um tratamento de peeling químico. Embora os peelings suaves e superficiais possam não apresentar riscos significativos, os peelings químicos profundos apresentam uma série de riscos. No entanto, lembre-se de que os riscos dependem do seu tipo de pele, do tipo de peeling usado e de como sua pele reage a ele.
Voltar para TOC
Existem efeitos colaterais de peelings químicos?
Shutterstock
Os peelings químicos podem causar os seguintes efeitos colaterais:
- Vermelhidão da pele: logo após o tratamento, você notará alguma vermelhidão na pele. Esta vermelhidão pode durar várias semanas ou meses, dependendo da intensidade do seu tratamento.
- Cicatriz: Este é outro grande problema com peelings químicos. Há chances de você ficar com cicatrizes no rosto. É por isso que os peelings químicos devem ser levados muito a sério e feitos sob a orientação de um profissional de cuidados da pele.
- Infecção da pele: O peeling químico, se não feito da maneira correta, pode causar infecção fúngica ou bacteriana, incluindo o vírus do herpes.
Peelings químicos NÃO são para todos. Você não pode se submeter a peeling químico se:
- está a tomar medicamentos isotretinoína para acne (ou os tomou nos últimos seis meses).
- você tem uma pele escura.
- você tem um histórico de quelóides (crescimento excessivo de tecidos de cicatriz).
- você tem pigmentação de pele anormal.
- você tem herpes labial com frequência ou tem histórico de herpes labial.
Consulte um médico antes de se submeter a um peeling químico intenso. Embora os peelings químicos caseiros sejam bastante suaves e não tenham efeitos colaterais importantes, é melhor consultar um médico antes de usar qualquer produto químico forte na pele.
Agora que você está ciente dos potenciais efeitos colaterais dos peelings químicos, aqui estão algumas dicas para fazê-lo em casa.
Voltar para TOC
Como fazer peeling químico em casa
Shutterstock
Sempre faça um teste de remendo para verificar se você é alérgico a algum dos produtos químicos. Mesmo que você já tenha feito peeling químico antes, faça um teste de remendo toda vez que o fizer. Para fazer um teste de patch:
- Pegue uma pequena quantidade do produto e aplique na parte interna do braço ou no pulso.
- Deixe-o ligado por 24-48 horas. Veja como sua pele reage.
- Remova-o após 48 horas e espere mais dois dias para se certificar de que não causa uma reação retardada.
Se sua pele estiver bem após fazer o teste do adesivo, vá em frente com o peeling químico. Se estiver usando pela primeira vez, comece com a concentração mais baixa possível. Você pode aumentar gradualmente a concentração conforme sua pele se acostuma com o ácido. Para começar, você pode usar 8% de TCA, 30% de ácido lático ou 30% de ácido glicólico. Se você estiver usando qualquer produto à base de tretinoína, pare de usá-lo uma semana antes de usar o peeling químico.
Agora, vamos discutir como você pode fazer peeling químico em casa.
Etapa 1: limpe seu rosto
Antes de aplicar a solução de peeling químico, limpe o rosto com um limpador suave e sem sabão.
Etapa 2: Proteja as peças sensíveis
Áreas como a pele ao redor dos olhos, os cantos dos lábios e as narinas são muito sensíveis. Aplique vaselina sobre eles para protegê-los do ácido.
Etapa 3: Apple, a solução de peeling químico
Use um cotonete, um cotonete ou uma almofada de algodão para aplicar a solução química no rosto. Comece com as áreas que são menos sensíveis, como a pele da testa, bochechas e queixo, e depois aplique no nariz e no pescoço.
Etapa 4: deixe ligado pelo tempo recomendado pelo fabricante
O tempo de espera varia de acordo com os ingredientes. No entanto, é sempre seguro mantê-lo por menos do que o