Índice:
- Tudo o que você precisa saber sobre o Hanumanasana
- O que você deve saber antes de fazer o Asana
- Como fazer Hanumanasana (postura do macaco)
- Precauções e contra-indicações
- Dicas para iniciantes
- Variações de pose avançadas
- Os benefícios da pose do macaco
- A ciência por trás do Hanumanasana
- Poses preparatórias
- Poses de acompanhamento
Hanumanasana ou postura do macaco é um asana. Sânscrito: हनुमानासन; Hanuman - Uma divindade hindu que se assemelha a um macaco, Asana - Pose; Pronunciado como - hah-NU-mahn-AHS-anna.
O nome vem da palavra sânscrita Hanuman . Ele é uma divindade hindu, uma encarnação do Senhor Shiva, que assumiu o avatar de um macaco. Esta pose marca o salto gigante dado por BajrangBali para chegar a Lanka da Índia.
Tudo o que você precisa saber sobre o Hanumanasana
- O que você deve saber antes de fazer o Asana
- Como fazer o Hanumanasana
- Precauções e contra-indicações
- Dicas para iniciantes
- Variações de pose avançadas
- Os benefícios da postura do macaco
- A ciência por trás do Hanumanasana
- Poses preparatórias
- Poses de acompanhamento
O que você deve saber antes de fazer o Asana
Este asana deve ser praticado com o estômago vazio. Certifique-se de ter um intervalo de pelo menos 10 a 12 horas entre a refeição e a prática. Para que isso aconteça, você deve praticar este asana no início da manhã. Você também deve se certificar de que seus intestinos estão vazios antes de praticar este asana.
Imagem: Shutterstock
- Nível: intermediário
- Estilo: Vinyasa Yoga
- Duração: 30 a 60 segundos
- Repetição: uma vez na perna direita e outra na perna esquerda
- Alongamentos: isquiotibiais, coxas, virilha
- Fortalece: pernas, abdômen, quadris
Voltar para TOC
Como fazer Hanumanasana (postura do macaco)
- Ajoelhe-se no chão, certificando-se de que os joelhos estejam ligeiramente separados. Mova o pé direito para a frente e levante a sola interna. Apenas o calcanhar externo deve tocar o chão. Inalar.
- Enquanto expira, dobre suavemente o tronco para a frente e toque o chão com a ponta dos dedos.
- Agora, mova o joelho esquerdo para trás até que a frente do pé e o joelho toquem o chão. Enquanto você faz isso, deslize suavemente sua perna direita para frente até que ela toque o chão completamente também.
- Para terminar a postura e ficar em uma posição dividida, continue deslizando o pé direito para a frente. Certifique-se de que os dedos dos pés estejam apontando para o céu. Deslize o pé esquerdo para trás, certificando-se de que os dedos estão tocando o chão.
- Levante os braços acima da cabeça e junte as palmas das mãos. Alongue os braços e arqueie suavemente as costas até se sentir confortável.
- Respire normalmente. Mantenha a posição por cerca de um minuto ou até se sentir confortável.
- Libere a postura mudando o peso do corpo nas mãos. Pressione as mãos no chão com firmeza e deslize os pés de volta à posição original. Repita o asana com a perna esquerda à frente e a direita atrás.
Voltar para TOC
Precauções e contra-indicações
Esses são alguns pontos de cautela que você deve ter em mente ao praticar este asana.
- É melhor praticar este asana com o conselho de um médico e sob a orientação de um treinador de ioga certificado, pois não é uma postura de ioga básica. Você pode acabar se machucando se não fizer isso da maneira certa.
- É melhor evitar este asana se você tiver uma lesão na região da virilha ou nos tendões da coxa.
- Em nenhum momento a divisão deve ser forçada, pois pode prejudicá-lo. Ouça seu corpo e empurre apenas o máximo que puder.
Voltar para TOC
Dicas para iniciantes
Esta não é uma postura de ioga básica e requer prática intensa para realizar a divisão. Ao praticar este asana inicialmente, você pode usar um cobertor sob os tornozelos e joelhos para torná-lo mais confortável.
Aumente o comprimento do tronco pressionando o pé de trás contra o chão. A pressão que você coloca no pé de trás vai levantar as omoplatas e colocá-las firmemente nas costas.
Voltar para TOC
Variações de pose avançadas
Para aumentar o alongamento, depois de abrir as pernas e esticar os braços, você pode inclinar-se para a frente, curvar-se sobre a perna da frente e tocar os pés. Mantenha a postura por alguns segundos. Inspire e volte a levantar.
Voltar para TOC
Os benefícios da pose do macaco
Esses são alguns benefícios surpreendentes do Hanumanasana.
- Este asana ajuda a alongar, bem como a fortalecer os músculos das coxas, região da virilha e tendões da coxa.
- Este asana também ajuda a estimular os órgãos reprodutivos e digestivos, melhorando assim seu funcionamento.
- Com a prática regular, este asana torna os quadris extremamente flexíveis.
- Os músculos das costas são alongados.
- Por ser um alongamento intenso, esse asana ajuda a liberar o estresse e a tensão.
Voltar para TOC
A ciência por trás do Hanumanasana
Quando você começar a praticar este asana, seu foco estará na perna da frente e em como ela está tensa. Você sentirá necessidade de alongar os isquiotibiais o máximo que puder para obter a flexibilidade de que esse asana exige. No entanto, você deve ter em mente que este asana requer que suas pernas dianteiras e traseiras sejam igualmente flexíveis. Se a perna da frente requer flexibilidade nos isquiotibiais, a perna de trás deve estar suficientemente aberta nos flexores do quadril. Depois de conseguir acertar, você será capaz de se equilibrar nessa postura.
Não importa se sua pélvis toca o chão ou não. O que é mais importante é que você proteja a parte inferior das costas e empurre apenas o máximo que puder. O segredo é sempre pegar os sinais que seu corpo dá e parar quando ele pedir. Você poderia usar o apoio de almofadas e apoios, mas o mais importante, você deve usar os músculos das pernas para apoiar a pélvis. Este conselho pode parecer estranho, pois este asana é, afinal, um alongamento da perna. Mas, ao abraçar a parte interna das coxas uma na outra e pressionar as pernas para baixo, não só ajudará a alongar a pélvis, mas também a envolver os tendões da coxa e apoiar as articulações. Apenas lembre-se de manter a respiração correta durante toda a ação muscular.
Voltar para TOC
Poses preparatórias
- Uttanasana
- Baddha Koṇāsana
- Janusirsasana
- Virasana
- Supta Virasana
Voltar para TOC
Poses de acompanhamento
- Paschimottanasana
- Eka Pada Rajakapotasana
- Upavistha Konasana
- Natarajasana
Voltar para TOC
Este asana é desafiador e difícil, e pode levar meses para você aprender e dominar. Mas, depois de fazer isso, é uma conquista da qual se orgulhar.