Índice:
- A questão principal: você pode esfoliar todos os dias?
- Qual esfoliante você deve usar para o seu tipo de pele?
- 1. Pele normal ou combinada
- 2. Pele oleosa
- 3. Pele seca
- 4. Pele sensível
- 5. Pele com tendência a acne
- 6. Pele Madura
- O que fazer após a esfoliação?
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Senhoras, se você deseja manter seu rosto radiante e saudável, a esfoliação é uma das melhores coisas que você pode fazer por ele. Conforme o tempo passa, as células mortas da pele se acumulam na superfície da pele, causando o entupimento dos poros e fazendo com que pareça opaca. A esfoliação remove essas células, para que sua pele fique mais limpa e brilhante. Às vezes, é difícil descobrir com que freqüência você deve esfoliar sua pele, mas nós temos o que você precisa! Este artigo é o guia definitivo para todas as suas questões de esfoliação. Continue lendo para descobrir o que os dermatologistas querem que você saiba.
A questão principal: você pode esfoliar todos os dias?
O negócio é o seguinte: não exagere com esfoliantes mecânicos (como o St. Ives Apricot Scrub favorito do culto). Qualquer coisa mais do que três vezes por semana é esfoliação demais. Se você esfrega incessantemente áreas secas e escamosas de sua pele para consertá-las, você está apenas removendo sua pele de seus óleos naturais, essencialmente causando mais danos do que benefícios. Além disso, os esfoliantes tradicionais que você compra devem ser usados apenas uma ou duas vezes por semana, e as marcas são extremamente específicas sobre essas orientações.
Por outro lado, existem métodos de esfoliação mais aprofundados. Eles são mais eficazes ao mesmo tempo que são suaves para a sua pele. Os esfregaços no mercado hoje apresentam uma fórmula à base de ácido ou enzima, como um beta-hidroxiácido (BHA) (como o ácido salicílico) e um alfa-hidroxiácido (AHA) (como o ácido glicólico). Os esfoliantes também usam contas extremamente finas de formato e tamanho uniformes que fornecem uma esfoliação muito mais suave e precisa, sem o risco de sua pele ficar inflamada, seca demais ou irritada.
Não importa a escolha do seu esfoliante, é melhor seguir a rotina ideal de duas a três vezes por semana para quase todos os tipos de pele e uma vez por semana para peles sensíveis. Além de seguir um bom cronograma de esfoliação, você também precisa usar o esfoliante certo para o seu tipo de pele para obter os melhores resultados. Confira a próxima seção para descobrir qual você deve usar.
Qual esfoliante você deve usar para o seu tipo de pele?
A pele de cada pessoa tem necessidades diferentes e você precisa atender ao seu tipo de pele para ter uma pele saudável. Para facilitar esta tarefa, classificamos os melhores produtos esfoliantes e tratamentos para os diferentes tipos de pele.
1. Pele normal ou combinada
2. Pele oleosa
Manter a pele oleosa pode ser uma verdadeira luta. Você precisa lutar contra o brilho constante e procurar os produtos certos que não vão quebrar você ou obstruir seus poros ainda mais.
Para quem tem pele oleosa, a esfoliação é uma dádiva de Deus. A melhor opção para você seria investir em um esfoliante com ácido salicílico, pois ele penetra profundamente nos poros cheios de óleo e limpa as impurezas.
3. Pele seca
A pele seca também precisa de esfoliação. No entanto, o truque é encontrar uma fórmula que não apenas elimine a pele opaca e morta, mas também forneça ampla hidratação. É sensato seguir uma fórmula cremosa com os melhores grãos. Mas, se você quer mantê-lo natural, faça sua própria esfoliação com mel, pois ele não só esfolia, mas também hidrata a pele.
4. Pele sensível
5. Pele com tendência a acne
Lidar com pele propensa a acne é difícil. Você precisa ser extremamente cuidadoso e não usar esfoliantes físicos agressivos como sal, esfoliantes de açúcar ou escovas faciais, pois eles podem agravar a situação. Tente usar um esfoliante químico, especialmente um que contenha ácido salicílico, pois ele não apenas se livra das impurezas que obstruem os poros e reduz a oleosidade, mas também corrige cicatrizes de acne e melhora a textura da pele.
6. Pele Madura
A pele opaca e envelhecida precisa de uma fórmula que acelere a taxa de renovação celular da pele do corpo. A pele mais velha geralmente tende a ser sensível e seca, então opte por um esfoliante físico com partículas extremamente finas. Você também pode usar um esfoliante químico carregado com AHA e BHA conforme eles penetram mais profundamente na pele. Você ficará surpreso ao ver a melhora nas linhas de expressão com uma rotina de esfoliação adequada.
O que você faz após esfoliar a pele é muito importante para não danificá-la. Role para baixo para descobrir o que você precisa fazer após a esfoliação.
O que fazer após a esfoliação?
Depois de terminar de esfoliar o rosto, é hora de alguns mimos importantes para a pele. Usar seu soro favorito com um ingrediente como a vitamina C dará à sua pele um impulso instantâneo de brilho. Mas, se a sua pele precisa mais de hidratação e hidratação, basta seguir com um hidratante.
Seguir uma rotina de esfoliação consistente que funcione para você é uma forma eficaz de obter uma tez linda e brilhante. Também é extremamente útil no gerenciamento de acne e fugas. Também faz com que seus caros produtos de cuidados da pele penetrem mais profundamente nas camadas de sua pele. Assim, ajuda a sua pele a receber a nutrição de que necessita.
Com que frequência você esfolia? Compartilhe sua rotina conosco na seção de comentários abaixo.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Devo esfoliar antes ou depois do banho?
Você deve sempre esfoliar a pele limpa. Se estiver usando um esfoliante, é melhor fazer um acompanhamento com esfoliação no chuveiro depois de lavar o rosto com um limpador. Um esfoliante à base de AHA ou BHA deve ser usado após a limpeza e tonificação.
Devo esfoliar de manhã ou à noite?
É um facto - a sua pele renova-se durante a noite e é por isso que uma boa noite de sono é essencial para o bem-estar da sua pele. Os dermatologistas recomendam esfoliar pela manhã para retirar a pele morta.
Devo usar um toner após a esfoliação?
Se estiver usando um esfoliante mecânico, como esfoliante ou escova facial, você pode usar um tônico e hidratante de equilíbrio de pH após terminar de esfoliar.
Devo esfoliar antes de colocar minha maquiagem?
Sim, preparar sua pele esfoliando-a antes de aplicar a maquiagem ajudará a eliminar qualquer pele morta. Como resultado, sua habilidade ficará radiante e sua maquiagem ficará muito melhor.