Índice:
- Como Abrir Chakras
- Sahasrara ou chacra coronário
- Como equilibrar ou despertar o chacra coronário
- Cuidado
- Manter o chacra coronário equilibrado durante a postura ou savasana do cadáver
- Como fazer o Savasana
- Precauções e contra-indicações
- Ajna ou chacra do terceiro olho
- Como equilibrar ou despertar o chacra do terceiro olho
- Mantendo o Ajna Chakra equilibrado através da postura fácil ou Sukhasana
- Como fazer o Sukhasana
- Precauções e contra-indicações
- Visuddhi ou chacra da garganta
- Como equilibrar ou despertar o chacra da garganta
- Mantendo o chacra da garganta equilibrado por meio da plataforma de ombro com suporte ou Salamba Sarvangasana
- Como fazer o Sarvangasana
- Precauções e contra-indicações
- Anahata ou chacra cardíaco
- Como equilibrar ou despertar o chacra cardíaco
- Mantendo o chacra cardíaco equilibrado através da postura do camelo ou ustrasana
- Como fazer o Ustrasana
- Precauções e contra-indicações
- Manipura Chakra ou Plexo Solar
- Como equilibrar ou despertar o plexo solar
- Mantendo o Manipura Chakra equilibrado durante a pose de Navasana ou Barco
- Como fazer o Navasana
- Precauções e contra-indicações
- Svadhisthana ou Chakra Sacral
- Como Equilibrar ou Despertar o Chacra Sacral
- Mantendo o Chacra Sacral Equilibrado Através da Postura da Deusa ou Deviasana
- Como fazer o Deviasana
- Precauções e contra-indicações
- Muladhara ou chacra raiz
- Como equilibrar ou despertar o chacra raiz
- Mantendo o Chakra Raiz equilibrado através da postura da árvore ou Vriksasana
- Como fazer o Vrikshasana
- Precauções e contra-indicações
Às vezes, em meio a nossas agendas lotadas, podemos parar para dar uma olhada em nossas vidas. E, ao fazermos uma introspecção, podemos descobrir que o estresse e a tensão tomaram conta de nossos corpos e mentes, e podemos ter se deteriorado tanto fisiológica quanto psicologicamente. Não há nada com o que se preocupar. Pode ser possível fazer uma limpeza completa e despertar seus chakras para que se sintam revigorados, revigorados e saudáveis. Afinal, a energia governa nossa vida.
Estudos hindus e budistas encontraram reservatórios de energia em nossos corpos que determinam nossas qualidades cognitivas. Existem sete chakras básicos, quatro dos quais se situam na parte superior do corpo, que regulam nossas propriedades intelectuais, e três dos quais supervisionam nossas propriedades instintivas na parte inferior.
Esses são os sete chakras. O chacra Sahasrara ou o chacra coronário coroa nossos seres. O Ajna, popularmente chamado de chakra do terceiro olho, está bem no centro de nossa testa. O chakra Visuddhi, também chamado de chakra da garganta, é dominante na garganta. O chacra do coração, conhecido como chacra Anahata, está no centro de nossos seres, o coração. O chakra Manipura ou chakra do plexo solar fica no abdômen. O Svadhisthana ou chakra sacro fica abaixo do abdômen. O chacra Muladhara, também chamado de chacra raiz, fica na base do nosso corpo.
A ioga que canaliza a energia é chamada de Kundalini Yoga. É também conhecido como Laya Yoga e é uma corrente de ioga governada pelo Tantra e pelo Shaktismo. Por meio de pranayama, meditação, asanas e mantras, os pontos de energia são equilibrados ou ativados. Os praticantes chamam isso de Yoga da consciência, e visa propagar o potencial criativo e espiritual dos seres humanos para que eles possam falar a verdade, praticar valores elevados, estar atentos e ter compaixão das necessidades dos outros e ser capazes de curar os outros pessoas.
Os ensinamentos budistas e hindus mencionam explicitamente que esses chakras de cura contribuem para o nosso bem-estar. Diz-se que nossos instintos devem unir forças com nosso pensamento e emoções. Embora alguns chakras possam estar extremamente ativos, alguns podem não estar abertos. Somente se os chakras estiverem equilibrados é que podemos estar em paz conosco e com o mundo ao nosso redor. Quer saber como abrir chakras em um corpo humano? Veja como você pode despertar e regular os sete chakras por meio do Kundalini Yoga.
Como Abrir Chakras
Aqui está tudo que você precisa saber sobre a consciência e a abertura dos sete chakras:
- Sahasrara ou chacra coronário
- Ajna ou chacra do terceiro olho
- Visuddhi ou chacra da garganta
- Anahata ou chacra cardíaco
- Manipura Chakra ou Plexo Solar
- Svadhisthana ou Chakra Sacral
- Muladhara ou chacra raiz
Sahasrara ou chacra coronário
Sânscrito: Sahasrara
Localização: Top Of The Head
Perfume: Jasmine
Mantra: Silêncio após Om
Cor: Violeta, Branco
Elemento: Energia Cósmica
Postura do Yoga: Postura do Lótus ou Postura do cadáver significa
: Desapego do Ego, Iluminação
Este chacra é responsável pela espiritualidade de nosso ser. Isso garante que nos tornemos um com o universo e também aumenta nossa sabedoria. A abertura desse chakra garante que você se torne aberto e consciente não apenas de si mesmo, mas também do mundo ao seu redor e de sua conexão com ele. Você notará que todos os seus preconceitos estão se dissipando.
Mas se esse chakra não estiver ativo o suficiente, você não estará aberto à espiritualidade e terá pensamentos rígidos. Se o chakra da coroa estiver mais ativo do que o normal, você tenderá a ser extremamente espiritual, tanto que se esquecerá de suas necessidades corporais básicas, como abrigo, comida e água. Você tenderá a analisar demais as coisas.
Como equilibrar ou despertar o chacra coronário
- Sente-se com as pernas cruzadas.
- Coloque as mãos na frente do estômago. Certifique-se de que seus dedinhos estejam apontando para cima e para longe de você, tocando-se na parte superior. Cruze o resto dos dedos e coloque o polegar esquerdo sob o direito.
- Agora, ao fechar os olhos e começar a meditar, concentre-se no chacra coronário. Tome consciência de tudo o que esse chakra representa.
- Então, suavemente, mas claramente, cante este som - “NG”.
- Enquanto você faz tudo isso, relaxe sua mente e seu corpo, mas não se esqueça do seu chacra coronário.
- Esta é a meditação mais longa e você deve certificar-se de fazer isso por no mínimo 10 minutos.
Cuidado
Essa meditação deve ser feita somente depois que o chacra raiz não apenas estiver aberto, mas também forte. Portanto, você deve lidar com este chakra por último. Você precisa ter uma base sólida para despertar esse chacra, o que só é possível com a abertura do chacra raiz.
Manter o chacra coronário equilibrado durante a postura ou savasana do cadáver
Este asana, se ajudar a equilibrar o chacra coronário, pode ajudá-lo a se desligar do ego e a melhorar o seu humor. O chacra coronário ajuda você a se conectar com o espiritual e também com todas as coisas belas. Este chacra ajuda você a se entender e o ensina a aceitar o fato de que você é um ser espiritual que está tendo apenas uma experiência humana. Quando você faz o Savasana para canalizar a energia no chacra coronário, isso o ajuda a atingir um senso de apego espiritual.
Imagem: Shutterstock
Como fazer o Savasana
- Deite-se no chão, garantindo que não haverá perturbações durante a pose. Certifique-se de estar confortável, mas não use travesseiros ou almofadas. Será melhor se você se deitar sobre uma superfície dura.
- Feche seus olhos.
- Coloque as pernas de forma que fiquem confortavelmente afastadas. Certifique-se de que suas pernas relaxem completamente e os dedos dos pés estejam voltados para o lado.
- Seus braços devem ser colocados ao longo do corpo e ligeiramente separados, deixando as palmas das mãos abertas e voltadas para cima.
- Agora, lentamente, chame a atenção para todas as áreas do corpo, começando pelos dedos dos pés. Ao fazer isso, respire lentamente, mas profundamente, colocando o corpo em um estado de relaxamento profundo. Não adormeça no processo.
- Respire lentamente, mas profundamente. Isso proporcionará relaxamento completo. Conforme você inspira, seu corpo fica energizado e, conforme você expira, seu corpo se acalma. Concentre-se em você e seu corpo, esquecendo todas as outras tarefas. Deixe ir e se renda! Mas certifique-se de não cochilar.
- Em cerca de 10 a 12 minutos, quando seu corpo estiver relaxado e revigorado, role para o lado, mantendo os olhos fechados. Fique na posição por um minuto, até se sentar em Sukhasana.
- Respire fundo algumas vezes e ganhe consciência do que está ao seu redor antes de abrir os olhos novamente.
Precauções e contra-indicações
Este asana é absolutamente seguro e pode ser praticado por qualquer pessoa. A menos que seu médico o tenha aconselhado a não deitar de costas, você pode praticar este asana.
Voltar para TOC
Ajna ou chacra do terceiro olho
Sânscrito: Anna
Localização: Entre as sobrancelhas
Perfume: Vanilla
Mantra: Om
Cor: Índigo
Elemento: Leve
Postura de Yoga: A postura fácil significa
: Intuição, Tomada de decisão, Onde a mente e o corpo convergem
Esse chakra determina o insight e, quando está aberto, você não apenas terá uma intuição incrível, uma espécie de sexto sentido, mas também tenderá a sonhar muito.
Mas se esse chakra não estiver ativo o suficiente, você recorrerá a outras pessoas para tomar decisões por você. Você ficará confuso e confiará inteiramente em crenças, que podem ser enganosas. Se o chakra do terceiro olho estiver hiperativo, você viverá em um mundo imaginativo e, em casos extremos, poderá sonhar acordado ou até mesmo ter alucinações.
Como equilibrar ou despertar o chacra do terceiro olho
- Sente-se ereto com as pernas cruzadas.
- Coloque as mãos antes da parte inferior dos seios. O dedo médio deve estar reto e tocando-se na parte superior, mas apontando para longe de você. Os outros dedos devem estar dobrados e devem se tocar nas falanges superiores. Seus polegares devem apontar para você e se encontrarem no topo.
- Feche os olhos e concentre-se no chacra Ajna. Fique ciente do que ele representa. Lembre-se de que esse chakra está localizado um pouco acima do centro das sobrancelhas.
- Suavemente, mas de forma legível, cante “OM '.
- Ao relaxar e meditar, pense em como esse chakra afeta sua vida ou como você deseja que ele a afete.
- Você pode meditar o tempo que quiser, até que sua mente se sinta limpa e revigorada.
Mantendo o Ajna Chakra equilibrado através da postura fácil ou Sukhasana
Este asana abre sua mente para novos aprendizados quando você o pratica para equilibrar seu chacra Ajna. Ajuda a fortalecer sua intuição e a acreditar em seus instintos. Este chacra governa o funcionamento dos demais chakras. Portanto, é extremamente essencial equilibrá-lo.
Imagem: Shutterstock
Como fazer o Sukhasana
- Sente-se em suas nádegas. Cruze as pernas para dentro, colocando a perna esquerda primeiro e a direita cruzada. Seus joelhos devem se separar e cruzar as canelas enquanto você desliza os pés sob os joelhos opostos.
- Garanta um espaço confortável entre os pés e a pélvis.
- Agora coloque as palmas das mãos sobre os joelhos e endireite as costas para que seu corpo não se incline para trás. Certifique-se de que sua coluna não esteja arredondada.
- Você deve equilibrar a coluna sobre a pélvis e sentir o corpo no centro, sem se inclinar para a frente nem para trás. Você também deve sentir as coxas girando para fora e os joelhos pressionados contra o chão.
- Inspire e levante a coluna. Expire e relaxe os ombros. Deixe seu peito se alargar enquanto sua clavícula e omoplatas amolecem.
- Feche os olhos e deixe o corpo relaxar. Você pode abaixar ligeiramente o queixo, mas certifique-se de não inclinar a cabeça para a frente. Deixe os músculos faciais relaxarem e a ponta da língua toque o céu da boca atrás dos dentes da frente.
- Respire lentamente e no ritmo. Mantenha a postura por alguns minutos antes de soltar. Você pode repetir cruzando as pernas na direção oposta.
Precauções e contra-indicações
Este asana é completamente seguro de praticar, a menos que você tenha tido uma lesão recente ou crônica no quadril ou joelho. Nesses casos, é melhor consultar seu médico ou professor de ioga certificado.
Voltar para TOC
Visuddhi ou chacra da garganta
Sânscrito: Visuddhi
Localização: Garganta ou base do pescoço.
Perfume: Lavanda
Mantra: Presunto
Cor: Azul
Elemento: Éter
Postura do Yoga: A postura do ombro ou da ponte representa
: Autoexpressão
Este chakra trata da comunicação e autoexpressão. Um chakra da garganta aberto ajuda você a se expressar com facilidade. Seu lado criativo emergirá e se tornará um meio de auto-expressão.
Se este chakra não estiver ativo, você ficará tímido e falará menos. Se você estiver mentindo demais, pode ser um indicador de que esse chakra está totalmente bloqueado. Um chakra da garganta excessivamente ativo fará com que você fale demais e ouça menos, o que pode desanimar muitas pessoas.
Como equilibrar ou despertar o chacra da garganta
- Sente-se de joelhos. Você pode até assumir o Vajrasana.
- No interior das mãos, cruze os dedos, omitindo os polegares. Os polegares precisam ser puxados um pouco para cima e devem se tocar na parte superior.
- Agora, feche os olhos e concentre-se neste chakra que está localizado na base da garganta. Fique ciente de tudo que ele representa.
- Suavemente e claramente, cante “HAM”.
- Ao fazer isso, relaxe a mente e o corpo e mantenha a concentração no chakra da garganta, no que ele significa e como você deseja que afete sua vida.
- Cinco minutos de meditação, você já se sentirá limpo. Você pode então decidir continuar ou encerrar sua meditação.
Mantendo o chacra da garganta equilibrado por meio da plataforma de ombro com suporte ou Salamba Sarvangasana
Este asana o ajudará a encontrar sua voz e a expressar melhor suas opiniões se você praticá-lo para equilibrar o chacra laríngeo. Você se tornará mais franco.
Imagem: Shutterstock
Como fazer o Sarvangasana
- Comece deitado de costas, mantendo as pernas juntas e os braços ao lado do corpo.
- Em seguida, com um movimento rápido, levante as pernas, as nádegas e as costas, de modo que os cotovelos apoiem a parte inferior do corpo e fique de pé sobre os ombros. Use as mãos para apoiar as costas.
- À medida que você se acomoda na postura, certifique-se de mover os cotovelos mais próximos um do outro. Endireite a coluna e as pernas. O peso do corpo deve ficar sobre os ombros e braços. Não apoie o corpo no pescoço ou na cabeça.
- Firme as pernas e aponte os dedos dos pés para fora. Mantenha a postura por cerca de 30 a 60 segundos. Respire profundamente enquanto faz isso. Se você sentir qualquer tipo de tensão no pescoço, solte imediatamente.
- Para liberar, primeiro abaixe os joelhos e leve as mãos ao chão. Em seguida, deite-se e relaxe.
Precauções e contra-indicações
- Não pratique esta posição se sofrer de pressão arterial, distúrbios crônicos da tireoide, glaucoma, angina, lesões no ombro e pescoço ou descolamento de retina.
- Mulheres menstruadas devem evitar fazer este asana.
- É melhor fazer essa postura sob a orientação de um treinador. Se o asana não for feito corretamente, pode ferir seu pescoço ou coluna.
Voltar para TOC
Anahata ou chacra cardíaco
Sânscrito: Anahata
Localização: Centro do tórax
Perfume: Eucalipto
Mantra: Inhame
Cor: Verde
Elemento: Air
Yoga Pose: A postura do camelo significa
: Amor, Empatia
Este chakra provoca sentimentos de amor, carinho e carinho. Quando este chakra se abrir, você será afetuoso, amigável e compassivo, com muitos relacionamentos amigáveis em seu gatinho.
Se esse chakra não estiver ativo o suficiente, você tenderá a ser próximo, hostil e frio. Um chacra cardíaco hiperativo pode levá-lo a sufocar as pessoas com o seu amor, de modo que você tende a parecer egoísta.
Como equilibrar ou despertar o chacra cardíaco
- Sente-se com as pernas cruzadas.
- Coloque a mão esquerda sobre o joelho esquerdo e a direita na frente da parte inferior do esterno. As pontas dos dedos polegar e indicador devem se tocar.
- Feche seus olhos. Concentre-se no chacra cardíaco e tome consciência do que ele representa.
- Cante o som “YAM” claramente, mas suavemente.
- Enquanto você faz isso, relaxe e pense neste chakra e seus efeitos em sua vida.
- Medite por cinco minutos todos os dias ou até se sentir limpo e revigorado.
Mantendo o chacra cardíaco equilibrado através da postura do camelo ou ustrasana
Este asana faz maravilhas para torná-lo amoroso, empático e mais alegre quando você o pratica para equilibrar o chacra cardíaco. Isso vai despertar o poder do amor incondicional e torná-lo mais propenso a aceitar e perdoar.
Imagem: Shutterstock
Como fazer o Ustrasana
- Comece o asana ajoelhando-se no colchonete e colocando as mãos nos quadris.
- Você deve garantir que seus joelhos e ombros estejam na mesma linha e que as solas dos pés estejam voltadas para o teto.
- Inspire e contraia o cóccix em direção ao púbis. Você deve sentir a pressão no umbigo.
- Enquanto faz isso, arqueie as costas, deslize suavemente as palmas das mãos sobre os pés e estique os braços.
- Mantenha o pescoço em uma posição neutra. Não deve ser forçado.
- Mantenha a posição por cerca de 30 a 60 segundos antes de liberar a postura.
Precauções e contra-indicações
É melhor praticar este asana sob a supervisão de um instrutor de ioga. Se você tiver uma lesão nas costas ou no pescoço, ou se estiver sofrendo de pressão alta ou baixa, é melhor evitar este asana.
Voltar para TOC
Manipura Chakra ou Plexo Solar
Sânscrito: Manipura
Localização: Entre o plexo solar e a base do esterno.
Perfume: Limão
Mantra: Carneiro
Cor: Amarelo
Elemento: Fogo
Postura do Yoga: Postura do barco significa
: Força, Propósito, Autoestima
Este chakra é um dos chakras mais importantes, pois lida com a confiança, especialmente quando você está entre outras pessoas. Um plexo solar aberto proporciona uma sensação de dignidade e uma sensação de controle sobre as coisas.
No entanto, se esse chakra não estiver tão ativo quanto deveria, você tenderá a ser indeciso e passivo. Um plexo solar hiperativo o tornará agressivo e autoritário.
Como equilibrar ou despertar o plexo solar
- Sente-se de joelhos, certificando-se de que suas costas estejam eretas. Sua postura deve ser relaxada.
- Coloque as mãos sobre o estômago, ligeiramente abaixo do plexo solar. Todos os seus dedos devem se unir no topo e devem estar apontados para longe de você. Mais importante ainda, você deve cruzar os polegares enquanto mantém os dedos retos.
- Concentre-se no chacra Manipura com os olhos fechados. Ganhe consciência de tudo o que ela representa.
- Lentamente, suavemente, mas claramente, cante “RAM”.
- Relaxe enquanto faz isso, espalhando calma e paz por sua mente e corpo, mas não perca a consciência do plexo solar. Pense em como você deseja que este chakra mude sua vida.
- Faça isso até se sentir limpo e revigorado.
Mantendo o Manipura Chakra equilibrado durante a pose de Navasana ou Barco
Quando você pratica este asana para equilibrar o chakra Manipura, ele efetivamente promoverá uma mudança pessoal ou aumentará o poder do eu. Você obterá um grande impulso de confiança e terá uma autoestima aumentada.
Imagem: Shutterstock
Como fazer o Navasana
- Deite-se de costas, colocando os pés juntos e os braços ao lado do corpo.
- Respire fundo e, ao expirar, levante os pés e o peito do chão. Estique os braços na direção dos pés.
- Mantenha seus dedos do pé, dedos e olhos em uma única linha reta.
- Você deve sentir um alongamento na área do umbigo enquanto os músculos abdominais se contraem.
- Respire profundamente e normalmente enquanto mantém a postura.
- Expire e solte a postura.
Precauções e contra-indicações
- Evite fazer essa postura se sofrer de enxaqueca ou fortes dores de cabeça. Além disso, evite este asana se tiver pressão arterial baixa, distúrbios da coluna ou uma doença crônica.
- Pacientes cardíacos e asmáticos devem evitar essa postura.
- As mulheres grávidas também devem evitar essa postura, assim como as mulheres nos primeiros dois dias da menstruação.
Voltar para TOC
Svadhisthana ou Chakra Sacral
Sânscrito: Svadhisthana
Localização: Baixo abdômen
Perfume: Tangerina
Mantra: Vam
Cor: Laranja
Elemento: Água
Postura do Yoga: Postura da Deusa
Significa: Estabilidade emocional, Flexibilidade, Criatividade
Este chakra governa as necessidades sexuais do corpo. Um chakra sacral aberto leva à liberdade e ao fluxo suave da energia sexual, sem que você se emocione demais com isso. Você se sentirá à vontade para entrar em um relacionamento e não será aberto a respeito, mas também apaixonado enquanto estiver nele. Um chakra Svadhisthana aberto garantirá que você não tenha disfunções sexuais.
No entanto, se esse chakra estiver subativo, você tende a perder o interesse e a ficar sem emoções. Se o seu chakra estiver hiperativo, você ficará emocional e sensível o tempo todo. Você também pode ter uma necessidade constante de atividade sexual.
Como Equilibrar ou Despertar o Chacra Sacral
- Sente-se de joelhos, com as costas retas, mas relaxadas.
- Coloque as mãos no colo, com as palmas voltadas para cima e uma sobre a outra. Mantenha sua mão esquerda sob a direita, de forma que os dedos fiquem sobrepostos. Em outras palavras, os dedos da mão esquerda serão colocados sob a direita, mas o resto da palma esquerda ficará tão exposto quanto a direita.
- Feche os olhos e concentre-se no chacra sacral. Ganhe consciência do que ele representa.
- Suavemente, mas claramente, cante “VAM”.
- Enquanto relaxa completamente, pense sobre o chakra e como você deseja que ele afete sua vida.
- Medite até se sentir limpo e revigorado.
Mantendo o Chacra Sacral Equilibrado Através da Postura da Deusa ou Deviasana
Praticar este asana gerará não apenas criatividade, mas também estabilidade emocional. Uma vez que este chakra governa as energias sexuais no corpo, este asana também desempenha um papel no aumento da fertilidade, pois equilibra o chakra.
Imagem: Shutterstock
Como fazer o Deviasana
- Comece o asana com a postura da montanha. Coloque os braços ao lado do corpo e deixe-os descansar confortavelmente nos quadris.
- Alargue os pés de forma que fiquem separados por pelo menos um metro de distância. Vire os dedos dos pés para fora. Respire fundo.
- Ao expirar, dobre os joelhos e certifique-se de que eles estão acima dos dedos dos pés. Abaixe o quadril em um agachamento. Suas coxas devem estar perfeitamente paralelas ao chão. Mas isso deve acontecer com a prática, uma vez que você esteja perfeitamente confortável com o agachamento.
- Estique os braços para os lados, de modo que fiquem na altura dos ombros. Suas palmas devem estar voltadas para baixo. Em seguida, junte suavemente as palmas das mãos em um mudra Namaste no peito. Seus antebraços devem estar em um ângulo de 90 graus.
- Certifique-se de que o cóccix esteja dobrado para dentro e os quadris pressionados para a frente enquanto as coxas são puxadas para trás. Seus joelhos devem estar alinhados com os dedos dos pés e os ombros devem estar relaxados enquanto você olha para o horizonte.
- Mantenha a postura por cerca de meio minuto e, lentamente, solte a postura na mesma ordem em que a fez.
Precauções e contra-indicações
É melhor evitar esse asana se você recentemente teve uma lesão nas costas, ombros, pernas ou quadris. Esteja ciente de quanto seu corpo pode empurrar o tempo todo. É melhor consultar o seu médico se tiver dúvidas médicas e só então praticar ioga.
Voltar para TOC
Muladhara ou chacra raiz
Sânscrito: Muladhara
Localização: Base da coluna.
Perfume: Vetiver
Mantra: Lam
Cor: Vermelho
Elemento: Terra
Postura do Yoga: Postura da árvore significa
: Estar seguro e aterrado, próspero
Este chakra tem tudo a ver com estar ciente de seu eu físico e estar confortável em sua pele para que você possa sair e enfrentar o mundo, não importa a situação. Um chacra raiz aberto deixará você se sentindo seguro, sensível e estável. Você aprenderá a confiar nas pessoas, mas não sem razão. Você viverá no presente e permanecerá conectado ao seu ser físico.
Um chakra raiz pouco ativo o deixará nervoso e com medo, enquanto um chakra raiz hiperativo o deixará materialista e ganancioso e sem vontade de mudar.
Como equilibrar ou despertar o chacra raiz
Para equilibrar o chacra raiz, você precisa tomar consciência de seu corpo. Qualquer atividade física, seja ioga, exercícios ou mesmo limpar a casa, irá familiarizá-lo com seu corpo e, portanto, fortalecerá o chakra.
Você também pode se aterrar e meditar para ter mais consciência de seu corpo.
- Para se aterrar, você deve se conectar com o solo e senti-lo sob você. Fique em pé, mas fique relaxado. Afaste os pés na largura dos ombros e dobre ligeiramente os joelhos.
- Mova sua pélvis para a frente. Verifique se o seu corpo está equilibrado e se o peso está igualmente distribuído entre os dois pés.
- Afunde seu peso para a frente e mantenha essa posição por alguns minutos. Seu corpo agora está aterrado.
- Agora, sente-se com as pernas cruzadas.
- Coloque as palmas das mãos sobre os joelhos, com o polegar e o indicador se tocando suavemente.
- Feche os olhos e concentre-se neste chakra que fica entre o ânus e os órgãos genitais. Ganhe consciência completa de tudo que esse chakra representa.
- Suavemente, mas claramente, cante “LAM”.
- Relaxe e pense sobre esse chakra e como você deseja que ele mude sua vida.
- Medite até se sentir revigorado e limpo. Enquanto medita, visualize uma flor vermelha fechada e uma energia poderosa passando por ela, de forma que as pétalas sejam abertas. Respire profundamente antes de abrir os olhos.
Mantendo o Chakra Raiz equilibrado através da postura da árvore ou Vriksasana
Este asana ajuda você a se sentir seguro, estável e mais alerta. Este chakra influencia os laços com sua família e seus instintos de sobrevivência. Também rege o sentimento de pertença e como você é protegido. Algumas das primeiras memórias que você cria são armazenadas neste chakra, e essas memórias também incluem se as necessidades básicas são satisfeitas ou não.
Imagem: Shutterstock
Como fazer o Vrikshasana
- Fique absolutamente ereto e deixe os braços caírem ao lado do corpo.
- Dobre ligeiramente o joelho direito e, em seguida, coloque o pé direito no alto da coxa esquerda. Certifique-se de que a planta do pé fica firme e plana na raiz da coxa.
- Sua perna esquerda precisa estar absolutamente ereta. Depois de assumir essa posição, respire e encontre o equilíbrio.
- Agora, inspire e levante suavemente os braços sobre a cabeça e junte-os em um mudra 'namaste'.
- Olhe diretamente para um objeto distante e mantenha seu olhar. Isso o ajudará a manter o equilíbrio.
- Mantenha sua coluna reta. Observe que seu corpo precisa estar tenso, mas elástico. Respire fundo e, cada vez que exalar, relaxe mais o corpo.
- Delicadamente, abaixe as mãos pelos lados e solte a perna direita.
- Volte à posição original de ficar ereto e ereto, como fez no início da prática. Repita essa postura com a perna esquerda.
Precauções e contra-indicações
Ao praticar este asana, você deve garantir que a sola do pé levantado seja colocada preferencialmente acima ou, em alguns casos, abaixo do joelho que está em pé, mas nunca ao lado dele. Colocar o pé ao lado do joelho exerce pressão sobre o joelho, pois ele não flexiona paralelamente ao plano frontal.
Aqueles que sofrem de pressão alta não devem levantar os braços acima da cabeça por um longo período de tempo. Eles podem ser mantidos no peito no mudra 'anjali'.
É melhor evitar praticar essa postura se sofrer de insônia ou enxaqueca.
Voltar para TOC
Despertar seus chakras é mais importante do que você pensa. Imagine-se vivendo cada momento ao máximo, cheio de energia e pronto para alcançar tudo o que sempre desejou. Chakras bem equilibrados ou abertos podem fazer isso acontecer.
Agora que você sabe como abrir seus chakras, o que está esperando? Desperte seus chakras agora e compartilhe sua experiência comentando abaixo.