Índice:
- O que é Jujuba?
- História da fruta Jujuba
- Quais são os benefícios para a saúde da fruta Jujuba?
- 1. Pode ajudar a reduzir o risco de câncer
- 2. Pode tratar a insônia
- 3. Pode melhorar a saúde do coração
- 4. Pode melhorar a saúde gastrointestinal
- 5. Pode aliviar a constipação crônica
- 6. Pode regular a circulação
- 7. Pode aumentar a imunidade
- 8. Pode reduzir a inflamação
- 9. Pode reduzir o estresse e a ansiedade
- 10. Pode melhorar a força óssea
- 11. Pode ajudar na digestão
- 12. Pode ajudar a manter o peso
- 13. Pode ajudar a desintoxicar o sangue
- 14. Pode proteger contra danos cerebrais
- 15. Pode melhorar a função cognitiva
- 16. Pode proteger contra apreensões
- 17. Pode apresentar propriedades antimicrobianas
- 18. Pode beneficiar a saúde da pele
- 19. Pode aumentar o crescimento do cabelo
- 20. Pode melhorar a saúde ovariana
A jujuba ( Ziziphus jujuba ) era tradicionalmente usada na China para ajudar a relaxar o corpo, reduzir a ansiedade e induzir o sono, provavelmente devido ao seu teor de saponina. Esta pequena fruta se parece muito com uma tâmara e também é conhecida mundialmente como tâmara vermelha, tâmara coreana, tâmara chinesa e tâmara indiana.
O jujuba é conhecido por ser benéfico para problemas gastrointestinais, como constipação. É repleto de nutrientes como polissacarídeos e flavonóides. Jujuba tem mostrado resultados promissores no tratamento de distúrbios neurocognitivos e cardiovasculares.
Vamos aprender em detalhes os benefícios científicos da jujuba para a saúde, seu conteúdo nutricional e outros possíveis efeitos colaterais.
O que é Jujuba?
Jujuba ( Ziziphus jujuba ) é um membro da família das plantas espinheiro- alvar ( Rhamnaceae ). É um pequeno arbusto de folha caduca com folhas verdes brilhantes e flores verde-amareladas. O fruto é oval e verde quando verde e marrom-arroxeado e enrugado (como uma tâmara) quando maduro. Embora tenha a consistência e o sabor de uma maçã quando madura, tem gosto muito parecido com as tâmaras quando madura.
História da fruta Jujuba
A menção mais antiga de jujuba pode ser encontrada no Clássico de Odes, uma antologia chinesa de poemas que remonta ao século 6 aC. Também tem sido usado medicinalmente na China e em outras partes da Ásia por pelo menos 2500 anos.
Acredita-se que Jujuba tenha se originado da Síria e do Norte da África há pelo menos 3.000 anos. Em seguida, mudou-se para o leste em direção ao sul da Ásia e, eventualmente, para a China, onde ainda é amplamente cultivado. Também é encontrado em Madagascar, Bulgária, algumas outras partes da Europa e nas ilhas do Caribe.
Embora tivesse mais de 400 cultivares na China, uma variedade inferior de mudas de jujuba foi introduzida na Europa no início da era cristã. Isso acabou chegando aos Estados Unidos em 1837. Só em 1908, no entanto, uma melhor cultivar de jujuba da China foi trazida para os Estados Unidos pelo USDA.
Hoje, a fruta jujuba é consumida por seus importantes benefícios à saúde. Iremos explorá-los na próxima seção.
Quais são os benefícios para a saúde da fruta Jujuba?
A jujuba é rica em cálcio, potássio, saponinas, flavonóides, ácido betulínico e vitaminas A e C. Fornece uma linha de defesa desde pequenas dores e sofrimentos até doenças crônicas.
1. Pode ajudar a reduzir o risco de câncer
O extrato de jujuba contém compostos fenólicos que aumentam sua atividade antioxidante. Isso significa que as enzimas antioxidantes encontradas na jujuba atuam mais rapidamente para se livrar dos radicais livres e reduzir o risco de câncer.
Existem alguns estudos in vitro que comprovaram a capacidade do extrato de jujuba em prevenir a disseminação de células cancerosas. Um estudo feito na Universidade da Calábria mostrou que ele pode efetivamente retardar a propagação e até matar células malignas do câncer de mama (1).
Outro estudo feito no Irã exibiu a capacidade do extrato de jujuba em inibir a disseminação de linhagens de células tumorais cancerígenas, especialmente a de leucemia (2).
2. Pode tratar a insônia
Jujuba tem sido usado na medicina tradicional chinesa para melhorar o sono e tratar a insônia. A fruta contém saponinas com efeito sedativo e hipnótico. Estudos com ratos mostram que esses compostos ajudam a induzir o sono (3).
Tomar uma xícara de chá quente de jujuba antes de ir para a cama pode proporcionar um sono reparador e ajudar no tratamento da insônia.
3. Pode melhorar a saúde do coração
Jujubas são carregadas de potássio e são pobres em sódio. O potássio relaxa os vasos sanguíneos e ajuda a regular os níveis de pressão arterial (4).
A fruta também funciona como um agente antiaterogênico. Evita que a gordura se acumule e obstrua as artérias (5).
Descobriu-se que Jujuba também ajudou a diminuir a quantidade de lipídios no sangue de adolescentes obesos. Pode reduzir o risco de doenças cardíacas em adolescentes (6).
4. Pode melhorar a saúde gastrointestinal
Consumir pelo menos 40 miligramas de jujuba por dia pode promover a saúde gastrointestinal. Pode melhorar o ambiente geral da região gastrointestinal. A fruta também possui fitoquímicos importantes que podem beneficiar a saúde geral (7).
Em estudos com ratos, descobriu-se que os extratos da fruta jujuba têm o potencial de prevenir úlceras gástricas (8). Mais estudos são necessários para entender esses efeitos em humanos também.
5. Pode aliviar a constipação crônica
Um estudo conduzido pelo Meir Medical Center em Israel descobriu que consumir extratos de jujuba não apenas aliviou os sintomas da constipação crônica, mas também melhorou a qualidade de vida (9).
6. Pode regular a circulação
A circulação sanguínea ideal significa que seus órgãos estão completamente oxigenados e você se sente geralmente mais fresco e cheio de energia. Consumir algumas jujubas por dia é uma ótima idéia, pois é conhecido por nutrir o sangue (10).
O ferro e o fósforo na fruta podem ter um papel a desempenhar nesse sentido. No entanto, mais pesquisas são necessárias.
7. Pode aumentar a imunidade
Esta pequena fruta contém vitaminas A e C, que são antioxidantes poderosos. Esses nutrientes essenciais combatem os danos dos radicais livres que podem comprometer o sistema imunológico e aumentar o risco de câncer, doenças cardíacas e envelhecimento rápido. Esses nutrientes conseguem isso regulando a produção de citocinas inflamatórias (11).
Em estudos com roedores, os extratos de jujuba suprimem a liberação de histamina. A histamina é um composto liberado pelas células em resposta a reações inflamatórias. A fruta possui propriedades antialérgicas e antianafiláticas (prevenindo a hipersensibilidade) (12).
8. Pode reduzir a inflamação
O uso tópico do extrato de jujuba pode ajudar a aliviar uma série de dores musculares e nas articulações. Os óleos de sementes de jujuba têm propriedades antiinflamatórias (13).
9. Pode reduzir o estresse e a ansiedade
Tradicionalmente, a jujuba tem sido usada para tratar os sintomas de estresse, ansiedade e depressão. A fruta tem um efeito calmante na mente e no corpo.
Um estudo feito em ratos mostrou que o jujuba reduz a ansiedade quando tomado em doses mais baixas e tem um efeito sedativo quando tomado em doses mais altas (14). Não há estudos feitos em humanos que forneçam evidências conclusivas para o mesmo. Mas não há mal nenhum em comer um punhado de jujubas quando você está se sentindo particularmente estressado.
10. Pode melhorar a força óssea
A fruta jujuba pode ser benéfica para os idosos ou pessoas com ossos quebradiços. Possui alta concentração de minerais necessários à formação dos ossos. Essa frutinha contém cálcio e fósforo que promovem a saúde óssea (15), (16).
11. Pode ajudar na digestão
A fruta jujuba contém fibras que ajudam a regular a digestão. O nutriente garante movimentos intestinais suaves e regulares. A fruta também possui propriedades antibacterianas. Atua contra o H. pylori, bactéria responsável por doenças digestivas como úlceras pépticas e acidez (17).
12. Pode ajudar a manter o peso
As frutas jujuba são baixas em calorias e absolutamente sem gordura. Além disso, eles têm um alto teor de fibras e proteínas. Alimentos ricos em proteínas e fibras são conhecidos por aumentar a saciedade e potencialmente ajudar na manutenção / perda de peso (18). A fruta pode saciá-lo rapidamente e impedi-lo de comer lanches pouco saudáveis entre as refeições.
13. Pode ajudar a desintoxicar o sangue
A jujuba possui propriedades antiinflamatórias (13). Isso pode ajudar a desintoxicar o sangue. No entanto, não há pesquisas para apoiar isso. O combate à inflamação pode ser uma forma de eliminar toxinas e aumentar a imunidade. Mas são necessárias mais informações a esse respeito.
14. Pode proteger contra danos cerebrais
As células cerebrais começam a degenerar com a idade. Isso aumenta o risco de uma série de distúrbios neurológicos. Jujuba é capaz de acalmar a mente. Estudos afirmam que a fruta pode ser um candidato potencial no tratamento de doenças neurológicas (19).
Jujuba também pode melhorar o funcionamento dos astrócitos que são responsáveis por proteger os neurônios (20).
15. Pode melhorar a função cognitiva
Estudos em ratos mostram que o extrato de jujuba pode aumentar a memória (21). O extrato de jujuba também aumentou o crescimento e o desenvolvimento das células nervosas na área do giro denteado em camundongos. O giro dentado é uma das duas áreas do cérebro onde novas células nervosas se desenvolvem (22).
16. Pode proteger contra apreensões
Um estudo experimental feito em ratos induzidos por convulsões mostrou alguns efeitos promissores do extrato de jujuba sobre eles. O estudo descobriu que ratos que foram tratados com extrato de jujuba antes de serem induzidos a convulsões exibiram aprendizado e memória aprimorados e estresse oxidativo reduzido em comparação com o grupo de controle. Portanto, o extrato de jujuba pode reduzir significativamente os danos cerebrais causados por convulsões (23).
17. Pode apresentar propriedades antimicrobianas
A fruta jujuba pode ajudar a combater infecções, pois é rica em fitoquímicos que aumentam o sistema imunológico. Os flavonóides encontrados na jujuba são comprovadamente agentes antimicrobianos potentes (24). Na verdade, descobriu-se que o extrato etanólico dessa fruta ajuda no tratamento de infecções em crianças (25).
Além disso, o ácido betulínico encontrado nas jujubas foi encontrado para combater o HIV e a infecção pelo vírus da influenza em estudos experimentais (26), (27).
18. Pode beneficiar a saúde da pele
As propriedades antiinflamatórias e antioxidantes da jujuba podem ajudar no tratamento da acne, manchas e cicatrizes. No entanto, falta pesquisa direta nesta área.
Foi descoberto que o jujuba alivia a coceira causada pelo eczema (28). Também demonstrou potencial para inibir a propagação do melanoma (câncer de pele) (29).
19. Pode aumentar o crescimento do cabelo
A aplicação de óleo essencial de jujuba em camundongos raspados por 21 dias resultou no crescimento do cabelo mais longo e mais espesso em comparação ao grupo controle (30). O óleo pode possuir atividade de promoção do crescimento do cabelo. No entanto, mais estudos são necessários para compreender os mesmos efeitos em humanos.
20. Pode melhorar a saúde ovariana
Um estudo conduzido pela Universidade de Ciências Médicas de Teerã (Irã) usou um produto à base de jujuba, chamado Shilanum, para tratar cistos ovarianos. No final do estudo, eles descobriram que esta fórmula natural é tão eficaz no tratamento de cistos ovarianos quanto as pílulas anticoncepcionais (geralmente são prescritas para essa condição). A fórmula também causou relativamente menos efeitos colaterais (31). No entanto, mais estudos com tamanhos de amostra maiores são