Índice:
- 10 benefícios potenciais para a saúde da casca de limão
- 1. Pode combater acne e pigmentação e ajudar no anti-envelhecimento
- 2. Pode promover a perda de peso
- 3. Pode ajudar a manter a saúde e higiene bucal
- 4. Pode melhorar a saúde óssea
- 5. Pode tratar o estresse oxidativo e desintoxicar o corpo
- 6. Pode ter propriedades anticâncer
- 7. Pode prevenir doenças cardíacas e diminuir o colesterol
- 8. Pode tratar infecções bacterianas e fúngicas
- 9. Pode tratar cálculos biliares e melhorar a digestão
- 10. Pode melhorar a imunidade
Normalmente, depois de espremer o suco do limão, as cascas são descartadas. Se você está jogando fora as cascas de limão, está perdendo os muitos benefícios e usos que elas oferecem. Você ficará surpreso ao saber que as cascas de limão são mais densas nutricionalmente do que as de limão! Continue lendo para aprender os benefícios e maneiras interessantes de incluir cascas de limão em sua dieta, rotina de beleza e remédios caseiros.
Estudos demonstraram que a casca de limão é boa para a higiene oral, perda de peso, saúde da pele, coração e ossos, e imunidade. Também é útil em casa porque pode ser usado como limpador natural e não tóxico, desodorizante e repelente de insetos.
É rico em fibras, vitamina C, AHAs, potássio, cálcio, pectina e flavonóides bioativos, como d-limoneno, que proporcionam inúmeros benefícios à saúde. Os vários usos e benefícios para a saúde das cascas de limão são discutidos em detalhes neste artigo.
10 benefícios potenciais para a saúde da casca de limão
Vejamos alguns supostos benefícios à saúde da casca de limão.
1. Pode combater acne e pigmentação e ajudar no anti-envelhecimento
A casca de limão contém ácido ascórbico e vitamina C em grandes quantidades (1). Também possui alta concentração de antioxidantes que auxiliam na desintoxicação. Esses ingredientes são bons para a pele, pois ajudam a retardar o aparecimento das rugas, reduzir manchas e retardar o processo de envelhecimento (2), (3).
A vitamina C da casca de limão pode iluminar a pele e ajudar a reduzir as manchas senis. A vitamina C ajuda a estimular a produção de colágeno, que pode, por sua vez, ajudar no endurecimento da pele (4).
A casca de limão também contém ácido cítrico. O ácido cítrico ajuda no rejuvenescimento da pele e na eliminação das células mortas da pele. Ele pode descascar suavemente a camada externa da pele danificada pelo sol, o que leva à redução de manchas marrons, linhas finas e rugas (5).
Os alfa-hidroxiácidos tratam a acne e melhoram a pele propensa a acne atuando nas camadas internas da pele (5).
Os remédios populares afirmam que os tradicionais ubtans ( esfoliantes indianos para a pele) feitos com cascas de limão e laranja ajudam a reduzir a celulite e a acne. No entanto, não há pesquisa científica que apóie essa afirmação, pois essas composições à base de plantas não são formuladas e regulamentadas cientificamente.
2. Pode promover a perda de peso
A casca de limão é rica em antioxidantes, bioflavonóides e várias vitaminas e minerais essenciais. A pectina da casca de limão auxilia na perda de peso e no combate à obesidade (6).
Foi descoberto que a pectina cítrica exibe efeitos antiinflamatórios em certas bactérias intestinais associadas ao combate à obesidade em um estudo estimulado usando SHIME (Simulador do Ecossistema Microbiano Intestinal Humano). Essas bactérias benéficas - como Lactobacillus e Megamonas - responderam positivamente aos extratos da casca de limão (6).
Um estudo realizado no University of Southern California Medical Center demonstrou que a pectina, que é uma fibra solúvel, diminui o esvaziamento gástrico e aumenta a saciedade em pessoas com obesidade (7). Esses fatores também desempenham um papel importante na manutenção do peso e na redução da obesidade. Na verdade, um estudo recente realizado em ratos descobriu que a pectina aumenta a produção de enzimas digestivas e hormônios (GLP-1), o que leva a uma diminuição na ingestão de alimentos, teor de gordura e peso corporal (8). Evidências experimentais em humanos são necessárias para validar ainda mais essas afirmações.
3. Pode ajudar a manter a saúde e higiene bucal
A casca de limão também é ótima para a saúde bucal e para manter uma boa higiene bucal. A deficiência de vitamina C está relacionada com sangramento nas gengivas, escorbuto e gengivite (9). A casca de limão é rica em vitamina C, portanto, consumi-la de várias maneiras - como água de casca de limão ou chá de casca de limão - pode combater problemas dentários, como abcessos e cáries dentárias.
As potentes propriedades antibacterianas da casca de limão podem reduzir as infecções gengivais causadas por bactérias como Streptococcus mutans (10), (11) .
Um estudo conduzido na Universidade Tokaigakuen (Japão) mostrou que o crescimento microbiano pode ser inibido pela casca de limão, pois contém compostos como 8-geraniloxipsolareno, 5-geraniloxipsolareno, 5-geraniloxi-7-metoxicumarina e floroglucinol 1-β-D- glucopiranosido (florina) (12). Mais pesquisas são necessárias para entender a correlação entre esses compostos e a atividade antimicrobiana atribuída à casca de limão.
4. Pode melhorar a saúde óssea
A casca de limão ajuda a melhorar a saúde óssea, pois contém grandes quantidades de cálcio e vitamina C, que são blocos de construção essenciais dos ossos e de nossa estrutura esquelética (1), (13).
Um estudo realizado em ratos descobriu que a osteoporose pode ser controlada pela administração de ácido ascórbico em um gene específico (14). Assim, a casca de limão - que é rica em ácido ascórbico - pode ter o potencial de controlar doenças ósseas e melhorar a saúde óssea. Essas observações também são pistas promissoras para pesquisas futuras nessa direção.
Como mencionado anteriormente, a casca de limão é rica em antioxidantes. Os antioxidantes podem ajudar na redução da inflamação, o que pode auxiliar no tratamento de doenças autoimunes, como a artrite reumatóide (15).
5. Pode tratar o estresse oxidativo e desintoxicar o corpo
A casca de limão é rica em vitamina C. A vitamina C é um antioxidante que controla os danos celulares eliminando os radicais livres ou toxinas liberadas durante o estresse ou certos processos biológicos ligados à morte e envelhecimento celular (16).
Eliminar essas toxinas prejudiciais ajuda a desintoxicar o corpo e reduzir o estresse em nível metabólico (15). Certos bioflavonóides cítricos também são úteis na redução do estresse oxidativo, que, se não tratado, pode causar câncer (17), (18).
Um estudo experimental realizado em ratos constatou que o limoneno - encontrado na casca de limão - acelera a atividade enzimática e a produção de muco, o que, por sua vez, reduz o estresse oxidativo associado ao dano tecidual (19).
De fato, um estudo realizado no Egito mostrou que a atividade antioxidante da casca de limão é mais forte do que a das cascas de toranja e tangerina, tornando-a uma escolha superior para desintoxicar o corpo (20). Assim, pode prevenir danos celulares e desintoxicar o sistema de produtos químicos prejudiciais.
6. Pode ter propriedades anticâncer
A casca de limão tem sido associada à prevenção e ao tratamento do câncer devido aos compostos que contém, como salvestrol Q40 e limoneno. Verificou-se que o D-limoneno aumenta a taxa de morte de células mutadas e ajuda na inibição da propagação de células cancerosas do câncer gástrico em ratos (21), (22).
As outras substâncias que combatem o câncer encontradas na casca de limão são os flavonóides. A ingestão de flavonóides mostrou reduzir o risco de câncer de mama e gástrico (23), (24). Os flavonóides cítricos chamados polimetoxiflavonas (PMFs) exibem atividade anticarcinogênica ao bloquear a cascata de metástases, inibindo a mobilidade das células cancerosas (25).
Apesar desses estudos, a casca de limão não deve ser considerada uma cura para o câncer, pois mais pesquisas são necessárias para validar essas descobertas.
7. Pode prevenir doenças cardíacas e diminuir o colesterol
A casca de limão pode ajudar a controlar doenças cardiovasculares, prevenindo doenças cardíacas, diabetes e melhorando a circulação sanguínea devido à presença de flavonóides, vitamina C e pectina (4), (18), (23), (26).
A regulação da pressão arterial requer potássio, que é encontrado em abundância na casca de limão (1), (27).
A pectina e o d-limoneno presentes na casca de limão podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol e promover uma boa saúde cardíaca (26). Estudos realizados em hamsters descobriram que a pectina encontrada na casca de limão pode se ligar ao colesterol e reduzir os níveis plasmáticos e de colesterol (28), (29). Regular os níveis de colesterol pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, uma vez que são todas doenças relacionadas ao estilo de vida.
Um estudo realizado em ratos obesos mostrou que o d-limoneno reduz o açúcar no sangue e os níveis de LDL (30). Um experimento de curto prazo com crianças com sobrepeso que receberam casca de limão pulverizada mostrou níveis mais baixos de LDL e pressão arterial (26). Uma revisão sistemática de vários estudos descobriu que o aumento da captação de flavonóides em humanos reduz o risco de doenças cardíacas (31), (32).
Dados experimentais de estudos clínicos podem fornecer uma análise mais precisa dos benefícios do d-limoneno e outros compostos presentes na casca de limão em humanos.
8. Pode tratar infecções bacterianas e fúngicas
Evidências anedóticas sugerem que a ingestão de chá de casca de limão afasta infecções como resfriado comum, gripe, infecção de ouvido e infecções do trato urinário (ITUs). Isso pode ser devido às propriedades antibacterianas da casca de limão (33).
A pesquisa descobriu que a casca de limão reduz o crescimento de bactérias resistentes a antibióticos e fungos resistentes a medicamentos (34), (35). Apesar dessas descobertas promissoras, pesquisas são necessárias para comprovar esse benefício em humanos.
9. Pode tratar cálculos biliares e melhorar a digestão
Tradicionalmente, pensava-se que as raspas ou cascas de limão agiam como um aperitivo ou um bom digestivo. O raciocínio científico para isso poderia ser o alto teor de pectina (fibra solúvel) da casca de limão que alivia a constipação e indigestão e aumenta a secreção de bile (28), (29). Isso pode ajudar a melhorar a função digestiva.
Estudos sugerem que a casca de limão pode ajudar a tratar os cálculos biliares. O d-limoneno na casca de limão - um solvente do colesterol - foi encontrado para dissolver cálculos biliares dissolver cálculos biliares contendo colesterol (36), (37), (38). Assim, sob supervisão médica, a casca de limão tem potencial para ser utilizada como alternativa à cirurgia para o tratamento de cálculos biliares.
10. Pode melhorar a imunidade
As altas concentrações de flavonóides e vitamina C na casca de limão podem aumentar sua imunidade (20). Os principais componentes do sistema de defesa do nosso corpo consistem em glóbulos brancos ou células B e células T. Estudos in vitro demonstraram que a vitamina C é essencial para o desenvolvimento e proliferação de células T ou linfócitos (39).
A vitamina C também está presente nos neutrófilos (um tipo de glóbulo branco) que ajuda na fagocitose, um processo pelo qual as células imunológicas do corpo engolfam células estranhas ou nocivas, como toxinas ou bactérias, e as destroem. A vitamina C também é essencial para ajudar a reduzir os danos aos tecidos (40).
Foi descoberto que a casca de limão em pó melhora a imunidade em peixes (41). Os peixes foram alimentados com casca de limão desidratada, o que levou ao aumento das imunoglobulinas e da atividade da peroxidase. As imunoglobulinas são proteínas que o sistema imunológico produz para se ligar a antígenos ou substâncias estranhas. Esses complexos são então decompostos com segurança pelo corpo para que o antígeno não prejudique o corpo (42).
Um metaestudo de dados de 82 pesquisas descobriu que o consumo de vitamina C ajuda a reduzir os sintomas do resfriado comum em adultos e crianças (43). Outras pesquisas experimentais podem fornecer uma conclusão definitiva de como os compostos encontrados na casca de limão aumentam a imunidade.
Uma deficiência grave de vitamina C pode resultar em um sistema imunológico gravemente comprometido, portanto, certifique-se de consumir o