Índice:
- Mais sobre feijão mungo
- 7 benefícios do feijão mungo
- 1. Possui atividade antioxidante
- 2. Pode prevenir insolação
- 3. Pode manter os níveis de colesterol e a saúde do coração
- 4. Pode promover a digestão e a saúde intestinal
- 5. Pode ajudar no tratamento do diabetes
O feijão mungo ou grama verde é conhecido por suas propriedades antioxidantes. Esses feijões podem ser dados a crianças e adultos - incluindo pessoas com diabetes e hipertensão. Eles também são ricos em fibras, minerais, flavonóides e ácidos fenólicos.
Leia este artigo para descobrir os benefícios do feijão-mungo para a saúde, seu conteúdo e quem não deve comê-lo. Deslize para cima!
Mais sobre feijão mungo
O feijão mungo ( Vigna radiata ) é um pequeno feijão verde-oliva da família das leguminosas / feijão ( Leguminosae ). Esta cultura é nativa das terras quentes da Índia. Esses grãos também são conhecidos popularmente como grama verde ou grama de ouro e são cultivados como alimento e forragem animal (1), (2).
O feijão mungo e seus brotos são amplamente usados em saladas frescas na Índia, China, Bangladesh, Sudeste Asiático e países ocidentais. O crédito vai para o perfil nutricional equilibrado.
Esses grãos são ricos em proteínas, carboidratos, fibra alimentar e produtos bioquímicos ativos. Eles são as melhores fontes de aminoácidos, amidos vegetais e enzimas (1), (2).
Portanto, comê-los é conhecido por facilitar a digestão, especialmente no verão. A atividade antioxidante do feijão mungo desempenha um papel vital no tratamento de infecções, inflamação e estresse químico em seu corpo (1), (2).
Quer saber mais sobre os benefícios dessas leguminosas? Confira a próxima seção!
7 benefícios do feijão mungo
Com seu alto quociente de proteínas e antioxidantes, o feijão mungo pode auxiliar no combate ao diabetes e às doenças cardíacas. Eles podem prevenir ataques de calor e febre também. Estudos também mostram as propriedades anticâncer dessas leguminosas.
1. Possui atividade antioxidante
As proteínas e polifenóis nas sementes, brotos e cascas de feijão mungo apresentam potencial atividade antioxidante. Eles podem eliminar os radicais livres - como peróxido e íons superóxido - em seu corpo (1).
Vitexin e isovitexin são os principais componentes antioxidantes encontrados no feijão mungo. O feijão mungo tem o maior efeito antioxidante quando brota. A atividade antioxidante do feijão mungo é considerada cerca de 195% da vitamina C (100 g de feijão mungo = 1462 mg de vitamina C) (1).
Acima de tudo, os extratos de feijão mungo possuem atividade antioxidante significativamente maior do que os extratos de soja. Portanto, eles têm o potencial de prevenir várias doenças crônicas (como câncer) induzidas pelo acúmulo de radicais livres (1).
2. Pode prevenir insolação
A insolação é caracterizada por desidratação e irritabilidade. Isso pode ser resultado de ingestão inadequada de líquidos e perda excessiva de água / fluidos pelo suor. Outro desenvolvimento crítico durante o verão é o acúmulo de espécies reativas de oxigênio (ROS) em seu corpo (3).
Isso acontece porque o calor do verão exige uma alta taxa metabólica para atender às necessidades do seu corpo e maximizar a produção de energia. Esses eventos, em última instância, levam a um desequilíbrio químico (3).
Os flavonóides de mungo , incluindo a vitexina, eliminam o estresse químico e reduzem os níveis de inflamação. É por isso que os chineses comumente bebem sopa de feijão mungo durante os verões (1), (3).
3. Pode manter os níveis de colesterol e a saúde do coração
As proteínas nas leguminosas em germinação ajudam no controle do metabolismo lipídico. Os brotos de feijão mungo e as sementes em germinação estão repletos dessas proteínas. Essas leguminosas reduzem os níveis de colesterol total e LDL (mau) colesterol em seu sistema (4).
Os feijões-mungo cozidos e inteiros também mostraram efeitos redutores de lipídios semelhantes. Eles evitam a deposição / acúmulo de lipídios no fígado, coração e vasos sanguíneos. O efeito antioxidante bloqueia a ação dos radicais livres sobre o colesterol acumulado nesses órgãos (4).
Portanto, o feijão-mungo pode protegê-lo de doenças cardiovasculares (como aterosclerose). Além disso, uma xícara de feijão-mungo cru e germinado contém cerca de 155 mg de potássio. É por isso que cerca de 600 mg / kg de peptídeos mung podem reduzir a pressão arterial sistólica em animais. Este estudo demonstra como o feijão mungo regula a hipertensão e preserva a saúde do coração (1), (4).
4. Pode promover a digestão e a saúde intestinal
O feijão mungo contém boas quantidades de fibras insolúveis, proteínas e carboidratos complexos. Esses nutrientes aumentam o crescimento de bactérias "boas" no intestino. Estudos relatam um aumento na contagem de Bacteroidetes - classe de bactérias que previnem a obesidade (5), (6).
Além disso, os feijões-mungo causam menos inchaço e são fáceis de digerir. Portanto, eles são ótimos para crianças. Você pode usar esses grãos para preparar um suplemento alimentar para bebês desmamados, pois eles são ricos em nutrição e não contêm alérgenos (5).
No entanto, esses grãos também contêm antinutrientes como o ácido fítico, que interfere na absorção de minerais e outros nutrientes. Comer feijão mungo cozido ou germinado pode resolver esse problema (5).
5. Pode ajudar no tratamento do diabetes
Devido ao seu baixo índice glicêmico, o feijão mungo é um dos mais