Índice:
- O azeite pode tratar cicatrizes de acne?
- Azeite de oliva para a pele
- Como usar azeite de oliva na pele
- Outros tratamentos para cicatrizes de acne
- A palavra final
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
As cicatrizes de acne são o resultado de manchas inflamadas causadas por poros da pele obstruídos com excesso de sebo, células mortas da pele e bactérias. Os poros aumentam e as paredes dos folículos obstruídos se rompem, resultando em lesões. Embora a pele tente reparar esses tecidos danificados, ela não pode voltar ao seu estado original imediatamente. Algumas pessoas juram que o azeite de oliva ajuda a clarear cicatrizes de acne. O azeite de oliva cura cicatrizes de acne? Vamos descobrir.
O azeite pode tratar cicatrizes de acne?
Embora algumas pessoas endossem as virtudes do azeite de oliva no tratamento da acne e de cicatrizes de acne, há muito poucas evidências científicas para provar esses efeitos. A maioria dos experimentos envolvendo azeite de oliva é realizada em ratos. Não há evidências concretas que comprovem sua eficácia no tratamento de doenças da pele humana.
No entanto, além de cozinhar, a população em geral usa azeite de oliva em larga escala como remédio para o tratamento de várias doenças de pele. Também é usado em vários cosméticos. Mas isso realmente funciona para cicatrizes de acne? Aqui está o que a ciência diz.
- Um estudo com animais descobriu que o ácido oleico, um ácido graxo que compõe até 83% do azeite de oliva, desencadeou a acne (1).
- Outro estudo descobriu que o azeite de oliva reduziu a integridade da pele e causou eritema leve em adultos. O experimento também mostrou que o azeite de oliva pode danificar a barreira da pele e promover o desenvolvimento e agravar a dermatite atópica (2).
- O ácido oleico do azeite de oliva pode ajudar na criação de bactérias causadoras de acne ( acnes ) na pele. Ajudou a bactéria a se prender aos folículos (3).
- O azeite de oliva tem uma classificação comedogênica de 2, o que significa que pode obstruir os poros da pele (4).
Esses estudos indicam claramente que o azeite não pode tratar acne ou cicatrizes de acne. No entanto, se você tem uma pele sem acne e deseja usar azeite para hidratá-la e protegê-la contra os raios ultravioleta, veja como você pode usá-lo.
Azeite de oliva para a pele
- Um estudo com camundongos mostrou que os compostos fenólicos do azeite de oliva podem prevenir o estresse oxidativo (o processo de danificar as células da pele) (5). Outro estudo com ratos mostra que o azeite de oliva pode ajudar a combater os danos do sol, prevenir o fotoenvelhecimento e reduzir os tumores de pele (6). No entanto, mais estudos são necessários para estabelecer esse efeito na pele humana.
- O azeite de oliva possui propriedades antibacterianas (7). Porém, mais estudos científicos são necessários para provar sua eficácia no tratamento de bactérias na pele.
- Outros benefícios potenciais do uso do azeite de oliva na pele devido aos seus efeitos antiinflamatórios e antioxidantes são sua capacidade de retardar o envelhecimento da pele, promover a cicatrização de feridas (reconstrução dérmica) e prevenir o câncer de pele. No entanto, esses efeitos foram observados em camundongos, e mais estudos são necessários em humanos (5).
- O azeite de oliva contém vitaminas E e K e beta-caroteno (precursor da vitamina A) (8). Esses nutrientes podem ajudar a melhorar a saúde da pele.
- Algumas evidências sugerem que o azeite de oliva pode ajudar a hidratar e suavizar a pele.
Como usar azeite de oliva na pele
- Aplique o óleo no rosto em movimentos circulares com a ponta dos dedos. Massageie suavemente o nariz, as bochechas e a testa.
- Molhe um pano em água quente e segure-o contra o rosto até que esfrie à temperatura ambiente.
- Retire o pano e enxágue com água quente. Pressione o pano úmido e esfregue todo o rosto suavemente para remover o óleo restante na pele.
- Seque o rosto com uma toalha macia.
O azeite de oliva não trata cicatrizes de acne. No entanto, existem outras opções de tratamento disponíveis que podem melhorar sua aparência. Dê uma olhada.
Outros tratamentos para cicatrizes de acne
- Retinóides tópicos - medicamentos de venda livre que contêm ácido glicólico podem ajudar a tratar cicatrizes de acne.
- Preenchimentos dérmicos - contornos rebaixados, causados por acne.
- Microdermoabrasão - Remodelação da estrutura da pele (removendo a camada externa da pele).
- Tratamento a laser - Usando luz intensa para estimular fibroblastos dérmicos.
- Agulhas - puncionar a camada externa da pele com agulhas afiadas para aumentar o colágeno.
- Remédios Naturais - Botânicos ou óleos essenciais que podem clarear as cicatrizes de acne.
A palavra final
Embora a evidência anedótica sugira que o azeite de oliva tem alguns benefícios para a pele, a pesquisa sugere o contrário. O azeite de oliva pode obstruir os poros da pele, agravar condições como a dermatite atópica e causar acne. Portanto, consulte seu dermatologista antes de usar azeite de oliva no rosto. Lembre-se de fazer um teste de remendo em uma pequena parte da parte interna do braço ou cotovelo e verificar se há uma reação em 24 horas.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Qual óleo é o melhor para tratar cicatrizes de acne?
O óleo da árvore do chá possui propriedades antimicrobianas que podem ajudar a reduzir a acne leve (9).
O azeite de oliva é ruim para a acne?
Sim, pode criar bactérias que causam acne. Portanto, não é