Índice:
- Por que não podemos entrar facilmente em um estado de meditação profunda?
- Técnicas para ajudá-lo a entrar em um estado de meditação profunda
- Preparação
- Prática
- Publique a prática
- Preparação
- 1. Acalme a respiração e o corpo
- O caminho fácil
- O caminho certo
- 2. Certifique-se de que sua mente está feliz
- 3. Defina suas intenções e afirmações
- Prática
- 4. Aceite as distrações
- 5. Alegre-se com a concentração
- Publique a prática
- 6. Saia do estado meditativo suavemente
- 7. Escreva seus pensamentos
Você está estressado? O estilo de vida mundano está afetando você? Se sua resposta for sim, e já há algum tempo, é provável que você tenha sido solicitado a meditar. Mas a meditação parece complexa e entediante, certo? Então, por que tantas pessoas recomendam que você faça isso?
É por isso que - meditação não é um exercício, tarefa ou atividade onde você aplica sua mente. É um estado de repouso. Tão profundo que pode ser mais profundo do que o sono mais profundo que você pode ter. Nesse estado, sua mente está obviamente tranquila e em paz - livre de preocupações e agitação, e é quando a meditação acontece.
Parece fácil, certo? Na verdade, não é. A razão é que estamos tão confusos na vida e em nossas preocupações que treinamos nossa mente para pensar constantemente. Ficamos presos em cadeias de pensamentos, e é preciso paciência e prática para acalmar a mente e entrar nesse estado de meditação.
Por que não podemos entrar facilmente em um estado de meditação profunda?
Imagem: Shutterstock
É preciso esforço para entrar profundamente no estado de meditação. Ao tentar fazer isso, é provável que sinta que não está claro ou que não está indo mais longe. Isso ocorre por causa da falta de foco e intensidade. Você não entende o objetivo da meditação do sono profundo e como fazê-la direito.
Nossas mentes têm duas funções. O primeiro é 'saber' e o segundo é 'fazer'. A meditação trata de acalmar o 'fazer' e completar a tranquilidade enquanto mantém o 'saber'.
A maioria das pessoas começa a meditar sem se preparar para isso. Você pode não perceber, mas a preparação para o ato não só permite que você acalme a mente com facilidade, mas também torna toda a rotina mais agradável.
Portanto, aqui estão algumas dicas que o ajudarão a acalmar sua mente e entrar em um estado de meditação mais profunda.
Técnicas para ajudá-lo a entrar em um estado de meditação profunda
Preparação
Acalme a respiração e o corpo
Certifique-se de que sua mente está feliz
Defina suas intenções e afirmações
Prática
Aceite as distrações,
alegre a concentração
Publique a prática
Saia do estado meditativo Escreva suavemente
seus pensamentos
Preparação
Como se meditar não fosse difícil o suficiente, preparar-se para isso pode parecer uma tarefa gigantesca. Mas os especialistas dizem que quando você prepara seu corpo e mente antes de mergulhar no estado de repouso completo, com certeza terá uma ótima sessão. Portanto, essas são algumas técnicas de meditação profunda que você pode praticar enquanto se prepara.
1. Acalme a respiração e o corpo
Imagem: Shutterstock
A respiração, a mente e o corpo estão todos interligados. Quando você relaxa seu corpo e acalma sua respiração, sua mente se acalma automaticamente. Quando isso acontece, o sistema nervoso parassimpático é ativado e, portanto, a resposta ao estresse é regulada.
O caminho fácil
Sente-se em uma postura meditativa e respire cinco vezes. Você deve se certificar de que inspira pelo nariz e expira pela boca. Além disso, as respirações devem ser profundas e longas. Ao inspirar, você deve tomar consciência do presente. Ao expirar, relaxe todos os músculos do corpo e simplesmente relaxe. Deixe de lado suas preocupações e dores. Ao fazer isso, preste atenção especial à língua, mandíbula, garganta e testa.
O caminho certo
Você deve praticar alguns asanas de ioga e iluminar seu corpo. Dedique 10 minutos e faça cada postagem em sua expressão completa.
Estes são alguns asanas que ajudarão a relaxar sua mente:
- Setu Bandhasana
- Dhanurasana
- Balasana
- Adho Mukha Svanasana
- Ardha Matsyendrasana
- Uttanasana
- Supta Matsyendrasana
- Padmasana
- Shavasana
Depois de praticar esses asanas, você deve fazer alguns exercícios respiratórios.
Você deve certificar-se de que a duração da expiração seja maior do que a da inspiração. Portanto, se você inspirar por quatro segundos, expire por oito. Você também pode tentar essas combinações de tempo: 3-6, 5-10, 6-12 e assim por diante. Certifique-se de respirar suavemente. A chave é estar confortável, então ouça seu corpo enquanto prossegue.
Voltar para TOC
2. Certifique-se de que sua mente está feliz
Imagem: Shutterstock
A maior agenda do nosso cérebro é evitar a dor e buscar o prazer. Portanto, ao se preparar para a meditação, tente gerar sentimentos de contentamento, estabilidade e segurança. Você deve assegurar a seu cérebro que tudo está bem para que ele não fique inquieto.
Uma mente feliz é quieta e organizada, então seu objetivo deve ser fazer sua mente feliz. É assim que você pode fazer:
- Pense nas coisas pelas quais você é grato.
- Se você teve uma boa experiência meditativa, pense nisso.
- Certifique-se de que tudo está bem no momento.
- Sinta-se bem com a cura e o crescimento constantes que estão acontecendo.
- Se você acredita em Deus, você pode fazer uma oração antes de meditar.
Procure um lugar tranquilo para meditar, longe de seu telefone, animais de estimação, crianças, etc. Quando você medita, é a sua hora. Deixe todos ao seu redor saberem disso.
Voltar para TOC
3. Defina suas intenções e afirmações
Imagem: Shutterstock
Você deve se concentrar em sua intenção antes de mergulhar na meditação. Isso fará maravilhas por você. Você precisa ter uma intenção forte, no entanto, para levá-la adiante. Sua afirmação pode ser nestas linhas - “Pelos próximos X minutos, vou me concentrar apenas na minha meditação. Não há mais nada para eu fazer e nada mais em que pensar durante esse tempo. Mente, por favor, não me perturbe. Vou começar a me concentrar agora. ”
A determinação é a chave para a meditação. Se você não tem, não se preocupe. A prática o torna perfeito.
Voltar para TOC
Prática
Agora que você está pronto para começar sua sessão meditativa, estas são algumas coisas que você deve manter em mente.
4. Aceite as distrações
Imagem: Shutterstock
Como um iniciante, você tende a se distrair com pensamentos negativos quando medita. Não se force a pensar positivo. Aceite esses pensamentos sem se criticar. A crítica é prejudicial e não está de acordo com o bom espírito da prática.
Seja gentil consigo mesmo. Foi você quem aprendeu a se distrair e, portanto, deve dar à sua mente algum tempo para treinar para se concentrar. Seja gentil e paciente consigo mesmo.
Voltar para TOC
5. Alegre-se com a concentração
Imagem: Shutterstock
A função primária da mente é buscar a felicidade e afastar a dor e o sofrimento. Quando você ensina sua mente a se concentrar, também a treina para encontrar a felicidade com foco.
O budismo prega que felicidade e alegria são dois dos cinco fatores da absorção meditativa. Quando você aprende a desfrutar da meditação, sua mente fica menos inquieta.
Então, quando sua concentração ainda estiver em desenvolvimento, use um objeto focal. Assim que se tornar estável, não o perturbe. Apenas fique onde está.
Voltar para TOC
Publique a prática
A meditação não termina quando acaba. Você precisa ter certeza de praticar os seguintes pontos para completar o ciclo meditativo completo.
6. Saia do estado meditativo suavemente
Imagem: Shutterstock
Quando terminar a meditação, certifique-se de sair dela suavemente. Você não pode ter pressa quando está meditando. Deixe sua mente descansar. Você pode mover o pescoço e os dedos primeiro e, em seguida, abrir os olhos suavemente. A transição suave os ajuda a levar adiante e a tecer esse sentimento meditativo em suas vidas.
Voltar para TOC
7. Escreva seus pensamentos
Imagem: Shutterstock
Depois de terminar a prática, é fundamental anotar como era a rotina. Isso irá absorver o hábito em sua rotina e você também compreenderá como a meditação e sua mente funcionam.
Responda a essas perguntas simples após cada sessão para ajudá-lo melhor.
- Quanto tempo eu sentei?
- O que eu sinto depois da meditação?
- Como minha mente reagiu enquanto eu estava em estado de meditação?
A resposta à terceira pergunta pode ser bastante vaga. Portanto, certifique-se de anotar coisas como quais pensamentos lhe vieram à mente ou como você se sentiu enquanto estava meditando. Além disso, certifique-se de anotar quantas vezes você se distraiu e por quanto tempo conseguiu se concentrar.
Voltar para TOC
Agora que você sabe, a meditação é uma bela arte. É preciso prática e perseverança, mas quando você acerta, tem a certeza de tornar sua vida muito melhor. Tente!