Índice:
- # 1 - Hatha Yoga
- # 2 - Fluxo de Vinyasa
- # 3 - Iyengar Yoga
- # 4 - Bikram Yoga
- # 5 - Ashtanga Yoga
- # 6 - Jivamukti Yoga
- # 7 - Kundalini Yoga
- # 8 - Anusara Yoga
- # 9 - Yin Yoga
Existem dois tipos de pessoas no mundo - aquelas que trabalham fora e as que não.
Mas se você malhar, aqui está um pouco de assunto para reflexão. Os muitos anos de exercícios, combinados com uma dieta boa e limpa, estão trabalhando a seu favor. Mas seu corpo precisa de mais e, portanto, você deve abraçar a ioga. Yoga não é apenas um treino; É um modo de vida. Ele conecta seu corpo, mente e alma à Consciência Universal.
Embora a ioga envolva voltas e reviravoltas, alongamentos e curvas, junto com uma rotina de respiração complexa e intensa, esses são apenas os aspectos superficiais dessa bela expressão de vida. Ele inculca disciplina e graça e equilibra nossas energias e emoções.
Sadhguru Jaggi Vasudev de Isha Yoga diz: "Muito além de simplesmente dobrar o corpo, a ciência do Yoga fornece a ferramenta definitiva para aprimorar as capacidades humanas e funcionar no pico mais alto do corpo e da mente."
Se tudo isso o inspirou o suficiente para praticar ioga, dê uma olhada nos diferentes tipos de rotinas de ioga e no que você deve esperar da aula. O Yoga é tão versátil - há algo para todos nele.
# 1 - Hatha Yoga
Imagem: Shutterstock
Hatha é uma palavra sânscrita que significa força. Geralmente inclui os aspectos físicos da prática. É a mãe de todas as práticas de ioga. Todos os outros subgrupos se enquadram nesta categoria.
A aula de Hatha Yoga geralmente é lenta e não segue um fluxo. Esta aula é perfeita para iniciantes, já que gentilmente o induz ao ioga. Se você é um iogue experiente, esta aula é uma ótima oportunidade para relaxar. Esta aula é sobre o básico. Ele ensina como respirar; ele ensina as posturas, técnicas de meditação e relaxamento também. Se você é novo no ioga, provavelmente deveria se matricular em uma aula de Hatha Yoga para começar.
# 2 - Fluxo de Vinyasa
Imagem: Shutterstock
Este estilo de ioga requer que você coordene a respiração com o movimento e enfatiza a criação de um fluxo de posturas, com transições suaves de uma para a outra. Vinyasa significa literalmente conexão. Você precisa conectar seus movimentos com uma inspiração ou uma expiração. Você pode usar esse estilo por meio do Surya Namaskar, as posturas de equilíbrio, as costas ou as posturas sentadas. O treino termina com o Savasana.
Esta aula é baseada na criatividade do professor e não possui uma estrutura rígida e rápida. Às vezes, a espiritualidade é incorporada a esses cursos, com uma pitada de meditação e canto. Outros instrutores acreditam em mantê-lo atlético. Você pode escolher o que for do seu interesse ao se inscrever nesta aula.
Esta categoria pode ser lenta e suave ou rápida e intensa, dependendo do seu nível. Como um iniciante, você deve procurar inicialmente uma aula mais lenta e, em seguida, passar para uma mais rápida.
# 3 - Iyengar Yoga
Imagem: Shutterstock
Este estilo de ioga se concentra no alinhamento. A aula não tem exatamente um fluxo, como o estilo Vinyasa. Cada pose em Iyengar é intensa, e você precisa mantê-la por um longo tempo e expandir enquanto respira. Esse estilo de ioga funciona com muitos acessórios, como tiras, blocos e cobertores.
Para quem gosta de se aprofundar nos detalhes, sentir e aprender intensamente a pose, essa é a sua escolha! Esta classe também funciona para quem tem lesões e problemas crônicos. Esse estilo tende a acomodar todas as limitações e, por sua vez, torna você estável, flexível e forte.
# 4 - Bikram Yoga
Imagem: Shutterstock
Este estilo de ioga é quente-quente-quente! Se você tentar isso, com certeza vai suar muito. O Bikram Yoga geralmente é feito em uma sala aquecida a 40 graus centígrados, com 40% de umidade. A ideia é suar. Ele se ramifica a partir do estilo Vinyasa. Portanto, em uma aula de Bikram Yoga, você irá essencialmente praticar o asana em coordenação com sua respiração.
O fundador, Bikram Choudhury, formulou uma sequência de 26 posturas, acreditando que ela desafia sistematicamente todas e cada parte do corpo, sejam músculos, veias, ligamentos ou órgãos.
# 5 - Ashtanga Yoga
Imagem: Shutterstock
Este estilo de ioga é popularmente chamado de Power Yoga e é considerado uma versão contemporânea do ioga clássico. Iniciada por K. Pattabhi Jois, essa forma de ioga também interliga o movimento com a respiração, mas os movimentos são mais definidos. Você progride suavemente com cada asana, e cada ação é praticada com uma inversão.
Você começa com a série Primária e, depois de dominá-la, passa para o próximo nível. Demora anos para avançar, mas o foco é sempre as posturas e não a progressão.
Se você está em uma prática estruturada e cheia de poder, este estilo é para você.
# 6 - Jivamukti Yoga
Imagem: Shutterstock
Esta forma de ioga é muito mais do que uma prática - é um modo de vida. Inclui aspectos éticos, espirituais e físicos. Formulado por Sharon Gannon e David Life, este estilo de ioga também fala sobre estar atento ao meio ambiente, então você deve ser gentil com os animais e se tornar vegano. Os cinco aspectos mais importantes deste método são Shastra (escritura), Bhakti (devoção), Ahimsa (não ferir), Nada (música) e Dhyana (meditação).
Em uma aula típica, você começaria definindo uma intenção, seguida por um canto e, em seguida, pela consciência respiratória. Inclui movimentos Vinyasa e termina com relaxamento e meditação. Este estilo de ioga é um pacote completo que inclui espiritualidade com benefícios físicos. Se isso parece interessante, você deve tentar!
# 7 - Kundalini Yoga
Imagem: Shutterstock
Esta forma de ioga encontra suas raízes nos Chakras. Ele se concentra no trabalho central e na respiração, ou seja, pranayama. Tem como objetivo abrir a mente e torná-lo mais consciente de sua mente e corpo.
Este é um dos estilos espirituais de ioga que também inclui muita meditação. Canto, meditação, mudras e respiração constituem a essência deste estilo de ioga. Esta aula tende a ser fisicamente exigente. Também é um desafio mental. Mas quando você entrar no ritmo, Kundalini Yoga certamente mudará sua vida.
# 8 - Anusara Yoga
Imagem: Shutterstock
Esse estilo de ioga é extremamente otimista. Ele se concentra na elevação e é a mais espiritual de todas as técnicas de ioga. É resumido pela "celebração do coração". É uma forma relativamente nova de ioga, iniciada em 1997 por John Friend. Ele se concentra em buscar a luz dentro de você.
# 9 - Yin Yoga
Imagem: Shutterstock
Este estilo de ioga é lento. Espera-se que você mantenha cada pose por pelo menos cinco minutos. Diz-se que, ao fazer isso, você estressa os tecidos conjuntivos do corpo e isso ajuda a aumentar a circulação e a flexibilidade. Supõe-se que esse estilo de ioga melhora o qi (energia vital) do corpo. Normalmente, você praticaria esse estilo em uma sala aquecida para que ele ajudasse a expandir seus músculos e torná-los mais elásticos. Curiosamente, esta forma de ioga foi iniciada por um professor de ioga taoísta e especialista em artes marciais, Paulie Zink.
Yoga desse tipo é para aqueles que gostam de desafiar sua mente. Você se tornará mais paciente e se concentrará na respiração de uma forma cuidadosa. Este estilo de ioga é incrivelmente relaxante.
Esperamos que a visão geral dos diferentes tipos de ioga o tenha inspirado o suficiente para escolher um. Escolher a melhor forma, dependendo do seu interesse, não será apenas divertido, mas também revelará o que há de melhor em você, tanto física quanto mentalmente. Portanto, sem mais delongas, aceite a ioga em suas vidas, não apenas como um exercício, mas como um estilo de vida!