Índice:
- O jejum de água é bom para você?
- Quem deve regar rapidamente
- Quem NÃO Deve Regar Rápido
- Benefícios do jejum na água
- 1. Promove Autofagia
- 2. Reduz a pressão arterial
- 3. Reduz o risco de doenças cardiovasculares
- 4. Melhora a sensibilidade à insulina
- 5. Reduz o estresse oxidativo
- Perigos do jejum na água
- Como fazer rápido
- Água Rápida Exclusiva (24-72 horas)
- Fase pós-alimentação rápida (1-3 dias)
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 10 fontes
O jejum é um processo antigo que ajuda a rejuvenescer o corpo, a mente e a alma. O jejum com água é um tipo de jejum em que você só bebe água. Pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo e a pressão arterial e auxiliar na perda de peso (1).
O jejum na água normalmente dura de 24 a 72 horas. Se você quiser estender a duração, é necessário obter consentimento médico. Continue lendo para saber os benefícios do jejum na água, quem deve evitá-lo, como fazê-lo e os perigos se você for longe demais.
O jejum de água é bom para você?
O jejum é uma ótima maneira de aumentar o metabolismo e rejuvenescer o corpo. Mas o jejum completo de água por mais de 72 horas não é científico ou saudável.
Um jejum de curto prazo (jejum com água) está ligado à autofagia (um processo pelo qual o corpo limpa as células danificadas e as substitui por células recém-formadas) (2). No entanto, o jejum prolongado pode representar muitos riscos à saúde e revelar-se perigoso.
Para aumentar o metabolismo, você pode experimentar um dia de jejum de água sob supervisão médica adequada. Mas se você pretende perder peso, não tente essa prática prejudicial por muito tempo. O jejum na água é apenas uma abordagem de curto prazo que pode ser seguida uma vez a cada 15 dias por um período máximo de 1-3 dias.
Quem deve regar rapidamente
Você pode fazer jejum de água se:
- seu médico pediu para você.
- você deseja aumentar sua imunidade.
- você está acima do peso.
- você está em um programa de jejum supervisionado.
Quem NÃO Deve Regar Rápido
Você não deve regar rapidamente (ou jejuar de acordo com as instruções do seu médico) se:
- seu médico NÃO recomenda o jejum para você.
- você tem hipoglicemia.
- você tem diabetes.
- você está tomando algum medicamento.
- você fez uma cirurgia recente.
- vocÊ esta grávida.
- você acabou de dar à luz.
O jejum de água por um curto período está relacionado a muitos benefícios à saúde. Eles são discutidos na próxima seção.
Benefícios do jejum na água
1. Promove Autofagia
A autofagia é o processo do corpo de eliminar os resíduos produzidos pela degradação celular ou componentes que são disfuncionais ou não são exigidos pelo corpo. É basicamente um processo de limpeza do corpo (3).
A maioria das doenças neurodegenerativas é causada por agregação anormal de proteínas, que pode ser reduzida pela autofagia (4). O jejum de água uma ou duas vezes por semana ajuda a limpar as células anormais.
Não há intervenções de curto prazo para provar que o jejum de água por um curto período pode ajudar a limpar os resíduos celulares. Mais estudos em humanos são necessários para comprovar este aspecto.
2. Reduz a pressão arterial
Beber mais água e reduzir o consumo de sal é uma forma de reduzir a pressão arterial. Se supervisionado por um médico, o jejum de água por longos períodos pode ajudar a controlar a pressão arterial.
Uma pesquisa feita por cientistas americanos descobriu que de 68 pessoas com hipertensão limítrofe, 82% reduziram a pressão arterial depois de passarem por jejum clínico de água sob supervisão médica (5).
No entanto, mais estudos em humanos são necessários para estabelecer os efeitos do jejum de água de curto prazo sobre a pressão arterial.
3. Reduz o risco de doenças cardiovasculares
O jejum periódico ou intermitente pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos (6). No entanto, existem estudos muito limitados para apoiar isso.
Um estudo piloto estabeleceu que um dia de jejum com água pode reduzir os níveis de triglicerídeos e melhorar os níveis de colesterol total e HDL (7).
O estudo também afirma que os efeitos de longo prazo dessas mudanças de curto prazo são desconhecidos. Mais estudos são necessários para entender como o jejum de água pode ser usado como um tratamento preventivo para reduzir o risco de doenças metabólicas.
4. Melhora a sensibilidade à insulina
A insulina e a leptina são hormônios que ajudam a regular os níveis de glicose no sangue e a fome, respectivamente. O jejum geralmente melhora a sensibilidade à insulina e a regulação da glicose no sangue.
Um estudo da University of Alabama revelou que o jejum intermitente (período de 8 horas) melhorou a sensibilidade à insulina e diminuiu o apetite (8).
No entanto, não existem estudos que estabeleçam os possíveis efeitos do jejum hídrico sobre os níveis de glicose no sangue. Como é um jejum completo com água, as pessoas com diabetes devem consultar um médico antes de tentar.
5. Reduz o estresse oxidativo
Outro benefício do jejum na água é reduzir o estresse oxidativo. O acúmulo de espécies reativas de oxigênio (ROS) devido a um estilo de vida pouco saudável e hábitos alimentares inadequados aumenta o estresse oxidativo e a inflamação no corpo. Onze dias de jejum hídrico em 10 voluntários reduziram o estresse oxidativo (1).
Embora o jejum na água tenha certos benefícios, também apresenta alguns riscos à saúde.
Perigos do jejum na água
- Perda de peso prejudicial à saúde: o jejum de água por 24-48 horas pode ajudar as pessoas a perderem cerca de 2 kg. Esta perda de peso não pode ser considerada perda de gordura, mas sim a perda de peso da água, músculos e carboidratos. É uma perda de peso prejudicial à saúde e não uma abordagem sustentável, pois nenhum alimento é permitido, exceto água.
- Deficiências de nutrientes: O jejum de água por até 3 dias causa deficiências de nutrientes porque você beberá apenas água.
- Desidratação: Embora você possa beber muita água durante o jejum, não é suficiente para reidratar as células. Obtemos 20% da água dos alimentos que comemos, o que é suficiente para reter água nas células e tecidos. O jejum de água aumenta a produção urinária, o que deixa nossas células desidratadas.
- Hipotensão ortostática: é um problema comum entre pessoas que jejuam por um longo período. Envolve uma queda repentina da pressão arterial sistólica de 20 mmHg e da pressão arterial diastólica de 10 mmHg quando você se levanta repentinamente (9).
- Fraqueza: durante o jejum na água, seu corpo carece de nutrientes e você pode sentir tonturas, fraqueza e embaçamento do cérebro. Como seu cérebro não recebe combustível suficiente, você pode perder o foco e a concentração.
- Pode levar à compulsão alimentar: Como a ingestão de calorias é totalmente restrita, você pode acabar comendo compulsivamente depois de quebrar o jejum.
- Exacerbar certas condições médicas: O jejum de curto e longo prazo pode piorar certas condições médicas. Pode causar uma queda repentina nos níveis de insulina, o que prejudica a regulação da glicose no sangue em pessoas com diabetes. Também aumenta a produção de ácido úrico (medicamente conhecido como gota) (10). Também pode causar azia, pois aumenta a produção de ácido estomacal.
Como fazer rápido
Existem dois subestágios: Jejum exclusivo na água (24-72 horas) e Fase pós-jejum (1-3 dias).
Água Rápida Exclusiva (24-72 horas)
Nesta fase, você só pode beber água. Não são permitidos sucos, chás de ervas e bebidas não alcoólicas. Beba bastante água ao longo do dia. Aqui estão algumas dicas:
- Se você é novo no jejum, experimente ficar sem comer por 4 horas. Tome um café da manhã pesado às 8h da manhã e depois quebre o “jejum” às 12h.
- Aumente a duração do jejum gradualmente para 8 horas.
- Experimente o jejum do Ramadã. Abasteça-se de proteínas, fibras dietéticas e gorduras saudáveis antes do nascer do sol. Coma novamente após o pôr do sol.
- Se puder, aumente a duração do jejum para 24 horas. Faça isso uma ou duas vezes por semana.
Fase pós-alimentação rápida (1-3 dias)
Esta fase é crucial, pois você tende a comer compulsivamente depois de quebrar o jejum. Portanto, você precisa ter muito cuidado ao postar seu estágio de jejum. Não sugue comida. Quebre o jejum com algumas frutas secas, seguidas de sucos saudáveis ou smoothies. Aqui estão algumas dicas:
- Inclua grãos inteiros e proteína magra em sua dieta para repor a perda muscular e melhorar a força.
- Consumir frutas secas e mistura de nozes e sementes para restaurar os ácidos graxos ômega-3.
- Não se empolgue com alimentos fritos e processados.
Conclusão
O jejum na água tem vários benefícios se seguido sob supervisão médica adequada. No entanto, a maioria dos estudos foi feita em animais e há necessidade de mais estudos em humanos para estabelecer seus benefícios ou eficácia.
Consulte um médico e um nutricionista registrado se você tiver qualquer condição médica. O jejum de água de longo prazo não é clinicamente recomendado, mas se você quiser jejuar, experimente o jejum intermitente ou o jejum em dias alternados.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Por quanto tempo você pode regar rapidamente com segurança?
Você pode regar em jejum por no máximo 24-72 horas sob supervisão médica adequada. O jejum prolongado pode ser fatal, pois os alimentos são totalmente restritos.
O jejum de água redefine seu metabolismo?
Como o jejum de água é isento de calorias, ele auxilia o metabolismo e promove a perda de peso. Se você jejuar por 2-3 dias, isso dará início ao seu processo metabólico. No entanto, o jejum de longo prazo desacelera o metabolismo.
10 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Efeitos de jejum completo de água e dieta de regeneração na função renal, estresse oxidativo e antioxidantes, Bratislava Medical Journal, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29455546
- O jejum de curto prazo induz autofagia neuronal profunda, Autophagy, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3106288/
- Autofagia: mecanismos celulares e moleculares, The Journal of Pathology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2990190/
- Autophagy in Neurodegenerative Diseases: From Mechanism to Therapeutic Approach, Molecules and Cells, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4443278/
- Jejum medicamente supervisionado somente com água no tratamento da hipertensão limítrofe, Journal of Alternative and Complementary Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12470446
- Jejum intermitente em doenças cardiovasculares - uma visão geral, nutrientes, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6471315/
- Ensaio cruzado randomizado de jejum de curto prazo somente com água: consequências metabólicas e cardiovasculares, Nutrição, Metabolismo e Doenças Cardiovasculares, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23220077
- Jejum intermitente: atualização surpreendente, Harvard Health Publishing, Harvard Medical School.
www.health.harvard.edu/blog/intermittent-fasting-surprising-update-2018062914156
- Evaluation and Management of Orthostatic Hypotension, American Family Physician.
www.aafp.org/afp/2011/0901/p527.html
- Jejum: a história, fisiopatologia e complicações, The Western Journal of Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/6758355