Índice:
- O que é Slippery Elm?
- Quais são os benefícios do Slippery Elm?
- 1. Alivia a doença do refluxo esofágico gastrointestinal (DRGE)
- 2. Alivia a dor de garganta, tosse
- 3. Gerencia a doença do intestino irritável (IBD)
- 4. Pode controlar a psoríase
- 5. Melhora a diarreia e a constipação
- 6. Trata feridas, cortes e mordidas
- Alimento para o pensamento
Antes da era dos antibióticos, a fitoterapia era grande. Era usado para tratar quase todas as doenças agudas e crônicas. Olmo-escorregadio era a erva certa para problemas gastrointestinais.
O olmo tem uma substância escorregadia semelhante a uma cola em sua casca, rica em açúcares e polifenóis. Essas moléculas ativas podem reparar a pele, o revestimento do intestino, a garganta e as paredes intestinais e aliviar as picadas de insetos. Continue lendo para saber sobre seus benefícios, riscos e dosagem.
O que é Slippery Elm?
Olmo-escorregadio ( Ulmus rubra ) a.ka. olmo-vermelho, olmo-macio ou olmo-da-índia, é uma árvore florestal de médio porte nativa das florestas, riachos e colinas do nordeste do Canadá, Flórida, Texas e partes da América Central (1), (2).
Seu nome vem da casca interna esbranquiçada e pegajosa. Parece em borracha e escorregadio quando ingerido. A vermelhidão da casca interna dá-lhe o nome científico de “ rubra ” (1), (2), (3).
Essa sensação escorregadia e mastigável se deve à mucilagem ou substância semelhante a cola em sua casca, que incha (cerca de 60-40 vezes) quando embebida em água. Pode ser utilizado como pomada / gel calmante e apresenta diversos benefícios terapêuticos (4), (5).
A mucilagem do olmo protege o revestimento interno do trato gastrointestinal do excesso de sucos gástricos e patógenos. Pode ajudar a tratar doenças como hiperacidez, DRGE, intestino gotejante, dor de garganta, etc.
As folhas, cascas e frutos desta árvore também estão sendo estudados por seus valores medicinais. Ironicamente, o olmo tem folhas ásperas e claras.
Em combinação com ervas como triphala, alcaçuz, etc., este extrato vegetal é um remédio ayurvédico e um potente prebiótico (4). Na seção seguinte, você descobrirá as diferentes maneiras pelas quais essa mucilagem pode curar você. Continue!
Quais são os benefícios do Slippery Elm?
As secreções semelhantes a cola controlam com eficácia os distúrbios do trato GI. Olmo-escorregadio também pode ajudar no tratamento de dores de garganta e coceira na garganta, diarreia e outras doenças inflamatórias.
1. Alivia a doença do refluxo esofágico gastrointestinal (DRGE)
A DRGE surge quando os músculos (esfíncter) na junção do tubo alimentar (esôfago) e o estômago ficam inflamados. Isso faz com que o estômago ácidos para fluir de volta para o esôfago, dando-lhe uma azia.
Você também pode ter refluxo ácido grave e uma sensação de queimação no intestino e no peito. Esses casos precisam de medicamentos que relaxem os músculos do esfíncter e atenuem a inflamação presente. Remédios que incorporam ervas como olmo-escorregadio têm mostrado grande alívio (6).
O olmo-escorregadio pode ser combinado com marshmallow para fazer infusões frias ou um mingau à base de água (6). Misture 1-2 colheres de sopa do pó de olmo em um copo d'água e tome após as refeições e antes de dormir. Essas misturas funcionam como demulcentes para acalmar os músculos intestinais inflamados (7).
2. Alivia a dor de garganta, tosse
iStock
Os nativos americanos usavam chá feito com a casca interna desta erva para curar dores de garganta, tosse e inflamação da faringe (faringite). O olmo-escorregadio é frequentemente encontrado em pastilhas, cápsulas e medicamentos para tosse (5), (8).
Sua mucilagem alivia a inflamação da garganta causada por gripe, alergias ou infecções. O olmo-escorregadio estimula o revestimento celular da garganta a produzir mais muco (5), (8).
Os extratos de olmo possuem flavonóides, quinonas, alcalóides, triterpenos e poliacetilatos, responsáveis por esse efeito demulcente (9).
3. Gerencia a doença do intestino irritável (IBD)
IBD descreve duas condições crônicas distintas: colite ulcerativa (UC) e doença de Crohn (CD). A UC afeta principalmente o cólon, enquanto a DC pode envolver qualquer parte do trato GI, da boca ao ânus. Essas condições tornam o IBD extremamente debilitante (10).
Os agentes antiinflamatórios e antioxidantes da medicina alternativa à base de plantas controlaram com eficácia sua gravidade. Olmo escorregadio, tormentil, inhame mexicano, alcaçuz, aloe vera e curcumina são algumas opções que foram testadas com sucesso a esse respeito (10), (11).
A maioria desses ingredientes, incluindo o olmo, exibe uma potente atividade antioxidante. Eles eliminam os radicais livres produzidos pelas células intestinais inflamadas. Biópsias de cólon de pacientes com CU mostram redução da liberação de radicais livres após esse tratamento com ervas (11), (12).
4. Pode controlar a psoríase
A psoríase é uma doença crônica da pele caracterizada por manchas vermelhas bem definidas, cobertas por uma superfície prateada e escamosa. O que causa essa condição ainda não está claro. O clima, o estresse e os fatores genéticos podem tornar as pessoas suscetíveis à psoríase (13).
Como ainda não há cura conhecida, a pesquisa moderna está tentando melhorar a qualidade de vida desses pacientes. A medicina antiga prescreve o uso de ervas antiinflamatórias, incluindo camomila, aloe vera, olmo, óleo de linhaça, óleo da árvore do chá e açafrão para tratar a psoríase. O olmo pode hidratar a pele (13), (14).
O olmo também pode evitar que as manchas psoriásicas coçam e formiguem. É por isso que a infusão / chá de ervas de açafrão amarelo e olmo escorregadio apresentou resultados positivos em vários estudos (13), (14), (15), (16).
5. Melhora a diarreia e a constipação
Um chá preparado com a casca interna do olmo-escorregadio era usado como laxante pelos nativos americanos. Também é um diurético, aumentando assim a excreção de água e sal do corpo. Essas propriedades podem ajudar a lidar com a constipação e as hemorróidas (5).
Esta planta atenua a inflamação intestinal. Ter suas infusões c ontrola a diarreia, conforme remédios antigos e pesquisas recentes (5).
Dilua uma colher de chá de pó / extrato de olmo em água morna. Misture bem e beba em temperatura ambiente para alívio (17).
6. Trata feridas, cortes e mordidas
iStock
A mucilagem do olmo é usada para tratar doenças de pele. A casca é pulverizada para fazer cataplasmas. Diz-se que colonos, tribos e soldados usaram esses cataplasmas para tratar feridas, cortes, furúnculos e picadas de insetos (5), (18), (19).
Ele atua como um emoliente, suavizando e suavizando sua pele. A mucilagem do olmo escorregadio rapidamente se torna uma massa pegajosa quando misturada com água. Pode, portanto, agir em pele seca ou levemente inflamada (19).
Alimento para o pensamento
Original text
- O olmo é comumente consumido por mulheres grávidas e lactantes em todo o mundo. Outras ervas consideradas seguras durante a amamentação incluem gengibre, cranberry, ginseng, dente de leão, cardo leiteiro, gingko biloba, alho, feno-grego, dong quai, senna e alcaçuz (20).
- Esta erva trata resfriado e tosse, e seu chá foi dado às mulheres para um parto fácil e tranquilo (5), (13).
- A maioria das mulheres tende a se automedicar durante a gravidez ou amamentação. Na verdade, estudos relatam que médicos e parteiras não sugeriram o uso dessas ervas para seus pacientes (20).
- O olmo-escorregadio não demonstrou efeitos tóxicos / adversos graves nestes casos. No entanto, é