Índice:
- Efeitos colaterais do óleo de hortelã-pimenta
- 1. Nocivo para o sistema digestivo
- 2. A pele pode irromper em erupções cutâneas
- 3. Dores de cabeça intensas e tonturas
- 4. Grandes doses levam a risco de convulsões
- 5. Problemas respiratórios em crianças e bebês
- 6. Bolhas na boca e nas narinas
- 7. Interações com medicamentos controlados
- 8. Diminui a taxa de batimento cardíaco
- 9. Prejudica os pulmões
- 10. Inseguro para mulheres grávidas e lactantes
O óleo aromático de hortelã-pimenta simboliza hospitalidade em muitas culturas. Não é? Ciente desse fato? Mas, você já pensou que também pode causar efeitos colaterais. Sim, você pode sentir alguns efeitos colaterais graves do óleo de hortelã-pimenta.
O óleo de hortelã-pimenta é muito admirado pelos benefícios calmantes que proporciona. Um excelente agente desestressante e atenuante da fadiga, é usado como um remédio natural para várias condições de saúde, incluindo dores de cabeça e síndrome do intestino irritável. Tal como acontece com outros remédios naturais à base de ervas, isso também vem com um conjunto de possíveis efeitos colaterais. Embora muitos deles sejam de natureza suave, alguns precisam de cuidados especiais. Aqui está uma lista dos efeitos colaterais que o óleo de hortelã-pimenta pode ter na sua saúde.
Efeitos colaterais do óleo de hortelã-pimenta
Listados abaixo estão os efeitos colaterais potenciais causados pelo óleo de hortelã-pimenta:
1. Nocivo para o sistema digestivo
Embora o óleo de hortelã-pimenta seja usado para acalmar um sistema digestivo perturbado, a natureza relaxante pode causar indigestão e azia. Estudos sugerem que relaxar os músculos do esfíncter pode provavelmente resultar no fluxo de ácidos gástricos de volta para o esôfago. Portanto, as pessoas que sofrem de refluxo gastroesofágico e hérnia hiatal devem ter cuidado ao usar óleo de hortelã-pimenta. Estudos também indicam que pessoas com doenças do refluxo gastroesofágico apresentam maior risco de desenvolver náuseas e azia se usarem cápsulas antiácido revestidas com óleo de hortelã-pimenta.
2. A pele pode irromper em erupções cutâneas
Med Line Plus, um portal de saúde administrado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos e pelo Instituto Nacional de Saúde, aponta que as pessoas que usaram óleo de hortelã-pimenta tiveram erupções e erupções na pele. Por isso, é aconselhável usar no máximo 0,4 mililitro de hortelã-pimenta por dia, a dose dividida em três partes iguais, para evitar esses problemas de pele.
3. Dores de cabeça intensas e tonturas
Este é um dos efeitos colaterais do óleo de hortelã-pimenta mais discutidos. Vários estudos realizados sobre os perigos potenciais do óleo de hortelã-pimenta relatam pessoas que sofrem de dores de cabeça intensas e tonturas depois de usar este óleo essencial. Isso provavelmente pode ocorrer devido ao uso excessivo do mesmo.
4. Grandes doses levam a risco de convulsões
Estudos indicam que o uso deste óleo essencial em dosagens extremamente grandes tem graves impactos negativos sobre o usuário, incluindo fraqueza muscular, danos cerebrais e convulsões. Se você estiver sentindo náuseas, dificuldade em respirar, batimento cardíaco lento, tonturas e / ou convulsões, pode ser por causa do uso de óleo de hortelã-pimenta. Ligue para atendimento médico o mais rápido possível para evitar complicações.
5. Problemas respiratórios em crianças e bebês
É mais seguro para adultos usar óleo de hortelã-pimenta, nas doses recomendadas, para inalação de vapor e outras finalidades. No entanto, crianças e bebês devem ser estritamente mantidos longe das nuances deste óleo. Estudos provaram que eles podem correr o risco de doenças fatais, como espasmos invasivos que impedem sua capacidade respiratória.
6. Bolhas na boca e nas narinas
O óleo de hortelã-pimenta é semelhante ao mentol. E, se você for alérgico a mentol, provavelmente poderá desenvolver bolhas nas narinas e na boca se usar óleo de hortelã-pimenta para inalação. Evite qualquer medicamento que contenha óleo de hortelã-pimenta em sua lista de ingredientes para evitar esses efeitos colaterais. Este é considerado um dos principais efeitos colaterais da inalação do óleo de hortelã-pimenta.
7. Interações com medicamentos controlados
Este óleo é conhecido por interagir com certos medicamentos prescritos, desencadeando complicações indesejáveis e pouco convidativas. Drogas, como ciclosporina e antiácidos, muitas vezes vêm com uma camada de óleo de hortelã-pimenta. Nesses casos, o revestimento se decompõe mais rápido, provocando queimaduras cardíacas ou DRGE em um nível perigoso. Além disso, os medicamentos de venda livre para refluxo ácido também interagem com este óleo da maneira descrita acima, com a transição dos perigos para aqueles que ameaçam a vida.
8. Diminui a taxa de batimento cardíaco
Estudos sugerem que o óleo de hortelã-pimenta pode diminuir a taxa de batimentos cardíacos. Portanto, se você está sofrendo de algum problema cardiovascular, fique longe desse óleo.
9. Prejudica os pulmões
Foi relatado que esse óleo, quando usado na forma de injeções, poderia causar danos aos pulmões, sendo o pior um dano completo.
10. Inseguro para mulheres grávidas e lactantes
Os pesquisadores ainda não provaram a segurança desse óleo para ser usado por uma mulher durante a gravidez ou amamentação. Estudos sugerem que o uso desse óleo, em certos casos, nos estágios iniciais da gravidez, pode resultar em relaxamento uterino. Isso, por sua vez, pode resultar em aborto espontâneo. Portanto, se você tem um histórico de abortos espontâneos, fique seguro.
Embora tenha sido notado que os efeitos colaterais do óleo de hortelã-pimenta ocorrem principalmente devido ao uso impróprio. Os estudos aconselharam estritamente a não utilização deste óleo pelas seguintes categorias de pessoas para evitar qualquer tipo de complicações:
- Bebês e crianças.
- Mulheres grávidas e amamentando.
- Pessoas com histórico de doenças cardíacas.
- Pessoas que sofrem de cálculos biliares.
Espero que tenha gostado da nossa postagem sobre os efeitos colaterais do óleo de hortelã-pimenta. Você já usou óleo de hortelã-pimenta? Alguma vez causou algum efeito colateral? Ou você conhece algum incidente em que o óleo de hortelã tenha afetado alguém de forma negativa? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco.