Índice:
- Existem inúmeros efeitos nocivos dos conservantes de alimentos, dos quais você deve estar ciente. Então, gostaria de saber quais são os dez conservantes mais nocivos? Então leia este post.
- Conservantes alimentares prejudiciais e seus efeitos colaterais
- 1. Galato de propil
- 2. Sulfitos
- 3. Óleos bromados
- 4. Propilenoglicol e carboximetilcelulose
- 5. Mono-glicerídeos e di-glicerídeos
- 6. Nitrato de sódio
- 7. Hidrazida maleica
- 8. Bromatos
- 9. Ácido cítrico (feito com ácido sulfúrico)
- 10. Benzoatos
Você sabia que o seu atum enlatado favorito contém conservantes prejudiciais que podem causar complicações? Você sabia que comida instantânea ou pronta para comer é uma das piores coisas que você pode comer? Bom, é verdade! Agentes conservantes são geralmente adicionados a um alimento para prevenir o crescimento de bactérias e a deterioração do alimento, mas às vezes esses produtos químicos podem induzir reações prejudiciais ou até mesmo ser nocivos e tóxicos por conta própria.
Existem inúmeros efeitos nocivos dos conservantes de alimentos, dos quais você deve estar ciente. Então, gostaria de saber quais são os dez conservantes mais nocivos? Então leia este post.
Fique atento. Fique cauteloso.
Conservantes alimentares prejudiciais e seus efeitos colaterais
1. Galato de propil
O galato de propila é geralmente usado em produtos cárneos, picles, molhos e até gomas de mascar. É um conservante prejudicial que pode causar complicações no nascimento e até mesmo causar danos ao fígado a longo prazo. Também pode levar a muitos outros problemas, incluindo doenças respiratórias, e é proibido em muitos países (1).
2. Sulfitos
Esses compostos são geralmente usados para conservar frutas secas, frutas em conserva, xarope de milho, pimenta, azeitonas em lata e vinho e vinagre. Esses compostos levam a efeitos colaterais variados, como palpitações, reações alérgicas como asma e rinite (2). Os sulfitos também induzem dores nas articulações, dores de cabeça e podem até causar câncer em alguns casos.
3. Óleos bromados
Esses óleos são usados para preservar o suco engarrafado por longos períodos de tempo. O suco bromado é amplamente utilizado e pode causar efeitos colaterais potencialmente prejudiciais e graves. Os óleos bromados podem provocar alterações no tecido cardíaco, danos aos rins, inchaço da tireoide, aumentar os depósitos de gordura no fígado e pode até causar murcha nos testículos. Muitos países têm insistido que os óleos bromados sejam proibidos para conservar bebidas engarrafadas (3).
4. Propilenoglicol e carboximetilcelulose
Esses dois conservantes são aditivos regulares de sorvete. O propilenoglicol é geralmente usado como anticongelante e removedor de tinta. É o produto químico mais sinistro desses dois conservantes, e muitos países descontinuaram seu uso. O outro conservante mencionado aqui, carboximetilcelulose, é um estabilizador. É geralmente usado em molhos para salada, pasta de queijo e leite com chocolate. Um estudo em ratos concluiu que a carboximetilcelulose estimula a produção de tumor. A depressão do SNC é um dos principais efeitos colaterais do propilenoglicol (4).
5. Mono-glicerídeos e di-glicerídeos
Esses produtos químicos geralmente são usados para conservar alimentos como bolos, tortas, biscoitos, pão e manteiga de amendoim. Mono e Di-Glicerídeos também ajudam a preservar outros alimentos como nozes torradas, vegetais embalados com molho e até margarina. Os monoglicerídeos regularmente aparecem na lista de gorduras nocivas ou nocivas (5).
6. Nitrato de sódio
Este é outro conservante alimentar prejudicial usado para conservar carne. O nitrato de sódio é adicionado à maioria das formas de carne processada, como bacon, presunto e salsicha. Este ácido nitroso é muito perigoso para o corpo e pode levar ao câncer de estômago. Países europeus como a Noruega e a Alemanha proibiram o uso do nitrato de sódio como conservante de alimentos (6).
7. Hidrazida maleica
Este conservante é geralmente adicionado às batatas para evitar que brotem. É um inibidor químico conhecido e pode até levar ao câncer.
8. Bromatos
Este é o conservante mais comumente usado na farinha branca e no pão. Pode induzir diarreia e destruir nutrientes.
9. Ácido cítrico (feito com ácido sulfúrico)
O ácido cítrico é um nutriente essencial encontrado em abundância na maioria dos alimentos cítricos. No entanto, o ácido cítrico criado com ácido sulfúrico é muito prejudicial e pode causar reações alérgicas. Este produto torna o ácido cítrico perigoso para você se você tem tendência a alergias. Considere o uso de ácido cítrico natural; é a opção mais natural e segura.
10. Benzoatos
Esses conservantes são geralmente adicionados a pickles, margarina, purê de frutas e sucos. Os benzoatos podem induzir alergias e até causar danos cerebrais.
Esses conservantes aumentam a vida útil dos alimentos em supermercados, mas os efeitos dos conservantes na saúde humana variam. Agora que você sabe sobre os efeitos nocivos dos conservantes de alimentos e seus nomes, lembre-se de verificar esses ingredientes com cuidado ao comprar alimentos processados.
Para alertar nossos colegas leitores sobre quaisquer outros conservantes tóxicos, deixe um comentário abaixo.