Índice:
- Benefícios surpreendentes de mirtilos
- Benefícios para a pele
- Benefícios para o cabelo
- Benefícios para a saúde
- Benefícios para a pele
- 1. Ajuda a combater os sinais de envelhecimento
- Por que isso funciona
- Como usar
- O que você precisa
- O que você tem que fazer
- 2. Previne e cura a acne
- Por que isso funciona
- Como usar
- O que você precisa
- O que você tem que fazer
- 3. Fornece fibra
- Por que isso funciona
- Benefícios de mirtilos para o cabelo
- 4. Facilita o crescimento do cabelo
- Por que isso funciona
- Como usar
- O que você precisa
- O que você tem que fazer
- 5. Previne o envelhecimento prematuro
- Por que isso funciona
- Benefícios de mirtilos para a saúde
- 6. Ajuda na perda de peso
- Por que isso funciona
- Como usar
- O que você precisa
- O que você tem que fazer
- 7. Lutas contra o colesterol
- Por que isso funciona
- 8. Melhora a visão binocular
- Por que isso funciona
- 9. Reduz o risco de doenças cardiovasculares
- Por que isso funciona
- 10. Reduz o risco de câncer
- Por que isso funciona
- Seleção e armazenamento
- Fatos nutricionais de mirtilo
- Dicas de uso
Você sabe que mirtilos são deliciosos e que fazem bem para você. Mas, ao pegar um punhado de frutas vermelhas para morder, você faz uma pausa para pensar nos benefícios potenciais dos mirtilos?
Na verdade, os pesquisadores não deixaram pedra sobre pedra quando se trata de avaliar os benefícios das super bagas densas em nutrientes. Desde retardar os sinais de envelhecimento até ajudar na perda de peso, estudos indicam que esses 'pequenos dínamos azuis' são a chave para uma pele, cabelo e saúde melhores.
Crédito da foto: Shutterstock
Cuidado
O mirtilo geralmente não causa efeitos colaterais. No entanto, aqueles com problemas de saúde subjacentes devem verificar com seu médico antes de adicionar mirtilos à dieta.
Os mirtilos também reduzem o nível de açúcar no sangue em diabéticos, portanto, o consumo de frutas silvestres deve ser acompanhado de monitoramento de sinais de hipoglicemia.
É aconselhável que mulheres grávidas ou amamentando consumam mirtilos com moderação, pois ainda não são conhecidos os riscos do consumo de grandes quantidades (1).
Benefícios surpreendentes de mirtilos
Benefícios para a pele
- Ajuda a combater os sinais de envelhecimento
- Previne e cura a acne
- Fornece Fibra
Benefícios para o cabelo
- Facilita o crescimento do cabelo
- Previne o envelhecimento prematuro
Benefícios para a saúde
- Ajuda a perder peso
- Luta contra o colesterol
- Melhora a visão binocular
- Reduz o risco de doenças cardiovasculares
- Reduz o risco de câncer
Benefícios para a pele
A chave para uma pele mais saudável está em uma boa saúde geral. Está provado que o consumo de mirtilos ajuda em vários problemas de pele e sua aplicação tópica foi apontada como a cura para peles danificadas ou com tendência a acne.
1. Ajuda a combater os sinais de envelhecimento
A presença de radicais livres na pele pode causar danos graves à pele. Pode causar sinais precoces de envelhecimento, como rugas, pele seca e manchas senis. O aparecimento de veias varicosas e vasinhos são outros sinais associados ao envelhecimento. As varizes e as veias da aranha são vasos sanguíneos dilatados próximos o suficiente da pele para serem visíveis. A pele pode parecer manchada devido às paredes dos vasos enfraquecidas.
Por que isso funciona
A ingestão de mirtilos ajuda a reverter os sinais de envelhecimento. Um superalimento, os mirtilos são ricos em antioxidantes. Os antioxidantes são moléculas que inibem a oxidação de outras moléculas. A oxidação é a perda de elétrons em uma molécula, o que resulta na produção de radicais livres. Eles podem danificar ou mesmo destruir células completamente. Os antioxidantes reagem com os radicais livres e evitam que eles causem danos. Uma xícara de mirtilos silvestres tem até 13.427 antioxidantes, incluindo vitaminas A e C, além de flavonóides (2).
Os fitoquímicos e antioxidantes encontrados na fruta ajudam a neutralizar os radicais livres, o que evita maiores danos. Eles também são úteis para fortalecer os vasos sanguíneos e curar capilares rompidos (3).
Como usar
Os mirtilos podem ser usados como substitutos de produtos químicos para a pele. Uma máscara tonificante com mirtilos, usada uma vez por semana, pode reduzir significativamente os danos à pele.
Crédito da foto: Shutterstock
O que você precisa
-
- Mirtilos cozidos no vapor, esmagados
- 3 colheres de sopa de iogurte
O que você tem que fazer
- Combine os mirtilos triturados com o iogurte usando um liquidificador.
- Aplique a máscara e mantenha por 20 a 30 minutos.
- Enxágüe com água morna e seque.
Conforme a pele envelhece, o ressecamento, as rugas e a perda de elasticidade são inevitáveis. Mas os mirtilos podem ajudar a reverter os danos causados. O iogurte na embalagem hidrata e o ácido láctico presente esfolia as células mortas da pele.
De volta ao topo
2. Previne e cura a acne
Para aqueles com pele propensa a acne, os mirtilos podem ajudar a obter uma pele sem manchas.
Crédito da foto: IStock
Por que isso funciona
O mirtilo possui uma alta concentração de salicilatos, que é o sal do ácido salicílico. O ácido salicílico é amplamente utilizado em produtos tópicos para o tratamento da acne. Sua capacidade de remover a pele morta, abrir poros obstruídos e agir contra bactérias o torna um tratamento muito eficaz para acne (4).
Como usar
Um pacote de mirtilo pode ser usado para combater a acne.
O que você precisa
- Purê de mirtilos
- Algumas gotas de suco de limão
- Uma colher de chá de mel
O que você tem que fazer
- Misture os mirtilos amassados com o suco de limão e o mel.
- Aplique em seu rosto - você pode aplicá-lo em todo o rosto ou apenas nas áreas afetadas.
- Mantenha a embalagem por cerca de 20 minutos.
- Enxágue com água morna.
A aplicação deste pack, uma vez por semana, pode reduzir a ocorrência de acne e remover manchas. Também ajuda a controlar o excesso de óleo na pele.
Cuidado
O mirtilo ajuda a clarear a pele, assim como o limão. Esta embalagem facial pode causar ressecamento, o que torna o uso de um hidratante uma aplicação obrigatória após a aplicação.
A sensibilidade ao salicilato está associada à ingestão de mirtilos. Aqueles que são sensíveis ao salicilato, ingerindo mirtilos podem causar efeitos colaterais, como dores de cabeça ou problemas gastrointestinais.
De volta ao topo
3. Fornece fibra
É do conhecimento geral que a fibra é parte integrante de uma dieta bem balanceada. Os mirtilos, ricos em fibras, não apenas mantêm o seu sistema digestivo saudável, mas também ajudam a ter uma pele mais saudável.
Por que isso funciona
As fibras ajudam a expelir leveduras e fungos do corpo na forma de excrementos (5). Isso evita que sejam excretados pela pele, o que pode resultar em erupções cutâneas e acne.
Benefícios de mirtilos para o cabelo
Sendo uma fonte abundante de vitamina B e proantocianidinas, os mirtilos são extremamente benéficos para o cabelo.
De volta ao topo
4. Facilita o crescimento do cabelo
O mirtilo ajuda a estimular o crescimento do cabelo devido à presença de proantocianidinas.
Por que isso funciona
O cabelo é composto de células mortas chamadas queratina. O crescimento do cabelo ocorre quando as células mortas são empurradas para fora pelos folículos capilares devido à produção de novas células. Ocorre em três estágios - crescimento ou anágeno, cessação ou catágeno e repouso ou telógeno. As proantocianidinas, substâncias químicas encontradas nos mirtilos, estimulam o crescimento do cabelo ao acelerar a transição do telógeno para o anágeno (6).
Crédito da foto: Shutterstock
Como usar
Usar uma máscara capilar pode ajudar a promover o crescimento do cabelo.
O que você precisa
- Um punhado de mirtilos
- Azeite
O que você tem que fazer
- Para fazer a máscara, misture os dois ingredientes.
- Aplicar nos cabelos, concentrando-se nas raízes.
- Enxágüe com água morna após 20-30 minutos.
Cuidado
O mirtilo é um ingrediente esclarecedor e, quando usado em grandes quantidades, pode causar secura excessiva. Para cabelos inerentemente secos, recomenda-se usar mirtilos com moderação e adicionar mel à máscara capilar.
De volta ao topo
5. Previne o envelhecimento prematuro
Cabelo grisalho está associado ao envelhecimento, onde o cabelo perde seu pigmento. Embora não haja dados conclusivos sobre como o envelhecimento prematuro ocorre em certas pessoas, os genes e a deficiência de vitamina B12 são considerados os fatores primários.
Por que isso funciona
A deficiência de vitamina B12 causa uma condição conhecida como anemia perniciosa, da qual cabelos grisalhos são um sintoma (7). Essa condição pode ser revertida com a ingestão de quantidades suficientes da vitamina, da qual os mirtilos são uma boa fonte.
Benefícios de mirtilos para a saúde
O mirtilo foi classificado como um superalimento por causa de todos os benefícios à saúde que oferece. Muitos pesquisadores recomendam que os mirtilos sejam incluídos como parte de uma dieta bem balanceada. Eles são uma boa fonte de vitamina C, uma xícara de mirtilos que fornece cerca de 25% de suas necessidades diárias. Eles são baixos em calorias, uma porção ou 148 gramas de mirtilo contendo 84,4 calorias. A quantidade total de gordura em uma porção é de 0,5 gramas, sem absolutamente nenhuma gordura saturada presente neles. Eles também são ricos em fibras dietéticas, cerca de 3,6 gramas por porção.
De volta ao topo
6. Ajuda na perda de peso
O mirtilo é rico em fibras e baixo teor calórico, o que o torna o lanche ideal entre as refeições, para quem busca perder peso.
Por que isso funciona
Seu corpo não consegue digerir as fibras, razão pela qual elas são um elemento crucial em sua dieta. Os mirtilos são ricos em fibras solúveis, que são o tipo de fibra que se dissolve em água. As fibras solúveis retardam o processo de digestão, o que, por sua vez, mantém a sensação de saciedade por mais tempo (8).
Crédito da foto: Shutterstock
Como usar
Os mirtilos podem ser facilmente incorporados na sua dieta. Para aqueles que não gostam muito de comê-los crus, um smoothie de mirtilo é fácil de fazer e muito saudável de comer.
O que você precisa
- 1 ½ xícara de iogurte sem açúcar
- 1 ½ xícara de mirtilos, frescos ou congelados
- Um adoçante natural sem calorias, como a estévia
O que você tem que fazer
- Misture todos os ingredientes em um processador de alimentos até ficar homogêneo.
- Sirva imediatamente.
De volta ao topo
7. Lutas contra o colesterol
Uma pesquisa recente indicou que os mirtilos ajudam a reduzir os níveis de colesterol.
Por que isso funciona
O mirtilo contém um composto chamado pterostilbeno, que ajuda as células a quebrar o colesterol (9).
De volta ao topo
8. Melhora a visão binocular
Vários estudos foram realizados para encontrar uma ligação entre mirtilos e visão. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que os mirtilos têm um impacto insignificante na visão noturna, mas melhoram significativamente a visão binocular.
Por que isso funciona
A razão pela qual os mirtilos melhoram a visão binocular é devido à presença de antocianinas, flavonóides que estão presentes neles. As antocianinas têm propriedades vasoativas, o que significa que dilatam os capilares sanguíneos presentes na musculatura ocular, o que leva à melhora da circulação sanguínea e da visão (10).
De volta ao topo
9. Reduz o risco de doenças cardiovasculares
Um aumento no consumo de mirtilos tem sido associado à melhoria da saúde cardiovascular. Isso é, mais uma vez, atribuído às antocianinas presentes nos mirtilos (11).
Por que isso funciona
As antocianinas ajudam na dilatação dos capilares sanguíneos, bem como na degradação do colesterol que pode obstruir as artérias. Isso ajuda a reduzir a possibilidade de acidente vascular cerebral (12).
De volta ao topo
10. Reduz o risco de câncer
O câncer tem sido associado aos danos causados pela oxidação (13). Os radicais livres resultantes da oxidação podem causar danos ao DNA e produzir células malignas.
Por que isso funciona
Uma fonte rica em antioxidantes, o mirtilo inibe os danos causados pela oxidação.
Cuidado
A oxidação é natural e é parte integrante do processo de vida. Portanto, a ingestão excessiva de alimentos ricos em antioxidantes pode ter um efeito prejudicial. O consumo de mirtilos está relacionado à boa saúde geral, quando ingerido com moderação.
De volta ao topo
Seleção e armazenamento
É sempre aconselhável ir para mirtilos frescos. É importante que sejam firmes e de cor uniforme. Se as bagas vierem embaladas, agite a embalagem para verificar se elas se movem livremente. Os mirtilos podem ser congelados e descongelados antes do consumo, sem qualquer perda significativa de nutrientes. Se você está optando por frutas vermelhas congeladas, deve, mais uma vez, verificar se há movimento. Os mirtilos são geralmente congelados individualmente e depois embalados. A falta de movimento indica que eles podem ter sido armazenados incorretamente em algum ponto.
O mirtilo só deve ser refrigerado ou congelado se for um acre para ser consumido no futuro. Eles duram até 2 semanas na geladeira e por cerca de um ano quando congelados.
Fatos nutricionais de mirtilo
Mirtilos são uma boa fonte de vitamina A, complexo de vitamina B e vitamina C. Eles também são ricos em fibras. A quantidade de calorias nos mirtilos é baixa e baixa em colesterol e gordura saturada também.
Princípio | Valor nutritivo | Porcentagem de RDA |
---|---|---|
Energia | 57 kcal | 3% |
Carboidratos | 14,49 g | 11% |
Proteína | 0,74 g | 1% |
Gordura total | 0,33 g | 1% |
Colesterol | 0 mg | 0% |
Fibra Alimentar | 2,4 g | 6% |
Vitaminas | ||
Folatos | 6 µg | 1,5% |
Niacina | 0,418 mg | 2,5% |
Ácido pantotênico | 0,124 mg | 2,5% |
Piridoxina | 0,052 mg | 4% |
Riboflavina | 0,041 mg | 3% |
Vitamina A | 54 IU | 2% |
Vitamina C | 9,7 mg | 1,5% |
Vitamina E | 0,57 mg | 4% |
Vitamina K | 19,3 µg | 13% |
Eletrólitos | ||
Sódio | 1 mg | 0% |
Potássio | 77 mg | 2% |
Minerais | ||
Cálcio | 6 mg | 0,5% |
Ferro | 0,28 mg | 3,5% |
Magnésio | 6 mg | 1,5% |
Manganês | 0,336 mg | 14% |
Zinco | 0,16 mg | 1,5% |
Fito-nutrientes | ||
Caroteno-ß | 32 µg | - |
Luteína-zeaxantina | 80 µg | - |
Dicas de uso
Mirtilos podem ser incorporados perfeitamente à sua dieta. A quantidade recomendada de frutas e vegetais por dia é de cinco porções, das quais uma única pode ser mirtilo. Aconselha-se comer os mirtilos após cozinhá-los no vapor, pois aumenta a quantidade de antioxidantes. A pesquisa sobre por que isso acontece ainda está em seu estágio inicial e nenhum raciocínio conclusivo foi apresentado.
Devido ao seu sabor ácido, eles se tornaram um componente importante de muitas receitas. Mas cozinhar / assar / grelhar mirtilos pode resultar na perda de nutrientes e não é o