Índice:
- O que é chá Rooibos?
- Qual é o gosto do chá Rooibos?
- Quais são os benefícios para a saúde de beber chá Rooibos?
- 1. Não contém cafeína
- 2. Pode ter propriedades antioxidantes
- 3. Pode melhorar a saúde do coração
- 4. Pode reduzir o risco de câncer
- 5. Pode beneficiar pessoas com diabetes tipo 2
- 6. Pode ajudar no controle de peso
- 7. Pode melhorar a saúde óssea
- 8. Pode proteger o cérebro
- 9. Pode aumentar a fertilidade feminina
- 10. Pode ter um efeito broncodilatador
- 11. Pode ter um efeito antimicrobiano
- Benefícios do chá Rooibos para a pele
- Como fazer chá rooibos?
- Quantas xícaras de chá Rooibos você deve beber em um dia?
O chá Rooibos ou chá Bush é uma infusão tradicional feita a partir das folhas de um arbusto sul-africano denominado Aspalathus linearis . Não contém cafeína e tem menos tanino do que os chás pretos ou verdes. Ele também tem mais conteúdo antioxidante do que o café ou chá regular (1).
O chá Rooibos é usado no tratamento de problemas digestivos, doenças de pele, tensão nervosa e doenças respiratórias (2), (3). Houve estudos sobre seu envolvimento no controle de peso, saúde óssea e pele. Este artigo discute os benefícios do chá de rooibos para a saúde, seu método de preparação e seus potenciais efeitos colaterais.
O que é chá Rooibos?
O chá Rooibos não é tecnicamente um chá. É uma mistura de ervas feita pela fermentação das folhas de um arbusto chamado Aspalathus linearis, nativo da costa da África do Sul (1)
É frequentemente referido como chá vermelho africano ou chá vermelho do arbusto (ou chá vermelho simples). A sua cor vermelha característica deve-se ao método tradicional de utilização de folhas fermentadas para a fermentação. Sua outra variante, o chá verde rooibos, é feito com folhas não fermentadas. O chá Rooibos é rico em antioxidantes e possui um forte sabor a terra (4), (5).
O chá Rooibos contém principalmente:
- altos níveis de dihidrocalconas (aspalatina e nothofagina) (6).
- flavonóis (quercetina-3- O- robinobiosídeo, isoquercitrina, rutina) (6).
Qual é o gosto do chá Rooibos?
Esta bebida de cor pêssego tem um sabor terroso com um tom doce semelhante ao da baunilha. É doce e frutado. Tem um sabor amadeirado quente e é menos intenso que os outros chás (incluindo chás pretos ou verdes). Seu sabor sutil e de nozes combina bem com leite.
Na seção a seguir, veremos os muitos benefícios do chá de rooibos para a saúde.
Quais são os benefícios para a saúde de beber chá Rooibos?
1. Não contém cafeína
A cafeína, um estimulante natural comumente encontrado no café ou chá, pode ter alguns benefícios. No entanto, também pode causar efeitos adversos graves, como palpitações cardíacas, insônia, ansiedade e dores de cabeça (7). O chá Rooibos não contém cafeína. Ele funciona como uma ótima alternativa à cafeína.
Também possui menos taninos quando comparado aos chás pretos ou verdes (1). Os taninos podem interferir potencialmente na absorção do ferro. O chá Rooibos não apresenta esse risco. Em um estudo de seis semanas, os participantes não experimentaram nenhuma mudança em sua absorção de ferro, apesar de beber seis xícaras de chá de rooibos diariamente (8).
2. Pode ter propriedades antioxidantes
Estudos em animais sugeriram que o chá de rooibos ajuda na desintoxicação do fígado devido à sua natureza antioxidante. Outros estudos também confirmaram que o chá de ervas rooibos é uma boa fonte antioxidante na dieta (2), (9), (10). Tanto as variedades fermentadas quanto as não fermentadas do chá apresentam benefícios à saúde devido ao seu conteúdo antioxidante (11). Esses antioxidantes combatem os radicais livres liberados no corpo durante o estresse oxidativo (12). Eles reduzem a inflamação e evitam o dano celular (12).
O chá verde de rooibos contém aspalatina e nothofagina, que são antioxidantes potentes que podem ajudar a desintoxicar o corpo e podem ajudar a promover a saúde óssea (13), (14). Também apresentam atividade antiinflamatória (15).
O chá Rooibos pode ajudar a regular o metabolismo da glutationa, embora sejam necessárias mais pesquisas nesse aspecto. A glutationa é um poderoso antioxidante (16). O chá Rooibos também possui diferentes compostos fenólicos bioativos, como dihidrocalconas, flavonóis, flavonas, flavonas e flavonas (17). O chá também contém quercetina, outro poderoso antioxidante que pode ajudar a aumentar a imunidade (17).
No entanto, em um estudo, aqueles que tomaram chá de rooibos não experimentaram nenhum aumento significativo de antioxidantes quando comparados aos grupos de controle (18). Embora o chá de rooibos possa ser rico em antioxidantes, sua biodisponibilidade ainda não foi examinada e compreendida. Pesquisas adicionais podem fornecer evidências conclusivas.
3. Pode melhorar a saúde do coração
As investigações revelaram que o consumo de chá fermentado tradicional pode melhorar significativamente os perfis lipídicos e os parâmetros de estresse oxidativo. Isso pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares (19), (20). Os antioxidantes e flavonas dietéticos ajudam a reduzir a inflamação e proteger o coração (21).
Foi relatado que o chá de rooibos tem um efeito cardioprotetor, pois inibe a enzima de conversão da angiotensina (ECA) (22). Mais pesquisas sugerem que o chá de rooibos pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol e reduzir o estresse oxidativo (23).
4. Pode reduzir o risco de câncer
Os chás rooibos fermentados e não fermentados possuem propriedades quimioprotetoras (24). O chá Rooibos possui atividades antitumoral e antimutagênica (25). O chá tem sido sugerido para regenerar a coenzima Q10, que é um composto que ajuda na modulação do câncer (10).
Estudos em animais usando extratos de rooibos (Aspalathus linearis) e abelhas (Cyclopia intermedia) descobriram que essas ervas sul-africanas podem inibir o crescimento de células cancerosas da pele em ratos (26), (27). Antioxidantes, como a quercetina e a luteolina, também têm atividade antiproliferativa (28), (29). No entanto, precisamos de mais informações para entender como esses antioxidantes do chá de rooibos podem ajudar na prevenção do câncer.
5. Pode beneficiar pessoas com diabetes tipo 2
O chá Rooibos contém outro antioxidante chamado aspalatina. Esse antioxidante pode ter efeito antidiabético (30). Em ratos diabéticos, a aspalatina foi encontrada para equilibrar os níveis de açúcar no sangue e reduzir a resistência à insulina (31). A aspalatina também pode ajudar a reduzir a inflamação resultante do alto nível de açúcar no sangue (32). Precisamos de mais pesquisas para validar ainda mais as propriedades antidiabéticas do chá de rooibos.
6. Pode ajudar no controle de peso
O chá Rooibos é um chá de baixas calorias, mas delicioso. É rico em antioxidantes que reduzem a inflamação e os níveis de açúcar no sangue, fatores que aumentam o risco de obesidade.
A pesquisa sugere que a aspalatina tem o potencial de regular os perfis lipídicos (33). Também pode ajudar a reduzir a fome e o armazenamento de gordura, inibindo os hormônios do estresse. Estudos sugerem que o rooibos inibe a adipogênese (acúmulo de lipídios nos adipócitos ou células de gordura) (34).
O chá Rooibos também pode diminuir a secreção de leptina, que é uma enzima envolvida no controle do apetite e na regulação dos níveis de saciedade (34). Beber chá de rooibos, junto com outras modificações no estilo de vida saudável, pode ajudar na perda de peso.
7. Pode melhorar a saúde óssea
A pesquisa afirma que o chá (chá verde, preto e rooibos) pode melhorar a saúde óssea (35). Verificou-se que o chá de rooibos fermentado tem um efeito inibidor mais potente sobre os osteoclastos (células ósseas que absorvem o tecido ósseo durante a cicatrização) do que o extrato de rooibos não fermentado (36). Outro estudo relacionou a aspalatina no chá de rooibos a um aumento da atividade dos osteoblastos, que pode eventualmente promover a saúde óssea (14).
8. Pode proteger o cérebro
Embora as evidências sejam escassas, um estudo descobriu que os antioxidantes dietéticos do chá de rooibos podem ajudar a proteger o cérebro de doenças neurodegenerativas (10). O chá também previne a inflamação e o estresse oxidativo. Esses dois fatores também aumentam o risco de doenças cerebrais.
9. Pode aumentar a fertilidade feminina
Em estudos com animais, o rooibos não fermentado foi observado para aumentar a espessura do endométrio e peso do útero. O chá também pode diminuir o peso do ovário. Pode ajudar a melhorar a fertilidade em ratos (37). No entanto, mais estudos em humanos são necessários.
10. Pode ter um efeito broncodilatador
Tradicionalmente, o chá de rooibos era usado para evitar resfriados e tosse. O Rooibos contém um composto denominado crisoeriol. Este flavonóide bioativo apresentou efeito broncodilatador em ratos. O chá é frequentemente sugerido para uso no tratamento de distúrbios respiratórios (3).
11. Pode ter um efeito antimicrobiano
O efeito antimicrobiano do chá de rooibos ainda não foi bem estudado. Algumas pesquisas afirmam que o chá pode inibir Escherichia coli , Staphylococcus aureus , Bacillus cereus , Listeria monocytogenes , Streptococcus mutans e Candida albicans (38). Mais estudos são necessários neste aspecto.
O chá Rooibos também pode trazer alguns benefícios para a pele. Na seção seguinte, veremos o que são.
Benefícios do chá Rooibos para a pele
As propriedades antioxidantes e antiinflamatórias do chá de rooibos são úteis na prevenção de toxinas de danificar as células da pele. Esses radicais livres ou toxinas podem acelerar o processo de envelhecimento.
Os remédios populares usavam extratos de chá de rooibos para acalmar a pele queimada pelo sol e tratar eczema (quando aplicado topicamente). Alguns estudos sugerem que o chá também pode melhorar a aparência da pele e reduzir as rugas (39), (40). Em outro estudo, uma formulação de um creme anti-rugas à base de ervas contendo rooibos foi considerada a mais eficaz na redução de rugas (41).
O chá Rooibos é uma boa fonte de ácido ascórbico, que é uma forma isolada de vitamina C (1). A vitamina C é conhecida por ajudar no anti-envelhecimento, clareamento da pele e redução da hiperpigmentação (42). A vitamina C também aumenta a produção de colágeno e promove ainda mais a saúde da pele (42). O colágeno é uma proteína integrante da estrutura da pele. Mantém a pele firme (43).
Esses são os benefícios do chá rooibos. Enquanto alguns deles foram estabelecidos pela ciência, os outros precisam de mais pesquisas. No entanto, você pode consumir o chá de rooibos em casa e começar a colher seus benefícios. Tornar é simples. Veja como.
Como fazer chá rooibos?
O chá Rooibos é feito fervendo as folhas de chá em água fervente por 3-5 minutos. Você pode coar o líquido e consumi-lo. Como alternativa, você pode usar um saquinho de chá e deixar o chá em infusão por 5 minutos em água fervente.
O chá também pode ser apreciado como chá gelado. Você pode temperá-lo com leite (leite, amêndoa, castanha de caju) ou um adoçante natural (mel). O chá Rooibos também pode ser adicionado a expressos, lattes e iogurte aromatizado.
Quantas xícaras de chá Rooibos você deve beber em um dia?
Não há consenso científico sobre o limite superior de beber chá de rooibos. Mas é aconselhável manter a dosagem abaixo de seis xícaras, espaçadas igualmente ao longo do dia. Um estudo usou seis xícaras de chá de rooibos para colher seus benefícios (8).
No entanto, nem todo mundo é