Índice:
- Significado do mantra:
- Efeito na meditação:
- Mecanismo de mantras:
- Importância dos mantras na meditação:
- Mantras antigos de todo o mundo:
Você não se pergunta por que os mantras antigos se tornaram tão populares hoje em dia? Há algo de profundo e místico nesses mantras. À primeira vista, são meras palavras e sons, mas não há como negar o fato de que esses mantras desempenham um papel significativo no rejuvenescimento da alma e de nossa mente subconsciente.
Significado do mantra:
De acordo com Deepak Chopra, o Guru do Bem-Estar da Nova Era, a palavra 'mantra' consiste em duas partes. A primeira parte, 'homem' significa mente em sânscrito, enquanto a segunda parte 'tra' significa instrumento. Portanto, ele interpreta o mantra como 'o instrumento da mente'. Estas são palavras, sons ou vibrações poderosas que podem ser usadas para meditação.
Efeito na meditação:
A meditação é referida como uma prática para treinar a mente ou induzir um modo de consciência. Promove relaxamento da mente e do corpo, desenvolve compaixão, paciência, amor, concentração e generosidade. A meditação muitas vezes envolve a repetição de um mantra com os olhos fechados. Os mantras para meditação são escolhidos com base em sua adequação ao meditador.
A meditação tem um efeito calmante no indivíduo e transmite paz e tranquilidade. A meditação transcendental é a forma mais pura de meditação que cria um poderoso estado de consciência pelo processo do pensamento ou controle da mente. Seu aspecto fundamental é o mantra dado pelo professor a seu aluno.
Mecanismo de mantras:
Os mantras fornecem à mente algo em que se concentrar. Os mantras ressoam e criam uma sensação no corpo. As vibrações sutis, por sua vez, ressoam uma energia positiva dentro de você e ao seu redor. O canto repetitivo de mantras desempenha um papel importante na desorganização da mente. A meditação com mantras é uma maneira poderosa de penetrar no silêncio da mente e criar harmonia. As vibrações mentais permitem que a mente experimente uma percepção profunda e conduza ao campo da consciência pura.
Os mantras nos ajudam a nos desconectar dos pensamentos e preocupações em nossa mente e colocá-los nas lacunas entre esses pensamentos. Cantar mantras espirituais é a chave para transformar um indivíduo.
Importância dos mantras na meditação:
O uso de mantras durante a meditação nos traz de volta ao momento presente, silencia o caos mental, reduz a ansiedade e cria clareza de pensamentos.
Escolha um mantra que seja fácil de lembrar, que se encaixe no seu sistema de crenças e faça você se sentir em paz.
Os mantras são orações sagradas que podem ser cantadas para paz interior e calma durante toda a vida. Eles são curandeiros, o remédio para nossa alma!
Cada mantra induz algumas vibrações específicas na mente. Portanto, não é como se todos os mantras funcionassem igualmente bem. Diferentes mantras são usados para fins específicos.
Mantras antigos de todo o mundo:
- Gayatri Mantra: Om bhur bhuvah svah tat savitur varenyam bhargo devasya dhimahi dhiyo yo nah pracodayat.
- Shiva Mantra: Om namah shivaya.
- Ganesh Mantra: Om gam ganapataye namaha.
- Shanti Mantra: Om saha naavavatu saha nau bhunaktu saha veeryam karavaavahai tejasvi aavadheetamastu maa vidvishaavahai om.
- Mantra para a felicidade: Lokah samastah sukhino bhavantu.
- Om ou Aum: Este mantra representa o som mais elementar da consciência universal. Este mantra tem sido usado por pessoas há milhares de anos para a expansão de sua consciência divina.
- Om Mani Padme Hum: Este é um mantra budista tibetano. Diz-se que todos os ensinamentos de Buda estão incorporados neste mantra.
- Namo Amitabha: Este mantra é uma homenagem ao Buda de luz ilimitada.
- Eu Sou o que Sou: Este mantra tem seu lugar na Bíblia Hebraica. Os versos mais famosos da Torá que foram a resposta de Deus a Moisés, quando este perguntou qual era o seu nome.
- Ham Sah: Este mantra curto origina-se do antigo Kriya Yoga que envolve uma técnica de respiração simples, mas potente.
- Eu te amo, sinto muito, por favor me perdoe, obrigado: este é um ho'oponopono, antigo mantra havaiano.
Esses são apenas alguns mantras que você pode experimentar enquanto medita. Existem muitos outros que você também pode tentar. Um mantra deve se encaixar perfeitamente - deve ressoar em sua mente e alma. Experimente-os e logo você será capaz de encontrar o mantra que se tornará parte de sua vida.
Você pratica mantras antigos para meditação? Compartilhe suas experiências e deixe-nos saber como isso influenciou sua vida.