Índice:
- 18 benefícios surpreendentes de pêssegos
- Os pêssegos são bons para você?
- Benefícios para a saúde dos pêssegos
- 1. Pêssegos são ricos em antioxidantes
- 2. Ajuda na perda de peso
- 3. Ajude a prevenir o câncer
- 4. Pêssegos beneficiam a pele
- 5. Bom para o coração
- 6. Promove a saúde digestiva
- 7. Bom para os olhos
- 8. Pêssegos desintoxicam seu sistema
- 9. Pêssegos têm propriedades anti-envelhecimento
- 10. Ajude a reduzir o estresse
- 11. Promova a saúde do cérebro
- 12. É benéfico durante a gravidez
- Fatos nutricionais de pêssego
- FATOS SOBRE NUTRIÇÃO
- Como comer um pêssego
- Receitas de Pêssego
- 1. Sorvete cremoso de pêssego vegano
- 2. Batido de morango e pêssego verde
- 4. Salada de tomate e pêssego com manjericão
- Como selecionar e armazenar pêssegos
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Rico em vitaminas A e C, os pêssegos aumentam a imunidade e a saúde da pele e até melhoram a visão. Nativos do noroeste da China e cientificamente chamados de Prunus persica, os pêssegos beneficiam os humanos de várias outras maneiras. Vamos dar uma olhada neles agora.
18 benefícios surpreendentes de pêssegos
- Os pêssegos são bons para você?
- Benefícios para a saúde dos pêssegos
- Fatos nutricionais de pêssego
- Como comer um pêssego
- Receitas de Pêssego
- Seleção e armazenamento
Os pêssegos são bons para você?
Além de serem bonitos, perfumados e deliciosos, os pêssegos possuem uma variedade impressionante de nutrientes para manter uma boa saúde, incluindo vitaminas, minerais, antioxidantes e bioflavonóides.
Voltar para TOC
Benefícios para a saúde dos pêssegos
Além de seu sabor e aroma refrescantes, os pêssegos são ricos em muitos nutrientes essenciais que oferecem uma variedade de benefícios à saúde. Confira aqui alguns dos melhores benefícios do pêssego.
1. Pêssegos são ricos em antioxidantes
Não haveria alma neste mundo moderno que não tivesse ouvido falar em antioxidantes. E os pêssegos estão repletos desses. Segundo um estudo brasileiro, pêssegos podem ser grandes fontes de antioxidantes. Eles também contêm ácido clorogênico, outro antioxidante potente que tem vantagens na promoção da saúde (1).
O pêssego também contém compostos fenólicos que, conforme outro estudo, contribuem para a atividade antioxidante da fruta mais do que a vitamina C ou os carotenóides (2).
Os pêssegos também são ricos em outros antioxidantes, como luteína, zeaxantina e beta-criptoxantina - todos os quais desempenham papéis importantes no envelhecimento saudável e na prevenção de doenças (3).
2. Ajuda na perda de peso
Imagem: iStock
De acordo com um relatório publicado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, começar o dia certo ajuda muito a perder peso. Uma das maneiras de fazer isso é reduzir a quantidade de cereais e dar espaço para algumas frutas como pêssegos - isso ajuda a sentir-se satisfeito e consumir menos calorias (4).
Os pêssegos também são boas fontes de fibras, e as fibras, como sabemos, promovem a saciedade e contribuem para a perda de peso (5). Um estudo americano afirma que incluir fibra alimentar com frutas pode ser um passo crítico para conter a epidemia de obesidade (6). Na verdade, algo tão simples como consumir 30 gramas de fibra por dia pode contribuir muito para a perda de peso. Ele também ajuda a controlar outros indesejáveis, como colesterol alto, pressão arterial e açúcar no sangue. A ingestão de fibra também tem vários outros benefícios (7).
A ingestão de fibras tem recebido muita atenção nos últimos anos. Um relatório publicado pela Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts afirmou que a ingestão de fibras é a única mudança simples que pode ser eficaz no que diz respeito à dieta (8) . De acordo com o relatório, incluir fibras na dieta pode ser uma alternativa razoável para aqueles indivíduos que têm dificuldade em seguir uma dieta complicada.
3. Ajude a prevenir o câncer
O câncer é um assassino. Sim, a tecnologia médica avançou e os tratamentos têm muito mais sucesso - ainda assim, prevenir a temida doença é tão importante. E uma das maneiras de fazer isso é consumindo pêssegos.
Um estudo americano afirma que os polifenóis encontrados nos pêssegos podem inibir a multiplicação das células do câncer de mama (9). O mesmo foi observado no caso de células de câncer de cólon humano (10).
Pêssegos também contêm outro composto chamado ácido caféico, que, de acordo com um estudo sueco, oferece proteção contra câncer de mama e de cólon, reduzindo o crescimento do câncer (11), (12). E em outro estudo, os compostos do pêssego inibiram não apenas o crescimento das células do câncer de mama, mas também o crescimento secundário nos pulmões (13). Os dois principais componentes responsáveis por esta propriedade anticancerígena dos pêssegos são os ácidos clorogênico e neoclorogênico - estes ajudam a matar as células cancerosas sem afetar as saudáveis (14).
4. Pêssegos beneficiam a pele
Os pêssegos, como já discutimos, são ricos em vitamina A, que promove a saúde da pele (15). A fruta também adiciona cor à sua tez (16).
A vitamina C dos pêssegos também ajuda nesse sentido. É um excelente antioxidante que pode ajudar a reduzir as rugas, melhorar a textura da pele e protegê-la do sol e da poluição (17).
De acordo com um estudo francês, a vitamina C também foi encontrada para tratar a pele fotodanificada e prevenir o envelhecimento da pele induzido pelo sol (18). A vitamina também pode fazer correções para as graves mudanças estruturais da pele que ocorrem em decorrência do processo de envelhecimento (19).
5. Bom para o coração
Os pêssegos contêm uma combinação única de compostos bioativos que reduzem o risco de doenças cardiovasculares. Segundo estudo, a substituição das bebidas açucaradas por sucos de frutas frescas ricos em polifenóis (como os pêssegos) pode ajudar a diminuir os fatores de risco cardiovascular (20).
A fibra, a vitamina C e o potássio dos pêssegos também auxiliam na saúde do coração. Os pêssegos também são um dos componentes importantes da muito aclamada dieta DASH - que se concentra na redução da hipertensão (21).
6. Promove a saúde digestiva
A fibra alimentar dos pêssegos ajuda a regular e melhorar a digestão (22). E além de ser boa para a digestão, a fruta também atua como diurético - ajuda a limpar os rins e a bexiga (23).
7. Bom para os olhos
Imagem: iStock
A presença de fitonutrientes antioxidantes como a luteína e a zeaxantina tornam a fruta ideal para a saúde ocular (24). Outro estudo afirma que os dois fitonutrientes protegem o olho de potenciais danos causados pela luz que atinge a retina (25). A luteína também reduz o risco de desenvolver doenças oculares comuns relacionadas à idade (26).
A luteína e a zeaxantina também são instrumentais na proteção da mácula, evitando, em última análise, a incidência de degeneração macular relacionada à idade (27). De acordo com um estudo, pessoas que sofrem de degeneração macular relacionada à idade, que consumiram luteína sozinha ou com outros antioxidantes, tiveram menos perda de visão (28).
8. Pêssegos desintoxicam seu sistema
A desintoxicação é algo que não recebe muita atenção. Mas é tão importante quanto qualquer outra coisa que você faça para se manter saudável. De acordo com um relatório publicado pela Universidade de Minnesota, os pêssegos contêm vitaminas A, C e E e selênio - todos os quais atuam como antioxidantes e ajudam na desintoxicação (29).
9. Pêssegos têm propriedades anti-envelhecimento
Um dos melhores benefícios de beleza dos pêssegos. Os pêssegos possuem flavonóides que aumentam a saúde e também ajudam a retardar o envelhecimento (30). Um estudo sul-coreano também compara o consumo de vitamina C aos efeitos anti-envelhecimento (31).
10. Ajude a reduzir o estresse
Imagem: iStock
De acordo com um relatório publicado pela Universidade de Kentucky, os pêssegos atuam como bons analgésicos. Eles também ajudam a reduzir a ansiedade (32). Na verdade, o pêssego é chamado de 'fruto da calma' na Hungria.
11. Promova a saúde do cérebro
Pêssegos são boas fontes de folato, que promovem a saúde do cérebro (33).
12. É benéfico durante a gravidez
Imagem: iStock
Quer saber quais são os benefícios dos pêssegos durante a gravidez? Bem, os pêssegos são uma fonte de alimentação nutricional e uma ótima maneira de cuidar das suas necessidades nutricionais e de seu bebê.
Durante a gravidez, os hormônios relacionados podem retardar o movimento do intestino. Isso pode levar à constipação. O pêssego, por ser rico em fibras, pode ajudar a resolver esse problema (34).
Os pêssegos também são ricos em ácido fólico, fundamental para o desenvolvimento de um bebê saudável. Ajuda a prevenir defeitos congênitos graves (35).
Voltar para TOC
Fatos nutricionais de pêssego
Confira aqui o valor nutricional dos pêssegos em detalhes.
Voltar para TOC
Como comer um pêssego
Aqui estão algumas maneiras de incluir pêssegos em sua dieta:
- Você pode adicionar fatias de pêssego a cereais quentes ou frios ou iogurte. Isso fará com que o café da manhã seja delicioso!
- Você pode jogar pêssegos frescos (ou congelados) no liquidificador com um pouco de leite. Você também pode adicionar bananas e gelo. Um delicioso smoothie está a caminho!
- Adicione alguns pêssegos frescos ou congelados no fundo do copo antes de servir sua bebida matinal diária.
- Para um lanche delicioso, aqueça algumas rodelas de pêssego e acrescente um pouco de canela. Postagem que você pode incluir em sua refeição.
E agora, para algumas receitas…
Voltar para TOC
Receitas de Pêssego
1. Sorvete cremoso de pêssego vegano
O que você precisa
- 5 ml cada de leite de coco adoçado e não adoçado
- ½ xícara de açúcar granulado
- 1 colher de chá de extrato de baunilha puro
- Uma pitada de sal
- 2 a 3 pêssegos maduros de tamanho médio
instruções
- Mantendo os pêssegos de lado, combine os ingredientes restantes em uma tigela.
- Bata para misturar.
- Junte os pêssegos delicadamente.
- Despeje a mistura em seu freezer de sorvete.
- Congele até obter uma consistência de sorvete.
- Colher e servir.
2. Batido de morango e pêssego verde
O que você precisa
- 1 xícara de pêssegos picados
- 1 xícara de morangos inteiros e ½ xícara de morangos fatiados
- 2 xícaras de acelga de espinafre
- ½ xícara de água limpa
instruções
- No liquidificador, coloque pêssegos, morangos e verduras em camadas.
- Cubra todos os ingredientes com água limpa.
- Misture até ficar homogêneo.
- Despeje em um copo e aprecie.
- Peach Berry Crumble
O que você precisa
- 1 xícara de aveia de cozimento rápido
- ½ xícara de farinha de trigo
- ½ xícara de açúcar mascavo escuro embalado
- 1 colher de chá de canela
- ½ colher de chá de sal
- 8 colheres de sopa de manteiga sem sal
- ¼ xícara de amêndoas fatiadas
Para o recheio, você pode ter o seguinte:
- 4 a 5 pêssegos maduros
- ½ xícara de açúcar
- ¼ xícara de farinha multiuso
- Uma pitada de sal
- 1 xícara de cada um de mirtilos e framboesas frescas
instruções
- Pré-aqueça o forno a 175 o Pegue uma travessa de torta e unte levemente com manteiga.
- Em uma tigela, misture a aveia, a farinha, o açúcar mascavo, o sal e a canela. Junte a manteiga até que esteja quebradiça. Jogue as nozes.
- Para o recheio, ferva uma panela grande de água. Você também deve ter uma tigela grande pronta com água gelada. Corte um X na parte inferior dos pêssegos usando uma faca afiada. Escalde-os até que a pele comece a enrugar. Remova-os e coloque-os em água gelada. Você pode remover as peles com os dedos. Remova os caroços e corte a fruta em fatias.
- Em outra tigela, adicione os pêssegos junto com o açúcar, o sal, a farinha e as frutas vermelhas. Deixe assim por 5 minutos e transfira para a forma de torta. Polvilhe com as coberturas, coloque em uma assadeira e leve ao forno até a cobertura dourar. Isso deve levar cerca de 50 minutos.
- Coloque-o sobre uma gradinha e deixe esfriar. Sirva quente. Você pode saborear junto com sorvete de baunilha.
4. Salada de tomate e pêssego com manjericão
O que você precisa
- 2 xícaras de folhas frescas de manjericão
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
- Sal
- Pimenta do reino moída na hora
- 4 pêssegos maduros, cortados em fatias
- 4 tomates cortados em fatias
- 1 colher de sopa de suco de limão fresco
instruções
- Encha uma panela pequena com água e leve para ferver.
- Adicione as folhas de manjericão à água fervente e cozinhe por cerca de 15 segundos ou até que as folhas murchem e fiquem verdes brilhantes.
- Transfira para o liquidificador e bata até ficar homogêneo.
- Enquanto o liquidificador está funcionando, adicione o azeite e ¼ colher de chá de sal e pimenta.
- Na travessa, espalhe o purê de manjericão. Disponha os pêssegos e os tomates por cima.
- Salpique suco de limão, ¼ colher de chá de sal e 1/8 de colher de chá de pimenta.
- Enfeite com folhas inteiras de manjericão e sirva.
Agora você sabe o que fazer com um monte de pêssegos. Mas, como você os compra? E quanto ao armazenamento?
Voltar para TOC
Como selecionar e armazenar pêssegos
Seleção
- Certifique-se de sentir o cheiro da fruta antes de selecioná-la. Idealmente, um pêssego deve ter uma fragrância agradavelmente doce, pois pertence à família das rosas.
- Procure pêssegos que sejam dourados ou amarelos cremosos. Um pêssego vermelho não significa que está maduro - significa simplesmente que é de outra variedade.
- A fruta deve ser macia ao toque. Mas não piegas. Além disso, não aperte os pêssegos, pois eles se machucam facilmente.
Armazenamento
- Se for um pêssego firme, coloque-o na bancada em temperatura ambiente por alguns dias. Vai amadurecer.
- Como congelar pêssegos? Refrigere os pêssegos maduros imediatamente e consuma-os dentro de uma semana após a compra.
- Adicione suco de limão aos pêssegos fatiados para evitar que escurecem.
Voltar para TOC
E agora, algumas perguntas frequentes.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Você pode comer pele de pêssego?
Sim. A pele de pêssego contém muitos antioxidantes. A remoção da casca pode tornar a fruta menos nutritiva.
Por que os pêssegos são confusos?
Embora não haja uma razão exata, alguns cientistas acreditam que a penugem ajuda a proteger a fruta dos insetos.
Pêssegos enlatados são bons para mim?
Sim. Certos estudos dizem que eles poderiam ser melhores - em termos de conteúdo nutricional (60). No entanto, certifique-se de não comprar pêssegos embalados em calda, mas com seu próprio suco. Isso ajuda a evitar adição de açúcar.
O que é um pêssego branco?
Um tipo de pêssego, na verdade. A casca dos pêssegos brancos é rosa. Eles têm baixo teor de ácido e gosto mais doce do que suas contrapartes.
Amêndoas vêm de pêssegos?
Não. As amêndoas vêm de uma amendoeira.
Quais são os benefícios do chá de pêssego?
O chá de pêssego é fermentado a partir das folhas frescas ou secas ou da casca da planta do pêssego. Possui várias propriedades terapêuticas. Ajuda a fortalecer a imunidade, auxilia na desintoxicação, promove a saúde cardíaca e alivia o estresse. Tem mais benefícios da fruta pêssego.
Presumo que você ainda não tenha pêssegos estocados na geladeira. E também estou supondo que você os receberá. ASSIM QUE POSSÍVEL. Porque, os benefícios, como você viu.
Conte-nos como esta postagem sobre os benefícios dos pêssegos o beneficiou. Comente na caixa fornecida abaixo. Valorizamos seu feedback.