Índice:
- Baba Ramdev Yoga
- Exercícios para os olhos de Baba Ramdev
- 1. Olho - Rotação - para cima e para baixo
- 2. Rotação dos olhos - lateralmente
- 3. Rotação dos olhos - no sentido horário e anti-horário
- 4. Palming
- 5. Trataka
- 6. Bhastrika Pranayam
- 7. Kapalbhati Pranayama
- 8. Bahya Pranayam
- 9. Anuloma - Viloma Pranayama
- 10. Udgeeth Pranayama
- 11. Agnisara Kriya
- 12. Shavasana
Antes disso, vamos descobrir a singularidade de Baba Ramdev Yoga.
Baba Ramdev Yoga
Baba Ramdev é um guru indiano de ioga que popularizou o conceito de ioga na Índia e em alguns outros países por meio da televisão e de campos de ioga. Sua ioga enfatiza o Pranayama e um conjunto de posturas de ioga que tratam certas doenças do corpo. Agora, vamos verificar alguns deles relacionados aos olhos.
Exercícios para os olhos de Baba Ramdev
- Rotação dos olhos - para cima e para baixo
- Rotação dos olhos - lateralmente
- Rotação dos olhos - no sentido horário e anti-horário
- Palming
- Trataka
- Bhastrika Pranayam
- Kapalbhati Pranayama
- Bahya Pranayam
- Anuloma - Viloma Pranayama
- Udgeeth Pranayama
- Agnisara Kriya
- Shavasana
1. Olho - Rotação - para cima e para baixo
Por Bernarr MacFadden, William Bates, via Wikimedia Commons
Benefícios: O movimento constante dos olhos ajuda a evitar distúrbios oculares e melhora a visão.Procedimento: para fazer a rotação dos olhos para cima e para baixo, sente-se no chão com as pernas esticadas. Mantenha as costas e a cabeça eretas. Coloque as duas mãos nos respectivos joelhos. Feche o punho direito e coloque-o sobre o joelho direito com o polegar voltado para cima. Mantenha o olhar fixo em qualquer objeto à sua frente. Agora, expire profundamente e olhe para cima, mantendo a cabeça fixa. Inspire e volte seu olhar para o objeto. Faça o mesmo do olhar inferior para o superior. Repita o mesmo procedimento com o punho esquerdo na coxa esquerda. Feche os olhos por 15 segundos antes de repetir o exercício. Faça o exercício 10 vezes.
Voltar para TOC
2. Rotação dos olhos - lateralmente
Benefícios: O movimento lateral do globo ocular é bom para pessoas com miopia e hipermetropia.
Procedimento: Para fazer a rotação lateral, sente-se em Padmasana mantendo a cabeça e as costas eretas. Estique os braços para a frente com os punhos fechados e os polegares voltados para cima, reproduzindo o mudra Linga. Mantenha o olhar fixo nos polegares. Aproxime os punhos cerrados dos olhos, colocando-os entre as sobrancelhas. Mova os punhos para a direita, com os olhos seguindo o caminho. A cabeça deve permanecer reta ao fazer isso. Traga os punhos de volta para o meio das sobrancelhas com os olhos seguindo para trás. Repita o mesmo no lado esquerdo. Repita todo o procedimento dez vezes, fechando os olhos por 10 segundos após cada repetição.
Voltar para TOC
3. Rotação dos olhos - no sentido horário e anti-horário
Benefícios: As rotações no sentido horário e anti-horário relaxam os olhos e os protegem de quaisquer doenças e distúrbios. Este exercício é ideal para quem passa muitas horas em frente ao computador.
Procedimento: para fazer esta rotação, sente-se em Padmasana com a cabeça e a coluna eretas e as mãos apoiadas nos joelhos em mudra de ioga. Levante o punho direito com o polegar voltado para cima. Mantenha o cotovelo reto ao fazer isso. Concentre os olhos no polegar, mantendo a cabeça reta. Mova o polegar no sentido horário com o olhar acompanhando. Repita cinco vezes e faça o mesmo no sentido anti-horário por mais cinco vezes. Repita todo o processo, deslocando o olhar para o polegar esquerdo.
Voltar para TOC
4. Palming
Benefícios: Palming é aquecer os olhos para uma melhor circulação. É uma maneira rápida e fácil de relaxar os olhos. Ele melhora a circulação sanguínea e mantém o cansaço e o inchaço sob controle.
Procedimento: Para fazer Palming, sente-se em uma posição confortável. Esfregue as mãos uma na outra, vigorosamente, até sentir o calor irradiando delas. Coloque as palmas das mãos sobre os olhos fechados e sinta o calor se espalhando.
Voltar para TOC
5. Trataka
Benefícios: Trataka significa olhar para um objeto continuamente por um período fixo. Isso melhora sua concentração e visão. Este exercício para os olhos diminui os poderes oculares de alta míope.
Procedimento: Sente-se confortavelmente em Padmasana ou Vajrasana. Coloque uma vela a cerca de meio metro de onde você está sentado. Acenda a vela e olhe para a chama sem piscar. Você pode contar números em sua cabeça para controlar o tempo e para que sua mente não vacile. Olhe o máximo que puder. Quanto mais tempo você fizer, melhor.
Voltar para TOC
6. Bhastrika Pranayam
Benefícios: Bhastrika Pranayam aumenta a circulação sanguínea na cabeça e melhora a visão. Também refresca seu ser físico e mental.
Procedimento: Sente-se em Padmasana com a coluna ereta. Usando o polegar direito, feche a narina direita. Inspire e expire com força e rapidez pela narina esquerda. Faça isso cerca de 20 vezes. Você pode sentir as paredes abdominais berrando enquanto faz o exercício. Faça seu último suspiro, longo e profundo. Agora, repita o mesmo processo em sua narina direita com o polegar esquerdo fechando a narina esquerda. Terminar o exercício em ambas as narinas cria um bhastrika. Relaxe por cerca de 30 segundos e repita todo o processo novamente. Faça isso por cerca de 10 minutos.
Voltar para TOC
7. Kapalbhati Pranayama
Benefícios: Limpa seus pulmões e melhora sua circulação para uma melhor visão com este exercício de respiração brilhante para o crânio. Este é um exercício muito poderoso que garante uma barriga mais lisa, melhor visão, cabelos brilhantes e muito mais. A inalação é quase nula, enquanto as exalações são poderosas e em rápida sucessão.
Procedimento: Sente-se em uma posição confortável. Pode ser Padmasana, Sukhasana ou Vajrasana. Você pode se permitir ser apoiado por uma parede, se tiver dores nas costas, pois este exercício de respiração é poderoso e os iniciantes podem sofrer dores nas costas. Feche os olhos e mantenha as mãos em mudra de ioga. Concentre-se na parte inferior abdômen, faça uma inspiração rápida seguida de expirações poderosas e rápidas, para começar. Um iniciante pode manter a mão na barriga, pois pode ter dificuldade para se concentrar durante as repetições iniciais. Aumente o número de ciclos lentamente. Com a prática regular, você pode alcançar até 100 contagens.
Voltar para TOC
8. Bahya Pranayam
Benefícios: Além de ser uma excelente forma de melhorar a circulação e limpar os pulmões, também auxilia no alívio de doenças associadas aos órgãos reprodutivos. Certifique-se de que este pranayama seja executado com o estômago vazio.
Procedimento: Sente-se confortavelmente em Sukhasana ou Padmasana. Inspire profundamente e esvazie os pulmões com uma exalação vigorosa. Agora, segure a respiração e prenda o queixo no peito. Isso é conhecido como Bandha de Jalandhar. Puxe sua barriga para dentro o máximo possível para que ela chegue mais perto de sua coluna. Isso é conhecido como Udhiyana Bandha. Agora, segure os músculos da virilha para cima ou mantenha-se em Mooladhara bandha. Para começar, mantenha os Bandhas juntos por cerca de 10 a 15 segundos. Respirando fundo, solte os Bandhas. Repita por cerca de 2 minutos, para começar, aumentando o tempo de 5 para 7 minutos.
Voltar para TOC
9. Anuloma - Viloma Pranayama
Foto do Flickr com licença cc (BY) compartilhada por Mrityunjaya Yoga Studio
Benefícios: Este é o mais fácil dos pranayamas e também é conhecido como o exercício de respiração alternada pelas narinas.
Procedimento: Sentado em Padmasana ou Sukhasana, estique as mãos, apoiando as palmas sobre os joelhos em mudra de ioga. Levante a mão direita em mudra de Pranayama. Usando o polegar, feche a narina direita. Faça uma inspiração profunda com a narina esquerda. pela narina esquerda, permita a expiração pela narina direita. Agora, inspire pela narina direita e permita a expiração pela narina esquerda. Isso completa uma rodada de Anuloma - Viloma Pranayama. Repita por 10 a 15 vezes para começar, aumentando para 50 a 75 vezes, gradualmente.
Voltar para TOC
10. Udgeeth Pranayama
Benefícios: Este é basicamente um exercício de meditação, em que se espera que você entoe “OM”. Ideal para quem quer relaxar. As crianças podem praticar isso para aumentar seu poder de memória. Este exercício de respiração envolve inspiração e expiração de longa duração.
Procedimento: Sente-se confortavelmente em Sukhasana ou Padmasana. Faça uma inspiração profunda. Ao expirar, cante Om o máximo que puder. Quanto mais você conseguir prender a respiração, melhores serão os resultados. Um canto completa uma rodada. Relaxe com os olhos fechados, respirando normalmente, por cerca de 15 segundos antes de prosseguir com a próxima repetição. Repita por 2 a 3 minutos, para começar, aumentando a duração para 10 minutos gradualmente.
Voltar para TOC
11. Agnisara Kriya
Benefícios: Agnisara é uma combinação de duas palavras sânscritas - Agni (fogo) e Sara (limpar ou lavar). Para ser mais preciso, este exercício se concentra na limpeza do chakra do fogo ou Manipura situado próximo ao umbigo.
Procedimento: fique com as pernas afastadas uma da outra e faça uma inspiração nasal profunda.
Dobre ligeiramente os joelhos. Dobre ligeiramente a cabeça para baixo e expire pela boca. Certifique-se de que as costas estão sempre eretas, com os músculos abdominais na posição relaxada. Puxe o umbigo para cima e para dentro de modo que ele fique mais próximo da coluna. Segure a respiração por cerca de 15 contagens e, em seguida, mova os músculos abdominais para frente e para trás por 10 vezes com a respiração suspensa.
Voltar para TOC
12. Shavasana
Foto do Flickr com licença cc (BY) compartilhada por David Mezzo
Benefícios: Você deve permitir que seu corpo relaxe após qualquer sessão de treino e a Corpse Pose é o asana ideal.
Procedimento: Deite-se em decúbito dorsal. Mantenha os pés juntos ou esticados, de acordo com o seu nível de conforto. Deixe as mãos repousar em cada lado do corpo, as palmas voltadas para o solo. Feche os olhos. Inspire e expire profundamente, permitindo que corpo para relaxar completamente.
Voltar para TOC
Praticar o Ramdev Baba Yoga mencionado acima para a visão certamente oferecerá bons resultados. No entanto, você deve incorporar uma boa alimentação com a quantidade adequada de descanso em sua vida para que os resultados sejam colhidos de maneira melhor!