Índice:
- Efeitos nocivos do chá de ginseng
- 1. Flutuação da pressão arterial e frequência cardíaca
- 2. Efeitos hormonais
- 3. Coágulos de sangue
- 4. Hipoglicemia
- 5. Problemas gastrointestinais
- 6. Insônia
- 7. Nervosismo e inquietação
- 8. Problemas neurológicos e mentais
- 9. Gravidez e parto
- 10. Inflamação dos vasos sanguíneos
- 11. Esquizofrenia
- 12. Outros efeitos colaterais
O ginseng é uma erva milenar que oferece remédios para muitas doenças. Também é conhecido como o rei de todas as ervas. Ele protege nosso corpo e também ajuda nosso corpo a combater inúmeras doenças. O ginseng é um adaptogen, capaz de proteger o corpo do estresse, tanto físico quanto mental.
O chá de ginseng tem um sabor terroso ligeiramente amargo. É mais consumido com mel e / ou leite. Pode ter um gosto muito amargo para algumas pessoas - é definitivamente um gosto adquirido!
Efeitos nocivos do chá de ginseng
O chá de ginseng é sem dúvida bom para a saúde, mas deve-se ter cuidado ao usar o ginseng, pois pode causar alguns efeitos colaterais desagradáveis, especialmente se consumido em altas doses ou por um período prolongado.
Listados abaixo estão alguns dos efeitos colaterais do chá de ginseng:
1. Flutuação da pressão arterial e frequência cardíaca
O consumo de chá de Ginseng por um período prolongado e em grandes quantidades está associado ao aumento ou diminuição do nível de pressão arterial. Embora seja um remédio para a pressão arterial, pode causar efeitos adversos no corpo. Também causa batimentos cardíacos irregulares e mais rápidos. Pessoas sob medicação para pressão arterial devem evitar tomar chá de ginseng.
2. Efeitos hormonais
O chá de ginseng coreano pode estimular efeitos semelhantes aos do estrogênio no corpo. Impacta as funcionalidades hormonais do corpo, causando anormalidades. Embora muito poucos casos tenham sido relatados, também é conhecido por causar sangramento vaginal na pós-menopausa, irregularidades menstruais e sensibilidade mamária em mulheres. Isso também pode ser letal em alguns casos.
3. Coágulos de sangue
As plaquetas no sangue impedem o sangramento excessivo. Eles também coagulam o sangue em caso de qualquer lesão interna ou externa. O consumo de chá de ginseng pode interferir no funcionamento dessas plaquetas sanguíneas e em sua eficiência, causando aumento de coágulos sanguíneos. Os coágulos sanguíneos também podem se transformar em tumores ou cancerígenos, que podem ser fatais se não tratados a tempo.
4. Hipoglicemia
O chá de ginseng, embora seja considerado uma boa cura para o diabetes tipo 2, pode levar a níveis anormalmente baixos de açúcar no sangue, causando hipoglicemia em muitas pessoas. O baixo nível de açúcar no sangue diminui os níveis de energia do corpo e faz com que a pessoa se sinta baixa e letárgica. A combinação de medicamentos para diabéticos e chá de ginseng pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue diminuam de forma anormal, o que pode ser perigoso.
5. Problemas gastrointestinais
Este chá de ervas também pode causar desconforto gástrico, náuseas e diarreia. Essas condições gastrointestinais são mais comuns entre aqueles que o bebem pela primeira vez. Na maioria das pessoas, esses sintomas desaparecem gradualmente assim que seu corpo se adapta às quantidades seguras desse chá.
6. Insônia
O chá de ginseng contém certos compostos ativos, que aumentam os níveis de energia em nosso corpo. Portanto, quando o chá de Ginseng é consumido na hora de dormir, pode dificultar o sono. Quando consumidos regularmente, alguns podem desenvolver sintomas de insônia. Então, se você quiser beber este chá à noite, certifique-se de tomá-lo algumas horas antes de ir para a cama
7. Nervosismo e inquietação
Algumas pessoas que consomem chá de Ginseng regularmente podem reclamar de nervosismo, perda de concentração, inquietação, excitabilidade e ansiedade. O consumo de ginseng estimula as células cerebrais e esses sintomas ocorrem devido à estimulação excessiva das células cerebrais. Esses sintomas se agravam quando é tomado junto com café e outras bebidas com cafeína.
8. Problemas neurológicos e mentais
Algumas pessoas sentem dores de cabeça e tonturas ao consumir este chá, pois o ginseng pode causar efeitos neurológicos.
Também causa depressão, confusão e episódios maníacos em algumas pessoas. É prudente não tomar chá de ginseng enquanto estiver tomando certos medicamentos antidepressivos, pois eles também podem causar episódios maníacos.
9. Gravidez e parto
Os médicos aconselham não consumir ginseng durante a gravidez ou amamentação, pois existe a possibilidade de efeitos adversos no feto e no recém-nascido. Os efeitos nocivos do chá podem causar problemas na formação do feto e causar anormalidades. As novas mães também devem ser cautelosas e evitar tomar chá de ginseng durante o período de lactação para que não afete os recém-nascidos.
10. Inflamação dos vasos sanguíneos
Altas doses de ginseng podem causar inflamação dos vasos sanguíneos do cérebro, o que pode resultar em derrames, febre, dores de cabeça, etc.
11. Esquizofrenia
Altas doses de ginseng podem afetar os neurotransmissores do corpo. Neurotransmissores são substâncias químicas que transportam mensagens das células nervosas para outras células. O uso de ginseng com medicamentos antipsicóticos pode alterar os níveis de neurotransmissores em pessoas com esquizofrenia ou outro transtorno mental.
12. Outros efeitos colaterais
Outros efeitos nocivos relatados deste chá são reações alérgicas, inchaço da língua, garganta e rosto, erupções cutâneas leves, dificuldade em respirar, aperto na área do peito, tonturas, asma, palpitações, etc.
Estes são alguns dos possíveis efeitos colaterais do chá de ginseng. Se você notar algum desses efeitos após o consumo do chá de ginseng, consulte um médico. Isso é obrigatório para aqueles que estão sob medicação e atualmente tomam medicamentos de venda livre ou prescritos. Uma palavra de cautela em relação ao uso de chá de ervas para benefícios à saúde é procurar o conselho de um médico ou fitoterapeuta de confiança, pois o corpo de cada indivíduo pode reagir de maneira diferente à erva.
Ficar saudável não é tarefa fácil. Usar ervas para impulsionar nossa saúde é uma boa idéia. Mas, é importante estar ciente de todos os benefícios e efeitos colaterais do chá de ginseng antes de consumi-lo.
Você consome chá de ginseng regularmente? Você já notou algum efeito colateral do chá de ginseng? Compartilhe suas experiências conosco na seção de comentários abaixo.