Índice:
- Benefícios para a saúde de caminhar
- 1. Ajuda na perda de peso
- 2. Melhora a saúde do coração
- 3. Regula a pressão arterial
- 4. Regula os níveis de glicose no sangue
- 5. Fortalece os ossos e facilita os movimentos das articulações
- 6. Aumenta a capacidade pulmonar
- 7. Aumenta as funções imunológicas
- 8. Melhora a função gastrointestinal
- 9. Melhora o humor
Caminhar é um ótimo exercício aeróbico e uma maneira eficaz de iniciar o metabolismo. De acordo com a revista Medicine and Science in Sports and Exercise, a caminhada ajuda a reduzir a prevalência de doenças crônicas (1). Na verdade, caminhar (em velocidades iguais ou superiores a 8 km / h) consome mais energia do que correr na mesma velocidade (2). Continue lendo para descobrir os benefícios de caminhar diariamente para a saúde.
Benefícios para a saúde de caminhar
1. Ajuda na perda de peso
Caminhar é uma forma eficaz de queimar calorias e perder peso.
Pesquisadores da Universidade do Alabama desenvolveram um experimento que envolvia pacientes obesos caminhando juntos (um conceito conhecido como 'ônibus ambulante') até seus destinos na cidade. Após oito semanas, seu peso foi verificado e mais de 50% dos participantes perderam em média 5 libras (3).
Caminhar também aumenta o gasto de energia e é uma forma eficaz e barata de queimar calorias (4).
2. Melhora a saúde do coração
Caminhar ajuda a melhorar a saúde do coração. Um estudo realizado com mulheres adultas na zona rural de Nova York mostrou uma correlação positiva entre caminhada e melhores biomarcadores de saúde cardiovascular (5).
Muitos estudos também sugerem que caminhar reduz o risco de eventos cardiovasculares em 31%. De acordo com as diretrizes da American Heart Association / American College of Sports Medicine, todo adulto deve fazer exercícios de intensidade moderada (como caminhada rápida) por pelo menos 30 minutos por dia, cinco dias por semana (6).
3. Regula a pressão arterial
Caminhar também pode ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorando a circulação.
Pesquisadores do Wakayama Medical College, no Japão, conduziram um experimento em indivíduos com hipertensão leve, onde 83 participantes caminharam 10.000 passos por dia durante 12 semanas. Ao final de 12 semanas, apresentaram queda significativa da pressão arterial e aumento da resistência (7).
4. Regula os níveis de glicose no sangue
Fazer caminhadas curtas regularmente pode ajudar a melhorar os níveis de glicose no sangue em jejum e após as refeições.
Os cientistas recomendam não menos que 5.000 passos por dia - com mais de 3.000 desses passos sendo uma caminhada rápida - para ajudar a controlar o diabetes tipo 2 (8).
Um pequeno estudo feito em idosos inativos (> 60 anos de idade) com níveis de glicose no sangue de 105-125 mg / dL demonstrou que o curto intervalo de caminhada por 15 minutos ou 45 minutos após as refeições (café da manhã, almoço e jantar) controlado pós-refeição resposta à glicose (9).
5. Fortalece os ossos e facilita os movimentos das articulações
Caminhar regularmente fortalece os ossos, melhorando a lubrificação entre as articulações e fortalecendo e tonificando os músculos.
Um pequeno estudo feito em 27 pessoas com osteoartrite sintomática do joelho mostrou que caminhar em um alongamento por 30 minutos ou mais aumentou a dor no joelho, enquanto o mesmo volume de caminhada em várias sessões melhorou a carga no joelho e aliviou a dor (10).
6. Aumenta a capacidade pulmonar
Caminhar também pode aumentar sua capacidade pulmonar. Ao caminhar, você respira mais oxigênio do que quando está parado. Essa troca de oxigênio e dióxido de carbono em um volume maior pode ajudar a aumentar sua capacidade pulmonar, aumentando assim sua resistência e desempenho nos exercícios.
Um estudo publicado no The European Respiratory Journal descobriu que a aptidão aeróbia pode ajudar a aumentar o volume pulmonar (11).
7. Aumenta as funções imunológicas
Caminhar ajuda a reduzir os ataques frequentes de infecção e aumenta a imunidade. Um estudo foi conduzido na Duke University School of Medicine em doze adultos sedentários com artrite reumatóide estável.
Os participantes foram convidados a caminhar em uma esteira por 30 minutos, três vezes por semana durante 10 semanas. Eles mostraram melhora da função imunológica e risco de infecção no final do estudo (12).
8. Melhora a função gastrointestinal
Além de manter bons hábitos alimentares e beber água, você também deve caminhar para melhorar a função gastrointestinal.
Estudos têm mostrado que exercícios de baixa intensidade têm papel protetor nos distúrbios gastrointestinais. Melhora a motilidade gastrointestinal e o fluxo sanguíneo no trato gastrointestinal. No entanto, há evidências limitadas sobre seu efeito na síndrome do intestino irritável (SII) e constipação (13).
9. Melhora o humor
Vários estudos científicos comprovam que a atividade física pode ajudar a prevenir a depressão (14). Caminhar é altamente