Índice:
- Quais são os benefícios do suco de cebola?
- 1. Pode melhorar a saúde do cabelo
- 2. Pode combater a acne
- 3. Pode retardar as rugas
- 4. Pode ajudar a reduzir o risco de câncer
- 5. Pode ajudar a tratar o diabetes
- 6. Pode combater a inflamação
- 7. Pode aumentar sua imunidade
- 8. Pode melhorar sua visão
- 9. Pode ajudar a tratar o fungo das unhas
- 10. Pode curar infecções de ouvido
- 11. Pode melhorar o sono e humor
- 12. Pode melhorar a fertilidade
- Como fazer suco de cebola?
- Quais são os efeitos colaterais do suco de cebola?
- Conclusão
- 26 fontes
A cebola é usada na maioria dos pratos que você come. Eles adicionam sabor a tudo o que você come e, mais importante, têm alguns benefícios impressionantes a oferecer. As cebolas são membros do gênero Allium de plantas com flores.
As cebolas possuem propriedades medicinais e contêm numerosos minerais e vitaminas. Esses vegetais são usados para tratar doenças da pele e do cabelo e outros problemas de saúde como diabetes, doenças cardíacas e inflamação.
Mas que tal consumir cebolas na forma de suco? Isso vai te ajudar? Neste artigo, discutiremos isso.
Quais são os benefícios do suco de cebola?
1. Pode melhorar a saúde do cabelo
O enxofre no suco de cebola aumenta a produção de colágeno - e isso também pode aumentar o crescimento do cabelo.
De acordo com um estudo iraquiano, o suco pode impulsionar o crescimento do cabelo e tratar doenças como alopecia areata (queda repentina de cabelo). No estudo, os indivíduos que lavam os cabelos com suco de cebola tiveram mais crescimento de cabelo (1).
O suco de cebola também pode deixar seu cabelo mais brilhante. As propriedades antimicrobianas do suco podem ajudar a combater infecções do couro cabeludo. Um couro cabeludo mais saudável significa folículos capilares mais fortes.
2. Pode combater a acne
As propriedades antimicrobianas e antifúngicas desempenham um papel aqui.
Em um estudo, um gel contendo extratos de cebola melhorou as cicatrizes de acne em pacientes. Este gel melhorou a aparência da cicatriz, reduzindo a vermelhidão e a inflamação. O estudo concluiu afirmando que os extratos de cebola podem ser usados como opções potenciais de tratamento para infecções bacterianas e fúngicas (2).
Aplique o suco de cebola no rosto e deixe por 10 a 15 minutos. Lave o rosto com água morna. Mas tenha cuidado; não deixe o suco entrar em seus olhos. Além disso, certifique-se de não aplicar o suco em bolhas abertas. Se você tem pele sensível, consulte um médico antes de usar o suco.
Algumas fontes também sugerem que o suco pode ajudar no tratamento da psoríase. No entanto, não há evidências científicas para apoiar isso.
3. Pode retardar as rugas
Os flavonóides e outros compostos antioxidantes do suco de cebola podem prevenir os sinais de envelhecimento prematuro (3).
As supostas propriedades antienvelhecimento do suco de cebola também podem ser atribuídas ao seu teor de enxofre, que, de acordo com algumas fontes, pode aumentar a produção de colágeno e combater o envelhecimento prematuro. Mais pesquisas são necessárias para estabelecer esses benefícios.
4. Pode ajudar a reduzir o risco de câncer
Existem vários compostos anticâncer nas cebolas, incluindo quercetina, antocianinas e organossulfur. Estudos mostram que esses compostos podem auxiliar no tratamento de diversos tipos de câncer (4).
A pesquisa também afirma que quanto mais forte o sabor da cebola, mais eficaz pode ser seu papel na prevenção do câncer.
A quercetina também combate o estresse oxidativo no cérebro (4). As cebolas também contêm fibras, o que pode ajudar a reduzir o risco de câncer de cólon. Isso é especialmente verdadeiro em estudos com animais, se o suco for feito de cebolas vermelhas (5). Eles destroem as células tumorais e é assim que auxiliam no tratamento e prevenção do câncer.
Mais pesquisas são necessárias para entender melhor o mecanismo das cebolas no tratamento do câncer.
5. Pode ajudar a tratar o diabetes
O extrato de bulbo de cebola pode reduzir os níveis de glicose no sangue, e isso é uma boa notícia para pessoas com diabetes.
O vegetariano é baixo em calorias e também aumenta sua taxa metabólica, o que pode ajudar a controlar os sintomas do diabetes (6).
E de acordo com outro estudo coreano, a ingestão de extrato de cebola pode ser eficaz na redução dos níveis de glicose plasmática (7).
6. Pode combater a inflamação
A quercetina no suco de cebola demonstrou inibir leucotrienos, prostaglandinas e histaminas - todos conhecidos por causar inflamação na osteoartrite (8).
Um estudo iraniano mostrou resultados semelhantes. Ratos passando por estágios agudos e crônicos de inflamação, quando suplementados com suco de cebola, apresentaram melhora em seu estado. Foi descoberto que o suco de cebola fresco inibe tanto a dor aguda quanto a crônica e a inflamação, com um efeito maior apenas na inflamação (9).
A ingestão de suco de cebola também pode prevenir doenças ósseas associadas à inflamação. Estudos mostram que tomar o suco pode aumentar a densidade mineral óssea em mulheres na pós-menopausa (10).
7. Pode aumentar sua imunidade
As cebolas contêm selênio, um nutriente que pode aumentar os níveis de imunidade. O selênio desencadeia uma resposta imune e suprime a resposta imune excessiva (11).
Além disso, as células imunes deficientes em selênio são vulneráveis a mais oxidação. Essas células também enfrentam dificuldades na produção de proteínas e no transporte de cálcio (12).
O suco de cebola também pode beneficiar pessoas com asma e outras doenças respiratórias (13). Alguns acreditam que o suco também estimula os órgãos excretores e os fortalece, incluindo os pulmões.
A quercetina no suco de cebola também pode combater inflamações e outras alergias (14).
8. Pode melhorar sua visão
As propriedades antimicrobianas do suco de cebola podem ajudar a tratar infecções oculares, como conjuntivite e blefarite. Experimentos feitos em coelhos descobriram que o suco pode ter um efeito inibidor sobre o crescimento da flora ocular (15).
O suco também pode prevenir a catarata. Em estudos com ratos, instilar suco de cebola evitou a formação de catarata induzida por selenito (16).
9. Pode ajudar a tratar o fungo das unhas
Estudos mostram que as propriedades antifúngicas do suco de cebola (extratos aquosos de cebola) podem combater a Candida albicans , uma levedura patogênica que pode causar infecções fúngicas em humanos (17).
Aplique o suco na unha afetada usando uma bola de algodão. Você também pode prender a bola de algodão na unha com um curativo ou fita adesiva. Deixe por uma hora e depois lave o suco com água morna. Pat dry. Siga isso uma vez por semana.
10. Pode curar infecções de ouvido
Um relatório publicado pela Cambridge University Press afirma a capacidade do suco de cebola no tratamento de infecções de ouvido e dor de ouvido (18).
Precisamos de mais pesquisas a esse respeito, no entanto. Consulte o seu médico antes de usar o suco para essa finalidade.
11. Pode melhorar o sono e humor
Há mais pesquisas necessárias neste contexto. Mas alguns estudos mostram que o ácido fólico no suco de cebola pode melhorar o humor e combater a depressão (19).
O folato atua prevenindo o acúmulo de homocisteína, uma substância química que impede o sangue e outros nutrientes de chegarem ao cérebro. O excesso de produção de homocisteína também interfere na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar (19).
Outros hormônios, como a dopamina e a epinefrina, também ajudam a regular o sono, e é aqui que o folato da cebola entra em cena. Suporta a produção desses hormônios no corpo (20).
12. Pode melhorar a fertilidade
Estudos mostram como o suco pode aumentar os níveis de testosterona. Isso pode ser atribuído à atividade antioxidante da cebola, que promove a saúde do esperma. Em um estudo jordaniano, a ingestão de suco de cebola em ratos machos melhorou seus níveis de testosterona (21).
Em outro estudo, o suco de cebola mostrou melhorar o comportamento copulador em ratos machos sexualmente potentes (22). O suco conseguiu isso aumentando os níveis de testosterona sérica.
Estas são as diferentes maneiras pelas quais o suco de cebola pode beneficiá-lo. Na seção a seguir, explicamos como você pode preparar suco de cebola em casa.
Como fazer suco de cebola?
- Descasque cerca de 3 a 4 cebolas e pique-as em pedaços.
- Coloque os pedaços em uma centrífuga e extraia o suco.
- Transfira para um recipiente e beba.
- Você também pode colocar as peças no liquidificador e consumir a pasta.
Consumir esse suco pode oferecer alguns benefícios. Mas o suco de cebola tem algum efeito colateral?
Quais são os efeitos colaterais do suco de cebola?
- Possíveis problemas durante a gravidez e amamentação
Como não há pesquisas suficientes sobre esse assunto, mulheres grávidas e amamentando devem consumir suco de cebola em quantidades limitadas. Consulte seu médico para obter mais informações.
- Pode baixar muito o açúcar no sangue
O suco de cebola pode reduzir o açúcar no sangue (23). Se você já está tomando medicamentos para diabetes, o suco pode diminuir muito os níveis de açúcar no sangue. Verifique com o seu médico - eles podem ajustar a dosagem de acordo.
- Pode causar distúrbios hemorrágicos
Como a cebola (suco) pode retardar a coagulação do sangue, pode aumentar o risco de sangramento (24). Se você tiver um distúrbio de sangramento, não consuma suco de cebola. Esse é um dos motivos pelos quais você também deve evitar o suco de cebola pelo menos duas semanas antes de uma cirurgia programada.
- Pode agravar a indigestão
- Alergias de pele
Isso pode acontecer em pessoas com pele sensível (26). Faça um teste de adesivo antes de aplicar o suco de cebola na pele.
Conclusão
Os compostos deste vegetariano rico em nutrientes podem diminuir o risco de certas doenças como câncer e diabetes. As cebolas podem promover o crescimento do cabelo e tratar muitas infecções fúngicas e bacterianas.
Seu suco pode ser usado para melhorar o quociente de sabor dos pratos. Além disso, consumir suco de cebola é uma maneira simples e eficaz de manter a saúde.
Incorpore o suco de cebola em sua rotina diária após consultar seu médico.
26 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Suco de cebola (Allium cepa L.), um novo tratamento tópico para alopecia areata, The Journal of Dermatology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12126069
- Plantas Medicinais para o Tratamento da Acne Vulgaris: Uma Revisão de Evidências Recentes, Jundishapur Journal of Microbiology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4740760/
- Descobrindo a ligação entre nutrição e envelhecimento da pele, Dermatoendocrinology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3583891/
- Papel terapêutico dos componentes funcionais em Alliums para doenças crônicas preventivas em seres humanos, Medicina alternativa e complementar baseada em evidências, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5316450/
- Efeito imunomodulador do extrato da escama de cebola vermelha (Allium cepa Linn) na hiperplasia prostática atípica induzida experimentalmente em ratos Wistar, mediadores da inflamação, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4009127/
- Efeitos metabólicos da cebola e feijão verde em pacientes diabéticos, The Tohoku Journal of Experimental Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/6393443
- O efeito antidiabético da cebola e do alho em ratos diabéticos experimentais: meta-análise, Journal of Medicinal Food, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19627203
- Cebola pode ajudar a prevenir a inflamação, Base para Artrite.
blog.arthritis.org/living-with-arthritis/onions-prevent-inflammation-arthritis-diet/
- Avaliação dos efeitos analgésicos e antiinflamatórios do suco fresco de cebola em animais experimentais, African Journal of Pharmacy and Pharmacology, ResearchGate.
www.researchgate.net/publication/228481650_Evaluation_of_analgesic_and_anti-inflammatory_effects_of_fresh_onion_juice_in_experimental_animals
- O consumo de suco de cebola modula o estresse oxidativo e atenua o risco de doenças ósseas em indivíduos saudáveis de meia-idade e pós-menopausa, Food & Function, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26686359
- A influência do selênio nas respostas imunológicas, Nutrição Molecular e Pesquisa de Alimentos, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3723386/
- O Papel do Selênio na Inflamação e na Imunidade: Dos Mecanismos Moleculares às Oportunidades Terapêuticas, Antioxidantes e Sinalização Redox, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3277928/
- Doenças respiratórias e alérgicas: de infecções do trato respiratório superior à asma, Atenção Primária, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12391710
- Efeito terapêutico potencial de Allium cepa L. e quercetina em um modelo murino de asma induzida por Blomia tropicalis, DARU Journal of Pharmaceutical Sciences, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4344790/
- Efeitos do suco de cebola na flora normal das pálpebras e da conjuntiva em um modelo animal, Jundishapur Journal of Microbiology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4138639/
- Efeito preventivo do suco de cebola na catarata experimental induzida por selenito, Indian Journal of Ophthalmology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2683439/
- Plantas usadas para tratar doenças de pele, Pharmacognosy Review, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3931201/
- Uma cebola em seu ouvido, The Journal of Laryngology & Otology, Cambridge Core.
www.cambridge.org/core/journals/journal-of-laryngology-and-otology/article/an-onion-in-your-ear/57EBB49BB63B5787EA447FEC8369FC90
- Ingestão de folato e sintomas depressivos em trabalhadores japoneses considerando SES e fatores de estresse no trabalho: estudo J-HOPE, BMC Psychiatry, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3439709/
- A metilação, neurotransmissor e conexões antioxidantes entre folato e depressão, Alternative Medicine Review, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18950248
- Avaliação da atividade androgênica de allium cepa na espermatogênese em ratos, Folia morphologica, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19384830
- O suco de cebola fresco melhorou o comportamento copulatório em ratos machos com e sem disfunção sexual induzida por paroxetina, Biologia e Medicina Experimental, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24302558
- Investigação in vivo das propriedades antidiabéticas do suco de cebola madura em ratos diabéticos normais e induzidos por estreptozotocina, Nutrição preventiva e ciência alimentar, Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3892491/
- Efeito da cebola e do alho na coagulação do sangue e fibrinólise in vitro, Indian Journal of Physiology and Pharmacology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/6885127
- O efeito da cebola crua no refluxo ácido e nos sintomas de refluxo, The American Journal of Gastroenterology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2327378
- Caracterização imunológica da alergia à cebola (Allium cepa), Advances in Dermatology and Allergology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6409889/