Índice:
- Benefícios da Cherimoya:
- 1. Aumenta a imunidade
- 2. Propriedades antiinflamatórias
- 3. Benefícios cardiovasculares
- 4. Previne o câncer
- 5. Saúde do cérebro
A fruta cherimoya, também conhecida como chirimoya ou sugar apple é uma fruta pertencente à espécie Annona cherimola que é nativa da América do Sul e Central. Essa fruta também é conhecida como 'a árvore do sorvete' devido à sua consistência cremosa e uma mistura de sabores banana, manga, morango, coco, mamão e abacaxi. Por isso, é comumente utilizado em smoothies e sorvetes, adicionado a saladas de frutas ou ainda utilizado como mousse ou recheio de tortas.
Esta fruta suculenta, deliciosa e cremosa se assemelha a pinha com sua casca externa verde composta por escamas sobrepostas e polpa cremosa com várias sementes pretas. A única diferença é que ela é muito mais lisa por fora, tem sementes comparativamente menores e mais polpa e tem um sabor um pouco mais doce. Na verdade, é uma variedade de pinha. A polpa interna dessa fruta começa a ficar marrom à medida que amadurece e, portanto, não pode ser armazenada por muito tempo, pois os açúcares da polpa começam a fermentar. As sementes e a casca não são comestíveis, pois são extremamente tóxicas. Esta fruta encontra seu lugar entre as frutas mais saudáveis com sua alta nutrição, principalmente vitamina C e antioxidantes.
Benefícios da Cherimoya:
Cherimoya é uma excelente fonte de vitamina C proporcionando cerca de 1/5 th do valor diário recomendado. Além desses, é uma ótima fonte de carboidratos, potássio, fibras, várias vitaminas e minerais essenciais, além de ser isenta de colesterol e gorduras saturadas e pobre em sódio. Assim, oferece diversos benefícios à saúde.
1. Aumenta a imunidade
Cherimoya é rica em vitamina C, que desempenha um papel importante na melhoria do funcionamento do sistema imunológico. Este nutriente é um poderoso antioxidante natural que ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e elimina os radicais livres nocivos do corpo. Portanto, fornece imunidade contra doenças comuns como resfriados e gripes, além de prevenir infecções.
2. Propriedades antiinflamatórias
A Cherimoya tem um alto teor de vitamina C, um poderoso antioxidante que ajuda a proteger o corpo contra os danos dos radicais livres inflamatórios.
3. Benefícios cardiovasculares
A proporção bem equilibrada de sódio e potássio na cherimóia ajuda na regulação dos níveis de pressão arterial e frequência cardíaca. Além disso, o consumo de cherimoya provou reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o nível de colesterol bom (HDL) no sangue. Conseqüentemente, melhora o fluxo sanguíneo para o coração, oferecendo proteção contra ataque cardíaco, derrame e hipertensão.
4. Previne o câncer
O rico teor de antioxidantes da cherimoya fornece a esta fruta benefícios anticancerígenos. As células cancerosas são formadas devido aos radicais livres produzidos pelo estresse oxidativo. Esses antioxidantes neutralizam o efeito dos radicais livres. Além disso, a cherimóia contém quantidades significativas de fibra alimentar que evita a absorção do colesterol no intestino e evita que a membrana mucosa do cólon seja exposta a substâncias tóxicas, reduzindo assim o risco de câncer de cólon e fígado. Ele também oferece proteção contra o câncer de mama.
5. Saúde do cérebro
A fruta da Cherimoya é uma boa fonte de vitaminas B, particularmente vitamina B6 (piridoxina) que controla os níveis neuroquímicos de GABA no cérebro. Os níveis adequados de GABA acalmam a irritabilidade, a depressão e as dores de cabeça. A vitamina B6 também protege contra a doença de Parkinson, bem como alivia o estresse e a tensão. 100 gramas de frutas de cherimoya contêm cerca de 0,527 mg ou 20% da dose diária