Índice:
- Benefícios dos exercícios manuais:
- Top13 exercícios para mãos fortes:
- Exercícios de amplitude de movimento:
- 1. Deslizamento do tendão da mão:
- 2. Flexões de dedo:
- 3. Flexões do polegar:
- 4. Rotações do pulso:
- 5. Extensão e flexão de pulso:
- 6. Desvio Ulnar e Radial do Pulso:
- Exercícios de força de preensão:
- 7. Exercício de compressão da bola:
- 9. Grip Ascending Pyramid:
- 10. Rotações do haltere:
- 12. Suspenso:
Um simples aperto de mão pode dizer o quão forte, confiante, dominante e confiável a pessoa é. É tudo uma questão de aderência. Mas nossas mãos fazem muito mais do que apenas apertar as mãos! Nossas mãos fazem a maior parte do nosso trabalho, seja escrever, levantar, empurrar ou segurar qualquer coisa. Mas o que fazemos por nossas queridas mãos? Quase nada, certo? Quando começamos nossas rotinas de condicionamento físico, ficamos tão ocupados em obter abdominais, braços de arma quente e nádegas bombásticas que nossas mãos (e outras áreas articulares) são esquecidas. Isso permanece esquecido até que tenhamos alguma doença relacionada às articulações! Então, agora é a hora de pensar em nossas mãos antes de reclamar!
Benefícios dos exercícios manuais:
Por que precisamos fazer exercícios para nossas mãos? Existem vários motivos para fazer isso, alguns dos quais são:
- Mantém as articulações saudáveis.
- Aumenta a força de preensão.
- Melhora a resistência da mão.
- Melhora a destreza.
- Ajuda em doenças relacionadas às articulações, como artrite, osteoartrite, etc.
- Constrói e melhora os músculos do antebraço.
Top13 exercícios para mãos fortes:
Os exercícios de mão podem ser divididos em duas categorias - exercícios de amplitude de movimento e exercícios de força de preensão. Aqui estão os treze principais exercícios que você pode tentar para ter mãos mais saudáveis:
Exercícios de amplitude de movimento:
Esses exercícios melhoram a amplitude de movimento dos dedos e dos pulsos e também ajudam a aliviar qualquer tipo de dor. A melhor parte desses exercícios é que você pode praticá-los a qualquer hora e em qualquer lugar - enquanto está sentado no escritório, assistindo TV, lendo um livro, viajando de ônibus - você entende!
1. Deslizamento do tendão da mão:
Imagem: Shutterstock
Comece com os dedos estendidos o máximo que puder. Agora primeiro feche o punho em gancho. Segure por 5 segundos e então desdobre. Em seguida, feche o punho, segure por 5 segundos e depois volte à posição da mão reta. Em seguida, feche o punho direito, segure e volte. Repita todo o exercício 10 vezes com cada mão.
2. Flexões de dedo:
Imagem: Shutterstock
Coloque os dedos de uma das mãos na palma da outra. Agora coloque pressão suavemente dobrando os dedos o máximo que puder sem machucá-los.
3. Flexões do polegar:
Imagem: Shutterstock
Comece com os dedos e o polegar estendidos para fora. Agora, mova o polegar pela palma da mão e retorne à posição original. Repita 10 vezes para obter melhores resultados.
4. Rotações do pulso:
Imagem: Shutterstock
Gire os pulsos fazendo círculos de minigolfe com as mãos no sentido horário e anti-horário. Repita 10 vezes em cada direção com cada mão.
5. Extensão e flexão de pulso:
Imagem: Shutterstock
Comece com o cotovelo dobrado ao lado do corpo, a palma da mão voltada para baixo. Agora mova a palma da mão para cima até sentir um bom alongamento. Retorne à posição original. Em seguida, mova-o para baixo e volte à pose original. Mantenha cada postura por 3-5 segundos e repita 10 vezes.
6. Desvio Ulnar e Radial do Pulso:
Imagem: Shutterstock
Comece com o cotovelo dobrado ao lado do corpo, a palma da mão voltada para o lado e o polegar para cima. Agora, mova o pulso para cima e para baixo em toda a sua amplitude de movimento.
Exercícios de força de preensão:
Esses são os exercícios que ajudam a desenvolver essa pegada forte. Você vai precisar de alguns equipamentos para esses exercícios como bola de tênis, alça de mão, halteres (peso de acordo com seu nível de conforto) e faixa de resistência.
7. Exercício de compressão da bola:
Imagem: Shutterstock
Para exercícios de pinça manual, escolha uma pinça manual de boa qualidade. Agora segure a pinça com uma das mãos e aperte o máximo que puder. Agora relaxe seu aperto por um segundo. Depois disso, acelere as repetições e aperte o máximo de vezes que puder em 30 segundos. Mas não se comprometa com sua pegada para aumentar os números, ok? Repita com a outra mão. Acompanhe seu tempo e números para garantir que você está progredindo.
9. Grip Ascending Pyramid:
Imagem: Shutterstock
Segure a pinça com uma das mãos e faça uma repetição. Em seguida, segure a pinça com a outra mão para outra repetição. Agora mude de mãos novamente e faça duas repetições cada. Três repetições cada na próxima rodada e assim por diante. Faça até 6 repetições com cada mão. Então pare se você estiver se sentindo pressionado. Mas se não, faça a pirâmide descendente.
10. Rotações do haltere:
Imagem: Shutterstock
Coloque o pé no meio da faixa de resistência e segure as duas pontas, uma em cada mão. Agora comece a puxar as pontas em sua direção o mais alto que puder, segure por 5 segundos e depois relaxe. Repita 10 vezes.
Outra versão deste exercício será pegar uma das pontas da faixa com uma das mãos e colocar o pé na outra ponta no chão. Agora puxe a ponta em sua mão em direção ao teto e depois volte para o chão. Repita 10 vezes e depois com a outra mão.
12. Suspenso:
Imagem: Shutterstock
Pegue qualquer coisa pesada o suficiente para suar - baldes de água, halteres pesados ou bolsas pesadas cheias de livros, qualquer coisa com um peso considerável. Levante-os do chão com ambas as mãos penduradas ao lado do corpo. Ande carregando sua carga, ou melhor, faça alguns levantamentos de panturrilha por 3-5 minutos. Ufa! Agora abaixe.
Faça um resfriamento relaxante após esses exercícios como Namaste (Anjali Mudra) e Reverse Namaste (Fazendo Anjali Mudra nas costas) e sente-se em Sukhasana segurando Gyan Mudra. Outra coisa que você deve fazer após os exercícios de fortalecimento das mãos é fechar o punho e abrir a mão o máximo que puder e repetir essa ação de 5 a 8 vezes.
Nossas mãos nos diferenciam do resto do reino animal. É hora de darmos a eles o respeito e o cuidado que eles merecem! Comece com esses exercícios!
Espero que este artigo tenha sido útil. Compartilhe seus comentários conosco na seção de comentários.