Índice:
- 15 melhores alimentos para pulmões saudáveis
- 1. Alho
- 2. Espinafre
- 3. Maçãs
- 4. Peixe gordo
- 5. Gengibre
- 6. Bagas
- 7. Damasco
- 8. Brócolis
- 9. Toranja
- 10. Cúrcuma
- 11. Feijões, sementes e nozes
- 12. Abacate
- 13. Aves
- 14. Pimentões Vermelhos
- 15. Chili Peppers
- Alimentos a evitar
- Mudancas de estilo de vida
Você sabia que, de acordo com a OMS, as doenças respiratórias ceifam cerca de 3 milhões de vidas por ano (1)? O ar tóxico e um estilo de vida ruim afetam seus pulmões. E isso leva a dificuldades respiratórias e várias doenças respiratórias. Portanto, você tem que estar em alerta máximo e cuidar de seus pulmões, consumindo alimentos saudáveis e seguindo um estilo de vida saudável. Isso reduzirá os custos de medicamentos e cirurgia. Continue lendo para saber sobre os 15 melhores alimentos para pulmões saudáveis, alimentos a evitar e mudanças de estilo de vida necessárias. Deslize para cima!
15 melhores alimentos para pulmões saudáveis
1. Alho
Shutterstock
A alicina é o principal fitonutriente presente no alho, sendo responsável por seus inúmeros benefícios à saúde. Possui propriedades antimicrobianas, anticâncer e de redução da pressão arterial. Cientistas chineses descobriram que o consumo de alho teve um efeito positivo em pacientes com doenças pulmonares e câncer de pulmão (2).
Consuma 2-3 dentes de alho por dia em caril, saladas e molhos para salada para ajudar a proteger os pulmões de infecções e doenças.
2. Espinafre
O espinafre e outras verduras de folhas escuras como couve, acelga, espinafre-rúcula e rabanete são carregados de vitaminas e minerais. Os cientistas descobriram que o espinafre contém fitoquímicos que ajudam a prevenir o dano oxidativo, reduzir a inflamação e combater o câncer (3).
Consumir pelo menos uma xícara de espinafre todos os dias ajudará a aumentar sua imunidade e manter seus pulmões em boa forma.
3. Maçãs
Shutterstock
Ok, não vou enfatizar o ditado clichê da maçã. Mas, para ser honesto, isso também é válido aqui. As maçãs são fontes ricas em antioxidantes e fitoquímicos (como catequinas, ácido clorogênico e floridzina) que ajudam a reduzir o risco de asma, câncer, inflamação e doenças cardiovasculares (4).
Consumir uma maçã todos os dias no café da manhã ou como lanche para manter os pulmões saudáveis.
4. Peixe gordo
Peixes gordurosos como salmão selvagem, cavala, carpa e arinca são ricos em ácidos graxos ômega-3 EPA e DHA. Estes são conhecidos como PUFAs ou ácidos graxos poliinsaturados, pois contêm mais de uma ligação dupla em sua estrutura química. Os PUFAs têm propriedades antiinflamatórias, anticâncer, antioxidantes e protetoras do coração (5).
Consumir peixes gordurosos ou tomar suplementos de óleo de peixe pode ajudar a manter sua saúde geral sob controle. Converse com seu médico para saber a dose exata de suplementos de óleo de peixe para você.
5. Gengibre
Shutterstock
O gengibre é um dos remédios caseiros confiáveis para o tratamento de resfriado e dor de garganta. Os cientistas descobriram que ele contém um composto bioativo, o gingerol. E é esse composto o responsável pelo sabor pungente do gengibre. O gengibre também ajuda a prevenir asma, resfriado, enxaquecas e hipertensão (6).
A melhor maneira de ingerir uma dose de gengibre é esmagando alguns centímetros de raiz de gengibre e adicionando-a à água desintoxicante matinal ou ao suco do café da manhã.
6. Bagas
Bagas, como morangos, framboesas, cranberry, blackberry e blueberry, contêm ácidos fenólicos, flavonóides, taninos, ácido ascórbico e outros fitoquímicos benéficos. Eles ajudam a reduzir a inflamação, aumentar a imunidade, proteger o coração e combater vários tipos de câncer (7).
Consuma frutas vermelhas em smoothies, coloque-as nas tigelas do café da manhã ou coma-as como um lanche.
7. Damasco
Shutterstock
Os damascos doces não são apenas deliciosos, mas também potentes protetores dos seus pulmões. Os pesquisadores descobriram que os damascos são ótimas fontes de vitamina C, vitamina E, beta-caroteno e licopeno. Todos esses compostos são antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres de oxigênio prejudiciais. Os damascos têm propriedades antialérgicas, antimicrobianas, antiinflamatórias e anticâncer (8).
Adicione-os às saladas, vitaminas ou tigelas de café da manhã ou coma alguns como lanche.
8. Brócolis
O brócolis é o rei de todos os alimentos que curam. Os cientistas descobriram que o brócolis é uma boa fonte de sulforafano (SFN), que tem propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, anticâncer e antimicrobianas. SFN também foi encontrado para prevenir câncer de pulmão, estômago e mama (9).
Consumir meia xícara de brócolis escaldado ou grelhado todos os dias alternados para melhorar sua saúde geral.
9. Toranja
Shutterstock
A toranja é conhecida por suas propriedades mágicas de aumento da perda de peso e inúmeros benefícios à saúde. Esta fruta de baixa caloria é uma boa fonte de vitamina C, vitamina B6, tiamina, ácido fólico e magnésio (10). Também contém uma flavona bioativa, a naringenina, que possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias (11).
Consumir pelo menos metade de uma toranja no café da manhã pode ajudar a eliminar as toxinas do corpo e reduzir a inflamação do sistema respiratório. No entanto, em alguns casos, os cítricos podem agravar a condição. Portanto, você deve consultar seu médico antes de consumir qualquer fruta cítrica para tratar o resfriado comum ou qualquer outra doença pulmonar.
10. Cúrcuma
A cúrcuma, a especiaria dourada, é usada há séculos para ajudar a aliviar vários problemas de saúde. A curcumina, o principal ingrediente ativo, é responsável por todas as maravilhas que o açafrão oferece. É antioxidante, antiinflamatório e antimicrobiano. Essas propriedades tornam o açafrão ideal para combater doenças inflamatórias, cânceres e obesidade (12).
Consumir alguns centímetros de raiz de açafrão pela manhã ou adicionar açafrão em pó comestível aos seus smoothies, sucos, molhos para salada e caril.
11. Feijões, sementes e nozes
Shutterstock
Feijões, sementes e nozes têm duas coisas em comum - (i) são ótimas fontes de proteína e (ii) têm propriedades antiinflamatórias. Assim, ao consumi-los, você será capaz de reduzir a inflamação, o colesterol e a pressão arterial e controlar a adiposidade visceral (13), (14).
Consumir cerca de meia xícara de feijão e um punhado de nozes e sementes todos os dias.
12. Abacate
Os abacates são ricos em vitaminas E, K, B6, riboflavina, ácido pantotênico e niacina e são carregados com ácidos graxos poliinsaturados (15). Essas vitaminas têm propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Na verdade, os cientistas descobriram que consumir abacate pode ajudar a reduzir a artrite, uma inflamação das articulações (16).
Consumir meio abacate todos os dias para se manter saudável.
13. Aves
Shutterstock
Frango e peru são as aves mais consumidas e grandes fontes de proteína magra. Cientistas descobriram que uma dieta rica em aves pode reduzir o risco de câncer de pulmão em 10% (17). Certifique-se de consumir aves sem hormônio para obter os melhores benefícios.
Consuma aves grelhadas, escalfadas e grelhadas no almoço ou jantar.
14. Pimentões Vermelhos
Os pimentões vermelhos são ótimas fontes de licopeno, vitamina C e beta-caroteno. São antioxidantes e ajudam a neutralizar os radicais livres de oxigênio (18). Como resultado, seus pulmões e todos os outros órgãos vitais ficam protegidos e livres de doenças e distúrbios.
Consuma pimentões vermelhos crus, salteados, grelhados ou escaldados em saladas, sanduíches e quinoa vegetal.
15. Chili Peppers
Shutterstock
Pimentas são quentes e adicionam personalidade à sua comida. Os cientistas revelaram que a capsaicina é responsável pelo calor das pimentas e pela bondade que elas têm a oferecer. Possui propriedades antioxidantes e anticâncer (19).
Consumir pimentões todos os dias ajudará a manter sua saúde em ótima forma.
Então, você vê, esses alimentos são realmente fáceis de conseguir no supermercado ou no mercado do fazendeiro. Tudo o que você precisa fazer é planejar o fim de semana e pegar todos os ingredientes e guardá-los na geladeira. Agora, deixe-me listar os alimentos que você deve evitar para manter seus pulmões saudáveis.
Alimentos a evitar
- Ovos
- Sal
- Vinho
- Marisco
Nota: Você deve conversar com seu médico antes de consumir ou evitar alimentos. Dependendo de sua condição médica, histórico médico e alergias alimentares, ele / ela recomendará alimentos saudáveis para os pulmões.
Então essa era a parte da comida. A próxima grande novidade é o seu estilo de vida. Porque se você levar um estilo de vida ruim, não conseguirá curar seus problemas pulmonares. Dê uma olhada na lista a seguir para saber as mudanças no estilo de vida necessárias para manter seus pulmões saudáveis.
Mudancas de estilo de vida
- Parar de fumar.
- Evite fumar passivamente.
- Coma saudavelmente.
- Durma de 7 a 8 horas.
- Faça exercícios todos os dias.
Para concluir, os alimentos têm grande poder curativo. E sua mente também. Treine seu cérebro para ajudá-lo a atingir seus objetivos de saúde e não ceder ao tabagismo e outros hábitos de vida pouco saudáveis. Basta dar o primeiro passo consumindo alimentos que não agridem os pulmões. Você economizará muito tempo, energia e dinheiro. Boa sorte!