Índice:
- O que causa alergia à poeira?
- Quais são os sinais e sintomas da alergia à poeira?
- Remédios caseiros para alergia ao pó
- 1. Óleos Essenciais
- (a) Óleo Essencial de Eucalipto
- (B) Óleo Essencial de Lavanda
- 2. Mel local
- 3. Desumidificador
- 4. Filtro de ar
- 5. Vinagre de maçã
- 6. Cúrcuma
- 7. Aloe Vera
- 8. Neti Pot
- 9. Vitaminas
- 10. Chá de hortelã-pimenta
- 11. Chá de Folha de Urtiga
- 12. Chá Verde
- 13. Ghee
- 14. Wasabi
- 15. Remédios homeopáticos
- 16. Plantas da casa
- 17. Chá de ervas
- Medicamentos para alergia ao pó
- Dicas Preventivas
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 33 fontes
Seja o pólen na primavera ou a poeira ao redor de sua casa no inverno, cada estação traz consigo seu conjunto de gatilhos de alergia. Cada mudança de estação pode recebê-lo com crises de espirros e tosse incontroláveis. O que você pode fazer para resolver esse problema? Continue lendo para alguns remédios caseiros simples para a alergia ao pó.
O que causa alergia à poeira?
Os ácaros são os principais culpados da alergia ao pó. Listadas abaixo estão algumas outras causas:
- Pólen - O pólen é uma substância pulverulenta fina que consiste em grãos de pólen. É uma parte natural de árvores, flores e gramíneas. Diferentes pessoas podem ser alérgicas a diferentes tipos de pólen.
- Baratas - os excrementos das baratas podem causar alergia ao pó em alguns indivíduos quando inalados (1). Essas partículas minúsculas costumam se combinar com a poeira doméstica para causar alergia.
- Molde - o molde é um tipo de fungo que possui esporos capazes de flutuar no ar. Esses esporos também podem causar alergia à poeira (1).
- Levedura - a levedura é prima do mofo, e você pode ter um crescimento excessivo de levedura chamada Candida albicans em seus intestinos devido ao uso excessivo de antibióticos. O fermento também pode colonizar as membranas mucosas nasais e seios da face, tornando-os irritados e suscetíveis a alergias à poeira (1).
- Pêlos, peles e penas de animais - Animais de estimação são outra causa de alergia ao pó (2). Seus flocos de pele (chamados de caspa), urina ou saliva são alérgenos potenciais, especialmente quando combinados com poeira.
A alergia ao pó costuma ser acompanhada por espirros ininterruptos e sintomas semelhantes aos do resfriado. Os sinais e sintomas são discutidos abaixo.
Quais são os sinais e sintomas da alergia à poeira?
Os sintomas mais comuns de alergia à poeira são (3):
- Um nariz escorrendo
- Espirrando e fungando
- Olhos com coceira e vermelhos
- Coceira
- Tosse e respiração ofegante
- Falta de ar
- Aperto no peito
Embora seja difícil se livrar completamente dos ácaros, você pode tentar alguns remédios caseiros fáceis que o ajudarão a combater os alérgenos com eficácia. Listados abaixo estão alguns remédios caseiros para alergia ao pó.
Remédios caseiros para alergia ao pó
- Óleos essenciais
- Mel local
- Umidificador
- Filtro de ar
- Vinagre de maçã
- Açafrão
- Babosa
- Neti Pot
- Vitaminas
- Chá de hortelã
- Folha de Urtiga
- Chá verde
- ghee
- Wasabi
- Remédios homeopáticos
- Plantas de Casa
- Chá de ervas
1. Óleos Essenciais
(a) Óleo Essencial de Eucalipto
O óleo essencial de eucalipto apresentou alta atividade contra os ácaros do pó doméstico. Seus constituintes atuam como agentes biodegradáveis ecologicamente corretos para o controle dos ácaros do pó doméstico (4).
Você vai precisar
3-4 gotas de óleo essencial de eucalipto
O que você tem que fazer
Adicione algumas gotas de óleo essencial de eucalipto a um difusor e inale seus vapores.
Quantas vezes você deve fazer isso
Faça isso 1-2 vezes ao dia.
(B) Óleo Essencial de Lavanda
O óleo de lavanda possui propriedades antiinflamatórias e analgésicas (5), (6). Também pode ajudá-lo a dormir melhor com sua natureza sedativa (7). Isso pode ajudar a controlar os sintomas de alergia ao pó.
Você vai precisar
2-3 gotas de óleo essencial de lavanda
O que você tem que fazer
Coloque algumas gotas de óleo de lavanda em seu difusor e inale seus vapores.
Quantas vezes você deve fazer isso
Faça isso uma vez por dia.
2. Mel local
O mel local e cru geralmente contém pequenas quantidades de pólen local, que se acredita ajudar com as alergias à poeira. Isso é útil principalmente para quem tem alergias sazonais, pois o consumo regular de pequenas quantidades de pólen via mel cru pode tornar o indivíduo menos sensível a ele com o tempo (8).
Você vai precisar
2 colheres de chá de mel cru
O que você tem que fazer
Consuma duas colheres de chá de mel cru.
Quantas vezes você deve fazer isso
Faça isso 2 vezes ao dia.
3. Desumidificador
Os desumidificadores são dispositivos que puxam a umidade do ar, secando-a e, assim, mantendo os gatilhos de mofo à distância (9). A alergia ao pó geralmente é causada por ácaros e fungos, que prosperam em condições úmidas. Portanto, um desumidificador é sua melhor aposta para aliviar a alergia à poeira e seus sintomas.
4. Filtro de ar
Os filtros de ar também desempenham um papel importante na filtragem e purificação do ar ao seu redor. Estudos mostram como esses filtros, principalmente aqueles disponíveis hoje com tecnologias avançadas, podem melhorar a qualidade do ar interno (10). Quanto mais fina a peneira do filtro, menores são as partículas que ele pode reter. O uso de filtros de ar também pode ajudar a aliviar doenças respiratórias alérgicas (11).
5. Vinagre de maçã
As propriedades antiinflamatórias do vinagre de maçã, junto com sua natureza expectorante, podem ajudar no tratamento da alergia à poeira e os sintomas de resfriado que a acompanham. O ACV também possui propriedades antimicrobianas que podem prevenir o agravamento da alergia (12). É um substituto natural para os anti-histamínicos comprados em lojas usados para tratar alergias à poeira. No entanto, não há evidências científicas para comprovar esse efeito.
Você vai precisar
- 2 colheres de chá de vinagre de maçã
- 1 copo de água morna
- Honey (opcional)
O que você tem que fazer
- Adicione duas colheres de chá de vinagre de maçã a um copo de água morna e misture bem.
- Você também pode adicionar um pouco de mel para dar sabor.
- Consuma esta solução.
Quantas vezes você deve fazer isso
Beba esta solução 2-3 vezes ao dia.
6. Cúrcuma
Esta especiaria dourada é um dos melhores remédios naturais para o tratamento da alergia ao pó. Cúrcuma contém um constituinte ativo chamado curcumina, que atua como um descongestionante natural. Também atua como um anti-histamínico natural, ou seja, reduz a liberação de histaminas no corpo, que podem desencadear alergia (13). Além disso, a cúrcuma também tem propriedades antiinflamatórias e antibacterianas que podem evitar que sua alergia se transforme em uma infecção (14).
Você vai precisar
- 1/2 colher de chá de açafrão
- 1 xícara de leite
- Uma pitada de pimenta
- Honey (opcional)
O que você tem que fazer
- Adicione meia colher de chá de açafrão a uma xícara de leite.
- Leve isso a ferver em uma panela. O leite fervido vai coalhar.
- Adicione o mel e deixe o leite esfriar.
- Beba essa mistura.
Quantas vezes você deve fazer isso
Faça isso pelo menos 2 vezes ao dia.
7. Aloe Vera
Aloe vera tem propriedades antiinflamatórias e analgésicas naturais (15), (16). Pode ajudar a tratar o inchaço e a dor causados por alergias à poeira. No entanto, não há estudos científicos que apóiem seu efeito na alergia à poeira.
Você vai precisar
1/4 xícara de suco de aloe vera
O que você tem que fazer
Beba um quarto da xícara de suco de aloe vera.
Quantas vezes você deve fazer isso
Faça isso 2 vezes ao dia.
8. Neti Pot
Sprays de solução salina são um método antigo para aliviar os sintomas de congestão nasal e irritação. O lota não apenas lava a poeira e o mofo presos, mas também reduz a congestão e ajuda a controlar a inflamação e o inchaço causados pela alergia ao pó (17).
Você vai precisar
- Um pote neti
- Água salgada
O que você tem que fazer
- Encha o seu pote neti com água salgada. A proporção é de ½ para 1 colher de chá de sal para duas xícaras de água morna. Adicionar ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio por xícara pode evitar que o sal seque as membranas mucosas.
- Curve-se sobre uma pia com uma orelha paralela à pia e insira o bico do lota em uma narina. Despeje metade da solução em uma narina.
- A água salgada fluirá automaticamente da outra narina.
- Insira o bico na outra narina e repita o processo.
Quantas vezes você deve fazer isso
Faça isso 2-3 vezes ao dia.
9. Vitaminas
A vitamina C é amplamente conhecida por seu potencial antioxidante. A suplementação de vitamina C pode ajudar a tratar poeira e alergias sazonais (18), (19). Isso ocorre porque não só evita a liberação de histaminas, mas também ajuda a acelerar sua degradação. Sabe-se que um aumento nos níveis de histaminas pode causar reações alérgicas extremas.
Uma dieta rica em frutas cítricas e vegetais de folhas verdes aumentará sua ingestão diária de vitamina C. Você também pode optar por suplementos adicionais em uma dosagem moderada de 500 mg a 1.000 mg por dia, após consultar seu médico.
10. Chá de hortelã-pimenta
Estudos em ratos mostram que a hortelã-pimenta tem propriedades antiinflamatórias e descongestionantes (20). Ele contém um óleo volátil chamado mentol que sobe para os seios da face e age como um descongestionante natural, proporcionando alívio imediato de espirros, chiado no peito e coriza (21). Isso pode ajudar a aliviar os sintomas de alergia ao pó.
Você vai precisar
- 1 colher de chá de folhas de hortelã-pimenta secas
- 1 xícara de água quente
- Querida
O que você tem que fazer
- Adicione uma colher de chá de folhas secas de hortelã-pimenta a um copo de água quente e deixe em infusão por 10 minutos.
- Coe o chá e deixe esfriar um pouco.
- Adicione mel.
- Beba tudo.
Quantas vezes você deve fazer isso
Você pode beber chá de hortelã-pimenta 2 vezes ao dia.
11. Chá de Folha de Urtiga
As folhas da urtiga são derivadas da planta da urtiga. Esta planta tem propriedades anti-histamínicas naturais que reduzem a liberação de histaminas causadoras de alergia dentro do corpo (22). Isso, por sua vez, reduz os sintomas de alergia à poeira. As propriedades antiinflamatórias dessa planta ajudam a reduzir a inflamação e o inchaço das vias aéreas que ocorrem em decorrência da alergia (23). Há décadas é a solução ideal para as alergias ao pó.
Você vai precisar
- 1 colher de chá de folhas de urtiga secas
- 1 xícara de água
- Querida
O que você tem que fazer
- Ferva uma colher de chá de folhas de urtiga secas com um copo de água em uma panela.
- Cozinhe por 5 minutos e coe o chá.
- Deixe esfriar por algum tempo. Adicione um pouco de mel e consuma.
Quantas vezes você deve fazer isso
Você pode beber chá de urtiga 2-3 vezes ao dia.
12. Chá Verde
O chá verde foi encontrado para ajudar a tratar uma ampla gama de alergias. É abundante em uma catequina chamada galato de epigalocatequina (EGCG), que possui propriedades antioxidantes e ajuda a tratar a alergia à poeira e seus sintomas (24), (25).
Você vai precisar
- 1 saquinho de chá verde
- 1 xícara de água quente
- Querida
O que você tem que fazer
- Coloque um saquinho de chá verde em uma xícara de água quente por 5-10 minutos.
- Certifique-se de que o chá esfriou um pouco antes de adicionar um pouco de mel, conforme necessário.
- Consumir.
Quantas vezes você deve fazer isso
Beba chá verde 3-4 vezes ao dia.
13. Ghee
O ghee puro pode ajudar a aquecer a passagem nasal e a aliviar os espirros constantes. Por isso, é amplamente utilizado no tratamento de alergia à poeira e seus sintomas. Isso se deve principalmente às suas propriedades antiinflamatórias (26). No entanto, faltam evidências científicas para estabelecer a eficácia do ghee no tratamento de alergias ao pó.
Você vai precisar
- 1/4 colher de chá de ghee
- Jaggery (açúcar de cana), opcional
O que você tem que fazer
- Se você está espirrando incontrolavelmente devido a uma alergia, chupe um quarto da colher de chá de ghee para alívio imediato.
- Você também pode misturar ghee com um pouco de açúcar mascavo para obter melhores resultados.
Quantas vezes você deve fazer isso
Você pode consumir isso sempre que tiver ataques de alergia repentinos.
14. Wasabi
Wasabi também é conhecido como raiz-forte japonesa. Ele contém um composto chamado isotiocianato de alila, que atua como um descongestionante e estimula o fluxo de muco, ajudando assim a aliviar os sintomas de alergia à poeira. Você também pode consumir raiz-forte comum se não conseguir encontrar o wasabi (27).
Nota: Wasabi é muito forte. Portanto, comece com uma quantidade do tamanho de uma pérola.
Você vai precisar
1/4 colher de chá de wasabi ralado
O que você tem que fazer
- Consumir wasabi ralado sempre que sentir sintomas de alergia.
- Como alternativa, você também pode consumir pasta de wasabi.
Quantas vezes você deve fazer isso
Faça isso sempre que tiver um ataque de alergia.
15. Remédios homeopáticos
A homeopatia desenvolveu muitos remédios para alergias. Os cinco primeiros são Arsênico Alb, Enxofre, Natrum mur, Sabadilla e Allium cepa. Existem também remédios homeopáticos combinados. No entanto, é importante consultar um homeopata antes de experimentar qualquer um desses.
16. Plantas da casa
Você também pode considerar manter algumas plantas anti-alérgicas dentro de sua casa para combater a alergia à poeira. Plantas como a dracaena podem ser bastante úteis na captura de alérgenos em suas folhas. Outras plantas como o bambu e a palmeira ajudam a manter os insetos afastados e também atuam como purificadores e filtros de ar (28), (29).
17. Chá de ervas
Isso inclui chá de ervas como tulsi, alcaçuz, gengibre, canela e cardamomo. Estudos mostram que o gengibre tem propriedades antiinflamatórias. O gengibre pode ajudar a modular a resposta imune associada à asma e outras condições alérgicas relacionadas (30). No entanto, o gengibre pode interagir com certos medicamentos, incluindo Coumadin e aspirina. Portanto, tenha cuidado.
A canela contém polifenóis que possuem potencial antiasmático e antialérgico (31). O alcaçuz contém glicirrizina, que também exibe propriedades antiinflamatórias e antivirais (32).
O Ayurveda tem soluções maravilhosas para as alergias ao pó. Mas certifique-se de consultar um consultor de Ayurveda para diagnóstico e receitas médicas.
Medicamentos para alergia ao pó
Seu médico pode prescrever anti-histamínicos para aliviar os espirros e coriza e corticosteróides nasais para combater a inflamação. Os descongestionantes são administrados para reduzir as passagens nasais entupidas. No entanto, embora os anti-histamínicos possam ajudar a diminuir os sintomas de alergia, eles podem piorar o próximo ataque. Os corticosteróides podem tornar as membranas mucosas mais finas e piorar as coisas a longo prazo. Portanto, tome esses medicamentos apenas sob vigilância médica.
Além dessas soluções, você também pode seguir as dicas mencionadas abaixo para reduzir sua exposição à poeira interna.
Dicas Preventivas
- Livre-se de carpetes de parede a parede, especialmente em seu quarto.
- Tente manter seus animais de estimação fora do quarto e, se possível, fora de sua casa.
- Mantenha seu ambiente interno livre de umidade.
- Use lençóis à prova de ácaros em suas camas e travesseiros.
- Use um filtro de alta eficiência em seu aparelho de ar condicionado.
- Se sua casa for invadida por baratas, agende visitas regulares dos serviços de controle de pragas.
- Mantenha sua casa limpa e sem poeira. Você pode usar um aspirador central ou aspirador com filtro HEPA para essa finalidade.
- Evite a exposição direta ao nevoeiro, tempo frio (especialmente de manhã), etc. Você pode cobrir a cabeça se precisar sair.
- Evite bebidas frias, sorvetes, alimentos fritos e reaquecidos.
- Coma frutas e vegetais sazonais e locais.
A maioria dos remédios discutidos acima não são prejudiciais, mas sua eficácia precisa ser estabelecida por meio de pesquisas. Como a maioria dos estudos foi feita em animais, os mesmos resultados podem não ocorrer em humanos.
Ninguém gosta de ter alergia ao pó, devido aos seus sintomas cansativos e irritantes. Portanto, é melhor manter seu ambiente interno livre de poeira. Se os sintomas persistirem por mais de uma semana, consulte o seu médico. Na maioria dos casos, esses remédios ou medicamentos sem receita podem ajudar.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Como parar de espirrar devido à alergia ao pó?
Se você não consegue parar de espirrar devido a uma alergia ao pó, a primeira coisa que você precisa fazer é se livrar ou evitar o que está causando isso. Você também pode trocar de forno, evitar manter animais de estimação dentro de casa, lavar toda a roupa de cama e aspirar e manter seu ambiente fechado livre de poeira para evitar espirros devido à alergia à poeira.
Faça uma experiência. Fique longe de casa por alguns dias. Se suas alergias desaparecerem e depois voltarem quando você voltar para casa, você sabe onde está o problema.
Você pode matar os ácaros com Lysol?
Sim, Lysol pode matar todos os germes em sua casa, incluindo os ácaros. Isso se deve às suas propriedades desinfetantes. Lysol também é bastante útil para matar outras partículas causadoras de alergia ao pó, como bolores e bolor (32).
A que posso ser alérgico em minha casa?
Conforme discutido anteriormente, você pode ser alérgico a muitas partículas, como ácaros, baratas, pólen ou bolores. Alguns indivíduos também podem ser alérgicos a pêlos, pêlos ou penas de animais e devem evitar ter animais de estimação.
O que são alergias sazonais?
A alergia sazonal, também chamada de rinite alérgica sazonal, é mais conhecida como febre do feno. Quando o sistema imunológico de um indivíduo reage exageradamente a um alérgeno, pode causar febre do feno. A causa mais comum dessa reação alérgica é o pólen de ervas daninhas e árvores. Embora seja possível ter alergias sazonais durante todo o ano, a condição é notavelmente menos prevalente durante o inverno.
33 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Alergênicos domésticos de mofo e poeira: exposição, sensibilização e morbidade por asma infantil, Pesquisa Ambiental, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3604733/
- Compreensão recente de alergias em animais de estimação, Pesquisa F1000, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4755411/
- Alergias aos ácaros da poeira: Visão geral, InformedHealth.org, The National Center for Biotechnology Information.
www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK447098/
- Atividades acaricidas de alguns óleos essenciais e seus constituintes monoterpenoidais contra o ácaro da poeira doméstica, Dermatophagoides pteronyssinus (Acari: Pyroglyphidae), Journal of Zhejiang University. Ciência. B, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1661675/
- Efeitos antioxidantes, analgésicos e antiinflamatórios do óleo essencial de lavanda, Anais da Academia Brasileira de Ciências, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26247152
- A inalação do óleo essencial de lavanda suprime a inflamação alérgica das vias aéreas e a hiperplasia das células mucosas em um modelo murino de asma, Ciências da Vida, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24909715
- Lavanda e o Sistema Nervoso, Medicina Alternativa e Complementar Baseada em Evidências, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3612440/
- A ingestão de mel melhora os sintomas da rinite alérgica: evidências de um ensaio randomizado controlado com placebo na costa leste da Península da Malásia, Anais de Medicina Saudita, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24188941
- Reduzir a umidade relativa é uma forma prática de controlar os ácaros e seus alérgenos em casas em climas temperados, The Journal of Allergy and Clinical Immunology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11149998
- Melhoria da qualidade do ar interno - A vantagem do filtro de ar, Lung India, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4587002/
- Eficácia dos filtros de ar e purificadores de ar em doenças respiratórias alérgicas: uma revisão da literatura recente, Relatórios atuais de alergia e asma, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3165134/
- Autenticação das alegações de remédios caseiros do vinagre de cidra de maçã: propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e aspecto de citotoxicidade, Pesquisa de Produtos Naturais, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29224370
- Efeitos imunomoduladores da curcumina na alergia, Nutrição Molecular e Pesquisa de Alimentos, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18398870
- Turmeric, the Golden Spice, Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia.
www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK92752/
- , Journal of Clinical Otorhinolaryngology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12592663
- Atividade antiinflamatória de extratos de gel de Aloe vera, Journal of Ethnopharmacology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9121170
- Irrigação nasal para sintomas crônicos de sinusite em pacientes com rinite alérgica, asma e polipose nasal: um estudo de geração de hipóteses, State Medical Society of Wisconsin, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2755042/
- Doenças autoimunes e alergias são controladas por tratamento com vitamina C, In vivo, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7919130
- Efeito da vitamina C na responsividade brônquica à histamina de pacientes com rinite alérgica, Annals of Allergy, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2221490
- Efeitos dos extratos de hortelã-pimenta (Mentha piperita L.) na rinite alérgica experimental em ratos, Biological and Pharmaceutical Bulletin, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11201253
- Mentol: efeitos na sensação nasal do fluxo de ar e na vontade de respirar, Current Allergy and Asthma Reports, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12662469
- O extrato de urtiga (Urtica dioica) afeta os principais receptores e enzimas associadas à rinite alérgica, Phytotherapy Research, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19140159
- Estudo randomizado duplo-cego de Urtica dioica liofilizada no tratamento de rinite alérgica, Planta Medica, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2192379/
- Efeitos antioxidantes do chá verde, Nutrição Molecular e Pesquisa de Alimentos, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3679539/
- Estudos clínicos em humanos de polifenóis do chá em doenças relacionadas a alergia ou estilo de vida, Current Pharmaceutical Design, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23448449
- O efeito do ghee (manteiga clarificada) nos níveis de lipídios séricos e na peroxidação lipídica microssomal, Ayu, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3215354/
- Propriedades funcionais de wasabi e raiz-forte, Biofators, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11237192
- Colocação de plantas caseiras para purificação do ar interno e benefícios para a saúde de asmáticos, Saúde Ambiental e Toxicologia, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4258716/
- Plantando ar interior mais saudável, perspectivas de saúde ambiental, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3230460/
- Zingiber Officinale melhora a asma alérgica por meio da supressão da resposta imune mediada por Th2, Pharmaceutical Biologys, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25420680
- Efeitos benéficos dos polifenóis de procianidinas tipo A da casca de canela na degradação de mastócitos induzida pelo Composto 48/80, anatomia e biologia celular, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29354299
- Status antioxidante e atividade imunológica da glicirrizina em camundongos com rinite alérgica, International Journal of Molecular Sciences, CiteSeerx, The Pennsylvania State University.
citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.291.5172&rep=rep1&type=pdf
- AGÊNCIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DOS ESTADOS UNIDOS, ESCRITÓRIO DE SEGURANÇA QUÍMICA E PREVENÇÃO DE POLUIÇÃO, Agência de proteção ambiental dos Estados Unidos.
www3.epa.gov/pesticides/chem_search/ppls/000777-00089-20140905.pdf