Índice:
- 1 MITO: O coronavírus não é mais perigoso do que a gripe sazonal.
- 2 MITO: O coronavírus só mata pessoas mais velhas, portanto, pessoas mais jovens e crianças não precisam se preocupar.
- 3 MITO: Você precisa usar uma máscara facial.
Com o coronavírus se espalhando pelo mundo, não é surpresa que as pessoas estejam em pânico sério. Para os não iniciados, o coronavírus causa uma doença conhecida como COVID-19. Seus sintomas incluem febre, tosse, coriza e falta de ar. As informações cientificamente imprecisas sobre o coronavírus e como prevenir / curar que sejam divulgadas nas redes sociais e algumas agências de notícias incompetentes só pioram as coisas. Para ajudá-lo a eliminar a vasta quantidade de informações incorretas, desmascaramos alguns dos mitos populares sobre o coronavírus neste artigo. Verifique-os.
1 MITO: O coronavírus não é mais perigoso do que a gripe sazonal.
Embora seja verdade que os sintomas do coronavírus não são piores do que os da gripe sazonal, sua taxa de mortalidade é maior. Embora a gripe sazonal mate menos de 1% dos infectados, a OMS confirmou que 3,4% dos pacientes COVID-19 relatados morreram globalmente (em 4 de março de 2020) (1). Portanto, sim, quaisquer sintomas semelhantes aos da gripe que você sentir neste momento precisam ser tratados com um pouco mais de seriedade.
2 MITO: O coronavírus só mata pessoas mais velhas, portanto, pessoas mais jovens e crianças não precisam se preocupar.
A taxa de mortalidade de COVID-19 aumenta com a idade. Ele varia entre 0,2-0,4% entre as idades de 0 a 49 e aumenta constantemente. O pico é de 14,8% entre pessoas com mais de 80 anos (2). Embora seja verdade que os idosos e as pessoas com problemas de saúde pré-existentes são mais vulneráveis a esta doença, qualquer pessoa de qualquer idade pode ser infectada. Além disso, pode causar alguns problemas respiratórios graves, independentemente da sua idade ou estado de saúde.
Outra coisa a ter em mente é que existem certos grupos de pessoas que são mais suscetíveis ao coronavírus, como profissionais de saúde e familiares / cuidadores que cuidam de pessoas infectadas em ambientes fechados. Portanto, pessoas jovens e saudáveis precisam relatar os sintomas e seguir as instruções de quarentena cuidadosamente para proteger os membros mais vulneráveis da sociedade e evitar que a doença se espalhe.
3 MITO: Você precisa usar uma máscara facial.
Isso é parcialmente verdade. Um vírus pode entrar em seu corpo através dos olhos e aerossóis (pequenas partículas de vírus) podem penetrar nas máscaras faciais. No entanto, eles podem bloquear as gotas de alguém que tosse ou espirra perto de você. As gotículas são, na verdade, a principal forma de transmissão do coronavírus.
No entanto, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA afirmam que existem apenas dois grupos de pessoas que são