Índice:
- O que é páprica?
- Benefícios para a pele da páprica (Degi Mirch)
- 1. Ilumina a pele:
- 2. Benefícios anti-envelhecimento:
- 3. Paprika para pele brilhante:
- 4. Tratamento de problemas de pele:
- 5. Tratamento de veias de aranha:
- Benefícios para o cabelo da páprica
- 6. Previne a perda de cabelo:
- 7. Mantém a cor do cabelo:
- Benefícios para a saúde da páprica
- 8. Propriedades antiinflamatórias:
- 9. Reduz a pressão arterial:
- 10. Fornece energia:
- 11. Saúde ocular:
- 12. Ajuda na digestão:
- 13. Promove um sono profundo:
- 14. Propriedades antibacterianas:
- 15. Previne o escorbuto:
- 16. Previne a anemia:
- 17. Benefícios cardiovasculares:
- 18. Cicatrização de feridas:
- 19. Outros benefícios:
- Valor nutricional da páprica
Adoramos comer todos aqueles pratos continentais, guarnecidos com pimenta. Esses vegetais coloridos também são uma parte importante dos pratos saborosos. Mas muitos não sabem que esses saborosos vegetais são muito importantes quando se trata de nutrição.
Pimentas são usadas em formas inteiras e em pó. Quando falamos de pimentão em pó, a páprica merece uma menção digna. É basicamente um tempero feito da moagem de pimentões secos e pimentões. Seu sabor é bastante suave em comparação com a pimenta malagueta e pimenta caiena, que são especiarias ardentes. Isso porque tem uma dose menor de capsaicina, composto responsável por causar a sensação de queimação. A sua cor varia do vermelho alaranjado brilhante ao vermelho profundo, dependendo do tipo de pimenta utilizada.
O que é páprica?
A páprica é amplamente utilizada na culinária húngara, com a páprica da melhor qualidade proveniente deste país. É usado principalmente como guarnição e tempero. Ao ser aquecido, libera cor e sabor e também é utilizado por fabricantes comerciais de alimentos e cosméticos para dar cor a seus produtos. Na Hungria, seis variedades diferentes de páprica estão disponíveis, com sabores que variam do delicado ao picante. Se você quiser dar cor ao seu prato sem alterar o sabor, uma pequena quantidade de colorau é uma ótima opção. Tudo o que você precisa fazer é misturar um pouco de páprica no óleo antes de adicioná-la a qualquer prato. A páprica não é apenas um tempero que adiciona cor, mas também é rica em vitamina C e carotenóides, proporcionando uma variedade de benefícios de saúde e beleza.
A páprica também é usada nas culinárias austríaca, espanhola, marroquina e indiana. Ao contrário de outras especiarias, a páprica húngara tem um sabor equilibrado, quente com um pequeno grau de doçura. A páprica espanhola é comparativamente mais suave e é classificada em três variedades - 'dulce' (variedade doce e suave), 'agridulce' (variedade agridoce) e 'picante' (variedade quente). Este tempero está disponível durante todo o ano nos supermercados locais e combina bem com arroz, frango, peixe, ovos, macarrão, queijo cottage, batatas e couve-flor. Ao comprar páprica, é aconselhável ir para especiarias orgânicas para obter todos os seus nutrientes potentes.
Benefícios para a pele da páprica (Degi Mirch)
A páprica não só melhora a saúde do seu corpo, mas também melhora a aparência da sua pele. A rica variedade de vitaminas e antioxidantes que beneficiam a saúde tornam-no benéfico para a sua pele das seguintes maneiras:
1. Ilumina a pele:
A páprica contém vitaminas, ferro e beta-caroteno, que previnem a ocorrência de sardas e manchas senis. Eles melhoram a sua tez ao restringir a produção de melanina, responsável por tornar a pele mais escura.
2. Benefícios anti-envelhecimento:
Como já mencionado, o colorau é rico em beta-caroteno, que é convertido em vitamina A no corpo. A vitamina A desempenha um papel crucial na manutenção de uma pele saudável. Previne o aparecimento de rugas e promove uma tez luminosa.
3. Paprika para pele brilhante:
Você pode preparar uma máscara facial combinando uma colher de sopa de páprica com duas colheres de sopa de mel. Aplique em todo o rosto em uma camada uniforme e deixe por 20 minutos. Isso uniformizará o tom de sua pele, bem como reduzirá linhas finas, rugas, manchas senis, flacidez e opacidade. Também pode tratar manchas e cravos, deixando sua pele macia e brilhante. No entanto, é aconselhável fazer um teste de remendo antes de usá-lo topicamente para garantir que você não desenvolva reações alérgicas.
4. Tratamento de problemas de pele:
As incríveis propriedades antibacterianas da páprica tornam-na eficaz no tratamento de problemas de pele causados por bactérias. Acne é um desses problemas. Incluir colorau na dieta pode ajudar a prevenir a ocorrência de acne.
5. Tratamento de veias de aranha:
Descobriu-se que a páprica é útil na prevenção e no tratamento de vasinhos porque possui certas propriedades que fortalecem as veias e o sangue dentro do corpo. Se você tem vasinhos nas pernas, pode usar esse tempero regularmente em sua dieta para diminuir essas veias e prevenir a formação de novas.
Benefícios para o cabelo da páprica
Paprika contém mais nutrientes benéficos para a saúde do cabelo do que a maioria dos comprimidos de vitaminas! A rica variedade de vitaminas e minerais nesta especiaria fornecem os seguintes benefícios para o seu cabelo:
6. Previne a perda de cabelo:
Paprika é uma fonte rica em vitamina B6, que ajuda na prevenção da queda de cabelo. A páprica também contém uma quantidade substancial de ferro, o que facilita a transferência de oxigênio para os folículos capilares. Estimula o crescimento do cabelo, melhorando a circulação no couro cabeludo.
7. Mantém a cor do cabelo:
A vitamina B6 do colorau está envolvida na produção de melanina, o pigmento que dá cor ao cabelo. Na verdade, o pó de páprica doce pode ser adicionado à hena para dar uma tonalidade avermelhada ao cabelo enquanto o pinta. No entanto, antes de usá-lo no couro cabeludo, é aconselhável fazer um patch test na parte interna do pulso para evitar uma reação alérgica.
Benefícios para a saúde da páprica
Este tempero suave de páprica é carregado com antioxidantes, bem como vitaminas e minerais essenciais que podem manter seu corpo saudável. Sua cor rica pode ser atribuída à presença de carotenóides. Certificar-se de incluí-lo em sua dieta pode proporcionar os seguintes benefícios à saúde do colorau:
Imagem: Shutterstock
8. Propriedades antiinflamatórias:
A páprica possui excelentes propriedades antiinflamatórias e é particularmente benéfica para pessoas que sofrem de doenças autoimunes e inflamatórias. É útil no alívio do inchaço causado pela artrite e também por outras dores no corpo.
9. Reduz a pressão arterial:
Essa qualidade pode ser atribuída à presença da capsaicina na páprica, embora seja inferior em comparação com outras pimentas. A capsaicina ajuda a reduzir a pressão arterial, relaxando os vasos sanguíneos.
10. Fornece energia:
A páprica é uma importante fonte de vitamina B6, que é uma coenzima. Em outras palavras, é vital permitir que 100 outras enzimas executem sua função perfeitamente. Eles iniciam reações bioquímicas no corpo que criam energia, fornecendo glicose enquanto produzem neurotransmissores e hemoglobina. Esse tempero também contém ferro, que transporta oxigênio por todo o corpo e é um componente de muitas proteínas. Essas proteínas são responsáveis pela criação de energia. Paprika é um estimulante e energizante incrível, que pode ser usado para tratar doenças como cansaço, letargia e depressão.
11. Saúde ocular:
A vitamina A desempenha um papel crucial na manutenção da visão saudável e basicamente se refere a um grupo de compostos chamados carotenóides. Paprika contém quatro carotenóides, a saber: beta criptoxantina, beta-caroteno, luteína e zea-xantina. Esta vitamina é usada pelos olhos para transformar a luz em visão. A luteína e a zea-xantina reduzem o risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade e catarata. É aconselhável combinar o colorau com uma fonte de gorduras, como o azeite de oliva, para colher plenamente os benefícios dos carotenóides.
12. Ajuda na digestão:
A páprica ajuda na digestão, normalizando o ácido no estômago. É um ótimo estimulante, que facilita a digestão, aumentando a saliva e os ácidos estomacais. Pode ser usado para tratar indigestão. No entanto, altas doses de páprica podem interagir com outros medicamentos, por isso é aconselhável consultar seu médico antes de usar páprica para essa finalidade.
13. Promove um sono profundo:
A vitamina B6 na páprica tem efeitos neurológicos e psicológicos poderosos. Contribui para a produção do 'hormônio do sono' melatonina, ajudando a manter um ciclo normal de sono. Além disso, aumenta os níveis de serotonina e norepinefrina em seu corpo, ambos permitindo que você fique feliz e sem estresse.
14. Propriedades antibacterianas:
Descobriu-se que uma proteína antibacteriana encontrada na páprica inibe o crescimento de certas bactérias, como Salmonella e E. coli, que costumam ser transferidas por ingestão. A inclusão de páprica em sua dieta pode inibir o crescimento dessas bactérias nocivas, se não interrompê-lo completamente.
15. Previne o escorbuto:
O escorbuto é uma doença rara caracterizada por gengivas inchadas e sangrando, dentes fracos, ossos inchados, respiração rápida, icterícia, diarréia, depressão, etc. A principal causa do escorbuto é a deficiência de vitamina C. A páprica é uma fonte de vitamina C. Esta vitamina é considerado um fazedor de milagres e deve ser ingerido diariamente para prevenir o aparecimento de muitas doenças, incluindo o escorbuto. Inclua páprica em sua dieta para aumentar a ingestão de vitamina C.
16. Previne a anemia:
Como afirmado anteriormente, a páprica contém ferro, que está envolvido na formação de glóbulos vermelhos. Além disso, a quantidade abundante de vitamina C neste tempero permite que o corpo absorva o ferro. Dessa forma, a inclusão de páprica em sua dieta pode ajudar a prevenir a anemia.
17. Benefícios cardiovasculares:
A vitamina C na páprica fornece proteção contra doenças cardiovasculares, particularmente ataque cardíaco e derrame. A vitamina E é um antioxidante que previne os danos dos radicais livres, reduzindo o risco de doenças cardíacas. Sendo carregado com minerais como ferro, magnésio, potássio e fósforo, ajuda a purificar o sangue e melhorar a saúde do coração.
18. Cicatrização de feridas:
A páprica é uma boa fonte de vitamina E, que ajuda na produção de glóbulos vermelhos. Também auxilia na formação de coágulos em caso de cortes e feridas, facilitando a cicatrização rápida.
19. Outros benefícios:
A vitamina A na páprica promove o desenvolvimento saudável das células. Certas gorduras saudáveis são necessárias em sua dieta para proteger as células nervosas enquanto isola e protege os órgãos. As lipoproteínas são moléculas feitas de gordura e proteínas que transportam o colesterol pela corrente sanguínea. A vitamina E da páprica protege o componente gorduroso das lipoproteínas. Deve-se ter em mente que essas gorduras têm menos probabilidade de causar inflamação que contribui para doenças cardíacas. A páprica é rica em vitaminas A, E e K, que ajudam a manter veias e capilares saudáveis.
Agora, você deve ter uma ideia clara sobre o que é usado para páprica e por que você deve incluir esse tempero em sua dieta.
Valor nutricional da páprica
Os benefícios nutricionais da páprica se devem principalmente à presença de uma rica variedade de nutrientes, incluindo vitaminas, minerais, antioxidantes e um nível excepcionalmente alto de carotenóides. Suas propriedades desintoxicantes, antiinflamatórias, analgésicas e medicinais vêm de seu rico conteúdo de vitaminas C, K, E, A e complexo B. Minerais como cálcio, zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro, assim como pequenas quantidades de fibras, açúcar natural e carboidratos fornecem proteínas, energia e gorduras saudáveis. Também é uma boa fonte de fitoesteróis. A tabela abaixo explica o perfil nutricional detalhado dessa especiaria suave.
Quantidade de páprica: 1 colher de chá (peso total da páprica: 2g)
Nutrientes | Montante |
---|---|
Proteína | 0,3 g |
Fitoesteróis | 3,5 mg |
Água | 0,2 g |
Cinza | 0,1 g |
Calorias | |
Calorias totais | 5,8 |
Calorias de carboidratos | 2,6 |
Calorias da gordura | 2,2 |
Calorias de proteínas | 1.0 |
Carboidratos | |
Carboidrato total | 1,1 g |
Fibra Alimentar | 0,7 g |
Açúcares | 0,2 g |
Gorduras e ácidos graxos | |
Gordura total | 0,3 g |
Gordura saturada | 0,0 g |
Gordura monoinsaturada | 0,0 g |
Gordura poliinsaturada | 0,2 g |
Ácidos graxos ômega-3 totais | 18,0 mg |
Ácidos graxos ômega-6 totais | 148 mg |
Vitaminas | |
Vitamina A | 1055 IU |
Vitamina C | 1,4 mg |
Vitamina E (alfa tocoferol) | 0,6 mg |
Vitamina K | 1,6 mcg |
Niacina | 0,3 mg |
Vitamina B6 | 0,1 mg |
Folato | 2,1 mcg |
Ácido pantotênico | 0,0 mg |
Colina | 1,0 mg |
Minerais | |
Cálcio | 3,5 mg |
Ferro | 0,5 mg |
Magnésio | 3,7 mg |
Fósforo | 6,9 mg |
Potássio | 46,9 mg |
Zinco | 0,1 mg |
Calorias e gordura: o pimentão contém apenas 19 calorias e menos de 1 grama de gordura.
Vitamina A: Por ser carregada de carotenóides, a páprica é rica em vitamina A. Uma colher de sopa de páprica fornece cerca de 3.349 unidades internacionais de vitamina A, que é mais de 100% da ingestão diária recomendada dessa vitamina.
Vitamina E: A vitamina E desempenha um papel crucial na saúde do sangue. Paprika é uma excelente fonte de vitamina E com 1 colher de sopa contribuindo com 13,5% da ingestão diária recomendada desta vitamina E.
Vitamina B6 : as vitaminas B desempenham um papel importante na quebra de gorduras e proteínas e na conversão de carboidratos em glicose. Entre as vitaminas B, a páprica é particularmente rica em vitamina B6, com 1 colher de sopa dessa especiaria fornecendo 11,2% da ingestão diária recomendada.
Ferro: O ferro é um mineral importante na páprica. Uma colher de chá de pimenta colorau fornece 6% e 3% da ingestão diária recomendada de ferro para homens e mulheres, respectivamente.
Carotenóides: a rica cor da páprica vem da abundante quantidade de carotenóides nela contida. Uma porção de 1 colher de sopa de colorau fornece 1,3 mg de luteína e zea-xantina, contribuindo com 11% do