Índice:
- Quais são os benefícios do suco de Noni?
- 1. Pode ajudar na prevenção do câncer
- 2. Pode combater a inflamação
- 3. Pode promover a saúde do coração
- 4. Pode ajudar no tratamento da diabetes
- 5. Pode ajudar na perda de peso
- 6. Pode melhorar a saúde do cérebro
- 7. Pode melhorar a saúde da pele
- 8. Pode melhorar a saúde digestiva
- 9. Pode melhorar a visão
- 10. Pode fortalecer o cabelo
- 11. Pode ajudar no reparo celular
- 12. Pode ajudar a prevenir doenças parasitárias
- 13. Pode ajudar a aliviar danos na coluna vertebral relacionados com a idade
- 14. Pode reduzir espasmos musculares
- 15. Pode ajudar a aliviar a fadiga
- 16. Pode melhorar a saúde do fígado
- 17. Pode ter propriedades antipsicóticas
- 18. Pode ajudar a tratar infecções bacterianas
- 19. Pode aumentar a imunidade
- Qual é o perfil nutricional * do suco de Noni?
- Como preparar suco de noni em casa
- Como pasteurizar o suco de noni?
- O suco de Noni deve ser refrigerado?
- Como beber suco de noni?
- Mais algumas dicas:
- Como fazer chá de Noni?
- Como usar o suco de Noni para a pele?
- Como usar o extrato de Noni como pasta?
- Onde comprar o suco de Noni?
- Dosagem e segurança do suco de Noni
- Quanto suco de noni devo beber?
- Quão seguro é o suco de Noni?
- Quais são os efeitos colaterais do suco de Noni?
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- 34 fontes
Noni (Morinda citrifolia) é uma antiga planta medicinal nativa do sudeste da Ásia e da Australásia. Agora é comumente usado como suplemento dietético por seus vários benefícios à saúde.
A maior parte da árvore noni é usada para tratar uma longa lista de doenças, como inflamação, dislipidemia, diabetes e doenças cardiovasculares e gastrointestinais. Acredita-se que o Noni também ajude no tratamento do câncer e da obesidade.
As propriedades antibacterianas e antifúngicas do noni têm sido usadas para tratar várias infecções. É relatado que ajuda no reparo celular, pois tem propriedades anti-envelhecimento. O Suco de Noni também é conhecido por melhorar a resistência e reduzir a fadiga.
Neste post, discutiremos tudo o que você precisa saber sobre o suco de noni. Continue lendo.
Quais são os benefícios do suco de Noni?
O suco de noni ou suco de noni do Taiti recebe o nome da cidade de Taiti, a maior ilha da Polinésia Francesa. É também chamado de suco de noni havaiano. É repleto de antioxidantes que são a principal razão de seus benefícios. O suco combate os radicais livres e doenças inflamatórias como câncer, diabetes e dores nas articulações. Esses antioxidantes também oferecem benefícios anti-envelhecimento para a pele e o cabelo.
1. Pode ajudar na prevenção do câncer
Vários estudos de laboratório mostraram que o suco de noni pode ter efeitos anticâncer e até mesmo ajudar na quimioterapia. Foi descoberto que uma substância não identificada no noni não pasteurizado possui propriedades anticâncer (1). No entanto, pesquisas adicionais em humanos são necessárias.
Tomar 1-4 onças de suco de noni também pode reduzir o risco de câncer em fumantes. Ele consegue isso bloqueando o DNA carcinógeno do DNA genômico (o conjunto completo de genes em um organismo) (2). Estudos também mostraram que o suco de noni pode ajudar a prevenir o câncer de mama em ratos (3).
2. Pode combater a inflamação
Descobriu-se que o suco fermentado de noni contém quinona redutase. É uma enzima que possui ótimas características antiinflamatórias (4). Outro estudo alemão afirma que os preparados de noni podem aliviar a inflamação e até mesmo reduzir as dores artríticas (5). O fruto do noni é uma grande fonte de algumas moléculas antiinflamatórias muito importantes que podem impedir a progressão de doenças inflamatórias, incluindo doenças inflamatórias intestinais. O suco também demonstrou ter efeitos terapêuticos na gota (6).
3. Pode promover a saúde do coração
Foi constatado que o suco de Noni reduz os níveis de colesterol. Os fumantes que tomaram o suco observaram reduções substanciais em seus níveis de colesterol (7). Na verdade, a fitoterapia tem usado o noni há vários anos para tratar doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão e aterosclerose (8).
4. Pode ajudar no tratamento da diabetes
Estudos mostram que o suco de noni pode melhorar a ação da insulina durante o diabetes. Os nutrientes do suco agem sinergicamente com a insulina para auxiliar no tratamento do diabetes (9). Outros estudos sugerem que o suco de noni pode ser incluído como um alimento funcional e saudável na dieta de indivíduos com diabetes (10).
5. Pode ajudar na perda de peso
Há algumas evidências de que o suco de noni pode auxiliar na perda de peso (11). O suco também é rico em vários outros nutrientes. Ele pode cuidar de suas necessidades nutricionais, caso você corte outros alimentos de alto teor calórico em sua dieta.
6. Pode melhorar a saúde do cérebro
O suco de Noni é conhecido por prevenir a degeneração das células cerebrais devido à presença de antioxidantes que combatem o estresse oxidativo. O suco também pode proteger os neurônios de danos.
Um estudo japonês afirma que o suco de noni pode proteger o cérebro de um declínio da função cognitiva induzido pelo estresse (12).
O suco de Noni tem um efeito terapêutico em outras questões relacionadas, como estresse, ansiedade e depressão (13).
7. Pode melhorar a saúde da pele
O suco de Noni tem propriedades analgésicas, antioxidantes e antiinflamatórias. Estes desempenham um grande papel na melhoria da saúde da pele. O suco também contém ácidos graxos essenciais, que são os blocos de construção das gorduras e óleos do corpo. Esses ácidos graxos essenciais melhoram o funcionamento das membranas celulares e melhoram a saúde da pele. As células da pele começam a absorver prontamente os nutrientes e também a liberar toxinas que podem interferir na função celular (14).
Algumas fontes afirmam que o suco de noni contém proxeronina, que ajuda na produção de outro composto chamado xeronina. A xeronina mantém as células saudáveis e traz as células anormais de volta à normalidade. Acredita-se que o suco de Noni também tenha sido usado para tratar a acne na medicina popular polinésia. No entanto, mais pesquisas são necessárias a esse respeito.
8. Pode melhorar a saúde digestiva
O suco de Noni é particularmente rico em vitamina A (15). Acredita-se que esse nutriente pode favorecer o sistema digestivo, embora sejam necessárias mais pesquisas. De acordo com evidências anedóticas, o suco pode estimular os movimentos intestinais.
O suco pode ajudar a tratar outros problemas gástricos, como constipação, gases e inchaço. Também promove a integridade da mucosa intestinal e auxilia no tratamento de doenças inflamatórias intestinais (16). O suco também pode ajudar a tratar outros problemas gástricos, como constipação, gases e inchaço.
9. Pode melhorar a visão
Embora a pesquisa seja limitada, algumas fontes afirmam que os antioxidantes do noni podem melhorar a visão. Eles também podem ajudar a prevenir degeneração macular e catarata (17). No entanto, é importante consultar seu médico antes de usar o suco de noni para melhorar sua visão.
10. Pode fortalecer o cabelo
Certos compostos do noni, como o glicerol e os ácidos butíricos, podem desempenhar um papel na saúde do cabelo. A pesquisa é limitada, no entanto. Acredita-se que os ácidos graxos do suco também fortalecem os folículos capilares e ajudam a tratar quaisquer problemas relacionados (como queda de cabelo). Beber suco de noni pode melhorar a qualidade do cabelo também. O suco de Noni pode ser aplicado topicamente para tratar problemas no couro cabeludo, como caspa.
11. Pode ajudar no reparo celular
Noni contém alcalóides incolores que auxiliam no reparo celular e ajudam o corpo a manter uma taxa de renovação celular saudável. A xeronina no suco pode ajudar ainda mais na saúde e no funcionamento das células. No entanto, mais pesquisas são necessárias a esse respeito.
O suco de Noni também é conhecido por ajudar na reparação dos tecidos conjuntivos (18).
12. Pode ajudar a prevenir doenças parasitárias
O suco de Noni demonstrou eficácia no tratamento da leishmaniose. A leishmaniose é uma doença parasitária causada por flebotomíneos que pode afetar os órgãos internos (19).
13. Pode ajudar a aliviar danos na coluna vertebral relacionados com a idade
Certas fontes afirmam que o noni pode ajudar a melhorar a degeneração da medula espinhal. O distúrbio pode ser causado por uma deficiência grave de vitamina B12 (20). Os sintomas incluem fraqueza e sensações desconfortáveis no corpo e dificuldades de visão e pensamento. O Noni é rico em vários nutrientes e pode ajudar a tratar a maioria desses sintomas. No entanto, mais pesquisas são necessárias a esse respeito.
14. Pode reduzir espasmos musculares
Acredita-se que o suco de Noni contenha íons K +. Esses íons induzem contrações musculares e estimulam o bloqueio dos canais de cálcio. Isso pode ajudar a tratar espasmos musculares (21). No entanto, faltam informações suficientes a esse respeito. Consulte seu médico antes de tomar suco de noni para o tratamento de espasmos musculares.
15. Pode ajudar a aliviar a fadiga
O suco de Noni pode ajudar a combater a fadiga, pois seus nutrientes podem ajudar a aumentar os níveis de energia no corpo. Acredita-se que a ingestão de suco de noni também aumenta a resistência, a flexibilidade e o equilíbrio.
Mesmo indivíduos com câncer, ao ingerirem suco de noni, relataram menos fadiga (22). A pesquisa sugere que o noni pode ter potencial ergogênico (para melhorar o desempenho). O suco também pode melhorar o desempenho físico geral e manter a fadiga sob controle (23).
16. Pode melhorar a saúde do fígado
Estudos revelaram que o suco de noni pode proteger o fígado da exposição a toxinas extrínsecas. O suco inibe a resposta inflamatória e suprime as atividades elevadas das enzimas hepáticas. Na verdade, uma alta dosagem de pré-tratamentos com suco de noni não induziu nenhum tipo de lesão hepática (24).
Algumas fontes enfatizam a hepatotoxicidade do suco de noni, mas estudos confirmaram o contrário (25). O suco de Noni também protegeu contra dano hepático induzido em ratas (26).
No entanto, é importante ter cuidado. Noni contém antraquinonas que se acredita causar toxicidade hepática. A pesquisa é limitada. Consulte seu médico antes da ingestão.
17. Pode ter propriedades antipsicóticas
Um estudo da Malásia afirma que o noni pode ter propriedades antipsicóticas e pode ajudar no tratamento de transtornos psiquiátricos. O comportamento estereotipado em camundongos (induzido por apomorfina e metanfetamina) melhorou com a ingestão de suco de noni (27).
18. Pode ajudar a tratar infecções bacterianas
O suco de Noni pode ter sido usado por milhares de anos para tratar infecções bacterianas. Ele contém fitoquímicos importantes (28).
Extratos de Noni também são conhecidos por inibir o crescimento de certas bactérias, incluindo Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginoasa. Esse efeito do suco de noni pode ser atribuído à presença de compostos fenólicos como acubina, alizarina e outras antraquinonas (29).
Os extratos de etanol e hexano de noni (assim como o suco de noni) também possuem efeito antitubercular, pois inibem as bactérias causadoras da tuberculose (30).
Noni também pode ajudar a tratar infecções de pele (como candida). No entanto, mais pesquisas são necessárias a esse respeito.
19. Pode aumentar a imunidade
Foi descoberto que o suco de Noni aumenta a produção de citocinas IFN-gama. São compostos que melhoram a imunidade (31). As propriedades do noni também podem acelerar a cicatrização de feridas.
Esses são os benefícios do suco de noni para a saúde. Na seção seguinte, discutiremos mais detalhadamente o suco.
Noni é basicamente uma fruta que existe há 3.000 anos. A fruta também é chamada de amora indiana. Acredita-se que tenha se originado no sudeste da Ásia ou nas ilhas da Polinésia Francesa. Na verdade, os primeiros polinésios compreenderam seu valor e até o consumiram em tempos de fome. Este suco é derivado do fruto da Morinda citrifolia, uma árvore nativa do Sudeste Asiático. A árvore noni geralmente cresce entre fluxos de lava. Tem sido usado tanto para tingir roupas quanto como remédio popular para diversos tratamentos. O suco era vendido anteriormente na forma de cápsula. O pó da polpa da fruta noni foi o primeiro produto comercial trazido ao mercado havaiano por Herbert Moniz da Herb's Herbs em 1992.
Noni também é chamado de “bolinho de massa de cachorro” em Barbados, “Mengkudu” na Indonésia e Malásia, “Pace” nas ilhas de Java, “Kumudu” em Bali e “Apatot” nas Filipinas. É uma fruta verde que fica amarela à medida que amadurece (e exala um odor pungente).
Hoje, o noni também é encontrado na Índia, Austrália, Caribe, Havaí e América do Sul. Mas o do Taiti é considerado da mais alta qualidade. Outra fruta considerada semelhante ao noni em termos de benefícios é o Açaí, que é nativo da América do Sul (Brasil). Existem relatos conflitantes sobre qual é o melhor dos dois.
Vejamos agora o perfil nutricional do suco de noni.
Qual é o perfil nutricional * do suco de Noni?
A fruta real do noni não é adequada para consumo devido ao seu sabor amargo. Além disso, a fruta é altamente adoçada e processada para criar um sabor desejável. Isso diminui ainda mais o valor nutricional do suco de fruta. Se você considerar o suco de noni em sua forma mais pura, ele compreende os seguintes nutrientes.
SUPLEMENTO FACTSSERVING TAMANHO: 1 TBSP (15 ML) PORÇÕES POR RECIPIENTE: 35
QUANTIDADE POR PORÇÃO | % VALOR DE DALY |
---|---|
Calorias | 3,5 Kcal |
Proteína | nada |
Carboidrato total | 0,9 g <1% |
Açúcares | 0,9 g |
Sódio | 1 mg <1% |
Vitamina C | 1,5 mg 2% |
Niacina | 170 mcg <1% |
Folato | 12 mcg <1% |
Cálcio | 2 mg <1% |
Magnésio | 800 mcg <1% |
Ferro | 35 mcg <1% |
Potássio | 0 mg <1% |
Zinco | 300 mcg 2% |
SUCO DE FRUTA PURE NONI 15.000MG (15ML) ***
** VALORES POR CENTO DIÁRIO (DV) BASEADOS EM UMA DIETA DE 2.000 CALORIAS *** VALOR DIÁRIO NÃO ESTABELECIDO
- 5 calorias
- 9 gramas de carboidratos (cerca de 1% do valor diário)
- 5 miligramas de vitamina C (2% do valor diário)
- 170 microgramas de niacina (cerca de 1% do valor diário)
- 12 microgramas de folato (cerca de 1% do valor diário)
- 2 miligramas de cálcio (cerca de 1% do valor diário)
- 800 microgramas de magnésio (cerca de 1% do valor diário)
- 35 microgramas de ferro (cerca de 1% do valor diário)
- 10 miligramas de potássio (cerca de 1% do valor diário)
- 300 microgramas de zinco (2% do valor diário)
* valores provenientes do USDA, noni puro
Alguns dos principais grupos de nutrientes do suco de noni incluem:
Macronutrientes: A fruta Noni (na forma de pó) é uma excelente fonte de carboidratos e fibra alimentar, com uma porção de 100 gramas fornecendo 55% e 100% da ingestão alimentar de referência (DRI), respectivamente. Também é uma boa fonte de proteína, fornecendo cerca de 12% de DRI desse nutriente. A polpa de Noni é pobre em gorduras totais, fornecendo apenas 4% de DRI. O suco de Noni tem quantidades relativamente menores de macronutrientes.
Micronutrientes: Os principais micronutrientes da polpa de noni em pó são a vitamina C, oferecendo 42% de DRI e quantidades substanciais de niacina (vitamina B3), ferro e potássio. Ele também contém vitamina A, cálcio e sódio em quantidades moderadas.
Fitoquímicos: O suco de frutas Noni contém fitoquímicos, mas não há valores DRI estabelecidos para os mesmos. Um fitoquímico específico chamado xeronina, presente no suco de fruta do noni, é conhecido por sua capacidade de aliviar a dor no corpo. O suco de Noni também contém proxeronina, o precursor da xeronina. É ativado no intestino grosso, onde é absorvido pelas células do corpo.
Antraquinonas: são substâncias químicas anti-sépticas e antibacterianas importantes encontradas no suco de noni, que se mostraram eficazes em matar células pré-cancerosas. Eles estimulam a resposta imunológica ao câncer, ativando as células T do corpo (que são os “assassinos do câncer” do corpo).
Escopoletina: Este é outro componente químico importante do suco de noni que tem benefícios maravilhosos para a saúde. Possui propriedades antiinflamatórias, anti-histamínicas, antifúngicas e antibacterianas. Ele regula a serotonina, que é o hormônio da sensação de bem-estar do corpo, e afasta os sentimentos de ansiedade e depressão. Também se liga à melatonina para regular o sono, a fome e a temperatura corporal.
Você pode tomar suco de noni no conforto da sua casa. Preparar é simples.
Como preparar suco de noni em casa
Preparar o suco é um processo simples. Você precisa de uma fruta noni, um liquidificador, uma peneira e 5 onças de água fria.
- Em primeiro lugar, deixe a fruta não amadurecida descansar por alguns dias. Quando a fruta fica macia, significa que está pronta para ser usada. Certifique-se de usar a fruta antes que fique completamente branca.
- Coloque água fria no liquidificador e coloque a fruta nele. Você também pode esmagar com as mãos caso a fruta seja muito grande para o liquidificador.
- Após a mistura, coar o suco e retirar as sementes.
- O suco ainda pode estar espesso. Misture com mais água para que fique mais fácil de beber.
- Como o suco tem um sabor desagradável, você pode adicionar um pouco de fruta ao suco. Você pode adicionar algumas fatias de laranja ou abacaxi (ou até mesmo leite de coco). O mel também é uma boa opção.
Como pasteurizar o suco de noni?
Você também pode usar o suco pasteurizado, que pode durar mais. Aqui está como você pode pasteurizar o suco:
- Despeje o suco em uma jarra e coloque-o em uma panela com água fervente, de forma que o nível da água cubra o suco, mas não alcance a boca da jarra. Quando a temperatura estiver em 180o F, deixe o suco ferver por 30 minutos.
- Verifique o pH do suco com a ajuda de um papel de tornassol. Um suco adequadamente fermentado não deve ter um pH superior a 3,5. Um valor alto de pH indica contaminação.
O suco de Noni deve ser refrigerado?
Este suco fermentado de noni pode ser armazenado em temperatura ambiente por um período indefinido, mas a refrigeração garante um ótimo frescor.
Como beber suco de noni?
O suco deve ser tomado com o estômago vazio, pelo menos meia hora antes de uma refeição. Isso permite que ele seja absorvido mais rapidamente. Você também pode adicionar o suco ao seu suco favorito.
Mais algumas dicas:
- Agite suavemente o frasco antes de cada uso.
- É importante que você beba com o estômago vazio. Você pode beber um pouco de água antes e depois de tomar o suco.
- Leve a garrafa à geladeira após abri-la.
- Caso você não tenha tempo para preparar o suco de noni em casa, você pode comprá-lo.
Como fazer chá de Noni?
Até as folhas da fruta noni têm benefícios. Você pode usar as folhas para preparar chá de noni (simplesmente coloque-as em água quente e escorra), que ajuda a curar problemas digestivos.
Como usar o suco de Noni para a pele?
O suco de Noni pode ajudar a tratar a dermatite facial. Basta aplicar o suco nas áreas afetadas e deixá-lo por 15 minutos. Enxágüe com água doce. Um remédio semelhante também pode ajudar a tratar os sinais de envelhecimento, como linhas finas e rugas.
Como usar o extrato de Noni como pasta?
Enrolar as folhas ao redor das articulações doloridas pode funcionar como um cataplasma para aliviar as dores da artrite.
Onde comprar o suco de Noni?
Você pode comprar o suco no supermercado ou mega-loja mais próximo, como Walmart ou Walgreens. Você também pode comprá-lo online. A Tahitian Noni Juice é uma marca muito boa. Você pode verificar os comentários na página do site para entender o quão autêntica a marca é. Você também pode querer ir para a enzima noni ou cápsulas de noni. Certifique-se de que o suco que você compra é 100% puro e orgânico. Certifique-se de que não há conservantes.
Aqui estão algumas maneiras de verificar se o suco de noni é de boa qualidade:
- Agite a garrafa. Se as bolhas se formarem e se dissiparem rapidamente, isso significa que há mais água do que o próprio suco.
- Se a cor das bolhas for marrom, indica pureza.
- Vire a garrafa de cabeça para baixo. Qualquer resíduo no fundo indica que o suco é bom.
- O suco puro de noni tem um cheiro forte.
Dosagem e segurança do suco de Noni
Quanto suco de noni devo beber?
A dosagem ideal para o suco de noni é de 30 a 750 ml por dia. Um estudo duplo-cego de segurança clínica com suco de noni forneceu dados de que beber 750 ml de suco Tahitian Noni é considerado seguro (32).
Lembre-se de que o suco de noni deve ser feito apenas com frutas orgânicas certificadas. Não deve ser feito de polpa reconstituída, purê ou concentrado. Certifique-se de que o suco também não contém aditivos. Você pode adicionar suco de noni às suas receitas de smoothie ou suco de frutas. Isso apenas adiciona valor. Também é importante saber que não se pode simplesmente beber suco de noni sempre que quiser.
Quão seguro é o suco de Noni?
A eficácia do noni em vários tratamentos foi comprovada apenas em alguns estudos. Mas os pesquisadores estão investigando seus efeitos benéficos, e uma grande quantidade de evidências (tanto anedóticas quanto comprovadas) com certeza promovem os efeitos benéficos do noni.
Uma variedade específica de suco de noni que precisamos examinar é o suco de noni do Taiti. Após testes de segurança, a União Europeia aprovou-o como novo alimento em 2002. Portanto, quando falamos sobre os benefícios, estamos nos referindo a esta variedade. A popularidade crescente do suco resultou em uma revisão no Journal of Food Science, onde dados de estudos clínicos, testes de toxicidade e testes químicos o consideraram seguro para consumo (32).
O suco de Noni também pode causar alguns efeitos colaterais. Vamos discuti-los na seção seguinte.
Quais são os efeitos colaterais do suco de Noni?
O suco de Noni pode causar problemas em pessoas com problemas renais e hepáticos. Também pode não ser seguro durante a gravidez.
Problemas durante a gravidez e amamentação
Pesquisa limitada está disponível aqui. Noni é conhecido por ter sido usado para causar abortos. Portanto, evite o suco se estiver grávida. Fique longe dela, mesmo se estiver amamentando, pois não se sabe o suficiente sobre as consequências.
Noni contém altos níveis de potássio. Pessoas com doença renal podem desenvolver altos níveis de potássio no sangue após tomar o suco. Isso pode levar a complicações (33).
Embora tenhamos visto estudos apoiando o uso do suco de noni para a saúde do fígado, outros relatórios igualmente autênticos desencorajaram seu uso (34). Consulte seu médico antes de usar noni neste aspecto.
Conclusão
Tradicionalmente, a planta noni tem sido usada para curar ou prevenir muitas doenças. Seus vários compostos biológicos exibem efeitos antimicrobianos, analgésicos e antiparasitários. Alguns desses compostos estimulam o sistema imunológico, aumentam a resistência e aliviam a fadiga. O suco da planta noni pode ser usado para melhorar a textura da pele e o crescimento do cabelo.
Mais pesquisas estão sendo feitas para entender melhor os benefícios do suco. O suco também pode causar certos efeitos adversos. Portanto, se você tiver qualquer condição médica, consulte seu médico antes de consumi-lo.
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Quais são os benefícios do chá de noni?
Alguns dos benefícios do chá incluem uma melhor digestão e uma melhor saúde da pele. O chá é feito de folhas de noni embebidas em água morna. No entanto, pesquisas limitadas estão disponíveis a esse respeito.
Para que serve o óleo de semente de noni?
O óleo de semente de noni pode ajudar a tratar doenças inflamatórias da pele e outros problemas comuns, como artrite e reumatismo.
O suco de noni expira?
Sim. Se você o preparou em casa, o suco dura 6 meses após a abertura (deve ser guardado na geladeira). Se não for aberto, o suco pode durar até 2 anos.
Qual é o gosto do suco de noni?
O suco tem um gosto pungente e forte, semelhante ao vinho tinto ou queijo cheddar extra forte.
34 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- Brown, Amy C. “Anticancer activity of Morinda citrifolia (Noni) fruit: a review.” Phytotherapy Research 26.10 (2012): 1427-1440.
onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ptr.4595
- Wang, Mian-Ying, et al. “Morinda citrifolia (noni) reduz o risco de câncer em fumantes atuais, diminuindo os adutos de DNA aromático.” Nutrition and Cancer 61.5 (2009): 634-639.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19838937
- Wang, Mian-Ying, et al. “Prevenção do câncer de mama com Morinda citrifolia (noni) na fase de iniciação.” Functional Foods in Health and Disease 3.6 (2013): 203-222.
ffhdj.com/index.php/ffhd/article/view/53
- Youn, Ui Joung, et al. “Compostos antiinflamatórios e indutores de quinona redutase de exsudatos de suco fermentado de noni (morinda citrifolia).” Journal of natural products 79.6 (2016): 1508-1513.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27196335
- Basar, Simla et al. “Atividade analgésica e antiinflamatória da fruta Morinda citrifolia L. (Noni).” Pesquisa em fitoterapia: PTR vol. 24,1 (2010): 38-42.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19548275
- Palu, Afa, et al. “Xanthine Oxidase Inhibiting Effects of Noni (Morinda Citrifolia) Fruit Juice.” Wiley Online Library, John Wiley & Sons, Ltd, 12 de maio de 2009.
onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ptr.2842
- Wang, Mian-Ying et al. “O suco de Noni melhora os perfis de lipídios séricos e outros marcadores de risco em fumantes de cigarros.” TheScientificWorldJournal vol. 2012 (2012): 594657. doi: 10.1100 / 2012/594657
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3477557/
- Nowak, et al. “Efeitos do consumo agudo de sucos de Noni e Chokeberry vs. bebidas energéticas na pressão arterial, frequência cardíaca e glicose no sangue em adultos jovens.” Medicina alternativa e complementar baseada em evidências, Hindawi, 18 de agosto de 2019.
www.hindawi.com/journals/ecam/2019/6076751/
- Horsfall, AU et al. “O suco de fruta Morinda citrifolia aumenta a ação da insulina em ratos Sprague-Dawley com diabetes experimentalmente induzido.” Jornal trimestral nigeriano de medicina hospitalar, vol. 18,3 (2008): 162-5.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19062482
- Lee, So-Young et al. “Antidiabetic Effect of Morinda citrifolia (Noni) Fermented by Cheonggukjang in KK-A (y) Diabetic Mice.” Medicina alternativa e complementar baseada em evidências: eCAM vol. 2012 (2012): 163280.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3434424/
- Inada AC, et al. “Morinda citrifolia Linn. (Noni) e seu potencial na disfunção metabólica relacionada à obesidade ”. Nutrientes. 2017; 9 (6): 540.
www.mdpi.com/2072-6643/9/6/540
- Muto, Junko et al. “A fruta Morinda citrifolia reduz o comprometimento da função cognitiva induzida pelo estresse, acompanhada pela melhora da vasculatura em camundongos.” Physiology & behavior vol. 101,2 (2010): 211-7.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20416332
- Deng, S., et al. “Noni as an Anxiolytic and Sedative: A Mechanism Envolvendo Its Gamma-Aminobutyric Acidergic Effects.” Phytomedicine, Urban & Fischer, 11 de junho de 2007.
www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S094471130700058X.
- Surette, Marc E. “A ciência por trás dos ácidos graxos ômega-3 dietéticos.” CMAJ: Canadian Medical Association journal = journal de l'Association medicale canadienne vol. 178,2 (2008): 177-80.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2174995/
- West, Brett J., et al. “Nutrient and Phytochemical Analysis of Processed Noni Puree.” Food Research International, Elsevier, 7 de outubro de 2010.
www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0963996910003613
- Coutinho de Sousa, Beatriz et al. “O suco de fruta Morinda citrifolia (Noni) reduz a expressão de citocinas inflamatórias e contribui para a manutenção da integridade da mucosa intestinal na colite experimental de DSS.” Mediators of inflammation vol. 2017 (2017): 6567432.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28194046
- “US20080213415A1 - Tratamento de Glaucoma e Retinopatia Diabética com Formulações Melhoradas de Morinda Citrifolia.” Patentes do Google, Google.
patents.google.com/patent/US20080213415A1/en
- Hussain, Sharmila et al. “Avaliação do papel do suco de Noni (Morinda citrifolia) para induzir a diferenciação de osteoblastos em células-tronco mesenquimais derivadas de medula óssea de rato isoladas.” Jornal internacional de células-tronco vol. 9,2 (2016): 221-229.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5155718/
- Almeida-Souza, Fernando et al. “Morinda citrifolia Linn. Reduz a carga do parasita e modula citocinas e proteínas da matriz extracelular em camundongos C57BL / 6 infectados com Leishmania (Leishmania) amazonensis. ” PLoS neglected tropical disease vol. 10,8 e0004900. 31 de agosto de 2016.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5006983/
- Gürsoy, Azize Esra et al. “Degeneração Subaguda Combinada da Medula Espinhal devido a Diferentes Etiologias e Melhoria dos Resultados de MRI.” Relatos de casos em medicina neurológica vol. 2013 (2013): 159649.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3623262/
- Kardalas, Efstratios et al. “Hipocalemia: uma atualização clínica.” Endocrine connections vol. 7,4 (2018): R135-R146.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5881435/
- Inada, Aline Carla et al. “Morinda citrifolia Linn. (Noni) e seu potencial na disfunção metabólica relacionada à obesidade. ” Nutrients vol. 9,6 540. 25 de maio. 2017.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5490519/
- Ma, De-lu et al. “Avaliação do potencial ergogênico do suco de noni.” Pesquisa em fitoterapia: PTR vol. 21, 11 (2007): 1100-1.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17604369
- Wang, Mian-Ying et al. “Efeitos de proteção hepática de Morinda citrifolia (Noni).” Alimentos vegetais para nutrição humana (Dordrecht, Holanda) vol. 63,2 (2008): 59-63.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2413119/
- West, Brett-J et al. “O suco de Noni não é hepatotóxico.” World journal of gastroenterology vol. 12,22 (2006): 3616-9.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4087581/
- Wang, Mian-Ying et al. “Proteção hepática por suco de fruta noni contra lesão hepática crônica induzida por CCl (4) em ratas SD fêmeas.” Alimentos vegetais para nutrição humana (Dordrecht, Holanda) vol. 63,3 (2008): 141-5.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18654853
- Pandy, Vijayapandi et al. “Atividade semelhante a antipsicótico de noni (Morinda citrifolia Linn.) Em camundongos.” Medicina complementar e alternativa BMC vol. 12 186. 19 de outubro de 2012.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3487797/
- Pawlus, Alison D. e A. Douglas Kinghorn. “Revisão da Etnobotânica, Química, Atividade Biológica e Segurança do Suplemento Alimentar Botânico Morinda Citrifolia (Noni) *.” Wiley Online Library, John Wiley & Sons, Ltd, 18 de fevereiro de 2010.
onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1211/jpp.59.12.0001
- Ulloa, José Armando et al. “Efeito da imersão em suco de noni (Morinda citrifolia) no comportamento microbiológico e de cor da manga Haden minimamente processada.” Journal of Food Science and Technology vol. 52,5 (2015): 3079-85.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4397312/
- Assi, Reem Abou, et al. “Morinda Citrifolia (Noni): uma revisão abrangente sobre seus usos industriais, atividades farmacológicas e ensaios clínicos.” Arabian Journal of Chemistry, Elsevier, 24 de junho de 2015.
www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1878535215001902
- Palu, Afa K et al. “Os efeitos da Morinda citrifolia L. (noni) no sistema imunológico: seus mecanismos moleculares de ação.” Journal of ethnopharmacology vol. 115,3 (2008): 502-6.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18063495
- West, Brett J et al. “Um estudo de segurança clínica duplo-cego de suco de fruta noni.” Pacific health dialog vol. 15,2 (2009): 21-32.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20443518
- Mueller, BA et al. “Suco de Noni (Morinda citrifolia): potencial oculto para hipercalemia ?.” Jornal americano de doenças renais: o jornal oficial da National Kidney Foundation vol. 35,2 (2000): 310-2.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10676732
- Stadlbauer, Vanessa et al. “Hepatotoxicidade do suco NONI: relato de dois casos.” World journal of gastroenterology vol. 11,30 (2005): 4758-60.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16094725/