Índice:
- O que é cafeína?
- Benefícios da cafeína para a saúde
- 1. Bom para o fígado
- 2. Reduz o risco de diabetes
- 3. Aguça seu cérebro
- 4. Saúde Cardiovascular
- 5. Ajuda na perda de peso
- 6. Saúde ocular
- 7. Propriedades anticâncer
- 8. Melhora o desempenho muscular e a resistência
- 9. Tratamento da enxaqueca e dores de cabeça
- 10. Melhora a memória
- Benefícios da cafeína para a pele
- 11. Luta contra os radicais livres
- 12. Acalma a inflamação
- 13. Tratamento de olheiras
- 14. Reduz a celulite
- 15. Tratamento de Rosaceae
- 16. Repara danos UV
- 17. Aperta a pele
- Benefícios da cafeína para o cabelo
- 18. Tratamento de queda de cabelo
- 19. Estimula o crescimento do cabelo
- 20. Torna o cabelo gerenciável
- Cuidado
- Mito sobre a cafeína
- 1. A cafeína causa dependência
- 2. Cafeína causa insônia
- 3. A cafeína é prejudicial para mulheres que tentam engravidar
- 4. A cafeína tem um efeito desidratante
- 5. A cafeína não traz benefícios para a saúde
- Ingestão recomendada de cafeína
Não pode funcionar sem cafeína em seu sistema? Faça parte da Liga.
Mas a cafeína não é apenas o seu energético matinal. É um complemento precioso para as prateleiras da nossa cozinha por uma série de razões.
Vamos mergulhar fundo em uma caneca alta e espumosa de cappuccino e entender como a cafeína pode ser boa para nossa pele, cabelo e saúde. Animado? Leia mais para saber sobre os benefícios da cafeína.
O que é cafeína?
- Está provado que uma xícara de café quente pode ajudar a elevar seus sentidos e revigorar você. Essa qualidade do café pode ser atribuída à presença da cafeína, que é um estimulante do sistema nervoso central.
- A cafeína é basicamente um alcalóide cristalino branco amargo. É uma droga estimulante encontrada em quantidades variáveis nas sementes, folhas e frutos de algumas plantas.
- A cafeína é mais comumente consumida na forma de chá, café, refrigerantes e bebidas energéticas.
- É amplamente consumido na forma de infusões extraídas de sementes da planta do café e folhas do arbusto do chá.
- Outras fontes incluem comestíveis contendo produtos derivados da noz de cola.
- A cafeína é frequentemente considerada uma droga prejudicial, pois pode causar dependência. Tomar na dose certa pode ter efeitos positivos na sua saúde.
- O uso de cafeína melhora o desempenho esportivo, aumenta o estado de alerta e reduz a fadiga.
- Pode afastar temporariamente a sonolência e melhorar seu humor. Portanto, ao contrário de outras substâncias psicoativas, a cafeína é legal e não regulamentada em quase todas as partes do mundo.
Benefícios da cafeína para a saúde
Uma questão que todos têm em mente é se a cafeína faz bem à saúde. A quantidade de cafeína contida em duas a quatro xícaras de café por dia não é prejudicial. No entanto, a ingestão excessiva de cafeína pode fazer você se sentir inquieto, irritado e ansioso. Algumas pessoas são sensíveis à cafeína e precisam restringir sua ingestão. Tomar cafeína nas doses certas pode fornecer os seguintes benefícios à saúde.
1. Bom para o fígado
A cafeína, quando ingerida na forma de enema de cafeína, desintoxica o fígado e limpa o cólon. Um estudo da Duke University provou que a cafeína pode reduzir o fígado gorduroso em pessoas que sofrem de doença hepática gordurosa não relacionada ao álcool.
2. Reduz o risco de diabetes
A pesquisa diz que beber 5 xícaras de café por dia pode reduzir o risco de desenvolver diabetes. Isso se deve principalmente à presença de um alto nível de antioxidantes que combatem doenças. Beber café sem açúcar diariamente pode diminuir a probabilidade de você sofrer de diabetes tipo 2.
3. Aguça seu cérebro
A cafeína é boa para o cérebro. Causa a liberação de dopamina, a substância química do cérebro que estimula a área de massa cinzenta. Novamente, isso é responsável pelo estado de alerta, resolução de problemas e pressão, tornando seu cérebro mais ativo e aguçado. Não é à toa que precisamos de uma xícara de café forte logo de manhã. Isso nos ajuda a ficar alertas o dia todo.
Na verdade, uma pesquisa em Harvard provou que as pessoas que bebem quatro xícaras de bebida com cafeína têm metade da probabilidade de sofrer do mal de Parkinson em comparação com outras. Isso ocorre principalmente porque a cafeína mantém as moléculas de dopamina ativas. Ele também bloqueia a adenosina, que pode retardar o acúmulo de beta-amiloide, uma placa tóxica no cérebro associada ao mal de Alzheimer.
4. Saúde Cardiovascular
Algumas xícaras de café por dia podem dar a você um coração saudável! Quer saber como? Bem, a cafeína comprime suas artérias ao se infiltrar nos receptores que revestem as paredes dos vasos sanguíneos. Isso faz com que sua pressão arterial suba. No entanto, este é um problema com bebedores não habituais. O efeito sobre a pressão arterial tende a ser muito menor em bebedores habituais de café, pois seus corpos são um tanto tolerantes aos seus efeitos.
Na verdade, uma pesquisa no Brooklyn College descobriu que os homens que consumiram 4 xícaras de bebida com cafeína por dia têm menos probabilidade de sofrer de doenças cardíacas do que aqueles que nunca tomaram um gole. Descobriu-se que beber café reduz o risco de derrame em 22%. Portanto, não desista da cafeína assim, ela tem muito a oferecer!
5. Ajuda na perda de peso
Beber bebidas com cafeína pode ajudar na perda de peso. Bebedores regulares freqüentemente relatam uma diminuição no apetite, resultando em perda de peso. Apenas certifique-se de não exagerar! 300-400 miligramas de cafeína em qualquer forma (cola, chá ou café) são suficientes.
6. Saúde ocular
A cafeína tem sido associada a benefícios para a saúde ocular recentemente. Por ser um poderoso neuroprotetor, a cafeína é conhecida por reduzir as chances de hipóxia (privação de oxigênio) na retina, prevenindo assim o degen da retina
7. Propriedades anticâncer
A cafeína pode reduzir o risco de desenvolver câncer. Também retarda o aparecimento do câncer comum.
Vários estudos publicados enfocaram o efeito da cafeína nas células cancerosas. E aqui não estamos falando de uma ou duas xícaras por dia; todos esses estudos se concentram em quatro xícaras de cafeína por dia para reduzir o risco de câncer.
Estudos revelam que tomar pelo menos 5 xícaras de bebidas com cafeína pode reduzir o risco de câncer oral em 39%, câncer no cérebro em 40%, câncer de cólon em 42%, câncer de mama em 49% e câncer endometrial em 19%.
8. Melhora o desempenho muscular e a resistência
A pesquisa provou que consumir 140 a 400 mg de cafeína 30 a 60 minutos antes do exercício pode melhorar a velocidade e a resistência. Que maneira de tornar seu treino mais fácil!
A cafeína aumenta ligeiramente a frequência cardíaca e respiratória, estimulando o sistema nervoso. Isso prepara seu corpo para o desempenho máximo. Também facilita a contração muscular bloqueando os receptores de adenosina ligados às fibras musculares. Isso desencadeia atividade elétrica que leva a maiores explosões de cálcio.
Além disso, a cafeína, quando misturada com carboidratos, pode repor as concentrações de glicogênio muscular mais rapidamente após o exercício. Portanto, a cafeína é freqüentemente usada em bebidas energéticas para aumentar a resistência.
9. Tratamento da enxaqueca e dores de cabeça
Uma noite de bebedeira (álcool) pode levar a uma dor de cabeça incontrolável no dia seguinte. Sim, estou falando sobre a ressaca inconsiderada e dolorosa. Uma xícara de café forte pode ajudar a vencer essa dor cruel! Os fortes efeitos neuroprotetores da cafeína são úteis para aumentar a eficácia da captação gastrointestinal de analgésicos. Portanto, é benéfico para pacientes com medicamentos para enxaqueca e dor de cabeça.
10. Melhora a memória
A cafeína aumenta o nível de um neurotransmissor chamado acetilcolina. Isso está associado a atenção, concentração, aprendizado e memória. Portanto, tem um efeito positivo na memória e na função cognitiva. Em suma, a cafeína é excelente para a saúde do nosso cérebro!
Benefícios da cafeína para a pele
Além de melhorar seu humor, a cafeína também pode melhorar sua pele. Há uma razão pela qual as empresas de cosméticos começaram a incorporar cafeína em sua linha de produtos para a pele. Continue lendo para saber como:
11. Luta contra os radicais livres
Os radicais livres são responsáveis por causar o envelhecimento prematuro da pele. Isso resulta no aparecimento de rugas, linhas finas e perda de elasticidade. Sim, os temidos três sinais de envelhecimento!
Mas a cafeína pode ajudar. Os antioxidantes contidos na cafeína podem atacar esses radicais livres e eliminá-los. Isso irá melhorar a aparência geral da sua pele. Por esse motivo, a cafeína é amplamente utilizada em cremes antienvelhecimento diurno e noturno em conjunto com o retinol.
12. Acalma a inflamação
A cafeína possui propriedades antiinflamatórias que a tornam útil na redução da inflamação e vermelhidão da pele. Usar cafeína em produtos para a pele pode reduzir e prevenir a inflamação e vermelhidão e dar a você um tom de pele bonito e uniforme.
13. Tratamento de olheiras
As olheiras podem ser causadas por vários fatores, como desidratação, alergias, falta de sono ou genética. Mesmo que a cafeína não possa curar as olheiras hereditárias, suas propriedades antiinflamatórias a tornam benéfica na redução do inchaço e da inflamação associada às olheiras. A cafeína também reduz o acúmulo de sangue sob os olhos, o que contribui para as sombras escuras.
Você não precisa ir a lugares em busca de cafeína. Sacos de chá usados também serviriam. As folhas de chá contêm cafeína. Portanto, você pode colocar saquinhos de chá úmidos sob os olhos por 5 minutos para reduzir olheiras e inchaço sem gastar muito.
14. Reduz a celulite
A cafeína presente em produtos para a pele pode desidratar as células gordurosas. Isso faz com que a água desapareça da superfície da pele. Isso minimiza o aparecimento de celulite, proporcionando uma pele mais lisa.
Pesquisa da Universidade de São Paulo comprovou que a aplicação de creme para a pele com cafeína reduziu em 17% o tamanho das células de gordura da celulite. Existem vários cremes anticelulite disponíveis que podem diminuir a aparência da celulite. Outra maneira de usar a cafeína é adicionar café moído ou instantâneo à esfoliação corporal normal em casa.
15. Tratamento de Rosaceae
A cafeína contrai os vasos sanguíneos para reduzir a vermelhidão. Isso o torna um tratamento ideal para rubor facial e rosácea. Quando aplicada topicamente, a cafeína funciona como um diurético, auxilia na circulação e também é um poderoso antioxidante. Assim, tem a capacidade de acalmar a pele irritada e avermelhada causada pelos danos do sol e rosáceas.
16. Repara danos UV
Estudos indicam que a cafeína também pode reparar os danos à pele causados pela exposição aos raios ultravioleta. É considerado um antioxidante mais forte do que os polifenóis contidos no chá verde. Na verdade, está entre os melhores e mais fortes antioxidantes para combater os danos dos raios ultravioleta.
17. Aperta a pele
Outro benefício adicional da cafeína é que seu uso tópico pode estreitar linhas finas e suavizar a pele inchada. A cafeína usada em cremes é absorvida pela pele para firmar e fortalecer sua aparência. Também inibe o crescimento das células cancerosas da pele. Os produtos de beleza geralmente incluem cafeína, pois ela pode proporcionar uma aparência impecável.
Benefícios da cafeína para o cabelo
O comprimento e a qualidade do seu cabelo dependem da saúde dos folículos capilares e do ciclo de crescimento do cabelo. A cafeína estimula não só o corpo e a mente, mas também as raízes do cabelo. É frequentemente usado como ingrediente em shampoos e outros produtos para o cuidado do cabelo para melhorar o crescimento e a estrutura do cabelo. Tem os seguintes benefícios para o cabelo.
18. Tratamento de queda de cabelo
Os homens freqüentemente experimentam perda de cabelo devido aos efeitos do hormônio masculino diidrotestosterona (DHT), que afeta os folículos capilares suscetíveis. Conseqüentemente, esses folículos ficam menores e finalmente desaparecem, causando calvície. Esse processo, conhecido como miniaturização dos folículos capilares, afeta adversamente as fases de crescimento do cabelo.
A cafeína, quando aplicada topicamente, penetra nas raízes do cabelo e as estimula. Além de prevenir a calvície masculina e a queda de cabelo, estimula a raiz do cabelo no couro cabeludo da mulher e estimula o crescimento capilar.
Para que a cafeína seja eficaz, deixe o shampoo que contém cafeína permanecer no couro cabeludo por dois minutos para que possa penetrar nas raízes do cabelo.
19. Estimula o crescimento do cabelo
A cafeína é considerada um estimulante dos folículos capilares. Uma pesquisa do International Journal of Dermatology indicou que o tratamento tópico com cafeína resultou no aumento médio do crescimento dos folículos capilares em cerca de 46%. Também estendeu seu ciclo de vida em 33%. Isso ocorre porque a cafeína pode bloquear o efeito do DHT, que danifica os folículos capilares e é responsável por causar a calvície masculina.
20. Torna o cabelo gerenciável
Além de fortalecer a haste do cabelo, os produtos com cafeína adicionam brilho natural ao cabelo e os tornam mais gerenciáveis.
Cuidado
A cafeína pode trazer vários benefícios para sua pele, cabelo e saúde. No entanto, isso só é possível com a dosagem certa de cafeína. Foi relatado que a ingestão excessiva de cafeína causa efeitos adversos em sua saúde. Além disso, alguns indivíduos são sensíveis à cafeína e são obrigados a restringir seu consumo ou evitá-lo completamente.
O aumento do consumo também pode causar dependência devido ao aumento da tolerância, e você precisa de maiores quantidades de cafeína para obter os mesmos benefícios estimulantes. A seguir estão os efeitos negativos associados ao consumo excessivo de cafeína.
- O consumo de mais de 500 a 600 miligramas de cafeína por dia pode torná-lo sujeito a problemas de saúde como insônia, nervosismo, náuseas, problemas gastrointestinais, batimento cardíaco elevado, dores de cabeça e enxaquecas, etc.
- Aumenta a pressão arterial em quem não está habituado a ela, aumentando assim o risco de acidentes vasculares cerebrais e doença vascular cerebral.
- O consumo regular pode torná-lo viciado, e a abstinência pode causar dor de cabeça, fadiga e diminuição do estado de alerta.
- O consumo excessivo de café com cafeína está associado à diminuição da densidade mineral óssea, que pode causar osteoporose.
- O consumo diário de cafeína causa um aumento nos níveis de açúcar no sangue, causando problemas para pacientes diabéticos.
- A cafeína pode piorar o quadro de insônia. Freqüentemente, interfere no sono profundo, o que pode causar fadiga durante o dia.
- Por ser um diurético, é provável que cause desidratação.
- Contribui para a perda óssea na coluna em mulheres idosas na pós-menopausa.
- Altas doses de cafeína podem causar ansiedade.
- Afeta adversamente o controle de movimentos musculares finos, como o tremor das mãos.
- O consumo excessivo de cafeína aumenta a probabilidade de alucinações auditivas.
Mito sobre a cafeína
1. A cafeína causa dependência
Até certo ponto, é verdade, visto que a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, então o uso regular de cafeína torna seu corpo dependente dela. Outras drogas podem ameaçar sua saúde física, social ou econômica, mas a cafeína não o faz. Se você tomar café mais de duas xícaras por dia e parar de tomar cafeína repentinamente, os seguintes sintomas irão acontecer com você:
- Dor de cabeça
- Fadiga
- Ansiedade
- Irritabilidade
- Depressivo
2. Cafeína causa insônia
O corpo absorve e elimina rapidamente a cafeína. Quanto mais você toma café, mais falta de sono. Se você tomar mais de duas xícaras de café, chá ou chá verde por dia, ficará alerta ao longo do dia. Consumir cafeína depois das 20 horas definitivamente vai atrapalhar seu sono. Uma pessoa deve dormir pelo menos seis horas para ter corpo e mente saudáveis, portanto, evite tomar café no final do dia.
3. A cafeína é prejudicial para mulheres que tentam engravidar
Muitos estudos mostram que não há ligação entre uma pequena quantidade de cafeína e casos como aborto, defeitos congênitos, problemas para engravidar, parto prematuro, etc. Se alguém tomar menos ou igual a 200 mg de cafeína por dia, isso não afetará a gravidez.
4. A cafeína tem um efeito desidratante
A cafeína pode fazer você urinar com frequência. Estudos mostram que a cafeína age como um diurético leve, mas tomar uma quantidade moderada de cafeína por dia não causa desidratação.
5. A cafeína não traz benefícios para a saúde
a cafeína tem poucos benefícios para a saúde. Qualquer bebedor regular de café melhora seu estado de alerta e concentração.
Ingestão recomendada de cafeína
Para colher os benefícios da cafeína e minimizar seus efeitos negativos, é importante ingerir a dosagem certa. o