Índice:
- Benefícios para a pele da hortelã-pimenta
- 1. Cura vários problemas de pele:
- 2. Trata a pele oleosa e oleosa:
- 3. Propriedades adstringentes, anti-sépticas e antiinflamatórias:
- 4. Combate o bronzeado e as queimaduras solares:
- 5. Trata o pé de atleta:
- Benefícios para o cabelo da hortelã-pimenta
- 6. Tônico Capilar Eficaz:
- 7. Repelente natural de insetos:
- 8. Promove o crescimento do cabelo:
- 9. Hidrata os folículos capilares:
- Benefícios para a saúde da hortelã-pimenta
- 10. Grande fonte de fibra dietética:
- 11. Propriedade Analgésica:
- 12. Previne distúrbios gástricos:
- 13. Limpa a congestão respiratória:
- 14. Combate o mau hálito:
- 15. Agente Anticâncer:
- 16. Inibe o crescimento de bactérias e fungos:
- 17. Cura doenças respiratórias:
- 18. Efeitos vasodilatadores:
- 19. Propriedades analgésicas e antiinflamatórias:
- 20. Reduz o estresse, o desequilíbrio emocional e a ansiedade:
- Seleção, armazenamento e uso
- Como incluir folhas de hortelã-pimenta?
- Efeitos colaterais da hortelã-pimenta
A hortelã-pimenta não apenas torna você beijável ou se livra do cheiro de tabaco; tem muitos outros benefícios para a saúde para a pele, cabelos além do corpo. O que eles são? Bem, leia nosso post aqui e veja por si mesmo.
Benefícios para a pele da hortelã-pimenta
1. Cura vários problemas de pele:
A hortelã-pimenta é usada principalmente em cremes tópicos que são usados para tratar uma variedade de problemas de pele. Suas propriedades calmantes o tornam um tratamento eficaz para erupções cutâneas, carvalho venenoso e hera venenosa. Dá um forte efeito cicatrizante à pele.
2. Trata a pele oleosa e oleosa:
As folhas de hortelã-pimenta têm sido amplamente utilizadas desde as idades para tratar peles oleosas e oleosas. O mentol na hortelã-pimenta reduz a secreção de óleo das glândulas sebáceas, o que ajuda a obter uma pele livre de óleo naturalmente. Usar:
- Aplique folhas de hortelã-pimenta moídas na hora em seu rosto
- Deixe agir por 10 minutos.
- Você também pode adicionar mel à pasta para obter melhores resultados.
- Lave e seque.
- Você também pode combinar pasta de hortelã-pimenta com óleo de jojoba ou aloe vera para obter os melhores benefícios.
3. Propriedades adstringentes, anti-sépticas e antiinflamatórias:
A hortelã-pimenta é conhecida por equilibrar os níveis de pH da pele. Isso ajuda a equilibrar a produção excessiva de oleosidade na pele, reduzindo assim a acne geral e as erupções. As propriedades adstringentes, anti-sépticas e antiinflamatórias da hortelã-pimenta ajudam a diminuir o aparecimento de acne, cravos, erupções cutâneas e vermelhidão da pele. Usar:
- Misture 2 gotas de óleo de hortelã-pimenta em sua lavagem facial normal
- Lave o rosto duas vezes ao dia com isso.
- Você também pode misturar uma ou duas gotas desse óleo ao seu creme noturno ou hidratante para tratar acne e erupções cutâneas.
4. Combate o bronzeado e as queimaduras solares:
A hortelã-pimenta é uma fonte rica em vitaminas A e C e contém folatos e ácidos graxos ômega 3 que ajudam no combate a problemas relacionados ao sol, como bronzeamento e queimaduras solares. Usar:
- Você pode aplicar a pasta de folhas de hortelã-pimenta no rosto ou usar óleo de hortelã-pimenta topicamente para tratar o bronzeado.
- Mas se você estiver usando óleo de hortelã-pimenta diretamente no rosto, dilua-o com um pouco de óleo para evitar inflamação da pele.
A hortelã-pimenta contém um nutriente chamado álcool perílico, que previne a formação de células cancerosas da pele.
5. Trata o pé de atleta:
A hortelã-pimenta também pode ajudar no tratamento do pé de atleta. Usar:
- Massageie o óleo nos pés e deixe-o durante a noite.
- O óleo de hortelã-pimenta também pode ser usado para reduzir a linha da celulite, esfregando o óleo nas áreas afetadas.
- O óleo de hortelã-pimenta mantém a pele limpa e evita infecções e manchas na pele.
Imagem: Shutterstock
Benefícios para o cabelo da hortelã-pimenta
A hortelã-pimenta não é aclamada apenas por seus benefícios para a pele. É igualmente famoso por sua capacidade de rejuvenescimento do cabelo. A hortelã-pimenta ajuda a superar problemas relacionados ao cabelo. Alguns usos de hortelã-pimenta para o cabelo incluem:
6. Tônico Capilar Eficaz:
O óleo de hortelã-pimenta atua como um tônico capilar eficaz quando misturado com outros óleos essenciais, como óleo da árvore do chá, óleo de coco, óleo de rícino e até mesmo óleo de vitamina E.
7. Repelente natural de insetos:
A hortelã-pimenta é um repelente natural de insetos. Aplicar óleo de hortelã-pimenta no cabelo pode livrar você dos piolhos. Usar:
- Massageie seu cabelo adequadamente com óleo de hortelã-pimenta
- Deixe agir por 24 horas antes de lavar o cabelo.
- Repita 3 vezes por semana para se livrar completamente dos piolhos.
- Como alternativa, você também pode diluir o óleo de hortelã-pimenta com azeite de oliva se sentir qualquer tipo de irritação na pele.
- O óleo de hortelã-pimenta também reduz a sensação de coceira associada à caspa.
8. Promove o crescimento do cabelo:
O óleo de hortelã-pimenta dá uma sensação de formigamento quando massageado no couro cabeludo, o que significa que o óleo está trabalhando para equilibrar os níveis de pH. Isso ajuda a neutralizar o efeito da produção excessiva de óleo. Assim, reduz a oleosidade do cabelo. Isso estimula os folículos capilares e aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo, promovendo o crescimento do cabelo.
9. Hidrata os folículos capilares:
A hortelã-pimenta hidrata os folículos capilares por dentro para lhe dar um cabelo liso, brilhante e macio. Esfregue algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta nas mãos e alise o cabelo. Além disso, o óleo de hortelã-pimenta não é oleoso e deixará seu cabelo com um cheiro agradável. Também pode ser usado com ferramentas de alisamento de cabelo como um soro protetor de cabelo.
Benefícios para a saúde da hortelã-pimenta
Diversas pesquisas modernas concluíram os inúmeros benefícios desta erva. Possui propriedades analgésicas, estéticas, adstringentes, descongestionantes, antissépticas e antimicrobianas que auxiliam no tratamento de diversos problemas de saúde como resfriados, gripes, sinusites, tosse seca, febre, calafrios e problemas digestivos. Os benefícios de saúde das folhas de hortelã-pimenta incluem o seguinte:
10. Grande fonte de fibra dietética:
Ele contém uma boa quantidade de fibra alimentar que ajuda a controlar o colesterol e a pressão arterial no corpo.
11. Propriedade Analgésica:
O mentol na hortelã-pimenta atua nos receptores sensíveis ao frio na pele, boca e garganta, que proporcionam uma sensação de resfriamento quando inalado, comido ou aplicado na pele. Essa propriedade da hortelã-pimenta a torna um material indispensável no preparo de xarope para tosse, pastilhas e inalador nasal. O mentol também é usado na preparação de pomadas analgésicas, relaxantes musculares tópicos e analgésicos devido às suas propriedades analgésicas.
12. Previne distúrbios gástricos:
O óleo de hortelã-pimenta é conhecido por aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável, incluindo indigestão, dispepsia e espasmos musculares do cólon. Essas propriedades curativas são devido às suas habilidades de relaxamento muscular. Ele também cria um melhor fluxo de bile, que é crucial para a digestão da gordura. Depois que os músculos do intestino são suavizados, há relativamente menos chances de espasmo e indigestão. Portanto, quando consumimos hortelã-pimenta na forma de chá, ela passa mais rapidamente pelo estômago para aliviar a dor associada ao trato digestivo. Também previne problemas digestivos como gastrite, diarreia, inchaço e dor de estômago.
13. Limpa a congestão respiratória:
A hortelã-pimenta também é usada para tratar resfriados e gripes. Ele mata as bactérias e os vírus que causam a gripe e alivia a dor no corpo. Também proporciona alívio da tosse e congestão. É um ingrediente comum em bálsamos usados no peito para aliviar dores no peito. Para congestão nasal e sinusite, beber chá de hortelã-pimenta e inalar seu vapor certamente ajuda. Usar:
- Adicione uma colher de sopa de folhas de hortelã-pimenta na água
- Ferva a água por alguns minutos.
- Adicione 1 colher de chá de mel para dar um sabor.
- Beba este chá pelo menos 2 a 3 vezes ao dia.
- Para tosse seca, massageie algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta no peito 2 a 3 vezes ao dia.
O mentol presente na hortelã-pimenta afina o muco, lubrifica o trato respiratório e ajuda a retirar o catarro seco dos pulmões.
14. Combate o mau hálito:
A hortelã-pimenta também é usada em produtos de higiene bucal, como purificadores de boca, spray para a língua e bochechos para combater o mau hálito. É ainda utilizado como agente aromatizante em balas e gomas de mascar que confere frescura ao hálito.
15. Agente Anticâncer:
A hortelã-pimenta é um potencial agente anticâncer. Ele contém álcool Perillyl, um fitonutriente que comprovadamente interrompe o crescimento de tumores pancreáticos, mamários e hepáticos. Também protege contra a formação de câncer de cólon, pele e pulmão. A vitamina C na hortelã-pimenta desempenha um papel moderado na redução do risco de câncer de cólon. A vitamina C é o principal antioxidante solúvel em água, necessário para diminuir os níveis de radicais livres que causam danos às células. O betacaroteno e outros cartenóides também reduziram o risco de desenvolver câncer retal e de cólon.
Os cartenóides também são conhecidos por aumentar a diferenciação celular e proteger as células contra produtos químicos cancerígenos que podem danificar o DNA.
16. Inibe o crescimento de bactérias e fungos:
A hortelã-pimenta contém vários óleos essenciais que ajudam a impedir o crescimento de diferentes tipos de bactérias. Essas bactérias incluem Helicobacter pylori, Salmonella enteritidis, Escherichia coli O157: H7 e Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA). Também habita o crescimento de fungos no corpo.
17. Cura doenças respiratórias:
O ácido rosmarínico da hortelã-pimenta é conhecido por ter várias ações benéficas nas doenças respiratórias, particularmente na asma. O ácido rosmarínico bloqueia a produção de produtos químicos pró-inflamatórios, como os leucotrienos, e neutraliza os radicais livres para prevenir a asma. A hortelã-pimenta também estimula o corpo a produzir prostaciclinas, uma substância que mantém as vias respiratórias abertas para facilitar a respiração. Os extratos de hortelã-pimenta também aliviam os sintomas nasais de resfriados relacionados à alergia.
18. Efeitos vasodilatadores:
A hortelã-pimenta tem efeitos vasodilatadores que ajudam na dilatação dos vasos sanguíneos contraídos para prevenir dores de cabeça e enxaqueca. Tudo que você precisa fazer é aplicar algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta na testa, têmporas e costas para reduzir a dor. Se você é sensível ao óleo de hortelã-pimenta, pode diluí-lo com óleo de coco ou azeite de oliva antes de aplicá-lo.
19. Propriedades analgésicas e antiinflamatórias:
A atividade analgésica e antiinflamatória da hortelã-pimenta também pode ajudar com dores musculares e artrite. Aplique algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta nas áreas afetadas e massageie por alguns minutos. Para músculos tensos após um treino intenso, adicione algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta a um banho de água morna para relaxar e acalmar os músculos tensos. A hortelã-pimenta também ajuda a tratar as cólicas menstruais. Beba uma xícara de chá de hortelã-pimenta 2 a 3 vezes ao dia para aliviar as dores menstruais.
20. Reduz o estresse, o desequilíbrio emocional e a ansiedade:
A hortelã-pimenta contém qualidades terapêuticas que ajudam a reduzir o estresse, o desequilíbrio emocional e a ansiedade. Tudo que você precisa fazer é acender o óleo de hortelã-pimenta em um difusor ou queimador e relaxar por cerca de 30 minutos. Inspire pelo nariz e expire pela boca enquanto inala o aroma de hortelã-pimenta e deixe seu corpo relaxar. Repita esta aromaterapia por 3 semanas para se livrar da tensão e ansiedade indesejadas.
Seleção, armazenamento e uso
- Balas de hortelã fresca e seca estão disponíveis durante todo o ano, tornando mais fácil para você comprar quando necessário.
- Folhas frescas de hortelã-pimenta são preferíveis em qualquer dia do que o seco, pois mantêm o sabor e os nutrientes intactos.
- As folhas de hortelã-pimenta fresca devem ser de cor verde vibrante e caules firmes. Não deve ter manchas marrons escuras ou amarelas.
- Se você preferir mentas secas, compre folhas de hortelã-pimenta cultivadas organicamente, pois elas garantem que não contenham pesticidas e outros produtos químicos prejudiciais.
- Você pode refrigerar os frescos trancados em uma bolsa com zíper ou uma toalha de papel.
- Folhas de hortelã fresca devem ser consumidas dentro de uma semana, enquanto a hortelã seca pode ser armazenada por alguns meses em um recipiente hermético.
- A hortelã-pimenta deve ser bem lavada antes de usar para remover areia, sujeira e pesticidas residuais.
Como incluir folhas de hortelã-pimenta?
A hortelã é usada principalmente antes de preparar receitas para manter a fragrância e o aroma intactos. É utilizado em diferentes preparações como base aromatizante em sobremesas como sorvetes e outros doces. É amplamente utilizado na preparação de chás de ervas, sopas e molhos. Folhas de hortelã também são um ótimo complemento para salada verde e para fins de guarnição.
Efeitos colaterais da hortelã-pimenta
Assim, não existem efeitos colaterais da hortelã-pimenta, mas as pessoas que sofrem de doença do reflexo gastroesofágico (DRG) devem limitar o consumo de hortelã-pimenta, pois os compostos da hortelã-pimenta tornam os músculos da parede esofágica lisos e relaxados. Isso pode agravar o refluxo. Pacientes que sofrem de azia, refluxo ácido e cálculos biliares também devem evitar hortelã-pimenta. Folhas de hortelã-pimenta não são