Índice:
- Quais são os benefícios para a saúde do suco de romã?
- 1. Ajuda no tratamento do câncer de pele
- 2. Promova a perda de peso
- 3. Benéfico durante a gravidez
- 4. Previna o câncer de cólon
- 5. Trate a doença hepática gordurosa
- 6. Limpar artérias obstruídas
- 7. Prevenir doenças cardiovasculares
- 8. Ajude a tratar a disfunção erétil
O suco de romã é usado desde a antiguidade e é conhecido por suas propriedades medicinais. É naturalmente doce e rico em antioxidantes, fibras, vitaminas, minerais e flavonóides.
A romã, cientificamente conhecida como Punica granatum L. (Punicaceae), é um arbusto de folha caduca. É nativo do Irã e é amplamente cultivado em ambos os hemisférios.
A casca da fruta da romã fica vermelha quando madura, mas geralmente não é comida. Dentro estão seus arilos que são usados para extrair o suco. Este suco tem sido recomendado para tratar várias doenças. Neste post, discutiremos os benefícios que o suco de romã oferece.
Quais são os benefícios para a saúde do suco de romã?
1. Ajuda no tratamento do câncer de pele
Vários produtos para a pele contêm romã como um dos ingredientes por seus fortes efeitos protetores sobre a pele. A fruta da romã é rica em antioxidantes e protege as células da pele do estresse oxidativo induzido pela radiação UVB (1).
A exposição ao sol e a fatores ambientais são as principais causas do câncer de pele. A radiação UVB, em particular, é conhecida por ter efeitos prejudiciais graves. A radiação UVB pode causar danos ao DNA e ao sol, irritação e inflamação (2).
Extrato de romã também foi encontrado para proteger de marcadores de fotoenvelhecimento induzidos por UVB. Pode auxiliar no tratamento do câncer de pele (3).
O extrato de romã também foi aplicado topicamente em camundongos, e os resultados sugerem que pode ajudar na prevenção do câncer de pele. No entanto, estudos mais aprofundados são necessários para confirmar os achados (4).
Além de combater o câncer de pele, o suco de romã também pode retardar os sinais de envelhecimento da pele, incluindo rugas e linhas finas (possivelmente devido ao seu teor de vitamina C).
Alguns estudos também mostram que as sementes de romã (e seu óleo) podem facilitar o reparo da pele, promovendo a regeneração da epiderme (5).
2. Promova a perda de peso
A evidência afirma que as romãs têm sido usadas em vários casos para promover a perda de peso. Isso pode ser atribuído à fibra das frutas.
Estudos também mostram que a romã e seus extratos podem desempenhar um papel na redução de gordura. Porém, mais estudos em humanos são necessários para compreender seu papel na prevenção da obesidade (6). Em estudos com ratos, as sementes e, especialmente, o extrato da folha da romã, mostraram induzir a perda de gordura. Isso pode ser um passo positivo para uma perda de peso saudável (7).
3. Benéfico durante a gravidez
O suco de romã pode reduzir as complicações da gravidez. Algumas pesquisas mostram que o suco pode reduzir o estresse oxidativo na placenta humana, que é a chave para o desfecho da gravidez (8). Mais estudos são necessários para entender o mecanismo.
4. Previna o câncer de cólon
Beber suco de romã pode reduzir os fatores de risco associados ao câncer de cólon. Os taninos, ácido elágico e punicalagina no suco de romã têm efeitos antiproliferativos nas células do cólon (9).
Os pesquisadores observaram que os elagitaninos no suco de romã também podem desempenhar um papel na prevenção do câncer de cólon (10).
Estes são os muitos benefícios do suco de romã. Sabemos que comer frutas regularmente é a chave para uma saúde ótima. Embora comer o arilo da fruta da romã possa ser um pouco pesado, beber seu suco é fácil.
O suco também pode desempenhar um papel na prevenção do câncer de pulmão (11).
5. Trate a doença hepática gordurosa
As sementes de romã reduzem o estresse oxidativo e a inflamação e, como resultado, ajudam a combater a doença do fígado gorduroso. Em estudos com ratos, o consumo regular de romãs foi descoberto para prevenir a doença hepática gordurosa não alcoólica (12).
Em outro estudo com ratos, descobriu-se que a fruta protege o fígado e outros órgãos na icterícia (13).
6. Limpar artérias obstruídas
O suco de romã é rico em antioxidantes e polifenóis. Pesquisas mostram que esses compostos orgânicos possuem propriedades antiaterogênicas (14).
A aterosclerose é uma doença que faz com que os vasos sanguíneos nas artérias se estreitem devido ao acúmulo de placas.
Um estudo mostra que o suco de romã aumenta a sintase do óxido nítrico e evita a destruição oxidativa do óxido nítrico (15). Acredita-se que isso possa ajudar a reverter as lesões da aterosclerose.
Em outra pesquisa, pacientes com aterosclerose avançada com estenose da artéria carótida, quando administrados regularmente com suco de romã durante o período do estudo, apresentaram melhora significativa nas condições de saúde (16).
7. Prevenir doenças cardiovasculares
Romã e seus poderosos componentes têm sido usados na ciência médica para aliviar a doença arterial coronariana, hipertensão e doença arterial periférica (17).
A hipertensão arterial aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Cientistas investigaram e acreditam que o suco de romã reduz o estresse nas células endoteliais das artérias coronárias (18).
As doenças cardiovasculares também podem ser causadas por medicamentos ou produtos químicos. Outros experimentos mostram que os extratos de frutas de romã oferecem proteção contra a cardiotoxicidade (19).
8. Ajude a tratar a disfunção erétil
Os antioxidantes do suco de romã reduzem o estresse oxidativo e a inflamação, que podem levar à disfunção erétil.
Em um experimento experimental, o suco de romã mostrou melhorar a disfunção erétil leve a moderada (20).
Em outro ensaio clínico, os cientistas foram capazes de determinar que os fitoquímicos no suco de romã reduzem o estresse oxidativo e sugeriram que estudos futuros podem revelar