Índice:
- 22 Benefícios para a saúde do Morning Walk
- 1. Reduz o risco de diabetes
- 2. Bom para o seu coração
- 3. Ajuda na perda de peso
- 4. Previne artrite e osteoporose
- 5. Reduz o risco de acidente vascular cerebral
- 6. Controla os níveis de colesterol
- 7. Protege contra a aterosclerose
- 8. Pode aliviar a depressão
- 9. Pode ajudar a reduzir o risco de câncer
- 10. Melhora a função cerebral
- 11. Tonifica o corpo
- 12. Reduz o risco de abortos espontâneos
- 13. Aumenta o sistema imunológico
- 14. Reduz a fadiga
- 15. Pode reduzir o risco de demência e Alzheimer
- 16. Melhora a capacidade pulmonar
- 17. Pode fazer sua pele brilhar
- 18. Pode promover cabelos saudáveis
- 19. Reduz o risco de doenças
- 20. Promove um sono reparador
- 21. Pode retardar o envelhecimento
- 22. Melhora a saúde geral
- Dicas úteis para caminhar
- Por que você deve andar de manhã?
- O que você precisa para uma caminhada matinal
- Conclusão
- perguntas frequentes
- 43 fontes
Uma caminhada de 30 minutos pela manhã pode mudar sua vida! Isso é especialmente verdadeiro se você estiver lidando com doenças relacionadas ao estilo de vida, como diabetes, obesidade, doenças cardíacas, etc. (1). Uma caminhada matinal é fácil para as articulações e para o coração, e o ar fresco da manhã pode ajudar a acalmar seus nervos, melhorar seu humor e mantê-lo com energia e otimismo pelo resto do dia. Basta comprar um par de sapatos para caminhada e passear no parque próximo. Mas por que você deve andar apenas de manhã? Bem, aqui está o que a ciência tem a dizer.
22 Benefícios para a saúde do Morning Walk
1. Reduz o risco de diabetes
O diabetes é uma das doenças relacionadas ao estilo de vida mais predominantes atualmente. Mas você pode domar esse distúrbio metabólico se caminhar de manhã.
De acordo com a pesquisa, uma caminhada matinal de 30 minutos pode ajudar a melhorar o controle do açúcar no sangue, bem como auxiliar no controle da insulina no diabetes tipo II (2). Ele permite que as células dos músculos usem mais glicose, ajuda a queimar gorduras corporais desnecessárias e também ajuda a melhorar o Índice de Massa Corporal (IMC). Isso beneficia imensamente os diabéticos.
2. Bom para o seu coração
Estudos demonstraram que caminhar todas as manhãs por cerca de 30 minutos pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Tornar as caminhadas matinais parte de sua rotina diária pode fortalecer o coração e controlar a pressão arterial (4). As caminhadas matinais também podem reduzir os níveis de triglicerídeos e prevenir a hipertensão.
3. Ajuda na perda de peso
Especialistas dizem que você pode perder peso de forma saudável sem mudar sua dieta, caminhando todos os dias, junto com outros exercícios moderados e vigorosos (5). A obesidade é uma das principais causas de doenças causadas pelo sedentarismo. Se você precisa perder peso (ou se o seu médico sugeriu), comece a andar.
Caminhar é fácil para o seu coração e você vai malhar sem se sentir exausto. Nada ajuda como uma caminhada rápida por 30 a 40 minutos. Ajuda a elevar a frequência cardíaca e a queimar calorias essenciais para a perda de peso.
Os pesquisadores também descobriram que a caminhada pode ajudar na perda de peso em pacientes obesos, reduzindo a gordura corporal geral e melhorando a flexibilidade e a força muscular (6), (7).
4. Previne artrite e osteoporose
Levar uma vida inativa tem muitos efeitos negativos no corpo, incluindo articulações rígidas. A rigidez das articulações pode ainda levar ao desenvolvimento dos sintomas de artrite.
Estudos recentes sugerem que atividades físicas moderadas e vigorosas, como caminhar cinco dias ou mais por semana, podem ajudar a aliviar a dor e a rigidez da artrite e fornecer energia (8).
Além disso, as mulheres têm tendência a perder densidade óssea e desenvolver osteoporose. A caminhada exercita suavemente as articulações e as fortalece, além de melhorar a densidade óssea (9).
5. Reduz o risco de acidente vascular cerebral
As caminhadas matinais rápidas ajudam a manter o coração forte e saudável. De acordo com pesquisa realizada pela University of South Carolina, caminhar rapidamente por meia hora cinco vezes por semana ajuda a diminuir o risco de derrames (10).
Além disso, foi demonstrado que caminhadas matinais rápidas promovem a recuperação funcional de pessoas que tiveram um AVC (11).
6. Controla os níveis de colesterol
O corpo precisa de uma certa quantidade de colesterol para manter uma saúde ótima e construir as membranas celulares. No entanto, o risco de problemas cardíacos é maior quando há excesso de lipídios no sangue, principalmente na forma de colesterol LDL.
Ao mesmo tempo, baixas quantidades de HDL também podem ser prejudiciais. Seguir um estilo de vida ativo e incluir atividades como caminhadas em seu regime é uma excelente maneira de garantir que os níveis de colesterol em seu corpo sejam regulados (12), (13).
7. Protege contra a aterosclerose
A aterosclerose é uma condição causada por artérias bloqueadas por placas ou depósitos de colesterol LDL nas paredes arteriais. O bloqueio ocorre nas paredes internas das artérias de órgãos como cérebro, rins, coração e pernas.
O fluxo sanguíneo é restrito e a circulação do sangue não ocorre de maneira adequada. Caminhadas matinais regulares podem protegê-lo dessa condição e garantir que o fluxo sanguíneo e a circulação não sejam restringidos (14), (15).
8. Pode aliviar a depressão
A depressão afeta cerca de 264 milhões de pessoas (16). Este transtorno de humor pode freqüentemente originar muitos outros transtornos em crianças e adultos. A boa notícia é que, se você puder simplesmente se levantar e sair para dar um passeio, poderá domar lentamente os demônios em sua cabeça. Isso porque, quando você caminha, as endorfinas naturais analgésicas fluem adequadamente por todo o corpo.
Pacientes com depressão descobriram que caminhar rápido todos os dias por 35 a 60 minutos mostrou uma melhora significativa em sua condição (17). Artigo publicado na Scientific American confirma que 200 minutos de caminhada por semana podem fazer você se sentir mais enérgico e positivo (18).
9. Pode ajudar a reduzir o risco de câncer
De acordo com especialistas, caminhadas matinais podem ajudar a manter diferentes tipos de câncer sob controle. Eles afirmam que muitas pessoas desenvolvem câncer devido a estilos de vida monótonos ou agitados. As caminhadas matinais proporcionam os exercícios de que você precisa, melhor imunidade e também uma lufada de ar fresco.
Vários estudos confirmaram que caminhar pode ajudar a prevenir cânceres de ovário, mama, rim e cervical (19), (20), (21). Na verdade, caminhar também pode melhorar o sono em pacientes com câncer (22).
10. Melhora a função cerebral
Você sabia que exercícios regulares, como caminhadas, podem ajudar a proteger a memória e melhorar as habilidades de pensamento (23)? As caminhadas matinais fazem mais do que apenas rejuvenescer o corpo. Eles têm o mesmo efeito positivo na mente também.
Quando você caminha, o oxigênio e o suprimento de sangue para o cérebro são acelerados, e isso, por sua vez, leva a um aumento do estado de alerta mental, função cerebral e memória (24).
Além disso, caminhar ajuda a aumentar o volume cerebral e melhora a função cerebral em indivíduos idosos (25). Faça uma caminhada regular todas as manhãs para manter seu cérebro funcionando adequadamente em todos os momentos.
De acordo com alguns estudos, mulheres com mais de 65 anos que andam regularmente são menos propensas à degeneração da memória relacionada à idade quando comparadas àquelas que não andam ou andam menos. Caminhar é uma ótima maneira de manter afastadas as doenças mentais relacionadas à idade. O risco de doenças crônicas como demência vascular pode ser reduzido para 70% com caminhadas regulares e permanência ativa (26).
11. Tonifica o corpo
Apenas perder gordura não é suficiente se você quiser ter uma aparência magra e tonificada. Caminhar é uma ótima opção para obter um corpo fabulosamente tonificado sem ter que fazer exercícios extenuantes. Uma caminhada matinal rápida pode ajudar a restaurar o tônus muscular.
Você pode tonificar as pernas, a barriga e outras partes do corpo. Caminhar diariamente também pode definir os músculos das panturrilhas, nádegas e quadríceps. Esqueça a inscrição em uma academia! Faça caminhadas matinais o seu caminho para obter um corpo perfeitamente tonificado.
12. Reduz o risco de abortos espontâneos
As grávidas podem se beneficiar enormemente com exercícios como natação e caminhadas regulares, especialmente pela manhã (27). Os níveis erráticos de hormônio causam mudanças no corpo, que podem ajudar a moderar a caminhada.
Caminhar também ajuda a prevenir o diabetes gestacional, bastante comum entre mulheres grávidas. Também oferece proteção contra as contrações uterinas, que geralmente resultam em aborto espontâneo, uma ocorrência causada por alterações hormonais no corpo.
13. Aumenta o sistema imunológico
Caminhar melhora a circulação sanguínea no corpo. Isso tem efeitos maravilhosos sobre o sistema imunológico. Também melhora o fornecimento de oxigênio por todo o corpo. Caminhar por apenas 30 minutos por dia fortalece o sistema imunológico e mantém você protegido de várias doenças e doenças graves (28).
14. Reduz a fadiga
Uma caminhada matinal rápida pode fazer você se sentir rejuvenescido e revigorado. Também pode aliviar a fadiga e aumentar seus níveis de energia, fazendo você se sentir energizado ao longo do dia. Além disso, a caminhada também pode reduzir a fadiga experimentada por pacientes com câncer (29).
Caminhar todas as manhãs dá ao seu corpo a energia de que ele precisa para passar o dia. Ajuda a aumentar a circulação sanguínea e o suprimento de oxigênio e mantém você ativo e alerta o dia todo.
As caminhadas matinais são uma ótima maneira de manter o estresse longe. O estresse pode ter um efeito adverso em seu corpo, fazendo com que você adoeça com mais facilidade e causando depressão, ansiedade, etc. Andar melhora a circulação sanguínea para o cérebro e ajuda a melhorar o humor (30). Uma caminhada matinal rápida pode fazer você se sentir mais relaxado e calmo.
15. Pode reduzir o risco de demência e Alzheimer
Segundo os pesquisadores, caminhar regularmente pode ajudar na prevenção do Alzheimer e da demência. Fazer caminhadas regulares pode reduzir o risco dessa condição em até 54%. Esse é um problema comum entre os idosos e é melhor preveni-lo precocemente (31), (32), (33). Por isso, faça das caminhadas matinais uma parte de sua rotina diária.
16. Melhora a capacidade pulmonar
O quociente de reação de oxidação nas células do seu corpo pode ser aumentado significativamente com uma caminhada. No entanto, essas reações causam uma alta demanda de oxigênio que faz com que os pulmões bombeiem oxigênio extra. Isso, por sua vez, ajuda os pulmões a melhorar sua capacidade.
Para manter seus pulmões funcionando corretamente e garantir sua saúde, é uma ótima ideia começar a fazer caminhadas rápidas por uns bons 20 minutos todas as manhãs (34).
17. Pode fazer sua pele brilhar
Os dermatologistas sugerem que qualquer exercício que melhore a circulação sanguínea dá à sua pele um brilho saudável (35). E não há melhor exercício do que caminhar.
Caminhar regularmente pode ajudar a retardar o aparecimento dos sinais de envelhecimento, como linhas finas e rugas. A circulação sanguínea adequada também evita espinhas, acne e outros problemas de pele. Com caminhadas matinais, você pode alcançar uma pele naturalmente radiante.
18. Pode promover cabelos saudáveis
Caminhar diminui a pressão arterial e o estresse, o que faz maravilhas pela saúde do seu cabelo (36), (37), (38). Promove o crescimento saudável do cabelo e também previne a queda de cabelo. Para obter um cabelo bonito e brilhante, faça questão de dar um passeio todas as manhãs.
19. Reduz o risco de doenças
As caminhadas matinais mantêm as doenças mortais afastadas. A circulação sanguínea em seu corpo é aumentada, o que ajuda a evitar doenças cardiovasculares e outras doenças potencialmente fatais (39). Caminhar também diminui o risco de síndrome metabólica (40).
20. Promove um sono reparador
O estresse que você passa todos os dias pode causar insônia. A melhor maneira de lutar contra isso é caminhar todos os dias. As caminhadas matinais ajudam a acalmar a mente e, no final do dia, você pode ter uma boa noite de sono e se sentir bem descansado ao acordar. Na verdade, se seu estilo de vida não é tão ativo e você tem dificuldade para adormecer, deve caminhar pela manhã (41).
21. Pode retardar o envelhecimento
Conforme você envelhece, as extremidades ou caudas dos cromossomos, conhecidas como telômeros, ficam mais curtas. E como o cromossomo nada mais é do que DNA, que codifica várias proteínas, o DNA mais curto significaria proteína menor. Em última análise, isso leva à perda de função e envelhecimento.
Caminhar é uma atividade física de baixa intensidade que ajuda a manter todas as funções celulares ativas e o coração saudável, além de melhorar a função cerebral e a circulação sanguínea. Como seu corpo permanece ativo, o encurtamento das extremidades dos telômeros desacelera, retardando assim seu processo de envelhecimento (42), (43).
22. Melhora a saúde geral
Nada como uma caminhada matinal todos os dias para melhorar sua saúde. Todas as partes do seu corpo se beneficiam com este exercício. Uma caminhada rápida de 30 minutos pode estender sua vida em cerca de um ano.
Dicas úteis para caminhar
- Sempre mantenha sua postura reta enquanto caminha. Isso o ajudará, especialmente se você estiver tentando tonificar seu abdômen.
- As caminhadas matinais são as melhores, pois seu corpo fica energizado e a circulação sanguínea aumenta. Você também dá ao seu corpo a oportunidade de absorver a vitamina D dos primeiros raios do sol. A vitamina D está melhor disponível entre 11h00 e 14h00.
- Se você quer perder alguns quilos a mais, uma caminhada matinal revigorante todos os dias é exatamente o que você precisa. Quando você anda rápido, você queima mais calorias.
- Evite caminhar após as refeições, pois os exercícios após uma refeição afetam o fluxo dos sucos digestivos, o que impede a decomposição adequada dos alimentos.
- É melhor não beber muita água durante caminhadas rápidas, pois pode causar danos ao sistema respiratório. Os especialistas recomendam manter o corpo hidratado antes de iniciar a caminhada ou 5 minutos depois de terminada. Mas, se você fizer longas caminhadas, manter uma garrafa de água à mão é uma boa idéia para evitar o cansaço devido à desidratação.
- Se você está apenas começando a fazer caminhadas um exercício regular, comece em um ritmo com o qual se sinta confortável e vá aumentando com o passar dos dias. Isso garante que você não exerça muito seu corpo desde o início.
Mas por que apenas caminhadas matinais? Bem, aqui está o que a ciência tem a dizer.
Por que você deve andar de manhã?
As horas da manhã têm a menor quantidade de poluição do ar. O ar fresco tem oxigênio em abundância, junto com outros gases. Quando você inala oxigênio, ele chega às células, que o utilizam para realizar todas as funções. Quando seu corpo funciona corretamente, as chances de você contrair ou desenvolver doenças diminuem.
Em segundo lugar, o ar da manhã é rico em íons negativos e o oxigênio é carregado negativamente. Quanto mais íons negativos, mais oxigênio e melhor será para você respirar o ar fresco. Esses íons negativos ou oxigênio no ar irão ajudá-lo a se sentir rejuvenescido e a ter um estado de espírito agradável (1). Na verdade, quando você vai a uma floresta ou perto de uma praia ou cachoeira, o ar fica mais fresco e fresco porque está carregado de íons negativos nesses locais. É por isso que sempre nos sentimos melhor depois de voltar das férias. Não seria incrível se você pudesse criar o hábito de caminhar pela manhã e inalar o máximo de ar fresco possível? Veja como fazer isso.
O que você precisa para uma caminhada matinal
- Um par de sapatos de caminhada
- Shorts ou leggings de compressão
- T-shirt desportiva
- Sutiã esportivo
- Elástico de cabelo
- Um sipper
- Fitband, se você quiser acompanhar seus batimentos cardíacos, passos dados, etc.
Conclusão
Uma caminhada matinal é uma forma fantástica de começar o dia. Depois que as caminhadas matinais se tornarem um hábito, você começará a se sentir melhor e a se tornar proativo. Comece hoje e caminhe em direção a uma boa saúde. Cuidar!
perguntas frequentes
Como a caminhada matinal beneficia sua pele?
Caminhar ou fazer exercícios pela manhã ajuda a melhorar a circulação. Isso, por sua vez, pode ajudar a sua pele a brilhar.
A caminhada matinal reduz a gordura da barriga?
A caminhada matinal é um bom exercício cardiovascular, mas não é muito eficaz para perder gordura da barriga. Faça esses exercícios em casa para reduzir a gordura da barriga.
Quanto tempo você deve caminhar pela manhã?
Caminhe por pelo menos 45 minutos pela manhã.
O Morning Walk é bom no inverno?
Sim, uma caminhada matinal é boa em todas as estações. Claro, não ande na chuva ou durante o inverno sem usar roupas quentes se a temperatura estiver muito baixa.
43 fontes
A Stylecraze tem diretrizes rígidas de abastecimento e depende de estudos revisados por pares, instituições de pesquisa acadêmica e associações médicas. Evitamos usar referências terciárias. Você pode aprender mais sobre como garantimos que nosso conteúdo seja preciso e atualizado lendo nossa política editorial.- A importância de caminhar para a saúde pública, Medicina e Ciência no Esporte e Exercício, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18562968
- Caminhando: Um Passo na Direção Certa, National Institutes of Diabetes, Digestive and Kidney Diseases, National Institutes of Health.
www.niddk.nih.gov/health-information/weight-management/walking-step-right-direction?dkrd=hispt0933
- Walking, American Heart Association.
www.heart.org/en/healthy-living/fitness/walking#.WZPjFXV948o
- SEU GUIA PARA A Atividade Física e Seu Coração, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.nhlbi.nih.gov/files/docs/public/heart/phy_active.pdf
- Atividade física para um peso saudável, centros de controle e prevenção de doenças.
www.cdc.gov/healthyweight/physical_activity/index.html?s_cid=govD_dnpao_006
- Efeitos de um programa de exercícios de caminhada para indivíduos obesos com deficiência intelectual hospedados em uma instituição residencial, Journal of Physical Therapy Science, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4842440/
- Programas de caminhada para promover a perda de peso entre indivíduos obesos e com sobrepeso: Ônibus a pé para adultos, Saúde Pública, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4754299/
- Artrite, Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
www.cdc.gov/arthritis/basics/faqs.htm
- Andar está relacionado à densidade óssea e às taxas de perda óssea, The American Journal of Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8304358
- 7 coisas que você pode fazer para prevenir um derrame, Harvard Medical School.
www.health.harvard.edu/womens-health/8-things-you-can-do-to-prevent-a-stroke
- A caminhada rápida pode promover a recuperação funcional em pacientes com AVC crônico, Journal of Rehabilitation Medicine, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23974944
- Uso reduzido de medicamentos para diabetes, hipertensão e colesterol com caminhada, medicina e ciência em esportes e exercícios, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3640497/
- Caminhada vs corrida para redução do risco de hipertensão, colesterol e diabetes, Arteriosclerose, Trombose e Biologia Vascular, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Instituto Nacional de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4067492/
- O que você pode fazer para prevenir a aterosclerose, University of Rochester Medical Center.
www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?ContentTypeID=1&ContentID=1583
- Caminhando - os primeiros passos na prevenção de doenças cardiovasculares, Current Opinion in Cardiology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3098122/
- Depressão, Organização Mundial da Saúde.
www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/depression
- O exercício é um tratamento totalmente natural para combater a depressão, Harvard Medical School.
www.health.harvard.edu/mind-and-mood/exercise-is-an-all-natural-treatment-to-fight-depression
- Caminhar regularmente pode ajudar a aliviar a depressão, Scientific American.
www.scientificamerican.com/article/regular-walking-can-help-ease-depression/
- O papel da atividade física na prevenção, tratamento, recuperação e sobrevivência do câncer, Oncologia, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23909073
- Atividade física e prevenção do câncer ginecológico, Resultados recentes na pesquisa do câncer. Fortschritte der Krebsforschung. Progrès dans les recherches sur le cancer, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21113764
- Risco reduzido de câncer de rim incidente decorrente de caminhada e corrida, Medicina e Ciência em Esportes e Exercícios, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4067489/
- Caminhar melhora o sono em indivíduos com câncer: uma meta-análise de ensaios clínicos randomizados, Oncology Nursing Forum, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25806892
- O exercício regular muda o cérebro para melhorar a memória, as habilidades de pensamento, Harvard Medical School.
www.health.harvard.edu/blog/regular-exercise-changes-brain-improve-memory-thinking-skills-201404097110
- Pensando, Andando, Falando: Função Integratória Motora e Cognitiva do Cérebro, Fronteiras em Saúde Pública, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4879139/
- The Influence of Exercise on Cognitive Abilities, Comprehensive Physiology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3951958/
- A prevenção e o tratamento do declínio cognitivo e da demência: uma visão geral das pesquisas recentes sobre tratamentos experimentais, Indian Journal of Psychiatry, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2738400/
- Aborto espontâneo, NHS.
www.nhs.uk/conditions/miscarriage/prevention/
- Resposta imunológica a uma caminhada de 30 minutos, Medicine and Science in Sports and Exercise, US National Library of Medicine, National Institutes of Health
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15632669
- O exercício de intensidade moderada reduz a fadiga e melhora a mobilidade em sobreviventes do câncer: uma revisão sistemática e meta-regressão, Journal of Physiotherapy, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26996098
- Exercício para Saúde Mental, companheiro de cuidados primários do Journal of Clinical Psychiatry, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1470658/
- Efeitos protetores do exercício físico na doença de Alzheimer e na doença de Parkinson: uma revisão narrativa, Journal of Clinical Neurology, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4507374/
- A atividade física reduz a atrofia do hipocampo em idosos com risco genético de doença de Alzheimer, Frontiers in Aging Neuroscience, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4005962/
- 8 dicas para pulmões saudáveis, pressa.
www.rush.edu/health-wellness/discover-health/8-tips-healthy-lungs
- Mudanças no controle do fluxo sanguíneo cutâneo com o treinamento físico: onde se encaixam as adaptações vasculares cutâneas? Fisiologia Experimental, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3754812/
- Caminhada e hipertensão: maiores reduções em indivíduos com pressão arterial sistólica basal mais alta após seis meses de caminhada guiada, PeerJ, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6119598/
- Benefícios psicológicos de caminhar por áreas florestais, International Journal of Environmental Research and Public Health, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30544682
- Cabelo e estresse: Um estudo piloto da alteração do equilíbrio do cabelo e das citocinas em mulheres jovens saudáveis sob grande estresse em exames, PloS One, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5397031/
- Caminhada para a prevenção de doenças cardiovasculares em homens e mulheres: uma revisão sistemática de estudos observacionais, Avaliações de obesidade, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2782938/
- Relação entre o tempo de caminhada diária usual e a síndrome metabólica, Nigerian Medical Journal, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4071659/
- A qualidade subjetiva do sono melhora com uma intervenção de caminhada? Um estudo do mundo real em um local de trabalho japonês, BMJ Open, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27797982
- Relação entre o nível de atividade física, comprimento do telômero e atividade da telomerase, medicina e ciência em esportes e exercício, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2581416/
- Envelhecimento, Atividade Física e Prevenção de Doenças, Journal of Aging Research, US National Library of Medicine, National Institutes of Health.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3124955/
- Caminhando para a saúde, Medicina do Esporte, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, Institutos Nacionais de Saúde.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9181668