Índice:
- Tipos de abóbora
- Benefícios para a saúde da abóbora
- 1. Benéfico para o coração
- 2. Bom para perda de peso
- 3. Previne o câncer
- 4. Ossos saudáveis
- 5. Saúde ocular
- 6. Bom para a saúde do cólon
- 7. Mantém a saúde da próstata
- 8. Reduz os sintomas de TPM
- 9. Aumenta o sistema imunológico
- 10. Rico em vitaminas
- 11. Contagem de baixas calorias
- 12. Previne a constipação
- 13. Fonte Vegetal De Proteína
- 14. Fornece um impulso para a digestão
- 15. Ajuda a combater a diabetes
- 16. Regula a pressão arterial
- 17. Benefícios antioxidantes
- 18. Reduz os níveis de colesterol
- 19. Prevenção da Asma
- 20. Melhoria na contração muscular e no transporte dos impulsos nervosos
- Benefícios para a pele da abóbora
- 21. Mantém a pele saudável
- 22. Previne o envelhecimento da pele
- Benefícios para o cabelo da abóbora
- 23. Promove o crescimento do cabelo
- Dicas para cozinhar / uso
- Você vai precisar
- Como fazer
- Valores nutricionais da abóbora
Embora a abóbora seja basicamente um vegetal do ponto de vista botânico, geralmente são consideradas frutas, pois contêm as sementes da planta. As abóboras pertencem a uma das quatro variedades da família de vegetais Cucurbitaceae. Esses vegetais carnudos são protegidos por uma casca. Diz-se que se originou há cerca de 7500 anos no México e na América Central. Existem muitos tipos de abóbora.
Tipos de abóbora
1. Abóbora de verão: esta variedade é menos madura e menor em tamanho, e deve ser consumida antes. Existem geralmente quatro tipos de abobrinha, caipira, abobrinha (verde e amarela), pescoço reto e vieira (pattypan). Possuem pele fina comestível e polpa tenra com alto teor de água e sabor doce e suave. Suas sementes macias são ricas em vitaminas A e C e niacina. Os melhores são pequenos em tamanho (cerca de 4 a 6 onças cada) com pele livre de manchas. Eles devem ser refrigerados em um saco plástico por no máximo cinco dias.
2. Winter Squash: Ao contrário do seu nome, a winter squash é uma cultura de clima quente. O nome foi derivado porque eles podem ser armazenados durante todo o inverno. Os tipos comuns de abóbora incluem espaguete, bolota e abóboras. As abóboras de inverno são mais maduras e podem ser armazenadas e podem ser utilizadas posteriormente. Eles têm sementes e cascas duras e grossas e um alto teor de vitaminas A e C, ferro e riboflavina. Eles têm uma carne mais firme e sua pele não é comestível. Portanto, eles devem ser descascados antes de cozinhar. Eles consomem mais tempo para serem cozidos. Os melhores são aqueles que são pesados e têm uma pele dura, de cor profunda e sem manchas. Eles podem ser armazenados sem refrigeração em um local fresco e escuro por um mês.
As abóboras de verão e de inverno são extremamente versáteis. Eles são uma escolha saudável para substituir alimentos ricos em calorias e colesterol. A abóbora pode ser um bom substituto de baixa caloria para a massa. Da mesma forma, fatias finas de abóbora podem ser adicionadas a sanduíches ou polvilhadas em saladas. Esses vegetais também podem ser purificados para fazer uma sopa de abóbora altamente nutritiva e deliciosa. A abóbora pode ser assada no forno com xarope de bordo. Sobremesas como pudim de abóbora também podem ser preparadas com abóbora.
3. Bolota: Com um interior úmido, carnudo, fibroso, amarelo alaranjado e uma casca estriada, verde-escura, dura e comestível, esta abóbora justifica o seu nome pela sua estrutura pequena semelhante a uma bolota e é a abóbora mais comum ao longo do ano.
4. Manteiga: Esta abóbora em forma de sino, de pés longos, pele fina e cor de caramelo com um interior denso e cremoso é uma das variedades mais apreciadas de abóbora de inverno e tem o maior teor de vitamina A e C em comparação para outras abóboras.
5. Hubbard: Hubbard Squash é a maior variedade de abóbora de inverno que tem uma pele dura de cor laranja a cinza escuro e uma polpa de cor amarela doce e saborosa no interior. É açucarado e ideal para recheio de tortas e purês.
6. Abóbora: Uma casca tingida de laranja brilhante e uma polpa doce e densa de laranja clara, esta abóbora saborosa e saudável pesa de 2 a 8 libras e é usada para fazer recheios de tortas, ketchup, etc.
7. Espaguete: Esta é uma abóbora oval, de cor amarela, polpa fibrosa e de sabor suave. A carne quando cozida separa-se em fios que parecem esparguete e, portanto, justifica o nome desta abóbora.
8. Abobrinha: Abobrinha ou abobrinha é uma abóbora de cor verde clara ou escura, altamente nutritiva, que é tratada como um vegetal e é um ingrediente em muitos pratos saborosos.
9. Patty Pan: Patty pan Squash ou abóbora amarela é uma abóbora pequena, circular e de formato raso com bordas recortadas ou curvas e uma cobertura de cor verde, branca ou amarela. É um depósito de vitaminas e minerais essenciais que proporcionam inúmeros benefícios à saúde quando consumidos.
10. Delicata: Abóbora Delicata, Abóbora Boêmia, Abóbora de amendoim ou Abóbora-doce, esta variedade de abóbora oblonga com sua tonalidade limão e com listras verdes alaranjadas, capa externa comestível e polpa interna macia, cremosa e com sabor de batata doce, tornam-na uma escolha para rechear e assar. Esta pertence à família da abóbora de verão, mas alguns a consideram uma abóbora de inverno.
11. Crookneck amarelo: esta abóbora tem um 'pescoço torto' ou uma extremidade do caule curvo e uma pele e polpa amarelas. Esta é uma das abóboras de verão mais populares.
12. Tromboncino: Uma planta relíquia de família da Ligúria com um pé de comprimento, de cor verde claro, também conhecida como zuchetta, tem maior propriedade de resistência a pragas em comparação com outras abóboras. Seu crescimento é mais lento do que outras abóboras, mas continua popular na Itália e no exterior.
Benefícios para a saúde da abóbora
A abóbora é um vegetal rico em nutrientes. A abóbora geralmente tem maior teor de água do que as variedades mais densas de abóbora. Portanto, a abóbora é considerada mais nutritiva. No entanto, ambas as variedades de abóbora oferecem vários benefícios à saúde.
1. Benéfico para o coração
A abóbora amarela pode reduzir o risco de doenças cardíacas, pois contém gordura insignificante e quase nenhum colesterol. Também contém magnésio, que demonstrou reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame. O magnésio junto com o potássio ajuda a reduzir a pressão arterial elevada, enquanto os níveis de vitamina C e beta-caroteno ajudam a prevenir a oxidação do colesterol. Esses nutrientes diminuem o desenvolvimento da aterosclerose, evitando o acúmulo de colesterol oxidado nas paredes dos vasos sanguíneos.
A vitamina folato presente na abóbora amarela ajuda a remover o subproduto do metabolismo prejudicial à saúde chamado homocisteína, responsável pelo ataque cardíaco e derrame. Além disso, a abóbora amarela é particularmente rica em ácido fólico, que reduz os níveis de colesterol. Assim, reduz o risco de aterosclerose e doenças cardíacas.
2. Bom para perda de peso
A abóbora para perda de peso é uma escolha muito boa, pois não contém gordura e tem poucas calorias. Uma xícara de abóbora amarela contém cerca de 36 calorias, 7 gramas de carboidratos, 1 grama de proteína e menos de 1 grama de gordura, além de ser livre de colesterol. Ele obtém suas poucas calorias de seu conteúdo de carboidratos, que também é bastante baixo. Portanto, se você quiser perder peso, pode facilmente substituir vegetais com alto teor calórico, como batata e milho, por abóbora amarela.
3. Previne o câncer
A abóbora tem alto teor de antioxidantes que auxiliam na eliminação dos radicais livres do organismo. Os altos níveis de beta-caroteno fornecem proteção contra poluentes e produtos químicos que podem levar ao câncer. É também uma fonte rica em vitamina C, que previne o envelhecimento prematuro e o câncer, além de inibir a divisão celular. Ele também contém vitamina A, que fornece proteção contra câncer de pulmão e cavidade oral.
4. Ossos saudáveis
A abóbora amarela contém quantidades abundantes de manganês e vitamina C. O manganês ajuda a manter uma estrutura óssea saudável, absorção de cálcio, criação de enzimas e construção óssea, bem como melhora a densidade mineral da coluna vertebral. A vitamina C está envolvida na produção de colágeno, que é vital para a construção da massa óssea. O magnésio também contribui para a saúde das articulações e dos ossos. Outros minerais da abóbora, como ferro, folato, zinco e fósforo, contribuem para a saúde mineral dos ossos e fornecem proteção contra a osteoporose.
5. Saúde ocular
A abóbora contém grandes quantidades de beta-caroteno e luteína. A luteína dietética desempenha um papel importante na prevenção do aparecimento de cataratas e degeneração macular, que frequentemente leva à cegueira. Uma xícara de abóbora contém cerca de 135 miligramas de beta-caroteno e 2.400 microgramas de luteína. Os carotenóides encontrados na abóbora também reduzem o risco de degeneração macular.
6. Bom para a saúde do cólon
O abundante conteúdo de fibra na abóbora amarela a torna benéfica para a saúde do cólon. A fibra ajuda na excreção de toxinas do corpo e mantém a saúde do cólon, evitando a constipação. Uma xícara de abóbora amarela fornece cerca de 2,52 gramas de fibra.
7. Mantém a saúde da próstata
A abóbora amarela é eficaz no alívio dos sintomas de uma doença chamada hipertrofia benigna da próstata ou HBP. Esta doença é caracterizada por um aumento problemático da próstata, que causa dificuldades nas funções urinária e sexual.
8. Reduz os sintomas de TPM
A abóbora é uma boa fonte de manganês. Um estudo provou que as mulheres que consumiam grandes quantidades desse mineral como parte de sua dieta diária sofriam de menos alterações de humor e cólicas do que outras. Portanto, comer abóbora é uma ótima maneira de aumentar a ingestão de magnésio.
9. Aumenta o sistema imunológico
A vitamina C na abóbora estimula o sistema imunológico, prevenindo resfriados e combatendo alergias. As cascas de algumas variedades de abóbora são uma rica fonte de fibras, que auxiliam na digestão adequada e podem prevenir muitos tipos de doenças. Portanto, você deve considerar comer a casca ou a casca junto com a abóbora para aproveitar esses benefícios.
10. Rico em vitaminas
A abóbora é especialmente rica em vitaminas como vitamina C, vitamina A e outros minerais como magnésio, folato, cobre, riboflavina e fósforo. Possui alta concentração de carotenóides, como o beta-caroteno. A abóbora também contém uma grande quantidade de potássio e manganês, que ajudam a equilibrar os fluidos e processar a glicose. A abóbora também é rica em outros nutrientes essenciais, como fibra alimentar.
11. Contagem de baixas calorias
As abóboras de verão têm poucas calorias. O conteúdo de carboidratos também é bastante baixo. Além disso, não contém colesterol. Portanto, se você está procurando entrar em forma, a abóbora é a melhor escolha para você.
12. Previne a constipação
O alto teor de fibras não só promove a saúde do cólon, mas também evita a constipação. Portanto, se você está sofrendo de constipação, coma um pouco de abóbora.
13. Fonte Vegetal De Proteína
Muitas pessoas recorrem à carne animal para atender às necessidades de proteína de seu corpo. No entanto, com a carne animal, você costuma engordar. A abóbora pode servir como fonte vegetal de proteína. Embora seu teor de proteína não seja muito alto, você pode comê-lo para complementar sua ingestão geral de proteínas.
14. Fornece um impulso para a digestão
Os médicos recomendam que você consuma muitos alimentos ricos em fibras para aumentar o processo de digestão do corpo (1). A abóbora contém boas quantidades de fibra dietética e você pode incluí-la em sua dieta para facilitar os movimentos intestinais. Seu consumo pode ajudar a aliviar os sintomas de problemas relacionados à digestão e condições como constipação e distensão abdominal.
15. Ajuda a combater a diabetes
A fibra dietética neste vegetal também ajuda a combater os níveis elevados de açúcar no sangue. Dessa forma, pode ajudar a resistir ao aparecimento de diabetes.
16. Regula a pressão arterial
Este vegetal é rico em potássio (2). A ingestão deste mineral pode ajudar no relaxamento dos vasos sanguíneos e artérias. Ele efetivamente reduz a pressão arterial elevada. O potássio também é necessário pelo corpo para o equilíbrio de fluidos nos tecidos e células.
O vegetal também contém magnésio, e este mineral auxilia essencialmente na absorção do potássio. Ele contém zinco, que também desempenha um papel na manutenção da pressão arterial normal no corpo humano.
17. Benefícios antioxidantes
A abóbora é rica em antioxidantes como beta-caroteno e vitamina C (3). Isso ajuda o corpo a combater os efeitos prejudiciais dos radicais livres. Portanto, você pode combater os sinais de envelhecimento da pele e outros distúrbios cognitivos desencadeados pela exposição aos radicais livres.
18. Reduz os níveis de colesterol
O fato de a abóbora ser rica em fibras é uma indicação clara de que ela pode reduzir e manter seus níveis de colesterol. O colesterol é uma das razões para doenças cardiovasculares e derrames. Portanto, você pode controlar melhor seus níveis de colesterol se comer abóbora com regularidade (4).
19. Prevenção da Asma
O beta-caroteno é um antioxidante. Este antioxidante está presente em níveis elevados na abóbora. Estudos descobriram que pessoas que ingerem muito beta-caroteno têm menor risco de desenvolver asma (5). Então, agora você sabe que este delicioso vegetal laranja pode prevenir o aparecimento de asma em você ou em seus entes queridos.
20. Melhoria na contração muscular e no transporte dos impulsos nervosos
A abóbora contém três eletrólitos muito importantes: cálcio, potássio e magnésio. Esses eletrólitos auxiliam na contração dos músculos e também auxiliam na estimulação dos impulsos nervosos. Esses minerais ajudam muito se você sofre de cãibras musculares (6). O potássio ajuda a iniciar os impulsos elétricos que ajudam a regular os batimentos cardíacos, enquanto em conjunto com o sódio ajuda a estimular a contração muscular. Por outro lado, o magnésio é conhecido por relaxar os músculos do coração, enquanto o cálcio é responsável por sua contração.
Benefícios para a pele da abóbora
Todos nós desejamos ter uma pele brilhante e impecável. No entanto, as pressões da vida moderna têm seu próprio efeito na pele, causando vários problemas de pele. Esses problemas podem ser atribuídos a vários fatores, como exposição aos raios ultravioleta e produtos químicos prejudiciais, estilo de vida pouco saudável, doenças prolongadas, etc. Uma dieta equilibrada ajuda muito a fornecer certos nutrientes vitais que podem manter sua pele saudável. Os vegetais, em geral, são bons para a pele e a abóbora é um deles. Por ser rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, a abóbora é bastante benéfica para a pele.
21. Mantém a pele saudável
Como afirmado anteriormente, a abóbora é uma excelente fonte de vitamina A. Ela contém beta-caroteno que é convertido em vitamina A no corpo. Sendo um poderoso antioxidante, a vitamina A é necessária para manter a saúde e integridade adequadas da pele.
22. Previne o envelhecimento da pele
Um dos benefícios essenciais da abóbora inclui proteção contra os efeitos prejudiciais da exposição ao sol e prevenção da desidratação. Além disso, contém altos níveis de vitamina C, que combate os radicais livres no corpo, prevenindo os sinais de envelhecimento como linhas finas, rugas e pigmentação. O consumo regular de abóbora mantém a pele hidratada.
Benefícios para o cabelo da abóbora
Problemas de cabelo são comuns hoje em dia e são causados por vários fatores. Alguns desses fatores incluem exposição a produtos químicos agressivos, deficiência de nutrientes vitais e doenças prolongadas. Isso pode causar problemas como perda de cabelo, caspa, desbaste e envelhecimento prematuro. Certos vegetais são responsáveis por estimular o crescimento do cabelo, e a abóbora é um deles.
23. Promove o crescimento do cabelo
Como afirmado anteriormente, a abóbora é uma fonte rica de beta-caroteno, uma forma segura e não tóxica de vitamina A. Esse pigmento é vital para formar e manter o cabelo saudável. Previne a quebra do cabelo e promove o crescimento ideal. Assim, tornar a abóbora parte de sua dieta é uma ótima maneira de manter uma juba saudável.
Dicas para cozinhar / uso
Receita de abóbora grelhada na frigideira
Se você ainda não consegue cozinhar abóbora, experimente esta receita extremamente simples, mas maravilhosamente saborosa:
Você vai precisar
- Azeite (1 ½ colher de chá)
- Alho, um cravo picado
- Sal (¼ colheres de chá)
- Pimenta Preta (¼ colheres de chá)
- Cebolas picadas (2 cebolas médias)
- Manjericão fresco picado (uma xícara pequena)
- Abóboras de verão (2, cortadas em fatias diagonais de 1 polegada)
Como fazer
1. Aqueça uma frigideira em fogo médio. Quando a frigideira estiver quente, adicione a fatia de abóbora, cebola e dente de alho picado.
2. Cozinhe a mistura até que as fatias fiquem douradas.
3. Agora adicione o sal e a pimenta.
4. Deixe a mistura cozinhar por 2 minutos e desligue o fogo.
5. Coloque em uma tigela e divirta-se.
Valores nutricionais da abóbora
Tanto a abóbora quanto a abóbora se enquadram na categoria de vegetais altamente nutritivos. A abóbora tem maior teor de água. Por outro lado, a abóbora contém mais nutrientes. A abóbora geralmente contém uma concentração maior de beta-caroteno e luteína. Ambas as variedades de abóbora contêm traços de vitaminas B, bem como doses saudáveis de cálcio, ferro, magnésio e potássio. A casca da abóbora é rica em beta-caroteno. O perfil nutricional deste vegetal é explicado a seguir.
Abóbora butternut ( Cucurbita moschata ), fresca, valor nutritivo por 100 g. (Fonte: banco de dados nacional de nutrientes do USDA) | ||
---|---|---|
Princípio | Valor nutritivo | Porcentagem de RDA |
Energia | 45 kcal | 2% |
Carboidratos | 11,69 g | 9% |
Proteína | 1,0 g | 2% |
Gordura total | 0,1 g | 0,5% |
Colesterol | 0 mg | 0% |
Fibra Alimentar | 2 g | 5% |
Vitaminas | ||
Folatos | 27 µg | 7% |
Niacina | 1.200 mg | 8% |
Ácido pantotênico | 0,400 mg | 8% |
Piridoxina | 0,154 mg | 12% |
Riboflavina | 0,020 mg | 2% |
Tiamina | 0,100 mg | 8% |
Vitamina A | 10630 IU | 354% |
Vitamina C | 21 mg | 35% |
Vitamina E | 1,44 mg | 10% |
Vitamina K | 1,1 µg | 1% |
Eletrólitos | ||
Sódio | 4 mg | 0,5% |
Potássio | 352 mg | 7% |
Minerais | ||
Cálcio | 48 mg | 5% |
Cobre | 0,072 mg | 8% |
Ferro | 0,70 mg | 9% |
Magnésio | 34 mg | 9% |
Manganês | 0,202 mg | 1% |
Fósforo | 33 mg | 5% |
Selênio | 0,5 µg | <1% |
Zinco | 0,15 mg | 1% |
Fito-nutrientes | ||
Caroteno-α | 834 µg | - |
Caroteno-ß | 4226 µg | - |
Cripto-xantina-ß | 3471 µg | - |
Luteína-zeaxantina | 0 µg | - |
Vitaminas: as abóboras são excelentes fontes de vitamina A e uma excelente fonte de vitamina C. Os carotenóides, particularmente o beta-caroteno, são as principais fontes dessas vitaminas. A abóbora tem os níveis mais elevados de vitamina A, com 100 gramas fornecendo 10630 unidades internacionais (UI) dessa vitamina, o que equivale a 354% de