Índice:
- Tudo que você precisa saber sobre o colesterol:
- 1. Salmão selvagem:
- 2. Cavala:
- 3. Atum:
- 4. Halibut:
- 5. Vinho Tinto:
- 6. Azeite:
- 7. Óleo de canola:
- 8. Abacate:
- 9. Couves de Bruxelas:
- 10. Laranjas:
- 11. Feijão Lima:
- 12. Nozes:
- 13. Amêndoas:
- 14. Avelãs:
- 15. Amendoim:
- 16. Pistache:
- 17. Chocolate Amargo:
- 18. Chá verde ou chá preto:
- 19. Arroz Integral:
- 20. Soja:
- 21. Feijão:
Você tem colesterol ruim? Isso o deixa apreensivo com a sua saúde? O colesterol ruim é um problema comum entre a maioria de nós e, se não for cuidado no momento certo, pode causar complicações.
Então, como você pode aumentar os níveis de colesterol bom em seu corpo? Quais são os principais alimentos com colesterol bom (HDL)? Leia este post para saber mais sobre o colesterol e os alimentos que você deve consumir para se manter saudável!
Tudo que você precisa saber sobre o colesterol:
O que é o colesterol HDL? Nosso corpo é responsável pela produção de dois tipos diferentes de colesterol. Eles são conhecidos como HDL e LDL. HDL também é chamada de lipoproteína de alta densidade. Eles são considerados bons e saudáveis. O HDL ajuda a transportar o colesterol para longe do corpo e o transfere direto para o fígado. Desta forma, prevenirá todos os tipos de doenças cardíacas. As lipoproteínas de baixa densidade, por outro lado, se acumulam dentro das artérias e afetam o cérebro e o coração. HDL baixo e LDL alto geralmente tornam você propenso a doenças cardiovasculares.
Agora chegamos aos principais alimentos que você deve adicionar aos seus planos de refeição para garantir que os níveis de HDL sejam altos o suficiente!
1. Salmão selvagem:
Wild Salmon é ótimo para o seu coração. Ele contém ácidos graxos ômega 3, que são ricos em colesterol HDL (1). Seria aconselhável comer pelo menos duas a três porções de salmão selvagem por semana. No entanto, é preciso lembrar que nem todos os nutrientes são absorvidos durante o período de digestão. Obtenha os nutrientes dos alimentos integrais para que todos possam ser absorvidos.
2. Cavala:
Outro prato que contém colesterol HDL em abundância é a cavala. Adicionar este prato às suas refeições diárias por semana pode reduzir ataques cardíacos ou doenças relacionadas ao coração. Contém ácidos graxos ômega 3 que auxiliam no aumento do colesterol bom (2). Também ajuda a diminuir a gordura no sangue.
3. Atum:
O atum ou atum voador certamente pode ser considerado um alimento de colesterol HDL. Isso não apenas melhorará sua saúde cardiovascular, mas também reduzirá a pressão arterial (3). As chances de desenvolver coágulos também são reduzidas com a ajuda do atum. Você sempre pode assar ou grelhar o atum para evitar gorduras prejudiciais à saúde.
4. Halibut:
O Halibut é outro peixe que protege o seu coração! A American Health Association também recomenda comer esse peixe até três vezes por semana (4). Se não gosta deste peixe, por precaução, pode experimentar outros como a sardinha ou a truta do lago. Outra alternativa seria suplementos de óleo de peixe.
5. Vinho Tinto:
6. Azeite:
O azeite de oliva é rico em antioxidantes que aumentam os níveis de HDL e reduzem os níveis de LDL (6). Se você usar azeite de oliva, em vez de manteiga ou spray de cozinha, verá uma mudança definitiva na saúde do seu coração. Adicione um pouco de vinagre para fazer um bom molho para salada. No entanto, tenha cuidado! Você não quer usar muito disso. É rico em calorias.
7. Óleo de canola:
A canola é um óleo vegetal de base líquida que contém gorduras monossaturadas que reduzem o colesterol ruim ao longo do tempo (7). É aconselhável usar óleo de canola em vez de manteiga, pois é rico em gorduras saturadas e prejudiciais à saúde. Você pode usar o óleo para temperar uma salada caseira saudável ou vegetais assados no almoço.
8. Abacate:
O abacate é uma fruta cheia de gorduras monossaturadas (8). É um dos melhores alimentos de colesterol HDL! Você pode adicionar abacates fatiados à sua salada de frutas ou simplesmente espalhar em todo o seu sanduíche. Usá-lo em vez de maionese ou manteiga é a melhor alternativa a qualquer momento. Em última análise, isso ajudará a reduzir o colesterol ruim.
9. Couves de Bruxelas:
Outro alimento saudável que você pode adicionar à sua dieta para aumentar o colesterol bom são as couves de Bruxelas. Ele reduz o colesterol LDL, bloqueando-o completamente. Mesmo as gorduras são impedidas de serem absorvidas pela corrente sanguínea (9). É uma fibra solúvel, considerada a melhor para bons níveis de colesterol.
10. Laranjas:
A laranja, assim como outras frutas, contém antioxidantes que protegem o coração contra doenças cardíacas (10). Um adulto médio deve comer pelo menos 20 gramas de laranja ou qualquer outro vegetal / fruta por dia para ter um colesterol HDL mais alto.
11. Feijão Lima:
O feijão-de-lima também é algo que você definitivamente deveria experimentar! Ele reduz o LDL e melhora sua saúde cardiovascular ao longo do tempo. O feijão-de-lima pode ser cozido com alguns outros vegetais, como cenoura e pimentão, ou simplesmente adicionado a uma salada de vegetais. Simplesmente fazendo uma pequena mudança em sua dieta, você encherá seu estômago, limpará seu cólon e dará ao seu corpo a dosagem regular de fibra dietética necessária para reduzir o colesterol (11).
12. Nozes:
As nozes são cheias de ácidos graxos poliinsaturados que mantêm os vasos sanguíneos saudáveis (12). No entanto, é aconselhável comer nozes com moderação, porque são ricas em calorias e podem fazer engordar! Portanto, certifique-se de que as nozes que você está comendo estejam cobertas com açúcar, sal ou algum molho pesado.
13. Amêndoas:
Comer um punhado de amêndoas todos os dias pode reduzir o risco de doenças relacionadas ao coração. Eles estão cheios de proteínas que superam a flacidez e mantém o estômago cheio. As amêndoas são obrigatórias para uma dieta saudável. Eles contêm vitamina E em abundância, o que reduz o desenvolvimento de placas nas artérias (13).
14. Avelãs:
As avelãs estão cheias de ácidos graxos ômega 3 que controlam o ritmo cardíaco perigoso (14). Também contém fibras que previnem a diabetes e fazem com que coma menos. Isso ocorre porque um pouquinho de avelã pode encher você! As avelãs também são uma grande fonte de gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas, consideradas ideais para um bom coração e um melhor estilo de vida!
15. Amendoim:
O amendoim contém L-arginina em abundância. Além disso, melhora a saúde de suas artérias, aumentando sua flexibilidade e reduz as chances de coágulos sanguíneos (15). Também regula o fluxo sanguíneo.
16. Pistache:
Adicionar algumas nozes de pistache também seria útil para o seu corpo! Contém esteróis vegetais, substância que pode controlar os níveis de colesterol (16). Na verdade, os esteróis vegetais foram adicionados a vários outros produtos, como o suco de laranja, devido aos incríveis benefícios à saúde que tem a oferecer.
17. Chocolate Amargo:
Veja isso como uma oportunidade para se deliciar com algo delicioso. Se você secretamente desejou chocolate amargo e procurou oportunidades de devorá-lo, esta seção o surpreenderá! O chocolate amargo é surpreendentemente ótimo para reduzir o colesterol ruim. Em outras palavras, é um ótimo alimento HDL. Ele contém antioxidantes e flavonóides que fazem maravilhas para o seu coração (17). No entanto, é melhor comer com moderação porque o consumo excessivo de chocolate amargo só leva ao ganho de peso.
18. Chá verde ou chá preto:
O chá verde e o chá preto estão cheios de antioxidantes que reduzem os níveis de colesterol. Tomar três xícaras de chá verde ou preto por dia não só proporcionará uma melhor saúde cardiovascular, mas também promoverá uma melhor forma e pele. Muitas vezes, essas bebidas têm sido usadas para perda de peso, redução da pressão arterial e controle do diabetes (18). No entanto, certifique-se de não adicionar açúcar ou creme às suas bebidas quentes! Eles simplesmente estragam todo o propósito!
19. Arroz Integral:
O arroz integral também é considerado um dos melhores itens de grãos integrais que reduzem o colesterol ruim. Também reduz a absorção do colesterol na corrente sanguínea (19). Use arroz integral em vez de branco para ver uma rápida mudança em sua saúde. Também reduz o estresse, torna-o menos propenso a diabetes e ajuda a perder peso.
20. Soja:
Um pouco de frito, tofu ou leite de soja como lanche pode definitivamente ajudar a reduzir os níveis elevados de colesterol. É naturalmente livre de colesterol e contém ácidos graxos ômega 3, que são ótimos para o sistema cardiovascular. Porém, de acordo com o Dr. James Beckerman, MD de Portland, o leite de soja pode ajudá-lo, mas não o suficiente, por isso é necessário adicionar alguns outros alimentos integrais à sua dieta também (20).
21. Feijão:
O feijão vermelho é o melhor quando se trata de reduzir o colesterol. Estas lentilhas em forma de rim de pele vermelha escura