Índice:
- Como o óleo de cedro é extraído? O que o torna benéfico para sua saúde?
- Benefícios do óleo essencial de cedro
- 1. Induz o sono e alivia a depressão
- 2. Pode reduzir a queda de cabelo e problemas de couro cabeludo seco
- 3. Possui propriedades antimicrobianas e pesticidas
- Quais são os efeitos colaterais ou preocupações com o uso de óleo de cedro?
- Empacotando…
- Referências
A madeira é um dos elementos essenciais da vida. Usar a madeira de cem maneiras diferentes é uma das primeiras descobertas pioneiras da humanidade. Claro, isso também promoveu o desmatamento. Mas, deixando essa questão delicada de lado, qual você acredita ser a contribuição mais valiosa da madeira para a humanidade? Eu diria óleo! Você saberá por quê quando ler este artigo sobre óleo de cedro.
O óleo de cedro é obtido a partir de várias espécies de cedros. O óleo essencial puro de cedro é um pesticida registrado e um verdadeiro “analgésico”. E você pensou que os cedros só dão móveis sofisticados! Continue lendo para descobrir três benefícios chocantes do óleo essencial de cedro e por que ele realmente funciona.
Como o óleo de cedro é extraído? O que o torna benéfico para sua saúde?
O óleo de cedro é um subproduto da moagem de cedro, zimbro e cipreste. Lascas de madeira, serragem e pequenos pedaços são coletados na usina e destilados a vapor para produzir o óleo.
Existem vários outros métodos que utilizam o dióxido de carbono, como a extração supercrítica, que são mais econômicos (2).
A maior parte do óleo de cedro é produzida a partir de 3 espécies principais: cedro da Virgínia ( Juniperus virginiana ), cedro do Texas ou Ashe ( Juniperus ashei ) e cedro mexicano ou centro-americano ( Juniperus mexicana ).
Existem também muitos outros ciprestes e cedros que são chamados de cedro chinês. No entanto, há muita ambigüidade na identificação das principais espécies produtoras de óleo de cedro em todo o mundo (1).
A composição do óleo de cedro varia entre as espécies e de acordo com os métodos de processamento. Geralmente, os constituintes primários do óleo de cedro são sesquiterpenos, cedreno, tujopseno e cedrol.
É devido a esses compostos fenólicos que o óleo de cedro está associado a um amplo espectro de benefícios. De matar pragas a melhorar o ciclo do sono e a depressão, esse óleo essencial pode fazer muito por você.
Continue rolando para baixo para saber mais!
Benefícios do óleo essencial de cedro
1. Induz o sono e alivia a depressão
Shutterstock
Cedrol, o principal ingrediente ativo do óleo de cedro, tem um efeito sedativo suave. Um estudo com ratos descobriu que a inalação de óleo de cedro afeta o olfatório e outros sistemas orgânicos (3).
Quando você inala o leve cheiro desses óleos essenciais, um sinal é transmitido às áreas límbica e hipotalâmica do cérebro por meio do nariz (sistema olfatório). Esses sinais estimulam o cérebro a liberar neurotransmissores como a serotonina e as endorfinas. Esses produtos químicos, por sua vez, induzem uma sensação de calma e relaxamento (4).
O óleo de cedro também pode reduzir a dificuldade em manter o sono, principalmente em idosos com demência, bem como em mulheres mais jovens (4).
Descobriu-se que a inalação de uma mistura de óleo essencial de bergamota, lavanda e cedro (1: 2: 1) atenua os sintomas da depressão. No entanto, as evidências para isso são insuficientes (5).
2. Pode reduzir a queda de cabelo e problemas de couro cabeludo seco
eu estoque
Massagear óleos essenciais no couro cabeludo tem o potencial de reduzir a alopecia (regressão do cabelo). Este exercício aumenta o fluxo sanguíneo para os folículos capilares, condiciona o couro cabeludo e aumenta a força das raízes. Reduz condições que podem interromper o processo de crescimento do cabelo, incluindo caspa e couro cabeludo seco (6).
Em um ensaio randomizado de sete meses com 86 indivíduos com alopecia, o grupo de teste recebeu uma massagem diária com óleos essenciais de lavanda, cedro, tomilho e alecrim em jojoba e óleos carreadores de semente de uva (6).
Este grupo mostrou cerca de 44% de melhora nos parâmetros de crescimento do cabelo em contraste com apenas 15% no grupo de controle. Esses óleos essenciais também podem aliviar dores de cabeça e normalizar os padrões de sono quando massageados regularmente (6).
Você sabia?
- O óleo essencial de cedro pode reduzir vários problemas dermatológicos. Afirma-se que afeta positivamente a acne, eczema, dermatite, psoríase, picadas de insetos, crostas, erupções e infecções fúngicas (7).
- Essa atividade é atribuída às suas propriedades antiinflamatórias e antimicrobianas.
- Por ter um aroma persistente e calmante, o óleo de cedro pode ser usado em desodorizantes, condicionadores de tecidos, sabonetes, cosméticos e detergentes.
3. Possui propriedades antimicrobianas e pesticidas
Cedrol tem potentes propriedades repelentes de insetos e pragas. Insetos como formigas vermelhas, carrapatos de patas pretas, mariposas e besouros foram todos mortos ou mostraram sintomas de toxicidade aguda quando expostos ao óleo de cedro (8).
Os vapores do óleo de cedro também eram tóxicos para as larvas de várias mariposas, insetos e pragas de artrópodes. Portanto, você pode usar óleo de cedro como pesticida.
O óleo de cedro também é um fungicida. Quando os blocos de madeira foram tratados com óleos de cedro japonês e de cedro da Virgínia, eles não foram infectados pela podridão-parda causada pelo fungo Gloeophyllum trabeum . Além disso, os vapores e a emulsão de água desse óleo têm demonstrado inibir o crescimento de bactérias notórias como o Staphylococcus aureus (1).
Estudos em camundongos também demonstraram a atividade larvicida e parasiticida do óleo de cedro. Cientistas concluíram que funciona tanto como repelente quanto como larvicida do Schistosoma mansoni , parasita responsável pela esquistossomose. Uma solução diluída (cerca de 50%) foi completamente ativa por 3 dias, oferecendo 100% de resistência (1).
Tudo bem, isso foi um choque! Quem esperaria que um óleo de aparas de madeira fosse o melhor candidato à aromaterapia, certo?
Bem, é tudo por causa de seus bioquímicos. O óleo de cedro contém α- e ß-cedreno, cedrol, tujopseno, widdrol e outros sesquiterpenos e hidrocarbonetos (1).
O teor de álcool do óleo de cedro do Texas varia de 35 a 48%, com um máximo de 20% de cedrol. Embora o óleo de cedro da Virgínia consista em cerca de 80% de α- e ß-cedreno, seu conteúdo de cedrol varia entre 3 a 14%. O óleo de cedro chinês tem um mínimo de 8% de cedrol (1).
É por causa de seu conteúdo de cedrol e cedreno que o óleo, a emulsão e os vapores da madeira de cedro têm esses benefícios críticos.
No entanto, o óleo de cedro ainda é um extrato vegetal.
Há chances de que alguns de nós sejam alérgicos a ela? Simplificando, devemos tomar precauções ao usar óleo de cedro? Role para baixo para ver as respostas.
Quais são os efeitos colaterais ou preocupações com o uso de óleo de cedro?
Uma das principais preocupações que a maioria de nós poderia ter é sua propriedade irritante para a pele. No entanto, vários estudos com ratos e a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos sugerem que o óleo de cedro não é um sensibilizador da pele ou cancerígeno. Embora tenham sido relatadas algumas irritações cutâneas e oculares, os estudos de inalação foram inconclusivos a esse respeito (1).
A US EPA considera seu risco para a saúde humana insignificante, devido às suas aplicações. No entanto, o óleo de cedro não tem a etiqueta Generally Recognized As Safe (GRAS) pelo FDA dos EUA quando usado em itens alimentícios, mas pode ser adicionado a cosméticos, perfumes e óleos de massagem (1).
No entanto, vários estudos de toxicidade conduzidos em ratos e coelhos estabelecem que a toxicidade oral e dérmica do óleo de cedro é> 5000 mg / kg. Portanto, cuidado!
Não há muitos dados disponíveis para determinar a segurança do óleo de cedro para crianças, mulheres grávidas e lactantes, bebês e animais de estimação.
Sugerimos que você consulte os respectivos especialistas antes de prosseguir com este óleo.
Empacotando…
O óleo de cedro e seus benefícios são uma agradável surpresa! Graças à sua composição fitoquímica, este óleo essencial é utilizado principalmente em aromaterapia. É usado em combinação com outros óleos de várias espécies de Juniperus por suas propriedades antifúngicas, ansiolíticas, anti-sépticas, analgésicas e anti-helmínticas.
Isso significa que o óleo de cedro protege não apenas seu corpo, mas também seus móveis, tapetes, decoração, jardins, armazenamento e alimentos. Então, você não deveria experimentar este óleo?
Referências
- “Cedarwood Oil Profile” Programa de Manejo Integrado de Pragas do Estado de Nova York, Extensão Cooperativa Cornell.
- “Óleo de madeira de cedro: tornando-o mais aromático, mais disponível” ARS News and Information, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
- “Os efeitos sedativos e o mecanismo de ação…” Planta medica, US National Library of Medicine.
- “Effects of Inhalation Aromatherapy on Symptoms…” Medicina Complementar e Alternativa Baseada em Evidências, US National Library of Medicine.
- “The Effectiveness of Aromatherapy for Depressive…” Medicina Alternativa e Complementar Baseada em Evidências, US National Library of Medicine.
- Notícias e eventos “Os benefícios da massagem no couro cabeludo para a perda de cabelo”, Pacific College of Oriental Medicine.
- “Commercial Essential Oils as Potential…” Medicina Alternativa e Complementar Baseada em Evidências, US National Library of Medicine.
- “Bioatividade do óleo de cedro e cedrol…” Entomologia Ambiental, Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.