Índice:
- Índice
- Quais são os benefícios do óleo da árvore do chá para a saúde?
- 1. Trata chiqueiro
- 2. Ajuda a prevenir infecções da bexiga
- 3. Fortalece as unhas
- 4. Ajuda no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis
- 5. Trata infecções do umbigo
- 6. Cura a dor da boca seca
- 7. Pode curar a dor do canal radicular
- 8. Trata as bolhas nos pés
- 9. Trata infecções de ouvido
- 10. Trata Odor Vaginal
- 11. Pode ajudar a combater a pneumonia
- 12. Ajuda a tratar a celulite
- 13. Cura sapinhos
- 14. Trata a blefarite
- 15. Trata nódulos linfáticos inchados
- 16. Reduz o odor corporal
- 17. Cura o mau hálito
- E os benefícios para a pele?
- 18. Ajuda a tratar acne e outros problemas de pele
- 19. Cura Micose
- 20. Luta contra a psoríase
- 21. Trata Eczema
- 22. Cura Cortes e Infecções
- 23. Alivia as queimaduras de navalha
- 24. Trata fungo de unha
- 25. Trata o pé de atleta
- 26. Ajuda a remover maquiagem
- 27. Acalma furúnculos
- 28. Trata verrugas
- 29. Acalma os sintomas da catapora
- Para cabelo?
- 30. Deixa o cabelo mais longo e mais grosso
- 31. Ajuda a combater a caspa e coceira
- Como funciona realmente o óleo da árvore do chá?
- Conte-nos sobre sua história
- O óleo da árvore do chá é seguro?
- Como fazer o óleo da árvore do chá
- Quaisquer outros usos do óleo da árvore do chá?
- Onde comprar óleo da árvore do chá
- Quaisquer fatos?
- Cuidados
- Conclusão
- Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
- Referências
É provavelmente o óleo mais amplamente divulgado nos últimos tempos - dada a forma como tem sido apregoado para tratar doenças e curar doenças. Mas isso é verdade? Bem, existem pesquisas que comprovam os benefícios do óleo da árvore do chá. Continue lendo para saber mais.
Índice
- Quais são os benefícios para a saúde do óleo da árvore do chá?
- O que o óleo da árvore do chá faz pela sua pele?
- O óleo da árvore do chá é bom para o cabelo?
- Como funciona realmente o óleo da árvore do chá?
- Conte-nos sobre sua história
- O óleo da árvore do chá é seguro?
- Como fazer o óleo da árvore do chá
- Quaisquer outros usos do óleo da árvore do chá?
- Onde comprar óleo da árvore do chá
- Algum fato interessante sobre o óleo da árvore do chá?
- Quaisquer efeitos colaterais?
Quais são os benefícios do óleo da árvore do chá para a saúde?
Os benefícios do óleo da árvore do chá (também chamado de óleo essencial da árvore do chá) para a saúde podem ser atribuídos às suas propriedades antibacterianas, antimicrobianas, anti-sépticas, antivirais, balsâmicas, expectorantes, fungicidas, inseticidas e estimulantes. O óleo trata infecções, melhora a saúde bucal e até alivia a dor no canal radicular.
1. Trata chiqueiro
Um chiqueiro nada mais é que um inchaço inflamado na borda de uma pálpebra. Isso pode ser causado por uma infecção bacteriana. E o óleo da árvore do chá, com propriedades antibacterianas, pode ser um ótimo remédio para essa condição. O óleo limpa o chiqueiro, pois reduz a inflamação e o acúmulo de antibacterianos.
Você pode usar uma colher de chá de óleo da árvore do chá e duas colheres de sopa de água filtrada - misture os dois e mantenha a mistura na geladeira por um tempo. Dilua um pouco a solução e mergulhe nela uma bola de algodão limpa. Aplique suavemente ao redor do olho pelo menos três vezes por dia até que o inchaço e a dor diminuam. Apenas certifique-se de que o óleo essencial não entre diretamente no olho. O óleo da árvore do chá é conhecido por inibir a atividade da bactéria Staphylococcus (1).
2. Ajuda a prevenir infecções da bexiga
O óleo da árvore do chá é eficaz contra bactérias resistentes a antibióticos - por isso pode funcionar bem na prevenção de infecções da bexiga. Os vapores do óleo da árvore do chá inibem as bactérias (uma delas a E.coli) que causam essas infecções. Adicionar dez gotas de óleo à água do banho pode ser usado para lavar a abertura da uretra - o que pode ajudar no tratamento. Mas, como as pesquisas sobre isso são limitadas, é melhor consultar seu médico.
De acordo com um estudo polonês, o óleo da árvore do chá também pode ajudar no tratamento de infecções do trato urinário (2). O óleo também tem potencial no tratamento de infecções do trato urinário em mulheres na pré-menopausa (3), (4).
3. Fortalece as unhas
Imagem: Shutterstock
Por ser um forte anti-séptico, o óleo da árvore do chá pode combater infecções fúngicas que podem fazer com que as unhas fiquem quebradiças. Também pode ajudar a tratar as unhas amareladas ou descoloridas. Você só precisa misturar meia colher de chá de óleo de vitamina E com algumas gotas de óleo da árvore do chá. Esfregue a solução nas unhas e massageie por alguns minutos. Deixe agir por 30 minutos, depois disso você pode enxaguar a mistura com água morna. Seque e aplique uma loção hidratante. Fazer isso duas vezes por mês pode dar os resultados desejados.
Você também pode adicionar óleos de oliva, coco, argão e árvore do chá a uma tigela. Mergulhe as unhas na mistura por cerca de 10 minutos. Isso pode ajudar a rejuvenescer as unhas (5). Além disso, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, a aplicação de óleo da árvore do chá não diluído (usando um cotonete) cerca de 3 a 4 vezes ao dia pode curar qualquer infecção bacteriana ou fúngica (6).
4. Ajuda no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis
As propriedades antibacterianas do óleo da árvore do chá podem ajudar a aliviar os sintomas de doenças sexualmente transmissíveis. Pode aliviar a dor causada por doenças como sífilis ou cancróide. Aplicar o óleo na área afetada (usando uma bola de algodão limpa) pode trazer um grande alívio. Seguir esse tratamento todos os dias por pelo menos duas semanas pode mostrar os resultados. Você também pode adicionar algumas gotas de óleo da árvore do chá à água do banho para aliviar os sintomas dolorosos.
O óleo da árvore do chá também pode ajudar no tratamento da clamídia, uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. De acordo com um estudo, o óleo da árvore do chá tem potencial para tratar a infecção - mas mais estudos são necessários para comprovar seu uso (7). Consulte seu médico antes de usar o óleo da árvore do chá para essa finalidade.
5. Trata infecções do umbigo
Dadas suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, o óleo da árvore do chá pode ser um bom remédio para infecções do umbigo. Basta misturar 4 a 5 gotas de óleo da árvore do chá com 1 colher de chá de azeite ou óleo de coco. Usando uma bola de algodão limpa, aplique a mistura de óleo na área afetada. Deixe por cerca de 10 minutos e, em seguida, limpe o óleo da área com um pano limpo. Repita duas a três vezes por dia até ver os resultados.
6. Cura a dor da boca seca
Também chamada de osteíte alveolar, a cavidade seca é uma condição na qual você sente dor intensa alguns dias após a extração do dente. E dadas suas propriedades anti-sépticas, o óleo da árvore do chá funciona bem para prevenir infecções nos dentes e gengivas e aliviar a dor.
Despeje 1 a 2 gotas de óleo da árvore do chá em um cotonete úmido (depois de mergulhá-lo em água limpa para umedecê-lo). Aplique suavemente o cotonete na área afetada. Deixe ficar por 5 minutos. Remova o cotonete e enxágue a área com água morna. Você pode fazer isso 2 a 3 vezes ao dia ou conforme necessário.
De acordo com um relatório, o óleo da árvore do chá é usado até mesmo na odontologia para aliviar as cavidades secas (8).
7. Pode curar a dor do canal radicular
Imagem: Shutterstock
Embora mais pesquisas sejam necessárias, o uso do óleo da árvore do chá na cura da dor do canal radicular tem obtido resultados positivos. O óleo da árvore do chá foi encontrado para desinfetar o sistema de canais radiculares (9). Isso pode eventualmente ajudar a curar a dor.
8. Trata as bolhas nos pés
As propriedades antibacterianas e adstringentes do óleo da árvore do chá podem desempenhar um papel no tratamento de bolhas nos pés. Além disso, o óleo pode reduzir o risco de infecção e recorrência.
Pegue 1 parte de óleo da árvore do chá e misture com 3 partes de água pura (ou qualquer óleo vegetal). Usando uma bola de algodão limpa, aplique suavemente esta solução na área afetada. Deixe por cerca de 10 minutos, poste que você pode enxaguar suavemente com água fria. Você pode repetir isso duas ou três vezes em um dia por alguns dias.
Você também pode adicionar algumas gotas de óleo da árvore do chá para limpar a água morna e mergulhar os pés nela por cerca de 10 minutos. Pode funcionar como um encanto. Apenas certifique-se de que o óleo da árvore do chá que você usa é puro. E por ser potente, deve-se usar com moderação (10). Evite o contato direto com os olhos.
9. Trata infecções de ouvido
Isso novamente se resume às propriedades antifúngicas e antibacterianas do óleo da árvore do chá. Você pode diluir algumas gotas de óleo da árvore do chá com um quarto de xícara de azeite antes de usá-lo. Mergulhe uma bola de algodão na mistura. Incline a cabeça para o lado e esfregue a bola de algodão na orelha. O óleo da árvore do chá não deve ser adicionado diretamente ao canal auditivo, portanto, tenha cuidado com a aplicação.
Você também pode misturar o óleo da árvore do chá com óleo de coco. Apenas esfregue a mistura ao redor da orelha.
Outro estudo fala sobre as altas quantidades de terpinen-4-ol no óleo da árvore do chá (11). Este é um dos principais componentes do óleo da árvore do chá e é conhecido por matar as bactérias com as quais entra em contato. Essa pode ser outra razão pela qual o óleo da árvore do chá é mais eficaz do que a maioria dos agentes antibacterianos.
No entanto, alguns estudos sugerem que a aplicação do óleo da árvore do chá na orelha pode causar alguns efeitos indesejáveis. O óleo pode ser tóxico para os ouvidos até certo ponto, especialmente se usado em taxas de conteúdo extremamente altas (12). Consulte seu médico antes de usar.
10. Trata Odor Vaginal
De acordo com evidências anedóticas, o óleo da árvore do chá pode ajudar a eliminar o odor vaginal. As propriedades antifúngicas e antimicrobianas naturais do óleo ajudam a conseguir isso. Basta misturar algumas gotas de óleo da árvore do chá com água. Aplique uma ou duas gotas na área externa da vagina. Você pode repetir isso por 3 a 5 dias e, se os sintomas não melhorarem (ou piorarem), interrompa o uso e converse com seu médico.
Você também pode misturar algumas gotas de óleo da árvore do chá com água e hamamélis e adicioná-los a um algodão. Aplique a almofada na área afetada. Mas certifique-se de diluir o óleo da árvore do chá com água e hamamélis, pois o óleo pode causar alguma sensibilidade na região da virilha.
11. Pode ajudar a combater a pneumonia
De acordo com um estudo chinês, a inalação do óleo da árvore do chá pode ajudar a aliviar os sintomas de pneumonia (13). Embora isso mostre que o óleo tem grandes aplicações no campo da medicina, ainda não sabemos se você pode usá-lo da mesma forma em casa para aliviar os sintomas. Mas consulte seu médico uma vez.
12. Ajuda a tratar a celulite
Em um estudo, o uso de óleo da árvore do chá acelerou a taxa de cicatrização de feridas com abscesso e celulite (14). E isso pode ser atribuído às propriedades antifúngicas, antibacterianas e antiinflamatórias do óleo.
Basta umedecer um cotonete com água e adicionar algumas gotas de óleo da árvore do chá. Passe o cotonete na área infectada. Deixe o óleo repousar por algumas horas, após o que você pode lavar com água fria.
Você também pode misturar algumas gotas de óleo da árvore do chá em uma colher de chá de mel cru ou gel de aloe vera. Aplique na pele com um cotonete e enxágue após algumas horas.
13. Cura sapinhos
O óleo da árvore do chá pode agir contra a levedura Candida albicans, que é conhecida por causar sapinhos (15). De acordo com outro estudo, o uso do gel de óleo da árvore do chá duas vezes em uma escova de dentes (como dentifrício) pode reduzir a inflamação da gengivite (16).
O óleo da árvore do chá também pode curar gengivas retraídas (além de doenças periodontais e infecções por herpes oral). Os especialistas dizem que é melhor usar o óleo da árvore do chá como gel no tratamento de doenças dentárias. Você também pode usar um enxaguatório bucal contendo uma diluição de 5% de óleo da árvore do chá - enxágue com 1 colher de sopa da solução cerca de quatro vezes ao dia. Além disso, pergunte ao seu dentista sobre a concentração do óleo na solução.
Mais importante ainda, nunca engula óleo da árvore do chá em qualquer forma.
14. Trata a blefarite
Blefarite é uma condição em que a pálpebra está inflamada. De acordo com a American Academy of Ophthalmology, os efeitos antimicrobianos e antiinflamatórios do óleo da árvore do chá podem ajudar a curar a doença (17).
A blefarite pode ser causada por ácaros que entram no olho e se acasalam, causando inflamação. Como as pálpebras são menos acessíveis para uma limpeza completa, é difícil limpar os ácaros e não deixá-los se acasalar. No entanto, o óleo da árvore do chá pode ajudar. De acordo com um estudo do Reino Unido, os efeitos antiinflamatórios e antibacterianos do óleo da árvore do chá podem ajudar a tratar a blefarite (18). Você também pode esfregar as pálpebras com 50 por cento de óleo da árvore do chá, que pode obter na farmácia mais próxima (19).
15. Trata nódulos linfáticos inchados
Imagem: Shutterstock
Também chamada de linfadenite, em que os gânglios linfáticos ficam sensíveis e inchados (e até doloridos) quando tocados. Isso geralmente é um sinal de uma infecção bacteriana em algum lugar do corpo. Aplicar o óleo da árvore do chá pode ter um efeito imediato e, em seguida, um efeito de liberação lenta nas próximas 24 horas.
Você pode inalar o óleo diretamente da garrafa ou aplicá-lo na área afetada. E como já discutido, o óleo não é para consumo. Além disso, ao usar na pele, aplique apenas algumas gotas do óleo (após diluí-lo com igual quantidade de óleo de coco).
Aplicar uma compressa de óleo de melaleuca na área afetada também pode aliviar a dor e outros sintomas relacionados. Basta adicionar 1 a 2 gotas do óleo na compressa e aplicá-la na área. Faça isso por 10 a 15 minutos algumas vezes ao dia.
16. Reduz o odor corporal
As propriedades antibacterianas do óleo da árvore do chá podem ajudar a controlar o odor nas axilas ou odor corporal relacionado à transpiração. É importante saber que o suor em si não cheira mal. Somente quando as secreções se combinam com as bactérias da pele é que ela cheira. O óleo da árvore do chá pode ser uma boa alternativa (e possivelmente saudável) aos desodorantes comerciais e outros antitranspirantes.
Aqui está um desodorante natural que você pode preparar usando óleo da árvore do chá. Você só precisa de 3 colheres de sopa de manteiga de karité e óleo de coco, ¼ xícara de amido de milho e bicarbonato de sódio e 20 a 30 gotas de óleo da árvore do chá.
Derreta a manteiga de karité e o óleo de coco em uma jarra de vidro (você pode colocar a jarra em água fervente). Assim que derreterem, retire o pote do fogo e acrescente os ingredientes restantes (amido de milho, bicarbonato de sódio e óleo da árvore do chá). Você pode despejar a mistura em uma jarra, um pequeno recipiente ou um desodorante em bastão velho. Ou melhor, despejá-lo em forminhas de muffin de silicone pode ajudar a formar o molde facilmente. Espere várias horas para que a mistura endureça. Você pode então esfregar a mistura como uma loção nas axilas usando os dedos.
17. Cura o mau hálito
Acredita-se que o óleo da árvore do chá seja uma cura maravilhosa para o mau hálito, devido às suas propriedades antibacterianas. Você pode simplesmente adicionar uma gota de óleo à pasta de dentes antes de escovar os dentes.
Você também pode fazer um enxaguatório bucal com óleo da árvore do chá adicionando 3 gotas do óleo a uma xícara de água morna. Apenas gargareje essa solução duas a três vezes por dia, de preferência após uma refeição. Mas sim, nunca engula a solução. E sim, uma vez que as pesquisas sobre isso são limitadas, consulte o seu médico ou dentista uma vez.
Voltar para TOC
E os benefícios para a pele?
O óleo da árvore do chá tem benefícios maravilhosos para a sua pele. Suas propriedades antiinflamatórias e antibacterianas ajudam a se livrar da acne e deixam sua pele mais clara e brilhante. O óleo pode até ajudar a se livrar de cicatrizes e marcas. Você também pode usar um banho de óleo da árvore do chá (adicionando 6 gotas do óleo ao banho) para o rejuvenescimento regular da pele.
18. Ajuda a tratar acne e outros problemas de pele
Imagem: Shutterstock
A maioria dos cremes anti-acne contém extratos da árvore do chá - e eles o fazem por uma razão. De acordo com alguns estudos, o óleo da árvore do chá é tão eficaz quanto o peróxido de benzoíla no combate à acne. O óleo também reduz a produção de sebo pela pele.
Misture 2 a 3 gotas de óleo da árvore do chá com 1 colher de sopa de mel e iogurte. Aplique esta mistura em sua acne. Deixe por cerca de 20 minutos, após o qual você pode lavar o rosto. Repita diariamente. Certas fontes dizem que o óleo da árvore do chá com óleo de coco também pode ajudar a aliviar a acne.
Mesmo se você estiver sofrendo de manchas escuras ou uma erupção de espinhas, o óleo da árvore do chá pode vir em seu socorro. Passe algumas gotas de óleo em um cotonete e aplique suavemente nas áreas afetadas. Deixe agir por 10 minutos e depois enxágue. Você também pode usar géis e sabonetes contendo óleo da árvore do chá. Este remédio de óleo da árvore do chá também pode ser usado para remover manchas escuras nas pernas.
O óleo da árvore do chá também pode funcionar bem para o clareamento da pele. Você só precisa combinar 1 colher de chá de óleo de jojoba com 4 gotas de óleo da árvore do chá. Misture um tomate na batedeira e adicione o tomate amassado à mistura de óleo. Aplique a máscara no rosto e deixe por 10 minutos. Enxágüe com água morna e seque. Esta máscara também ajuda a remover o bronzeado. E não se preocupe - o óleo da árvore do chá não branqueia sua pele.
Para pele seca, você pode combinar 5 gotas de óleo da árvore do chá com 1 colher de sopa de óleo de amêndoa. Massageie suavemente em sua pele e deixe-o ligado. Tome banho normalmente e lave o rosto como de costume. O uso regular desta máscara facial pode manter sua pele hidratada por longos períodos.
Você também pode fazer um sabonete caseiro com mel para limpar a pele usando óleo de melaleuca. Você só precisa de 1/3 xícara de sabão de castela da árvore do chá, mais 1/3 xícara de mel, 3 colheres de sopa de água destilada, 2 colheres de óleo nutritivo para a pele (como o de jojoba ou amêndoa) e um pouco de água. Adicione a água em um dispensador de sabão e depois os outros ingredientes. Agite bem até o mel misturar bem. O seu sabonete líquido está pronto a usar - basta agitar o dispensador de sabão antes de cada utilização. Esta lavagem facial tem grandes benefícios - ela enriquece sua pele e a torna mais lisa.
O óleo da árvore do chá pode reduzir as olheiras. Também pode tratar bolsas sob os olhos. Mas como a pele ao redor dos olhos é delicada e sutil, não temos certeza de até que ponto isso é verdade. Converse com seu médico antes de usar o óleo para essa finalidade.
19. Cura Micose
Por ser antifúngico, o óleo da árvore do chá pode ser um tratamento eficaz para a micose.
Você precisa primeiro limpar e secar completamente a área afetada pela micose. Além disso, qualquer pano usado para secar a área afetada deve ser despejado na máquina de lavar - para evitar contaminação. Adicione várias gotas de óleo da árvore do chá na ponta de um cotonete esterilizado. Aplique o cotonete diretamente em todas as áreas afetadas. Repita esse processo três vezes por dia. Você pode diluir o óleo se achar que irrita sua pele. Você também pode usar uma bola de algodão esterilizada se tiver uma grande área para cobrir.
20. Luta contra a psoríase
Adicionar algumas gotas de óleo da árvore do chá ao banho pode ajudar a melhorar a condição.
21. Trata Eczema
Basta misturar 1 colher de chá de óleo de coco e 5 gotas de cada um dos óleos de lavanda e árvore do chá para fazer uma loção para eczema com óleo da árvore do chá. Aplique na área afetada antes de tomar banho.
22. Cura Cortes e Infecções
O óleo é conhecido por curar cortes e infecções naturalmente. Outras infecções, como picadas de insetos, erupções cutâneas e queimaduras, também podem ser curadas com o óleo - ele funciona como um anti-séptico. Basta adicionar algumas gotas do óleo à água do banho.
23. Alivia as queimaduras de navalha
Queimaduras de lâmina podem ser particularmente desconfortáveis e feias. E o tratamento errado só pode piorá-los. Mas com o óleo da árvore do chá, curá-los é bastante simples. Após o barbear, basta despejar algumas gotas do óleo em um cotonete e aplicar nas áreas infectadas. Isso acalma a pele e cura as queimaduras mais rapidamente.
Você também pode usar o óleo como uma lavagem pós-cera. E um sabonete de óleo de melaleuca (que você pode conseguir no mercado) pode ser usado como espuma para barbear. Este óleo da árvore do chá tem benefícios semelhantes aos do óleo - e quando se trata de problemas de pele, pode ser uma opção mais conveniente.
24. Trata fungo de unha
Imagem: Shutterstock
Aplicar o óleo da árvore do chá na unha infectada pode ajudar a aliviar os sintomas de fungos nas unhas. Suas propriedades antifúngicas desempenham um papel aqui. Aplique o óleo com um cotonete na unha infectada. Faça isso duas a três vezes por dia. Este remédio também pode ser usado para tratar fungos nos dedos do pé.
Mas, novamente, há pesquisas limitadas sobre isso. Consulte seu médico.
25. Trata o pé de atleta
Clinicamente conhecida como tinea pedis, é uma infecção fúngica contagiosa dos pés que pode se espalhar para as unhas e as mãos. Alguns dos sintomas podem incluir bolhas, vermelhidão, rachaduras e descamação.
Estudos sugerem que o óleo da árvore do chá pode ser um tratamento eficaz para o pé de atleta (20).
Você pode simplesmente combinar ¼ xícara de cada um de pó de araruta e bicarbonato de sódio com 20 a 25 gotas de óleo da árvore do chá. Mexa e armazene em um recipiente coberto. Aplique a mistura nos pés limpos e secos duas vezes ao dia.
26. Ajuda a remover maquiagem
Basta misturar ¼ xícara de óleo de canola com 10 gotas de óleo da árvore do chá e transferir a mistura para uma jarra de vidro esterilizada. Tampe bem e agite até que os óleos estejam bem misturados. Guarde o frasco em local fresco e escuro. Para usá-lo, passe uma bola de algodão no óleo e passe no rosto. Isso ajuda a remover a maquiagem facilmente. Poste isso, você pode enxaguar abundantemente com água morna e seguir com um toner.
27. Acalma furúnculos
Furúnculos ocorrem com mais frequência devido a infecções que afetam os folículos capilares na superfície da pele (21). Eles podem causar inflamação e até febre. As células sanguíneas tentam combater a infecção e, nesse processo, os furúnculos ficam maiores e sensíveis. E mais doloroso. Você certamente pode mandá-los para um médico - mas usar o óleo da árvore do chá pode ser extremamente útil. Basta aplicar o óleo com uma bola de algodão limpa na área afetada. Certifique-se de que a aplicação é suave. A aplicação regular pode acalmar os furúnculos.
28. Trata verrugas
As propriedades antivirais do óleo da árvore do chá podem ajudar a combater o vírus que causa as verrugas. Apenas lave e seque a área ao redor da verruga. Aplique apenas uma gota de óleo da árvore do chá puro e não diluído sobre a verruga e coloque um curativo sobre a área. Você também pode aplicar o óleo na cabeça da bandagem se achar que é mais fácil. Deixe o curativo por cerca de 8 horas (ou durante a noite). Na manhã seguinte, retire o curativo e lave a área com água fria. Você pode colocar outro curativo apenas à noite ou imediatamente (com óleo da árvore do chá aplicado).
Basta repetir o processo todos os dias até que a verruga desapareça ou caia. Isso pode levar de 1 a 4 semanas.
O óleo da árvore do chá também funciona bem para verrugas genitais. Basta aplicar uma gota do óleo diluído diretamente na verruga. Mas apenas para testar se você é alérgico ao óleo, aplique uma pequena quantidade no antebraço primeiro. Se você não desenvolver nenhuma reação indesejável, está pronto para ir.
29. Acalma os sintomas da catapora
A catapora pode causar coceira intensa e até mesmo levar o indivíduo a coçar a pele, levando a cicatrizes. Para aliviar essa coceira, pode-se tomar banho com água morna misturada com óleo da árvore do chá.
Basta adicionar cerca de 20 gotas de óleo da árvore do chá à sua banheira ou balde cheio de água. Você pode mergulhar ou tomar banho com água. Como alternativa, você também pode aplicar bolas de algodão limpas embebidas no óleo nas áreas afetadas da pele.
Voltar para TOC
Para cabelo?
O óleo da árvore do chá faz maravilhas para o seu cabelo. As propriedades antibacterianas e antifúngicas do óleo combatem qualquer tipo de infecção do couro cabeludo, que pode contribuir para a queda de cabelo e outros problemas.
30. Deixa o cabelo mais longo e mais grosso
Imagem: Shutterstock
Usar o óleo da árvore do chá é uma maneira simples e eficaz de manter a saúde do cabelo. Você pode massagear o óleo no couro cabeludo ou até misturá-lo com o shampoo.
Adicionar algumas gotas de óleo ao seu xampu regular pode aumentar as propriedades terapêuticas deste.
Para cabelos mais longos e grossos (ou basicamente, para o crescimento adequado do cabelo), você pode misturar algumas gotas de óleo da árvore do chá com uma quantidade igual de óleo carreador (como o de amêndoa de coco). Misture bem e massageie o couro cabeludo. Enxágüe bem. A mistura é refrescante e também pode deixar uma sensação de formigamento no couro cabeludo.
Você também pode misturar o óleo da árvore do chá com azeite de oliva para deixar seu cabelo macio e macio. Isso também forma uma camada protetora no cabelo que estimula o crescimento do cabelo - um provável tratamento para queda de cabelo.
31. Ajuda a combater a caspa e coceira
Usar o óleo após misturá-lo com o shampoo normal também pode ajudar a tratar a caspa e a coceira que a acompanha. Você também pode usar o óleo para tratar o couro cabeludo seco. Misture o óleo com um óleo carreador e massageie suavemente o couro cabeludo por cerca de 15 minutos. Lave bem o cabelo (depois de deixar a mistura de óleo por cerca de 10 minutos). O óleo da árvore do chá hidrata o couro cabeludo e trata o couro cabeludo seco.
Você pode usar o óleo para remover piolhos também. Aplique algumas gotas de óleo da árvore do chá no couro cabeludo e deixe durante a noite. Na manhã seguinte, penteie o cabelo para remover os piolhos mortos. Lave o cabelo com um shampoo e condicionador contendo óleo da árvore do chá.
Essa é a longa lista de benefícios. Mas não seria justo se alguém não conhecesse o funcionamento real do óleo da árvore do chá.
Voltar para TOC
Como funciona realmente o óleo da árvore do chá?
O óleo da árvore do chá é um óleo essencial com odor canforoso fresco e cor que varia do amarelo claro ao transparente. Retirado das folhas da Melaleuca alternifolia, que é nativa do Sudeste e Nordeste da Austrália, o óleo é membro da família Myrtaceae. É uma pequena árvore que atinge uma altura de cerca de 7 metros - tem pequenas folhas em forma de agulha, casca de papel e flores roxas ou brancas.
O que faz o óleo funcionar é, por razões óbvias, sua composição. Embora o óleo seja feito de mais de 100 componentes, seus principais constituintes incluem hidrocarbonetos terpênicos - monoterpenos, sesquiterpenos e seus respectivos álcoois. O terpinen-4-ol é um componente importante, como já vimos. Outro componente chamado 1,8-cineol pode ser responsável pelas reações adversas que o óleo da árvore do chá pode causar.
E agora…
Voltar para TOC
Conte-nos sobre sua história
Acredita-se que o nome do óleo tenha se originado da descrição do Capitão James Cook de um dos arbustos que ele usou para fazer uma infusão para beber em vez de chá.
Comercialmente, a indústria do óleo da árvore do chá teve origem na década de 1920, quando um australiano chamado Arthur Penfold investigou o potencial de negócios de vários óleos extraídos nativos. Ele relatou que o óleo da árvore do chá era uma grande promessa, dadas suas potentes propriedades anti-sépticas. E nas décadas de 1970 e 1980, as plantações comerciais começaram a produzir grandes quantidades do óleo.
Tudo bom. Mas o que a pesquisa tem dito o tempo todo? Algo diferente dos benefícios?
Voltar para TOC
O óleo da árvore do chá é seguro?
Topicamente, é seguro (quase sempre). Mas tomá-lo por via oral pode causar alguns sintomas graves (22). De acordo com o Dr. Scott A. Johnson, deve-se limitar a ingestão de óleo da árvore do chá a quantidades razoáveis e evitar dá-lo a crianças menores de 6 anos de idade.
Voltar para TOC
Como fazer o óleo da árvore do chá
Você pode fazer o óleo da árvore do chá diretamente na sua cozinha. Tudo que você precisa é de um monte de folhas frescas da árvore do chá.
- Coloque as folhas em uma panela e cubra com água. Coloque um vaporizador de legumes na panela, sobre as folhas e a água.
- Coloque uma xícara de medida dentro deste vaporizador.
- Tampe a panela (de cabeça para baixo). Certifique-se de que a saliência da alça da tampa está apontando para o copo medidor.
- Ferva a água para cozinhar as folhas. A água primeiro se condensará e evaporará. Essa condensação deslizará em direção à alça e para o copo medidor.
- Adicione quatro cubos de gelo em cima da tampa virada. Isso acelera a condensação do vapor.
- Assim que o gelo derreter, desligue o fogo.
- Remova a tampa e despeje a água do cubo de gelo na pia. Remova o copo medidor de vidro.
- Despeje o conteúdo do copo medidor em um funil de separação (certifique-se de que a torneira no fundo do funil esteja fechada). Feche a parte superior do funil e agite-o vigorosamente.
- Inverta o funil e abra-o para liberar a pressão. Isso faz com que o óleo flutue até o topo da água (conforme as duas substâncias se separam).
- Posicione uma garrafa de vidro sob a torneira e solte a água. Você pode derramar o óleo em uma garrafa de vidro colorido.
- Continue repetindo o processo (até mais três vezes) para extrair mais óleo das folhas.
E adivinha? Você pode até ter um limpador doméstico de óleo da árvore do chá caseiro. Você só precisa de ½ xícara de vinagre branco, 3 xícaras de água e ¼ colher de chá de óleo da árvore do chá.
Em um borrifador, misture todos os ingredientes e agite bem. Você pode adicionar algumas gotas de seu óleo essencial favorito a esta mistura. Basta usar este limpador como qualquer outro - em superfícies rígidas como bancadas, pisos, superfícies de pia, etc.
E bem…
Voltar para TOC
Quaisquer outros usos do óleo da árvore do chá?
Você também pode usar o óleo da árvore do chá tanto aromaticamente quanto topicamente. Claro, já vimos a maioria dos usos.
Você pode espalhar o óleo da árvore do chá por toda a casa com um difusor de óleo. Você também pode borrifar um pouco do óleo na roupa ou na pele, como se fosse um perfume.
E ao usá-lo topicamente, certifique-se de sempre diluir o óleo da árvore do chá com um óleo veicular (como óleo de coco) na proporção de 1: 1. Faça isso antes de aplicar o óleo na pele.
Caso você esteja se perguntando onde comprar o óleo…
Voltar para TOC
Onde comprar óleo da árvore do chá
Você pode comprar o óleo da árvore do chá no supermercado mais próximo. Se você quiser comprá-lo online, ele está disponível na Amazon Índia, The Body Shop Índia e Walmart International. No entanto, como um relatório recente descobriu que cerca de metade dos óleos da árvore do chá disponíveis no mercado não eram genuínos e autênticos, é importante examinar o óleo revisando sua composição antes da compra (23).
Outra marca de óleo da árvore do chá internacionalmente famosa é Jason Tea Tree Oil, que você pode comprar aqui.
E agora, vamos ver alguns fatos divertidos…
Voltar para TOC
Quaisquer fatos?
- Embora o óleo da árvore do chá possa ser usado em qualquer parte do corpo, é particularmente eficaz do pescoço para cima.
- O óleo da árvore do chá mistura-se facilmente com muitos óleos essenciais.
- Durante a Segunda Guerra Mundial, qualquer pessoa que produzisse óleo da árvore do chá como profissão foi excluída do projeto.
Vimos tudo de bom e róseo sobre o óleo da árvore do chá até agora. Mas, como mencionamos, o óleo também tem alguns efeitos colaterais.
Voltar para TOC
Cuidados
O óleo é tóxico quando tomado por via oral. E quando aplicado topicamente, embora seguro em grande parte, pode causar complicações em algumas pessoas.
- Problemas de pele
O óleo da árvore do chá pode causar irritação na pele e inchaço em algumas pessoas. Em pessoas afetadas com acne, o óleo às vezes pode causar secura, coceira e ardor.
- Desequilíbrios Hormonais
Usar o óleo da árvore do chá na pele de meninos que ainda não atingiram a puberdade pode causar desequilíbrios hormonais. O óleo pode fazer com que os meninos desenvolvam o crescimento das mamas (24).
- Problemas com gargarejo
Tome cuidado ao gargarejar com óleo da árvore do chá, pois em alguns casos, as substâncias potentes do óleo podem ferir as membranas hipersensíveis da garganta. Consulte seu médico.
Voltar para TOC
O óleo da árvore do chá é provavelmente seguro para mulheres grávidas e lactantes quando usado topicamente. Mas falando em consumo oral, é um grande não.
Conclusão
Sim - o óleo da árvore do chá beneficia você. Mas, como vimos, a pesquisa ainda está sendo feita. Faça do óleo parte de sua rotina, mas também consulte seu médico.
E sim, deixe um comentário na caixa abaixo. Conte-nos como você se sentiu sobre esta postagem. Felicidades!
Respostas de especialistas para perguntas dos leitores
Por quanto tempo você pode deixar o óleo da árvore do chá na pele?
Cerca de 15 a 20 minutos bastariam.
O que devo fazer se ingerir óleo da árvore do chá?
Vá para a clínica mais próxima imediatamente.
O óleo da árvore do chá pode ser usado para as rugas?
Sim. Uma mistura de abacate, mel e algumas gotas de óleo da árvore do chá pode servir como uma máscara facial anti-rugas. Aplique a mistura no rosto e pescoço e lave após 20 minutos. Faça isso diariamente.
O óleo da árvore do chá é bom para cabelos oleosos?
Sim. Você pode aplicá-lo em cabelos oleosos.
E quanto ao óleo da árvore do chá para piercings nos mamilos?
Pode ajudar a aliviar o processo. Mas as pesquisas são limitadas. Fale com a pessoa em questão para obter um conselho melhor.
Referências
- “A medicina natural pode curar um chiqueiro?”. Correio diário.
- “Avaliação da eficácia do óleo da árvore do chá no tratamento da infecção por Acanthamoeba“. Poznan University of Medical Sciences, Polônia.
- “Uma visão geral sobre infecções do trato urinário e…”. Journal of Medicinal Plants Studies.
- “Como as mulheres lidam com infecções recorrentes do trato urinário”. BMC Family Practice, US National Library of Medicine.
- “PRINCIPAIS DICAS PARA PREGOS FORTES DE VERÃO“. Instituto de Saúde e Estilo.
- “Desordens das unhas“. Centro Médico da Universidade de Maryland.
- “Corrimento vaginal“. Centro de Saúde Maryhill, Glasgow.
- “Melaleuca quinquenervia (Cav.)“. Purdue Agriculture.
- “Medicamentos naturais em odontologia“. Centro de Pesquisa e Hospital Kothiwal Dental College, Uttar Pradesh, Índia. Junho de 2014.
- “PRIMEIROS SOCORROS PARA A PELE DO JARDINEIRO“. Departamento de Extensão de Ciência de Plantas e Solo da Universidade de Vermont.
- “Óleo de Melaleuca alternifolia (Tea Tree): uma revisão das propriedades antimicrobianas e outras propriedades medicinais“. A Universidade da Austrália Ocidental, Crawley, Austrália Ocidental.
- “Um estudo da ototoxicidade do óleo da árvore do chá“. University of Western Australia, Nedlands, Austrália.
- “Nanoemulsões de óleo da árvore do chá para inalação…”. Colóides e superfícies. B, Biointerfaces, US National Library of Medicine.
- “Óleos essenciais comerciais como potenciais antimicrobianos para tratar doenças de pele“. University of the Witwatersrand, África do Sul.
- “As maravilhas do óleo da árvore do chá“. Correio diário.
- “Efeito da aplicação local de gel de óleo da árvore do chá (Melaleuca alternifolia) em…“. Universidade de Tanta, Tanta, Egito. 2013 agosto.
- “Gerenciando Blefarite: Abordagens Testadas e Verdadeiras e Novas“. Academia Americana de Oftalmologia. Julho de 2012.
- “Blefarite: permanece um enigma diagnóstico. Um papel para o shampoo de óleo da árvore do chá? ”. University of Southampton, Southampton, Reino Unido. Dezembro de 2015.
- “Blefarite“. Clínica Mayo.
- “Óleo da árvore do chá no tratamento da tinea pedis”. The Australian Journal of Dermatology, US National Library of Medicine.
- "Foliculite". Clínica Mayo.
- "Óleo da árvore do chá". Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa.
- “Novo boletim fornece revisão sobre…”. American Botanical Council.
- “Os óleos de lavanda e tea tree podem causar…”. Instituto Nacional de Saúde.